Mudando tensão das cordas

Autor Mensagem
Garbuio
Veterano
# jul/07


Boa tarde... Uma pequena dúvida que me surgiu...

Pessoal, minha guitarra está com umas cordas .009, e esses dias toquei com a guitarra de um amigo meu com umas cordas Dáddario .010 e gostei pra kct... (Guitarra dele é igual a minha). Então, resolvi colocar tensão .010 na minha também, já que eu vinha achando que as .009 estavam muito "moles".

Aí vem a dúvida: Eu posso apenas trocar as cordas e tocar de uma vez, ou tenho que fazer alguma regulagem na guitarra, já que a tensão é maior e imagino que possa haver algum problema?


Obrigado e desculpem a ignorância...

Flwz! Abrass

Death
Veterano
# jul/07 · Editado por: Death
· votar


Garbuio
use a busca
tem trocentos topicos falando sobre isso

pacificpoker
Veterano
# jul/07
· votar


Garbuio
sim tem que regular... sempre tem que regular quando se troca a tensao das cordas

Garbuio
Veterano
# jul/07
· votar


Death
Sim, sim, usei, mais não achei exatamente um que me desse essa resposta...

Vlw...

pacificpoker
E isso sai mto caro??!! Obrigado...

WeslleyGuilber
Veterano
# jul/07
· votar


e ae..
seguinte se sua guita for micro vc te um problema, pq a ponte e as cordas fazer um tipo de "cabo de guerra" se a tensao das cordas for maior que a tenção da ponte, vai causar um levantamento de grau indesejavel na ponte, situção reversa se a tencao da ponte for maior q a das cordas...este nivel tem q ser equilibrado...cordas 010 em "floydes" as vezes pede uma mola extra. Meu caso uso 3 molas quando uso 010.

Agora se for ponte fixa a regulagem é menos trabalhosa.

qual sua guita?

Garbuio
Veterano
# jul/07 · Editado por: Garbuio
· votar


WeslleyGuilber
Oooops...malz...foi um lapso...

Minha guita eh uma..er...eh essa aqui, ponte tremolo...

Duduraupp
Veterano
# jul/07
· votar


Garbuio

Seguinte cara, provavelmente vais ter que colocar mais uma mola na ponte e tem ainda a regulagem de tenção do braço.

Leva num luthier e pede a regulagem para as novas cordas 0.10.

Abraço.

WeslleyGuilber
Veterano
# jul/07
· votar


Garbuio

certo...faça a troca das cordas e confira a afinação na oitavas se estiver soando "fora" faça pequenos ajustes no carrinho da referida corda, mas vc terá q prestar atençao tbm na altura das cordas...muito baixas vao trastejar e muito altas vao se "osso duro" de tocar...

se vc nao estiver seguro do que vai fazer, leve num luthier.

WeslleyGuilber
Veterano
# jul/07 · Editado por: WeslleyGuilber
· votar


ha...sua guita provavelmete tem 3 molas, entao CREIO q nao precise de mais uma mola..


ps... SRV usava 5 molas em sua strato O.o

Duduraupp
Veterano
# jul/07
· votar


WeslleyGuilber

To querendo colocar 0.10 a Strato, dá um bom ganho de sustain??

Abraço.

Tio Frank
Veterano
# jul/07
· votar


Olha, sua guita tá regulada pra 009 imagino, mais mudar o calibre da corda por um numero, ou seja, 008 ou 010 nao faz muita diferença. Só ão vem querer tacar um 012 sem mais nem menos.

