SST62 + Roller Nut (Problemas)

    Autor Mensagem
    Icaro Camelo
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Icaro Camelo


    Mandei o luthier trocar o nut da guitarra e o cara quebrou um pedaçinho da madeira (entre o nut e a tarracha, o comecinho da escala), que ele tentou me enrolar colando, mas não ficou perfeito pq ela é toda envernizada e percebi qndo a luz bateu (fiquei com mta mta raiva), só vi em casa. Liguei pra ele hoje pra ele arrumar.


    Em todo caso, queria saber se ficaria bom "esteticamente" e resolviria o meu problema (a lasquinha remendada antes do nut) e em termos de afinação, colocar um roller nut no local.

    Me ajudem!

    Icaro Camelo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Ngm?!

    guilhermerizzo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Icaro Camelo

    Cara, não sei se o roller nut resolveria a questão estética. Acho que o luthier tem que fazer o reparo do que ele danificou.

    Se você optar pelo roller nut, tem dois detalhes que merecem atenção:

    1 - o roller nut é uma peça mais profunda que o nut comum, então para instalá~lo sem deixar as cordas muito distantes do braço o luthier vai precisar escavar um pouco mais a madeira.

    2 - a mão das stratos não é angulada em relação ao braço, por isso se usam aquelas 2 "borboletas" para abaixar as primeiras 4 cordas e obter a tensão ideal no nut. Dependendo do roller nut que você colocar, as cordas vão ficar soltas nas laterais e podem não ter a tensão necessária. Para solucionar isso pode ser necessário usar um abaixador em forma de barra para todas as 6 cordas...

    Icaro Camelo
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Icaro Camelo
    · votar


    guilhermerizzo
    A parte q ele danificou é exatamente a parte que ele vai precisar escavar, pra colocar o roller nut, ou seja, aquela antes do nut, o comecinho da escala (cor marrom).

    Não entendi mto a parte das abaixador de cordas. Será q seria realmente preciso trocar pelas barras?

    Tem como a gente se falar no MSN? O meu msn é o meu nick tudo junto, da hotmail.

    Vlw!

    guilhermerizzo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Icaro Camelo
    Eu não tenho msn...

    Você não precisa necessariamente trocar os abaixadores pela barra ( é uma só, como em muitos modelos com floyd ), mas vai ter que colocar as últimas 2 cordas com cuidado nas tarrachas, para deixar que elas saiam do ponto mais baixo possível e gerem alguma tensão no nut.

    Com o roller nut, dependendo do tipo, as cordas podem ficar sem nehum anteparo nas laterais. Nos nuts comuns de latão, grafite ou osso, cada corda tem um friso profundo, que prende a corda no lugar, evitando que ela se desloque lateralmente. Os rollers são lisos ou têm um friso muito raso. Isso pode causar deslocamentos se você executar bends nas primeiras casas, caso a tansão no nut seja baixa, devido à falta de angulação entre a mão eo braço.

    belinox
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Se vai ficar bom eu não sei...
    Mas que vc deve trocar de luthier isso vc deve...
    Danificar o intrumento e ainda tentar mandar um remendo sem comunicar ao cliente eh uma falta grave na minha opinião...

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Icaro Camelo
    Aew cara, tenho uma tagima 635 (aquela série antiga da tagima q tbm era parecida com a fender) e tou na maior dúvida se vendo ou não minha tagima para comprar uma shelter igual a sua, o q vc acha? Seria trocar 6 por meia dúzia, ou vc acha q vale à pena mesmo? Vc jah tocou numa tagima?

    Icaro Camelo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    edilsonaragaojr
    Nunca toquei nas 635, mas já toquei na 735 Special. Com certeza a Shelter é melhor, pelo menos eu achei. Sou de Fortaleza tb.

    Icaro Camelo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    guilhermerizzo
    Então pra não ter esse problema das cordas escaparem, compensa mais colocar um locking nut?

    guilhermerizzo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Icaro Camelo

    Não! Lockin nut não é o caso. Isso só funciona com microafinação.

    Na verdade minha sugestão para você é mais simples. Não troque o seu nut por causa da lascada que o luthier deu.

    O estrago foi muito grande? Se não foi, desencane.
    Como está a afinação?

    A strato não funciona bem com roller nut. Eu só colocaria um se a ponte fosse flutuante (tipo wilkinson).

    Com ponte standard o ideal é um nut tradicional, de grafite ou latão, para evitar que a guitarra desafine após o uso da alavanca - que aliás, no caso das stratos com ponte standard, deve ser comedido, como um trêmolo sutil.

    Icaro Camelo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    guilhermerizzo
    Já vi algumas Fender com roller nut, vc nunca viu?! Fikei encanado agora vc me dizendo das cordas ficarem "soltando" nas laterais.

    Vlw kra!

    Penta_Blues
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Boa tarde!!!

    Icaro Camelo
    queria saber se ficaria bom "esteticamente" e resolviria o meu problema (a lasquinha remendada antes do nut) e em termos de afinação, colocar um roller nut no local.
    Na minha opinião, talvez esteticamente possa se resolver o problema. Só que esse é o menor de seus problemas...
    O Rollernut deve ser instalado de maneira que as cordas fiquem apoiadas exatamente onde ficariam se um nut comum ali estevesse instalado, ou seja, dependendo da extensão do dano na escala, não será possível retirar toda a parte quebrada apenas para conserta-la esteticamente, pois isso diminuirá a distância entre o ponto de apoio das cordas no nut e os trastes instalados na guitarra. Consequentemente... Desafinação.
    Valeu!!!

    Icaro Camelo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    O dano foi coisa pouca, pouca msm, apenas uma lasquinha, mas pra mim é chato saber q com menos de 1 semana de guitarra nova já aconteceu esse dano.

    Pensei no roller nut tanto pra dar um upgrade na guitarra como pra essa parte estética, entendeu?!

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Icaro Camelo
    Ah cara, mas tbm a comparação q vc fez neh...Se fosse assim tinha q ter comparado com a shelter sst1 (a linha inferior) a 735 normal eh uma ótima guitarra (nem se compara com a special) mas a 635 ainda eh melhor, pois eh handmade...Me diz aew, em q luthier vc levou sua shelter, q foda hein... =[

    Icaro Camelo
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Estava dando uma olhada nas guitarras do Jeff Beck e vi que ele usa roller nut e NÃO USA abaixador de cordas.


    http://www.fender-brasil.com.br/produtos/produto.php?produto=5418&linh a=505&categoria=guitarra#1

    Vocês acham que posso colocar um roller nut na minha, pra solucionar o problema?!

    Icaro Camelo
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Estava dando uma olhada nas guitarras do Jeff Beck e vi que ele usa roller nut e NÃO USA abaixador de cordas.


    http://www.fender-brasil.com.br/produtos/produto.php?produto=5418&linh a=505&categoria=guitarra#1

    Vocês acham que posso colocar um roller nut na minha, pra solucionar o problema?!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a SST62 + Roller Nut (Problemas)