Melhore sua capacidade de improvisar aprenda aqui!

Autor Mensagem
alexdiffer
Veterano
# jul/07


Quando somos autodidatas ou mesmo estudantes de musica aprendemos sobre escalas, acordes, tom campo harmonico e tudo mais...
ateh ae tudo certo mais na hora de compor muitos correm atras de um livro e saem aplicando shapes de escalas e dicionarios de acordes ... essa atitude eh totalmente condenada por mim pelo menos com meus alunos
Meu metodo de ensino propoe o seguinte .... estude muito e muito sobre escalas...sonoridades ... modos.... relacao escala x acorde ... e tudo relacionado e aplicavel a improvisacao .... pois quando voce esta no palco voce num vai poder correr atras dos seus malditos guias "Aprenda Facil - Guitarra" desista aprender di verdade nao eh facil eh uma tarefa ardua e que requer muito impenho e dedicacao...

vamos lah entao 1º passo aprenda sobre escalas .... campo harmonico e modos gregos...leia meu topico ESCALAS O METODO PRATICO
isso vai te ajudar ok....
agora sim vem a takada de mestre "NAO DECORE SHAPES!!!!"
Saiba formar as escalas e os acordes ... depois disso busque nota por nota da escala assim voce vai conseguir mapear muito e muito bem o braco dpois de um tempo estudano isso voce tera um belo e perfeito dominio das escalas..."ao inves dos shapes busque as notas"

Espero ter ajudado ok

diego gr
Veterano
# jul/07
· votar


Mas, quando tu era iniciante tu também usava esse método de buscar shapes?
O problema é que sempre descobrimos as coisas tarde demais.

_JCM_
Veterano
# jul/07
· votar


acho q umas das coisas importantes para se improvisar eh dominar bem a escala que pretende usar...

foi falado dos modos gregos.. eu tento memorizar o desenho das escalas, pois, fica mais facil para criar em qualquer tom.. e tento usá-los em cima dos acordes da base para o solo... juntamente com as pentas...

acredito q naum se deve decorar nota por nota na escala.. mas o desenho, acho importante..

Mister_Fatal_huhha
Veterano
# jul/07
· votar


tá aí uma coisa q tenho mó dificuldade, eu aprendo os shapes só, n consigo decorar as notas, a sonoridade já saquei, mas decorar as notas não, o q consigo decorar se é tom ou semitom.
mas acho q pra compor vale pegar livros, tipo, pegar um de harmonia, isso ajuda bastante, em vez de vc fazer uma progressão manjada, vc pode tentar trocar alguns acordes, colocar certas sonoridades q vc n imaginava

Curly
Veterano
# jul/07
· votar


alexdiffer

agora sim vem a takada de mestre "NAO DECORE SHAPES!!!!"

entendo seu raciocínio mas discordo, é importante sim decorar shapes bem como entender a relação das notas dentro da escala, vc pode e deve fazer as duas coisas, os shapes são importantes como apoio para a visualização das notas no braço da guitarra, o que vc não deve é ficar preso a eles, queria ver como vc tocaria jazz, onde a harmonia é mais complexa, usando só a distância entre as notas como referência...

Izabel Carvalho
Veterano
# jul/07
· votar


alexdiffer

concordo com vc .. meu professor tambem ensina assim....saber q nota vc tá tocando e onde estao todas elas torna o seu som mais dinâmico....si prender nos shapes é caminhar pelo mesmo caminho sempre.

nyurig3
Veterano
# jul/07
· votar


alexdiffer
vc tem razao

leia meu topico ESCALAS O METODO PRATICO
esse seu topico serve de didatica para mim, muito cheio de informaçoes, parabens

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/07
· votar


alexdiffer

Discordo completamente na hora de não decorar shapes. Eu consigo improvisar exatamente pq tenho os desenhos na cabeça... agora, fraseado, que eu acho que era o que você queria explicar, não adianta ficar subindo e descendo escalas. Só treinando e criando seus próprios licks.

Curly

Exato. A sua explicação sobre as escalas no jazz foi ótima.

Abraço...