Só depois confere se as oitavas estão afinadas como o pessoal falo

Duduraupp

As 010 tem mais sustain que 009 sim

WeslleyGuilber
Veterano
# jul/07
· votar


nao tem a ver isso irmao...o fato de se optar por uma tenção de corda maior e menor é pra favorecer um determinado estilo, pegada e facilidade na execução do toque...gosto pessoal, 010 a pegada é mais forte!!! bom pra slide.

tres tipos:

Cabelo de mocinha (0.09)
Pentelho de véio (0.10)
Mão de pedreiro (0.11)

rsrs

WeslleyGuilber
Veterano
# jul/07
· votar


As 010 tem mais sustain que 009 sim

se vc percebe isso, blz...
:)

Duduraupp
Veterano
# jul/07
· votar


Tio Frank

Olha cara, minha primeira troca de corda da Strato comprei 0.10... minha ponte virou do avesso... tem apenas 2 molas e veio com 0.09

Mas quanto ao sustain, tenho tbm uma LP com 0.10.. claro que não terá o sustain da LP, mas será uma melhora que eu possa notar? ou será muito pouco?

Abraço.

Tio Frank
Veterano
# jul/07
· votar


WeslleyGuilber
Duduraupp

nao é bem sustain, mais é o timbre do calibre de corda mesmo, tem um som mais forte que a 009.

agora, a sua ponte nao sei, minha MG quando coloquei 010 nao mudou nada, mais ela tinha 3 molas.

tenta por mais uma mola ai pra ver se melhora

Penta_Blues
Moderador
# jul/07
· votar


Boa tarde!!!

Garbuio
Então, resolvi colocar tensão .010 na minha também, já que eu vinha achando que as .009 estavam muito "moles"
Cara, primeiro vamos a algumas definições, que a princípio pode parecer bobeira, mas são fundamentais para o aprendizado e para falarmos a mesma lingua...
009, 010 não é tensão de corda e sim calibre da mesma.
Tensão da corda é aquilo que vc faz ao apertar a tarracha e consequentemente esticar a corda, ou seja afiná-la. Alterar a tensão da corda significa mudar sua afinação e não seu calibre.

Eu posso apenas trocar as cordas e tocar de uma vez, ou tenho que fazer alguma regulagem na guitarra, já que a tensão é maior e imagino que possa haver algum problema?
Na minha opinião, em qualquer dos casos, seja trocando de cordas ou alterando sua afinação padrão, como vc mesmo já falou, há uma mudança de tensão e portanto um desequilíbrio entre a força exercida pelo encordoamento contra a força vinda do tensor. Um ajuste feito por seu luthier de confiança é algo bem recomendável nestes casos, pricipalmente em se tratando de pontes com trêmolo do tipo flutuante.

WeslleyGuilber
seguinte se sua guita for micro vc te um problema, pq a ponte e as cordas fazer um tipo de "cabo de guerra"
Cara, toda guitarra equipada com ponte do tipo flutuante faz esse "cabo de guerra", não só as dotadas de micro-afinação.

Duduraupp
To querendo colocar 0.10 a Strato, dá um bom ganho de sustain??
Cara, o sustain possui relação com o calibre da corda tendo em vista seu padrão vibratório, mas não é só isso que conta para que uma guitarra tenha um bom sustain. O tipo de contrução da mesma, bem como os captadores que a equipam também são fatores que influenciam nesta característica.

Valeu!!!

WeslleyGuilber
Veterano
# jul/07
· votar


Penta_Blues
Cara, toda guitarra equipada com ponte do tipo flutuante faz esse "cabo de guerra", não só as dotadas de micro-afinação.


isso... expliquei mau.

romulo528
Veterano
# mai/13
· votar


Pra poder colocar outra tensão, é preciso regular, beleza, mas o que que o luthier faz? ele mexe aonde? na ponte?

Nefelibata
Veterano
# mai/13
· votar


romulo528

O luthier vai mexer onde for necessário. Se for guitarra de ponte fixa, é provavel q não mexa na ponte. Se for flutuante, é mandatório.

Aí talvez mexa nos saddles, no tensor, no nut talvez...

Use a busca. Tem uma PENCA de tópicos aqui apenas sobre isto e bem explicado até como fazer.

romulo528
Veterano
# mai/13
· votar


Nefelibata

Ok, valeu pela resposta.

strinbergshredder
Veterano
# mai/13
· votar


romulo528
como o Nefelibata falou, muito provavelmente vai ajustar o tensor, e se for ponte flutuante, com certeza a ponte também.

