de partitura para tablatura

    Autor Mensagem
    Cyber Vegeta
    Veterano
    # dez/04


    como converto uma partitura para tablatura?
    consigo identificar as notas na partitura, mas nao sei em q lugar executa-las no braço da guitarra

    Mera
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Cara, tenta aprender a localizar as notas no braço do instrumento. Pega a escala com todas as notas e vai vendo elas estao no braço, isso será mto útil não apenas se quiser ler partitura, mas no desenvolvimento músical tb.

    Cyber Vegeta
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    nao, veja só:
    eu sei identificar as notas na partitura(não de cara né... eu ainda tenho q ficar contando no dedo hehe)
    eu tb sei identificar as notas no braço do instrumento(mais rapidamente doq eu identifico na partitura, mas ainda tenho q ficar contando hehe)

    o meu problema é q se por exemplo, eu vejo um Dó na partitura, eu não sei aonde executar esse Dó na guitarra

    bom.. se eu fiz as contas corretamente, eu encontrei 12 lugares para se fazer a nota dó na minha guitarra... o problema é esse: qual dos 12 será o certo?

    (talvez eu não tenha entendido oq vc quis responder........)

    Adriano Medeiros
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    dica: acho q o mais adequado é, tipo, a nota sol da corda 3 é equivalente a clase de sol, a segunda linha de baixo pra cima

    ricardo metallica
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    isso , a linha onde fica a clave sol eh a terceira corda , i a linha acima desta eh a corda si (2º) a partir dai vc vai tirando

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Cyber Vegeta
    Acho que entendi teu problema. Nos caso da guitarra, a partitura vai indicar qual oitava da nota você tem que tocar, porém não indica a localização dela no braço. Vou tentar explicar melhor:

    No piano, você têm as notas dispostas apenas horizontalmente, iniciando-se a partir do Dó. As teclas brancas são as notas naturais (Dó, ré, mi, fá, sol, lá e si) e as pretas sâo os sustenidos (ou bemóis). Iniciando da esquerda pra diretira, fica assim: Dó, Dó#, Ré, Ré#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol#, Lá, Lá# e Si. Após isso, as notas passam a se repetir na mesma sequência. Porém, uma oitava acima. Sendo assim, no piano você nunca vai ter a mesma nota, na mesma oitava, em dois lugares diferentes.

    Na guitarra, você têm as notas dispostas horizontalmente E verticalmente. Se você iniciar da 6º corda solta (nota Mi) e seguir horizontalmente (numa guitarra com 24 casas), vai ter: Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol#, Lá, Lá#, Si, Dó, Dó#, Ré, Ré#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol#, Lá, Lá#, Si, Dó, Dó#, Ré, Ré# e Mi. Repare que, na apenas na 6º corda, você já tem três notas Mi. Porém, todas estão em oitavas diferentes e portanto, possuem diferentes representações na partitura. Se você analisar as outras cordas, vai reparar que as notas vão estar sempre se repetindo nessa sequência. Algumas oitavas vão se repetindo e outras novas vão surgido.

    Ex:
    - Mi (6º corda solta) e Mi (4º corda, 2º casa) = mesma nota, oitavas diferentes
    - Mi (6º corda, 12º casa), Mi (5º corda, 7º casa) e Mi (4º corda, 2º casa) = mesma nota E mesma oitava
    - Mi (6º corda, 24º casa), Mi (3º corda, 9º casa) e Mi (1º corda solta) = mesma nota E mesma oitava

    Moral da história: você só precisa saber a qual das oitavas o símbolo da partitura está referindo e localizá-la no braço, na posição em que achar mais adequada para tocar.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    "a nota sol da corda 3 é equivalente a clase de sol, a segunda linha de baixo pra cima"
    Isso se a partitura estiverem clave de Sol.

    Cyber Vegeta
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    certo, e como eu identifico a qual 8ª pertence uma nota q eu vejo na partitura?

    e como eu sei que uma nota na guitarra pertence à primeira oitava, segunda oitava, etc..?

    Mera
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: Mera
    · votar


    Tome como base o sol da clave de sol que estah na segunda linha do pentagrama. Esse sol corresponde a corda sol solta. A medida que vai subindo as linhas, vai subindo as notas, as msm coisa vale qnd vai descendo as linhas.
    Por ex: a primeira linha eh o E da segunda casa da corda D, o primeiro espaço eh o F da terceira casa da corda D, a segunda linha eh o G da quinta casa da corda D ou a corda G solta.
    Ai eh soh ir vendo em q oitava vai estar e encontrar a nota no braço.

