Tablatura & Partitura

    Autor Mensagem
    PhoTs
    Veterano
    # jun/07


    Oi galera!

    Eu aprendi guitarra e me considero num nível intermédio... sei ler tablaturas mas não sei ler partituras


    Há vantagens em saber ler partituras? Da mais jeito? Voces sabem ler?

    r2s2
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    PhoTs
    Há vantagens em saber ler partituras? Da mais jeito? Voces sabem ler?

    Todas as vantagens possíveis. Vc evolui em termos de musicalidade e ritmo. Vale muito a pena, é um investimento altamente rentável, é como afiar a faca, ela vai cortar melhor, bem melhor.

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Claro! Muito mais vantagens!

    A partitura te habilita a tocar uma música que vc nunca ouviu, enquanto a tab te obriga a conhecer a música para saber os tempos, pausas, etc...
    Além disso, a partitura é muito mais precisa, pois além do ritmo e altura(notas), pode-se especificar a dinâmica(volume), entre outros.
    A tablatura também tem a desvantagem de "sugerir" uma digitação pronta, coisa que na partitura, a pessoa é levada a desenvolver a sua própria digitação(o que é mais criativo e musical).
    Não tenha medo em aprender a ler música, não tem segredo nenhum...e com a prática constante vc fica cada vez melhor.

    rafaelbretas
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: rafaelbretas
    · votar


    Sempre usei partitura para teclado e piano e tablatura para guitarra.
    A partitura é um método extremamente limitado para guitarra justamente por não sugerir uma digitação.

    E na tablatura também dá para especificar a dinâmica das notas, assim como o guitar pro faz.

    E a principal desvatagem da partitura é pela guitarra não possuir uma afinação 'fixa', ou seja: se você mudar a afinação da guitarra precisa reaprender toda a escala, ao passo que a tablatura já sugere a posição em uma afinação predeterminada.

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    A partitura é um método extremamente limitado para guitarra justamente por não sugerir uma digitação

    Eu acho justamente essa uma vantagem da partitura! A tendência de quem só sabe tab é aprender apenas aquela digitação e não tentar outras, que além de exercitar a criatividade e a fundamentação de um estilo próprio, as vezes atrapalham a pessoa, porque em determinada digitação o que é fácil para alguém, fica difícil para outro.

    E a principal desvatagem da partitura é pela guitarra não possuir uma afinação 'fixa'
    Esse é um engano causado por quem escreve a partitura de guit. Há vários instrumentos que tb mudam de afinação e não tem problemas com isso na partitura(posso citar o baixo acústico, que com arco há muitas peças em que ele é afinado um tom acima). Basta escrever a transposição no começo SEM alterar as notas escritas.
    Por exemplo, se vou transcrever algo com a guitarra afinada uma terça maior abaixo, basta avisar no início e escrever a corda mais grave(que na nova afinação seria dó)como um mi normal. Pronto, ninguém tem que reaprender nada, vc vai ler mi, mas a guitarra vai soar dó, e segue tudo certo! Mas tem gente que na hora de transcrever comete o erro de passar a escrita da corda para a afinação nova, aí complica tudo!
    É comum por exemplo no baixo acústico com arco solo, haver 2 partes de acompanhamento de piano(1 afinação normal e a outra tom acima), mas apenas 1 parte de baixo solo, pois a leitura é a mesma...

    Edu Hendrix
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Com certeza...
    Depois que aprendi a ler,meus solos ficaram mais ritmados e com um pouco mais de técnica!
    Recomendo!

    PrDan12
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Eu não consigo ler!

    Eu começo tocar o ouvido assume e pronto!

    É fogo! Mas é legal pelo menos você entender uma partitura!

    Mega
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    A partitura é um método extremamente limitado para guitarra justamente por não sugerir uma digitação.
    ???
    E só por isso é limitado? Se não sugere digitação é justamente o contrário, vc pode usar a que lhe for melhor, simples assim.

    Leo_FS
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    rafaelbretas
    preguicoso vc ein !


    Bom , quanto a partitura , eh de extrema importancia para musicos de estudio por exemplo . Musicos acompanhantes de bandas , entre outros ( compositores etc etc.. ) ,, mas se seu objetivo eh tokar solo do metalica para um amigo , tokar musicas do Iron Maiden num show de bar e talz ... ai nao precisa . Ajuda , LOGICO . tudo eh bem vindo . Ajuda a conhecer melhor os instrumentos , triades , tetrades .. enfim ... tudo . Mas vc quem sabe..

    Eu recomendo . pegue o livro de Berklee : A modern num sei oq for Guitar Volume 1 . eh todo em partitura . Ele ajuda a desenvovler habilidade nas maos e sua leitura . RECOMENDADISSIMO ! eu tenho imprimido aqui em casa e to estudando usn 20min todo dia pra treinar leitura . Uma nocao basica eh bom ter neh

    rafaelbretas
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    makumbator

    Não sabia isso do baixo, realmente facilita MUITO a vida para ler partitura.


    Leo_FS

    Como disse algum cara aí que eu não lembro o nome:
    "A preguiça é a mãe do progresso: se o homen não tivesse preguiça de caminhar não teria inventado a roda."

    Justamente por isso alguém teve a miraculosa idéia de inventar um método de escrita mais prático para guitarra (não sei para o quê foi inventada a tablatura originalmente).

    Quanto a ler partitura.... eu leio razoavelmente bem e rápido para quem já fez alguns anos de piano e teclado.... mas decorar as notas nas casas de guitarra? Até hoje sempre que tentei fracassei, minha memória não ajuda em NADA, e meu ouvido é PÉSSIMO, não consigo identificar nota NENHUMA de ouvido. hehe. E ficar a vida toda contando casa pra achar a nota num dá, né?
    Vo até procurar esse livro... preciso de um bom método pra decorar as notas.
    Valeu!

    makumbator
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    rafaelbretas

    A tablatura é até mais antiga que a partitura, anterior a idade média. Claro que reconheço a facilidade da tab em expor uma digitação específica(coisa que usando apenas partitura fica difícil), mas o ideal é juntar as duas coisas

    Raizen
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Se você souber ler partituras isso ajuda muito sua evolução musical. Dá para você estudar, por exemplo, uma música de piano e tentar transcreve-la para a guitarra...fora que você toca a música sem nunca ter ouvido ela antes devido a amrcação de tempo...etc etc.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tablatura & Partitura