Se for ponte fixa, também tem possibilidade dele alargar ou aprofundar um pouco os sulcos do nut, pras cordas se ajeitarem numa boa...

E dependendo da altura das cordas que vc preferir, ainda pode rolar uma retifica de trastes..

romulo528
Veterano
# mai/13
· votar


strinbergshredder

Mas esse serviço é muito caro? sei que varia de Luthier pra Luthier, mas em média saberia me dizer? você regulou a sua? quanto foi?

ogner
Veterano
# mai/13
· votar


romulo528
vai de 50 a 200 reais.

Nefelibata
Veterano
# mai/13 · Editado por: Nefelibata
· votar


romulo528

E pesquisa bem as referências do luthier.

Só a título de exemplo: Esses dias um luthier me cobrou 150 pra regular, abrir a cavidade da floyd para receber uma floyd gotoh e instalar caps novos.

Resultado: Ele instalou os capstadores ponte e braço invertidos (mesmo um sendo cromado e eu o adverti q o cromado era da ponte). E o nut ficou mal colocado.

Quando interpelei sobre os caps trocados ele veio cheio de migué dizendo q tava certo q isso q aquilo. Detalhe eh q embaixo dos dimarzios tem escrito em baixo relevo o modelo do cap... então... no fim tive q refazer a elétrica eu mesmo.

Ahh... o nut, torto ele me disse q a madeira tava cedendo, aí em casa eu tirei pra fazer... na hora de instalar ele deixou um "cisco" de madeira calçando o mesmo... não tinha nada de madeira cedendo. Limpei a cavidade e ficou perfeito.

ahhh... ainda tem o treble bleed q ele não fez e disse q na cidade (segunda maior do estado) não tinha o capacitor necessário...

romulo528
Veterano
# mai/13
· votar


Nefelibata

Estou perguntando isso porque tem 90% de chance de eu comprar uma Shelter LP, ai como muitos falam que a captação dela é fraca, estou pensando em trocar logo, e levar pra regular tbm(tenho uma strato aqui, mas nem levei no luthier , o Luthier que conheço que é da minha cidade se chama Celso Freire, não sei se conhece, ouvi falar que é bom Luthier.

Nefelibata
Veterano
# mai/13
· votar


romulo528

Não conheço ele não.
Sobre a shelter não tenho experiência com ela, mas guitarra barata costuma vir com captadores ruins, mas se vc é iniciante a dica importante é não se incomodar com isso agora, pq não vai sentir tanta diferença.

romulo528
Veterano
# mai/13
· votar


Nefelibata

É que tipo, meu equipamento atual é o seguinte: guitarra Condor RX 20, amplificador Strinberg sg-15( eu sei, é uma merd@, mas dá pra fazer uns barulhos) e uma pedaleira Boss ME 25, muitos me dizem pra trocar de guitarra, outros dizem pra trocar de amp, o que seria melhor? estava de olho no amp Fender Frontman 25r.

diegodavid
Veterano
# mai/13
· votar


Geralmente, trocar de amp vai dar uma diferença maior no som, mas eu iria preferir trocar de guitarra, quando vc for tocar em outro lugar nem sempre dá pra levar o amp.

romulo528
Veterano
# mai/13
· votar


diegodavid

Acho que vou trocar de guitarra mesmo, o som do amp não é muito bom( o drive é muito lixo) mas quando eu ligo a pedaleira nele, fica um som bem legal, só acho que a minha strato não dá pra sons pesados, por isso quero pegar uma Shelter Lp e colocar bons captadores nelas, quero tirar sons like Zakk Wylde( Black Label Society, Ozzy etc)

Nefelibata
Veterano
# mai/13
· votar


romulo528

Então, eu ia perguntar justamente qual o som que vc leva. Já q vc tah querendo levar um som pesado, se sua strato não tem humbuckers com uma saída razoável, é melhor trocar de guitarra.

Caso contrário, seria melhor trocar o amp. Mas como vc tah contente com os resultados do amp usando as distorções da pedaleira, melhor trocar a guita.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mudando tensão das cordas