dúvidas de teoria musical

Autor Mensagem
Quebradinho
Veterano
# jul/07 · Editado por: Moderador


Sobre tríades:

1 - está correto eu dizer que tríade é nada mais nada menos que acordes de tres notas??

2 - Segundo a vídeo - aula do nosso amigo adriano peres ele mostra que:

se eu achar G - B - D em qualquer parte o braço estarei formando um acorde sol??(lembrando G - B - D = acorde sol)

3 - E se eu tocar nota por nota estárei formarndo um solo em sol??

4 - Alguém pode me passar algum lugar que tenha desenhos de diferentes tríades no braço da guitarra??

5 - Se eu estou em um show e a banda toca um improviso em ré eu posso tocar as notas das tríades como o alan pereira fez??

6 - Vale apena eu decorar ou treinar a tríade em vários lugares do braço??

INTERVALOS(dúvidas)

7 - Como eu aplico os intervalos??

8 - é correto eu afirmar que intervalo é a distancia de uma nota para outra??

9 - No que isso me ajuda na hora de improvisar??

MODOS GREGOS(dúvidas)

10 - vejam se meu raciocínio está certo:

Eu tenho o campo harmônico de dó maior,que é C,Dm,Em,F,G,Am e si diminuto:

11 - se eu for aplicar o modo jônico(por exemplo)eu teria de começar pelo ré menor??

12 - se eu for aplicar o modo dórico eu teria de começar pelo mi menor??

Corrijam me se eu estiver errado sem gracinhas e palhaçadas por favor quem souber me ajude,fico grato a quem responder abraços.

13 - se o cara tocar C - E - G eu vou usar a escala de dó pra improvisar:mas como assim??eu toco a escala repitidamente??

Ao responder coloquem o número do lado abraços.

Quebradinho
Veterano
# jul/07
· votar


corrige o título ae moderas,mas ninguém sabe responder a minha dúvida??

Quebradinho
Veterano
# jul/07
· votar


up

Minow
Veterano
# jul/07 · Editado por: Minow
· votar


1 - está correto eu dizer que tríade é nada mais nada menos que acordes de tres notas??


Hm, está.

se eu achar G - B - D em qualquer parte o braço estarei formando um acorde sol??

Sim! Pode fazer uma inversão inclusive (com o perdão do trocadilho)

3 - E se eu tocar nota por nota estárei formarndo um solo em sol??

Um arpejo você quer dizer? Sim.

5 - Se eu estou em um show e a banda toca um improviso em ré eu posso tocar as notas das tríades como o alan pereira fez??


Ué, pode. As tríades são legais pra fazer temas pra músicas, pra solar direto em cima de tríades fica um pouco limitado, mas pode...

6 - Vale apena eu decorar ou treinar a tríade em vários lugares do braço??


Vale sim. Aprenda a subir no campo harmônico com as tríades, como micro arpejinhos de 3 cordas mesmo, isso vai ser legal pra fazer os teminhas como eu falei.

7 - Como eu aplico os intervalos??

Desculpe, tem como ser um pouco mais VAGO?

8 - é correto eu afirmar que intervalo é a distancia de uma nota para outra??

É, a distância em semitons...

Eu tenho o campo harmônico de dó maior,que é C,Dm,Em,F,G,Am e si diminuto:

Correção: o B é MEIO diminuto, o que significa que ele tem uma quinta diminuta, mas uma sétima menor NATURAL.

11 - se eu for aplicar o modo jônico(por exemplo)eu teria de começar pelo ré menor??

Não, o modo jônico é a própria escala de C.

12 - se eu for aplicar o modo dórico eu teria de começar pelo mi menor??

Dórico seria CH de B! Mas lembre-se que o dórico (e o frígio, e o eólio) são modos menores, então em cima de C você não vai usa-los.
O que vai acontecer é: em cima do acorde Dm você pode usar a escala de C, e estará no modo dórico.
Em seria frígio.

se o cara tocar C - E - G eu vou usar a escala de dó pra improvisar:mas como assim??eu toco a escala repitidamente??

Bom, o E está fora do CH. Só pra lembrar.
Sobre tocar a escala repetidamente, você pode fazer o que quiser, cara. Aplique a escala, pode aplicar as pentas menores dos graus menores do CH (2, 3 e 6), pode usar todos os arpejos dentro do CH, sendo C pra jônio, mas também os de Dm (intenção dórica), Em (frígio), etc.
Pode usar as tríades pra criar frases, pode fazer absolutamente o que quiser. Soando bem, tá valendo.

Quebradinho
Veterano
# jul/07
· votar


Minow

valeu valeu mesmo man,: )

só que ainda tem umas que faltam hehehe

Quebradinho
Veterano
# jul/07
· votar


Minow

e vc sabe alguém aqui do fórum ou algum site que mostre as tríades ou é melhor eu fazer mesmo pra eu aprender??

