Aprenda a Improvisar do Zero!

    Autor Mensagem
    Paul Wegmann
    Membro Novato
    # mar/17




    Primeiro vídeo da série que explica como começar a estudar improvisação tonal.
    Lembrando que existem várias noções de improvisação, abordo aqui o que chamo de composição melódica em tempo real, no sistema tonal.
    O sistema tonal é um sistema que organiza as notas de forma hierárquica, estabelecendo, num conjunto de sete notas (escala), uma como CENTRO e seis tons secundários.

    O desafio é expressar uma harmonia Na melodia, para que seja possível ouvir as relações entre o centro tonal e seus satélites numa sequência construída maiormente por graus conjuntos (ou notas próximas entre si).

    Classificaremos as notas da escala em dois tipos:

    -Notas que pertencem à estrutura triádica do(s) acorde(s) [sobre o qual iremos improvisar] chamadas Notas Estruturais, responsáveis pela sensação harmônica, ao polarizar uma determinada fundamental.

    - O resto das notas da escala, chamadas Inflexões, serão usadas para conectar ou alcançar de várias formas as notas estruturais.

    O primeiro passo é, uma vez que conseguimos tocar a escala maior, é aprender a conectar as notas estruturais (neste caso, de dó maior) utilizando uma inflexão chamada de Nota de Passagem.

    No vídeo explico no tom de dó maior, mas quem queira ir além, sugiro começar por movimentos harmônicos diatônicos, como uma cadência ii - V - I, ou vi - ii - V - I, primeiro conectando apenas as notas dos arpejos num ritmo harmônico básico e num tempo lento, com metrônomo, para depois então começar a utilizar APENAS notas de passagem.

    A proposta desta série de vídeos é explicar as inflexões (além da nota de passagem temos a bordadura, apojatura, escapada, e resolução indireta ou side stepping, esta última muito utilizada no Jazz).

    O uso consciente das inflexões no estudo da improvisação te dará a habilidade, com tempo e prática, de compor melodias em tempo real, com bastante controle harmônico e melódico.

    São princípios que podem ser utilizados para qualquer estilo musical que use o sistema tonal como base.

    Inscreva-se no meu canal e fique atento ao próximo vídeo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aprenda a Improvisar do Zero!