F-spaced para braço tbm?

    Autor Mensagem
    Thyago Almeida
    Veterano
    # jul/07


    Galera, achei q fose fácil encontrar informações sobre f-spaced por aki (até encontrei mts coisas legais), mas n achei exatamente a resposta pra minha duvida, então estou criando outro tópico.

    Eu sei q os F-spaced são projetados com um espaçamente um pouco maior para se adequarem às pontes tremolo e floyd rose.

    Tenho uma Ibanez Rg-450 Japan e vou trocar a captação dela comprando nos EUA. Mas eu n sei se devo comprar um F-spaced para o braço tbm. Os F-spaced são apenas para a ponte??? Eu posso usar um F-spaced na ponte e um normal no braço??? Ou ambos devem ser F-spaced, no meu caso???

    Slave of hell
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    parece q os do braço são normais mesmo...mas dexa alguém confirmar ou contra-dizer

    Mr.Sandman
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    cara, f-spaced como tu mesmo ja disse são captadores feitos para serem adequados as pontes tipo floyd.

    E sim, tu tem que troca os dois pelo tipo f-spaced, porque senão tu vai te uma perda de som nas cordas MI.

    tenho uma revista que fala sobre isso..vo cata aqui.

    Mr.Sandman
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Retirado da revistas "Cover Guitarra n°143":

    Pergunta: Os captadores instalados em guitarras com ponte do tipo Floyd Rose são diferentes daqueles colocados em instrumentos com ponte fixa?

    O luthier Edmar Luighi responde: Normalmente sim. O espaçamento de cordas em uma Floyd Rose é quase sempre maior (mais largo nas extremidades) do que na ponte fixa.
    Por isso, um humbucker - satisfatório em uma guitarra tipo strato, por exemplo - costuma comprometer o som da primeira corda (a popular 'mizinha') quando colocado em uma guitarra com ponte tipo Floyd Rose, proporcionando então uma diminuição de volume ou uma menor sustentação, já que a referida corda fica 'fora' da ação do campo magnético do captador.
    Praticamente todos os fabricantes possuem seus modelos de captadores em duas versões: um para uso com Floyd Rose e o outro para uso com ponte fixa, como é o caso da DiMarzio, que coloca na embalagem de seus captadores o termo F Spaced quando o mesmo é projetado para uso com Floyd Rose, e a Seymour Duncan, que já usa a nomenclatura Trembucker. Em ambos os casos, os captadores possuem campos magnéticos um pouco mais espaçados e abrangente para as laterais para que não haja perda de sonoridade. No entanto, existem pontes Floyd Rose que apresentam a mesma configuração de espaçamento de um ponte fixa. Usar captadores feitos para Floyd Rose em guitarras com ponte fixa algumas vezes pode dar errado, pois a 'mizinha' pode soar com volume mais baixo porque ficou 'mais para dentro', sem coincidir com o pólo do captador, que estão mais para fora.

    Thyago Almeida
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Mr.Sandman

    Pow, o foda é q o texto da revista n fala explicitamente se o cap do braço tem q ser F-Spaced...

    E tem uma coisa errada no texto tbm: os F-spaced tbm devem ser usados na maioria das guitarras com pontes Tremolo estilo Fender e isso pouca gente sabe...

    Mas ainda estou com a minha dúvida...

    Soulface
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Thyago Almeida
    Não precisa não... pode ser cap normal tb.
    Até pq eu posso estar enganado, mas eu não me lembro de ter visto nenhum captador específico para o braço (neck) com esse espaçamento.
    E tem outra... Mesmo q vc coloque um captador de espaçamento "normal" em uma guitarra com floyd e as cordas não fiquem exatamente em cima (no meio) dos polos, eu aposto meu outro braço (já apostei um semana passada num tópico de timbre de maderia) de q vc dificilmente sentiria a diferença.

    lukeswall
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    não tem diferença. o campo magnético não existe só em cima dos pólos. pelo que eu me lembro das aulas de física, o campo magnético formado pela linha de pólos formaria uma oval, algo parecida com dois patênteses, mas deitados.
    tipo isso: ()

    e essa oval se estenderia até depois de onde os pólos estão. se houver alguma diferença, é só questão de aumentar a altura do polo mais próximo e pronto. mas eu realmente acho impossível notar diferença, só em casos extremos.

    Soulface
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    lukeswall
    Exatamente...
    Senão daqui a pouco vai ter gente dizendo q se a corda vibrar demais, ela não vai ser captada! ahuehauehuaheuhaeuhaeuhauehuaea
    A questão é mais estética do q prática.

    TG Aoshi
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Soulface
    huahauhauhauah! Só não precisamos chegar a casos extremos! huahua!
    Outra vez fuçando o google, eu vi um cara em um fórum falando que madeira em guitarra é marketing, e teimava em dizer que não influenciava em porra nenhuma no som da guitarra!

    Soulface
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    TG Aoshi
    Só por desencargo de consciência, essa pessoa não usava o nick "Allanfly" não né?!

    TG Aoshi
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Soulface
    ahuahua! Não!

    Thyago Almeida
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Soulface

    Axo q a questão não é meramente estética não, cara! Senão não iriam gastar com pesquisas para projetar captadores especiais para Floyds e afins...

    Soulface
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Thyago Almeida~
    Mas eu não falei "meramente".
    Apenas falei q é MAIS estética do q prática.
    E eu desafio (lá vai eu mais uma vez colocar o meu saco à prova) qualquer um desse fórum q diga perceber a diferença, em um teste cego, entre uma guitarra com Floyd e um captador F-Spaced (Trembuker ou seja lá oq for) e outra guitarra tb com Floyd e um captador do mesmo modelo mas com espaçamento "normal".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a F-spaced para braço tbm?