Minow
Veterano
# jul/07
· votar


Quebradinho
Não sei não... procura por mapa de tríades..
Mas olha só, vou te dar uma dica que vai te abrir muito os horizontes.
Como eu vi que você gosta de decorar shapes, decore os 7 shapes (3 notas por corda) da diatônica. Esses shapes vão servir tanto pra escala maior quanto pra menor, além dos modos gregos.
O mesmo vale pras pentatônicas (5), e os arpejos (5 pra cada tipo).
É muito importante que você saiba onde ficam as tônicas de cada shape, independende da escala ou arpejo. Tendo isso embaixo do dedo vai ficar muito mais fácil improvisar.

Quebradinho
Veterano
# jul/07
· votar


Minow

desculpa a ignorância,mas afinal o que é shape??

Abraços.

Minow
Veterano
# jul/07 · Editado por: Minow
· votar


Quebradinho

São aqueles modelos das escalas pra ficar mais 'automático' pra solar, tipo isso:

Escala de G (um shape, são 7):

e----------------------------------5-7-8------------------
B----------------------------5-7-8------------------------
G----------------------4-5-7------------------------------
D----------------4-5-7------------------------------------
A----------3-5-7------------------------------------------
E----3-5-7------------------------------------------------


Machine Gun Man
Veterano
# jul/07
· votar


Duvideiro?

Machine Gun Man
Veterano
# jul/07
· votar


em cima do acorde Dm você pode usar a escala de C, e estará no modo dórico.

Nossa... eu achava que seria dórico se eu usasse a escala de Dm em cima do acorde de C

Quebradinho
Veterano
# jul/07
· votar


edita o tópico,por favor

moderadores

Quebradinho
Veterano
# jul/07
· votar


Minow

valeu valeum man,muito obrigado pela paciencia,valeu mesmo.

Guto EADG
Veterano
# jul/07
· votar


Quebradinho


o Marisco disponibilizou um arquivo de excel bem bom, com acordes/intervalos/escalas e modos gregos... eu peguei acho q aqui no forum de guitarra.

Guto EADG
Veterano
# jul/07
· votar


Quebradinho

vc tem q se ligar na posicao dos INTERVALOS em relacao a uma nota qqer no braço do instrumento a partir dai , sabendo a formula da triáde ou tétrade, tu monta qqer uma.

Guto EADG
Veterano
# jul/07
· votar


Quebradinho


se bem q a maioria dos métodos tem esse mesmo material.

Minow
Veterano
# jul/07
· votar


Machine Gun Man
Nossa... eu achava que seria dórico se eu usasse a escala de Dm em cima do acorde de C


O dórico é um modo menor, então C seria Cm na verdade... Cm dórico seria a escala maior de A#, ou Gm. (:

Quebradinho
De nada, espero ter ajudado.

Quebradinho
Veterano
# jul/07
· votar


Guto EADG

eu sei,valeu,já achei já.

INNARELLI
Membro Novato
# jun/14
· votar


é muito difícil aprender esses modos, dóricos, gregos...?

krixzy
Veterano
# jun/14
· votar


INNARELLI
é muito difícil aprender esses modos, dóricos, gregos...?

Não, é só decorar os shapes como qualquer escala.

LeandroP
Moderador
# jun/14 · Editado por: LeandroP
· votar


INNARELLI

Não é difícil, mas também não é só decorar os shapes como qualquer escala, como foi dito.

INNARELLI
Membro Novato
# jun/14
· votar


shape em inglês quer dizer formato, como se aplica isso a guitarra?

krixzy
Veterano
# jun/14
· votar


INNARELLI
LeandroP
Há como se aplica é outra historia.


INNARELLI
Eu aplico os modos gregos dependendo do campo harmônico, cada campo harmônico tem suas notas que soaram agradáveis em cima da harmonia, vou deixar o LeandroP te explicar como funciona a aplicação pq ele manja mais, agora caso vc ainda não tenha estudado sobre campo harmônico, te aconselho da uma estudada pq vai facilitar bastante sobre aplicação desses modos gregos.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


Poxa, modos gregos são legais demais. Ajuda bastante a dar umas ideias legais em improvisos.

Eu tenho um método meio maluco que usei pra aprender os modos. Não lembro se vi isso em algum vídeo, mas parece bem estranho, só que pra mim funciona. Iria ficar um post muito longo se eu fosse explicar.

LeandroP
Moderador
# jun/14
· votar


krixzy

Não é nem como se aplica os modos, mas como são formados, e não tem nada a ver com shape.

krixzy
Veterano
# jun/14 · Editado por: krixzy
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Explica ai mano, o tópico é pra isso, normalmente o modo é aplicado de acordo com o acorde, por exemplo, no acorde de C temos as notas C - E - G, dai usamos um modo que tenha essas notas, eu mesmo gosto muito da sonoridade frígio, apesar de ta usando mais pentas ultimamente, nem sempre da pra mandar um frígio.

LeandroP
Ai vc foi mais a fundo rs...

LeandroP
Moderador
# jun/14
· votar


Os modos, falando friamente, são meras inversões da escala diatônica.