Izabel Carvalho
Veterano
# jul/07
· votar


leia meu topico ESCALAS O METODO PRATICO




li e gostei......percebi q tudo q eu aprendi está di acordo com tudo akilo...valeu

gege_correa
Veterano
# jul/07
· votar


Acho que as 2 coisas são importantes, decorar shapes e saber buscar nota por nota... mas não se prender em nenhuma das 2, pq dependendo do caso (jazz, como foi citado, por exemplo) uma ou outra pode ser mais útil... mas a dica é mto válida, pq geralmente a galera se prende nos shapes mesmo...;-) flw!

alexdiffer
Veterano
# jul/07
· votar


Isso foi oke eu ks mostrar pq se prender a um shape te limita muito vc vai viciar em improvisar em uma so regiao do braco...porem se vc executar esse raciocinio vc vai ver ki esse shape estah em todo o braco porem em formatos diferentes isso gera novos caminhos e timbres ....

foi soh uma ajuda ki eu kis dar naum kis acabar com os shapes ateh porque eu acho bom ki vcs saibam porem nao se prendam..eles sao muito uteis na formacao dos acordes e kdo vamos improvisar com triades

ok gde abco pessoal

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/07
· votar


alexdiffer

Quem disse? Os shapes percorrem o braço inteiro da guitarra. Acho que você está confundindo as coisas.

Se eu souber o tom de qualquer música eu saio solando com os shapes pelo braço inteiro.

alexdiffer
Veterano
# jul/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Na maioria das revistas eles dao um tipo de shape pra cada escala

agora isso eu colokei pra vcs se exercitarem eu gosto .... mais eu sei ki tem muita gente preguissosa por aki

gege_correa
Veterano
# jul/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Acho que no fundo foi isso que ele quis dizer rs

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/07
· votar


alexdiffer
gege_correa

Não estudo por revista.

Tudo que eu fizer dentro do tom posso passear pelo braço inteiro da guitarra usando os shapes. Você acabou de dizer que quem usa os shapes fica apenas solando em um local do braço.

alexdiffer
Veterano
# jul/07
· votar


E eu tbm num disse ki os shapes naum saum aplicaveis em todo o braco....apenas disse ki vicia

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


alexdiffer

se prender a um shape te limita muito vc vai viciar em improvisar em uma so regiao do braco...

Pensei que eu estava doido.

Mas blz... não vejo problemas em usar os shapes... mesmo que seja um vício.

alexdiffer
Veterano
# jul/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
entao no comeco eh otimo usar shappes mais depois vira cliche entao eu dei essa dica nova pro pessoal ae buscar novos horizontes neh ^^ rsrsrs

flw abcs

Rômulo_DF
Veterano
# jul/07
· votar


E ae pessoal

acho que entendio o que o Alexdiffer queria dizer com "não decore shapes", nunca tive grana nem tempo para cursar música ou guitarra, então sempre procurei aprender só, um dia eu assisti uma video aula do Kiko Loureiro e ele disse "as tríades são formadas por tônica, terça e quinta...blá blá... o resto são as variações destas notas", assim eu comecei a aprender os arpejos, montando eles nota por nota no braço, com um pouco mais de prática e agilidade eu descobri que o que eu fazia eram os shapes básicos. OBS: de qualquer forma eu estava utilizando os shapes da escala, mas com uma diferença, eu consegui mapear e memorizar melhor as notas da escala da guitarra, o que com toda a certeza eu não conseguiria apenas utilizando os shapes sem entendê-los. O real problema com a utilização dos shapes é a visualização das notas no braço e a facilidade para montar novas escalas apenas com o conceito de cada uma, o shape será apenas uma consequência deste estudo.

abç.

alexdiffer
Veterano
# jul/07
· votar


Rômulo_DF
Foi exatamente isso ki eu kis dizer rsrs

uma vez decorado o shape vc pode trans porta lo pra kualker tonalidade
mais fazendo no meu metodo voce descobre outros shappes

Minow
Veterano
# jul/07
· votar


alexdiffer
Cara, discordo de você.
Eu acho que é importante saber montar as escalas de cabeça sim, muito importante.
Mas os shapes ajudam bastante a solar de maneira mais fluente. E você está equivocado quando diz que os shapes te prendem a uma região do braço. Os shapes sobem pelo braço inteiro, até completar uma oitava.
Só pra dar uma idéia de como fica fácil: decorando sete desenhos da diatônica, eles vão te servir tanto pra escala maior/menor, quanto pra os modos gregos (já que é a mesma escala, só vai mudar a tônica).
Melhor isso do que saber que na armadura do modo lídio deve-se escrever uma quarta aumentada, e não saber como diabos fazer isso na prática, ou ficar 10 minutos pensando pra conseguir fazer um solo aceitável.

