Guitarra do malmsteen, ponte trêmolo e mais algumas dúvidas

    Autor Mensagem
    edilsonaragaojr
    Veterano
    # jun/07


    Olá pessoal, tenho uma tagima 635 que comprei usada e sem alavanca, sou canhoto e gostaria de tirar algumas dúvidas com vcs...Estou kerendo ter um equipamento mediano pra poder tocar, nada profissional, mas algo pelo menos com um som um pouco definido e estável...Por isso optei pela strato 635 left hand...A guitarra é ótima, porém eu fiz alguns ajustes...Mandei blindar os captadores (melhorou o som 100%), abaixei a ação das cordas, e mudei o calibre para 0.10. Eu curto muito strato, principalmente Malmsteen, acho muito legal os efeitos q ele tira com uma strato, sendo similares aos de uma floyd rose (claro, dentro das limitações de uma ponte trêmolo)...Eu recentemente adquiri uma alavanca compatível com a rosca da minha ponte, porém ela eh para destro (sendo portanto curvada na direção oposta...nada que um torneiro mecânico não possa resolver, ou até mesmo umas simples marteladas...eh galera, canhoto sofre mesmo...). Tenho algumas dúvidas...gostaria de ter um som estável, mas percebo q, quando uso a alavanca, desafina tudo...Usei a busca e vi q isso eh normal, pois a ponte trêmolo como o próprio nome jah diz, eh pra ser usada com cautela...aí vão as perguntas...
    1-) Eh vantajoso colocar um roller nut? (melhora muito a afinação?)
    2-) A guitarra signature do malmsteen tem roller nut? Pq pelo q vi acho q eh soh um nut normal...
    3-) A guitarra do malmsteen tem tarracha com trava?
    4-) Li em alguns posts q eh recomendável usar pó de grafite, será q soh o pó de grafite seria o bastante?
    5-) A guitarra signature do malmsteen tem back box?
    6-) O back box traz prejuízos ou desequilibra a afinação
    7-) O escalope traz prejuízos ou instabilidade?
    8-) Qual a profundidade recomendade para o escalope (sem q haja algum prejuízo físico ou de afinação)

    Desculpa o excesso de pergunta, eh q canhoto sofre galera...Como o panucci disse, até os knobs são trocados (a numeração, claro q isso eh frescura, mas vcs não imaginam o quanto eh difícil achar guitarra pra canhoto, ponte pra canhoto, tarrachas para canhoto, alavanca para canhoto...)

    Obrigado pela compreensão, agradeço a todos...

    Arc
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Arc
    · votar


    daki a pouco os fas de malmsteen te ajudam aki...

    7)se o braço tiver com tendencia de se empenar...se escalopar vai aumentar essa tendencia...outra coisa eh nao se acostumar com as casas escalopadas neh...
    8)sobre essa pergunta tem um monte de topico...mas cara...se vc nao tiver conhecimento de luthieria nem vale a pena tentar isso...leva num luthier q rende bem +

    quanto a afinacao...acho q eh má regulagem da ponte, sei lah...
    boa sorte ae

    daniel_guitar
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    So sei responder essas tomare q ajude


    1- melhora mas o ideial mesmo seria colocar o roller nut e tarrachas com trava da gotoh

    5- não mas se n me engano ele usa a ponte mais levantada pra poder usar a alavanca pra cima e pra baixo jah vi algum video assim

    6- perde o sustain da guitarra e deve ficar ruim com tremolo sem ser micro-afinação

    7- se bem feito não vai causar nd

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Arc
    daniel_guitar
    Valew pelas opiniões galera, a propósito, vou mandar um luthier fazer o escalope e tou pensando ainda se vale a pena ou não um roller nut...Haja vista q a guitarra do malmsteen nem tem...Claro q a dele eh uma fender neh...deve ter umas tarrachas magnum lock...

    Vamo lah galera, ajudem aew...

    daniel_guitar
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    as novas signatures tao vindo com nut de bronze

    mazellan
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    edilsonaragaojr
    pq num faz uma coisa d kd vez?
    escalopa e trok as tarraxas....c vc axar q tah precisando poe um roller nut.....c num precisar.....economiza money neh...

    kaus
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    não entendo querem chegar o mais próximo do som do malmsteen ai vão lá destroem a coitada da tagima escalopando

    tá mas muita gente esqueçe que os amps da gorda histérica e a pegada fudida dele com cordas 008 é que fazem o verdadeiro som malmsteen

    isso custa caro

    na boa dá de tocar malmsteen até em les paul não precisa timbrar igual porra basta tocar certinho que fica foda isso vai de cada um ué

    mazellan
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kaus
    eh.....
    eu toquei numa guitarra escalopada...
    axei mto estranho a pegada do braço...prefiro normal msm

    mas c o kra quer escalopar...dexa ele
    c ele usou a busca ele devera saber q escalopar naum fara ele tocar mais rapido qto mais igual ao malmsteen....
    axo q c ele curte esse tipo d braço....eh esquema..