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Cyber Vegeta
    Aí é como os caras falaram antes. Considerando que a partitura esteja em clave de sol, a nota na segunda linha (de baixo pra cima) é o sol equivalente à 3º corda solta. Como falei antes, esse mesmo sol (mesma oitava), você vai encontrar em vários lugares no braço:

    - 6º corda, 15º casa
    - 5º corda, 10º casa
    - 4º corda, 5º casa
    - 3º corda solta

    A partir daí, basta você saber que subindo nas linhas (e espaços) da partitura, você estará indo no sentido ascendente das notas. Então, a nota no espaço entre a segunda e terceira linhas da partitura é nota seguinte ao sol, ou seja, um lá. E assim por diante....
    O mesmo vale para quando você desce nas linhas da partitura. Você estará indo no sentido descendente das notas. Portanto, a nota entre a primeira e segunda linhas da partitura é a nota anterior ao sol, ou seja, um fá. E, novamente, assim por diante...

    Cyber Vegeta
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    BlaCk LaBeL
    - 6º corda, 15º casa
    - 5º corda, 10º casa
    - 4º corda, 5º casa
    - 3º corda solta

    então, a duvida está justamente aqui: como vc chega à conclusão de q essas notas G estão na mesma oitava?

    Mera
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    pela afinação das cordas:
    E5
    B4
    G4
    D4
    A3
    E3

    Ai em cima está a nota em que cada corda está afinada e logo após a oitava a que ela pertence. Ai soh seguir a escala e ver em que oitava está cada nota (a primeira lah em cima eh a afinação da corda mais aguda e a de baixo a mais grave)

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Cyber Vegeta
    A idéia é simples, cara. Por exemplo... se você vai afinar a 5º corda a partir da 6º corda, como você faz? Você tenta deixar o som do Lá (5º corda solta) igual ao som do Lá (6º corda, 5º casa), né? E porque isso? Por que são a mesma nota, na mesma oitava. Agora... o que é possível concluir a partir disso? Que as notas da 5º corda são exatamente as mesmas notas da 6º corda a partir da 5º casa. Sendo assim, o Dó (5º corda, 3º casa) é o mesmo que o Dó (6º corda, 8º casa). O Ré (5º corda, 5º casa) é o mesmo que o Ré (6º corda, 10º casa). E olha só... esse Ré da 5º corda não é o mesmo que você usa pra afinar a 4º corda solta? Logo, eles são idênticos. Sendo assim, as notas da 4º são exatamente as mesmas notas da 5º corda a partir da 5º casa. E assim por diante...

    Cyber Vegeta
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: Cyber Vegeta
    · votar


    vejamos se eu entendi.
    seguindo as explicações dadas por voces, entendi assim:
    por exemplo... se a a 2ª corda solta é B na 4ª oitava, as notas dessa corda, são:
    Corda solta: B
    Primeira casa: C
    E assim segue com: C#, D, D#, E, F, F#, G, G#, A, A#, B
    Esse ultimo B está na 12ª casa, ou seja, uma oitava acima do B da mesma corda quando tocada solta, ou seja: 2ª corda, 12ª casa, já estamos na quinta oitava.
    Então, a partir daí, temos na 13ª casa C na 5ª oitava, e seguindo assim, iremos encontrar E na 5ª oitava na casa 17.
    Se a segunda corda na 17ª(estou considerando a afinação padrão) casa corresponde a um E na 5 oitava, e se a primeira corda solta tb corresponde a um E na 5ª oitava, temos que essas duas notas são iguais(mesma nota E mesma oitava):
    <pre>
    e-0--
    B-17-
    G----
    D----
    A----
    E----
    </pre>

    concluí corretamente??

    Cyber Vegeta
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    eh.. tetando no guitarpro, acho que vi que meu raciocinio está furado :(
    aonde eu errei?

    Cyber Vegeta
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    já me liguei.
    notas da segunda corda:
    B, C(aqui, na primeira casa, nós já começamos a quinta oitava), C#, D, D#, E
    Aqui sim temos E na 5ª casa como um E da quinta oitava q, agora sim, parece estar na mesma oitava que a primeira corda tocada solta.

    agora sim tá certo?

    MacCa
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Cyber Vegeta

    Você vai ter que saber a tessitura do braço da guitarra. Lembre-se que ela trabalha na clave de Sol, que envolve notas médias e agudas...

    MacCa
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Se eu não me engano, o primeiro dó da guitarra é o dó 4...

    MacCa
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Mas não tenho certeza, tenho que pegar dee volta meu livro, e consultá-lo...

    Cyber Vegeta
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    e oq é a tessitura do braço?

    Cyber Vegeta
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    agora acho que consegui ;)
    peguei a partitura de uma escala aqui e fui montando a tab dela. daí joguei no guitarpro essa tab e a partitura q ele mostrou é a mesma q eu usei no começo

    Cyber Vegeta
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    desculpem a insistencia, mas agora.. como eu identifico a oitava na partitura?
    eu consegui converter uma partitura para tab partindo da premissa de q se a partitura tiver na clave de sol na segunda linha, então essa segunda linha equivale à corda G solta, com isso eu sei que a segunda linha está na terceira oitava e daí consigo me virar com o resto.
    mas se a partitura tiver em outra clave, em outra linha?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a de partitura para tablatura