Rômulo_DF
Veterano
# jul/07
· votar


Minow

A questão, é que os shapes são um atalho (muito bom para treinar e transpor) a proposta do alexdiffer, pelo que eu entendi, é fazer você chegar até o shape observando cada passo dado, no final você vai chegar a conclusão do shape, porém, quando isso acontecer a sua capacidade de de visão do braço estará extremamente ampliada e facilitará o estudo de qualquer outra escala. Por exemplo, quando você estuda física, você aprende as regrinhas, porém se você consegui aprender os conceitos você não precisará decorar mais as regras. Acho que é mais ou menos isso. O shape facilita muito, mas o problema é que a maioria das pessoas que o utilizam não entende como ele é formado, eu utilizo os shapes, mas antes de fazer isso eu tento desenvolver a relação existente entre cada escala. Bom, isso tudo é apenas teoria e sua importância é dada conforme o músico, o iportante é tirar um bom som do instrumento e levar a paz e o amor aonde quer que vá.

Até mais galera!!!

Minow
Veterano
# jul/07
· votar


Rômulo_DF
Ah sim, do jeito que você botou eu concordo.
Não concordo com muita coisa que ele falou, como por exemplo Isso foi oke eu ks mostrar pq se prender a um shape te limita muito vc vai viciar em improvisar em uma so regiao do braco...

carolzinhah
Veterano
# jul/07
· votar


eu fiz algumas musiks da minha banda..
nunk decorei nada...
sempri emprovisei

e pra mim eh bem melhor...

Minow
Veterano
# jul/07
· votar


carolzinhah
Voce não entendeu, o 'decorar' não é nada pronto, apenas desenhos de escalas e arpejos no braço da guitarra, pra ficar mais fácil de improvisar.

Rômulo_DF
Veterano
# jul/07
· votar


Minow

Só agora estou estudando teoria, e percebo que muito amigos meus, não conhecem as escalas apenas decoraram os shapes, isso é um vício não muito bom que ataca muita gente.

carolzinhah
Veterano
# jul/07
· votar


Minow
entendi..^^

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jul/07
· votar


alexdiffer

Cara como é que vira clichê? Não diga isso... só se você ficar subindo e descendo a escala.

Basta criar seus licks, melhorar seu fraseado... você só se enrola desse jeito e confunde a galera - até guitarrista experiente usa shape.

Realmente...

toty
Veterano
# jul/07
· votar


alexdiffer
eu entedi veja si e mais ou menos isso!!!
vou dar um exemplo na musica "you cold be mine do guns"
o slash no original faz aquela intro. nas casas 14 e 16 + ou -
e no show do rock in rio ele faz no incio do braço da guitarra!!!

OBS esse ex, e a grosso modo falando!!!!

ezi
Veterano
# out/08
· votar


ok, é interessante cada ponto tratado aki, a idéia do alex, é boa e é certa, porque nós guitarrista aprendemos muitas vezes harmonia e não sabemos nem que notas estamos tocando em um acorde com nona e décima teceira, infelizmente isso acontece. porque os shape ou modelo nos facilitam o caminho, diferente do que acontece com o teclado por exemplo, que pra vc fazer um acorde vc tem que saber as notas que o compõe, mas o caminho mais fácil sem dúvida são os shape, e é muito fácil improvisar sim nos shape e em todo o braço da guitarra, como já disse é o caminho mais fácil, porém não é totalmente certo em caso de uma criação de punho mais rebuscado...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Melhore sua capacidade de improvisar aprenda aqui!