    sugesto
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    edilsonaragaojr
    cara, não dá pra usar a guita do malmsteen como molde
    pra vc melhorar a sua, ele não usa tagima
    vc pode usar o timbre dele como molde pra chegar no seu,
    mas a sua tem alguns problemas (pelo que eu li), que não provavelmente não serão resolvidos utilizando os mesmos recursos que a guita dele tem

    1 - acho sim que você deveria colocar um roller nut, vai diminuir o sustain um pouquinho, mas ajuda a estabilizar a afinação. Se puder, compra um schaller.
    2 - isso eu não sei
    3 - tb não sei, mas independente disso, a sua poderia ter, acho que vai ser uma mão na roda pra você, que gosta de usar a alavanca
    4 - só o pó de grafite não faz tanta diferença assim. cordas bem enroladas, com pó de grafite nos sulgos (é sulgos mesmo?), com tarrachas com trava e um roller nut fariam toda a diferença
    5- não sei também
    6 - back box é pra floyd rose, até onde eu sei... com uma ponte trêmulo, dá pra vc alavancar pra frente (puxando a alavanca na sua direção), com o back box dá pra vc puxar pra trás e pra frente... na verdade, isso não é nada bom pra guita, por causa da tensão em cima do braço e do corpo também... tem que ter um floyd muito bom, com um braço estável pra usar isso (na minha opinião)
    7 - o prejú é que não dá pra voltar atrás, só colocando outra escala... se vc não gostar, vai se arrepender muito... hehehehe
    se teu braço não for muito estável, não faz pq aí ele enverga total
    não sei essa tua guita, não conheço muito bem as tagimas, mas se o braço for de marupá, melhor não fazer isso hein!
    8 - isso é melhor vc ver com um luthier...

    cara, mas olha só
    eu tb sou canhoto, tenho guita de canhoto tb,
    e esse negócio de tarracha pra canhoto é mito
    isso não existe... tanto é que eu to pra instalar um jogo na minha,
    um jogo normal... o que faz toda a diferença é a instalação
    quanto às outras peças, procura com a condor, que distribui peças no brasil inteiro, que eles sempre tem um "canal" ou a peça mesmo
    (claro que sai mais cara que uma de destro, tipo uma ponte)
    abraço!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    edilsonaragaojr
    1) Sim, é.
    2) Sim, o nut é lubrificado com grafite pelo técnico dele.
    3) Não, mas seria uma boa vc colocar, até porque o sueco não tem apenas uma guitarra, mas um montão e quando desafina no show ele pega outra.
    4) Sim, mas não basta. É preciso ter uma ponte de boa qualidade, devidamente regulada, lubrificada, com molas novas e as cordas tem que estar corretam,ente presas nas hastes das tarrachas.
    5)Não.
    6) Sim, o "back-box deixa a ponte instável e é mais difícil regulá-la, ademais reduz a sustentação.
    7) Não se for feito por um luthier competente e o braço for bem confeccionado.
    8) 3mm.

    Se vc é canhoto, uma haste de alavanca comum também vai servir. Jimi Hendrix usava guitarras padrão e fez o que fez.
    Esqueça o gordo sueco e faça o seu som, desenvolva sua técnica e melhore sua pegada, até porque vc não é ele, não tem a grana dele nem os equipos dele.
    Abç

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Valew pela ajuda cara...

    "Esqueça o gordo sueco e faça o seu som, desenvolva sua técnica e melhore sua pegada, até porque vc não é ele, não tem a grana dele nem os equipos dele".

    Só keria ter um instrumento estável e bem regulado onde eu pudesse dar algumas alavancadas e ter uma pegada mais confortável.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    edilsonaragaojr
    Leve sua guitarra a um bom luthier e converse com ele.
    Abç

    mazellan
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    edilsonaragaojr
    veja q guitarra escalopada eh diferente de pegada confortavel...
    ela eh mto boa pra dar bends e vibratos..
    mais eu num gostei d tocar numa naum...
    qdo eu segurava o braço...akelas casas fundas....axei ruim..sei lah

    sou bem mais uns trastes jumbo soh

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    mazellan
    Hum...massa cara...os meus trastes são médio jumbo...eh phoda q não tenho como tocar em uma guitarra escalopada...nesse caso acho q vou soh comprar um roller nut, tarrachas com trava e soh...=]

    Valew aew pessoal...

    danilomagacho
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    edilsonaragaojr

    Compre um Roller Nut de verdade... o pessoal tá vendendo uns baratos por aí que são 2 cordas por Roller e são duros pra caramba de girar... estes são só enfeite, compre um Roller Nut de boa qualidade, um roller por corda, etc...