Quando você inverte a escala diatônica, naturalmente os semitons mudam de posição entre os graus da escala, e aí onde mora o grande lance de se utilizar os modos.

Se eu tocar o modo Mi frígio sobre Dó maior nunca soará frígio só porque ele é derivado (inversão) do Dó maior. Pelo contrário, vai soar Dó jônio.

O pessoal se confunde muito em relação a isso, só porque fez uma mera inversão da escala.

Jm7
Veterano
# jun/14
· votar


LeandroP

Exemplos por favor; não entendi (quase) nada.

LeandroP
Moderador
# jun/14 · Editado por: LeandroP
· votar


Jm7

Pegando por exemplo a escala de Dó maior, temos as seguintes inversões (modos):

C, D, E, F, G, A, B

D, E, F, G, A, B, C

E, F, G, A, B, C, D

F, G, A, B, C, D, E

G, A, B, C, D, E, F

A, B, C, D, E, F, G

B, C, D, E, F, G, A

Onde em modos temos (respectivamente):

Dó jônio, Ré dórico, Mi frígio, Fá lídio, Sol mixolídio, Lá eólio e Si lócrio.

Se você tocar qualquer um desses modos acima sobre Dó maior, não vai mudar nada porque as notas são as mesmas. Tocar sobre o acorde Dó maior uma escala que começa pela nota Mi não quer dizer nada. Como eu disse, é só uma mera inversão da escala.

Agora compare um Dó jônio com um Dó lídio.

O modo lídio é uma inversão da escala diatônica, e pelo que pudemos ver ele é encontrado no IVº grau da escala maior.

Então o Dó lídio é o IVº grau de uma escala maior que ainda não sabemos qual é.

Sendo ele o IVº grau, conte 4 graus pra trás e encontrará a nota Sol. Logo o Dó lídio é o IVº grau da escala maior de Sol.

C, D, E, F#, G, A, B

Observe que agora mudou alguma coisa. Veja que o Dó lídio tem a nota F# e o Dó jônio tem a nota Fá natural, sem acidente.

Até aí você pode me dizer que o Dó lídio também é uma mera inversão da escala de Sol maior, e está certo.

Só que a nota F# em relação a nota Dó forma um intervalo de quarta aumentada, o que caracteriza o modo lídio.

Pra você perceber o sabor modal toque um acorde Dó maior, e sobre ele toque Dó jônio. Depois sobre o mesmo acorde você toca o Dó lídio.

Como a diferença entre o Dó jônio e o Dó lídio está no intervalo de quarta (um tem quarta justa e outro tem quarta aumentada, respectivamente), dê atenção especial quando tocar essas notas.

Qual a sensação causada?

Aí você passa a ver os modos não como uma mera inversão, mas como sonoridade, que é o que interessa!

Qualquer dúvida estou à disposição.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# jun/14
· votar


krixzy
Frígio é bem legal, mas eu não curto usar com frequência porque pra mim ele tem um som bem tenso.

O LeandroP deu uma ótima explicação. Quando eu tô tocando eu penso nos modos gregos de forma mais simplificada.

Vamos lá.

São sete modos, correto? Jônio, dórico, frígio, lídio, mixolídio, eólio e lócrio, nessa ordem. Os modos maiores são jônio, lídio e mixolídio, se não me engano, e os menores são os outros (não sei o lócrio, porque esse tem um som meio esquisitinho).

Eu aplico da seguinte forma. Vamos imaginar uma música qualquer no campo harmônico de C. Seguindo a ideia dos modos vamos pelo primeiro. O primeiro é o jônio, que eu gosto de associar à tônica. Então, no campo harmônico de C, em cima do acorde de C, se eu tocar a escala maior de C, estarei tocando no modo jônio.

Depois vem o dórico. Eu associo o dórico ao segundo grau da escala maior. No caso do nosso exemplo, o campo harmônico é C, então o 2º grau da escala maior de C é D. Como o dórico é um modo menor, então imaginemos o acorde de Dm; se tocarmos a escala maior de C (campo harmônico do nosso exemplo) em cima do acorde de Dm teremos o modo dórico. O legal dos modos é que eles têm umas notas de tensão interessantes. Pegando o exemplo do dórico, vamos ver.

A escala de D menor tem as seguintes notas:

D E F G A Ab C

A escala maior de C tem as seguintes notas, partindo de D:

D E F G A B C

Percebeu que entrou um B aí? Quando tocamos a escala maior de C, em cima do acorde de Dm, temos o modo dórico, e essa nota de tensão, nesse caso é o B. Então quando a gente dá uma repousada nessa nota durante o improviso, dá uma tensão interessante, característica do modo (eu acho né...)


Eu aplico dessa forma, porque pra mim é mais fácil de lembrar. Eu acho mais fácil botar pra dentro da cabeça desse jeito, e aplicar na hora, do que pensar: o modo dórico é uma escala menor com a 6ª maior.


E daí pra frente segue a mesma lógica com os outros modos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a dúvidas de teoria musical