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    danilomagacho
    Cara...valew mesmo pela dica...Tava pensando em comprar esse roller's de duas cordas por rolamento, pq era mais barato...quer dizer q não comepensa mesmo não eh? Soh presta se for o LSR da Fender? Pq se for, nem vou por roller nut...Vou por soh as tarrachas com trava mesmo, senão vai sair muito caro pra mim, além do q, acho q soh as tarrachas jah devem resolver o problema...

    Zeraus
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    A hora que os fiéis da igreja universal do reino de malmsteen aparecerem aqui vão excomungar todo mundo por chamar o deus deles de gorda histérica sueca huahuahuahuahhh :D
    Vai ser engraçado :)

    Mas espero que ajudem o dono do tópico.
    E dá-lhe catequese! kkkkk

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Zeraus
    Herege! Respeite o Deus da guitarra! Não está vendo q estou apenas tentando segui-lo conforme manda a bíblia de Yngwie? Estou tentando tornar a minha guitarra o mais parecido possível com a do mestre...

    Blackus
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Zeraus
    cara, tu é novato e nem tava aqui na época que isso acontecia, ta falando o que?

    danilomagacho
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Blackus

    O pessoal se contagia... algumas coisas nunca mudam... Malmsteen, Slash...

    mazellan
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    edilsonaragaojr

    ah...tenta testa..da uma pesquisada ae po..
    tem akelas tagimas do juninho e do ardanuy...servem meio q de base..
    procura elas...aih testa...
    eu num gostei..mais vc pode gostar ueh...

    Zeraus
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: Zeraus
    · votar


    Blackus

    To falando sim. E dai? Vc tem algum problema com novato, compadre?

    E isso nao me impediu de ter lido uma boa parte do tópico "Biblia do Malmsteen" e achado engraçado da mesma forma.

    Se liga.

    Se vc prestar um pouco de atenção no que escrevi acima, vai perceber que eu estava simplesmente comentando o que OUTROS falaram de Malmsteen. Eu mesmo não disse uma palavra sobre ele.

    Tua acha que é quem pra tirar os outros sem motivo?

    Agindo assim vc tá representando mal o lugar!

    Se o fato de voce nao ser mais novato te torna tão superior, então AJA de maneira elevada como o seu "ranking"e seja um bom anfitrião, ok?

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Zeraus
    Blackus
    Calma galera, vamo ficar na paz...

    mazellan
    Eh cara, o phoda eh achar dessa para canhoto...mas vou testar, vou fazer umas modificações na minha...

    Zeraus
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    edilsonaragaojr

    To de boa :)

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Zeraus
    blz cara...

    ddovoador
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    tambem tô pensando em deixar minha guita (squier california ssh ) mais malmsteenística...hehe só que só quero mudar a captação o meu problema é que malmsteen usa singles em formato de Humbucker e eu não qual é o dimarzio similar em formato humbucker

    phelipejames
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    1- sim ajuda um pouco, mas se seu nut for de boa qualidade basta passar grafite
    2- naotem, ele usa um nut de bronze lubrificado
    3- nao tem, mas tarrachas com trava da gotoh ajudam mta coisa em segurar a afinacao
    4- limpeza e po de grafite acredito que sao o suficiente
    5- nao tem, ele usa as molas mais frouxas para que a ponte se levante um pouco, assim ele consegue alavancar para traz tambem
    6- nao tem porque voce fazer um back box, so se vc fosse colocar uma ponte floyd rose na guitarra, e um servico caro e nem sempre vale a pena, tirando isso nao acho bom fazer
    7- dependendo do seu braco vai dar uma enpenadinha, e vai ganhar mais agudos no som
    8- a profundidade recomendada e o bastante para que vc nao encoste o dedo na madeira quando pressionar a corda(entre 1,5 milimetros e 2,5 milimetros)

    obs: tenho uma guitarra groovin dakelas bem safadas, ja faz um ano que eu a escalopei e nunca tive problemas no braco uso a ponte dela flutuando que nem a do malmsteen, e desafina mt pouco esta com tarrachas fender standard, acredito que se vc fizer na sua nao tera problemas

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarra do malmsteen, ponte trêmolo e mais algumas dúvidas