Tornando a Shelter SST62 uma guitarra pro

Autor Mensagem
Chris Cole
Veterano
# set/07
· votar


blima
a guitarra é linda, mais pra comprar eu testaria antes, logo importar não seria bem o que eu procuro, não pra investimento inicial, e não sei se vou comprar um Strato, ou essa SX Poison. Vamos ver os equipos nas lojas e os preços antes.

thmenezes_RJ
Veterano
# out/07 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


Bom galera desviaram legaaal da minha pergunta então vo fazer de novo rsrsrs

To querendo turbinar a minha SST 62 e esse tópico é sobre isso...
Tava pensando em por caps Stellfner nela, já li bastante coisa sobre eles aqui no fórum, já estou convencido de que são bons.

A minha dúvida é a seguinte: Não quero por stacks, então sobram os Slight e os Strators. Acho os caps da SST62 (originais) bons de timbre, mas um pouco agudos em excesso. Queria um tipo que melhorasse a definição das notas na saturação e cortasse um pouco desses agudos.

O Kairi me indicou o Malagoli Alnico Blues, esse pareceu fazer bem esse tipo de coisa, mas to mais pelo Stellfner, porque é mais barato e to sem grana. Tem 4 tipos de Strator e 2 tipos de Slight... se alguem puder me indicar os melhores tipos pra SST, eu agradeço.

abs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/07
· votar


thmenezes_RJ
Os Strators são bons captadores. Atente apenas para o fato de que vc deve colocar o de maior "ganho" (ou "saída") na ponte.
Abç

thmenezes_RJ
Veterano
# out/07 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


Bertola

Eu toco em bandas que utilizam o som muito swingado e uso o cap do meio/braço pra tocar as bases limpas com swing. E uso o do braço quando vou fazer solos e o da ponte quando vou fazer bases, com distorção.

Fico na dúvida, acho complicado trocar pick ups porque n é igual a um pedal ou guitarra, que vc testa, mexe e etc... é trocar e pronto.

Olhando os tipos de strators q eu vi no site, e os desenhos que eles mostram as equalizações, fiquei pensando: hard na ponte e no braço e soft no meio. Mas eu não sei. O que você recomendaria pra fazer essa troca e ficar com o som mais típico de strato ?

abs

kairi
Veterano
# out/07
· votar


Se for comprar strato, compra um Shelter FST62 em ASH, e põe os Malagoli/Stellfner

Se for de Cort, pega a X11, as novas estão vindo com EMG's de fábrica

GmsBlues
Veterano
# out/07
· votar


kairi
Você confundiu... ele já têm uma SST62. Os strators que ele quer comprar são modelos de captadores da Steelfner.
E até onde me lembro não há FST62 em Ash, só em Alder...

Abç,

kairi
Veterano
# out/07
· votar


GmsBlues
Ah, sim.

Existe sim, uma série em ASH.

;)

paulgilbert
Veterano
# out/07
· votar


vou pra teodoro amanhã tentar achar uma fst baratissima

ou uma sst62 ash barata também...

só a ash tem traste jumbo ou as sst normais também tão vindo com traste jumbo?

Sub_Zero
Veterano
# out/07
· votar


paulgilbert
só a ash tem traste jumbo ou as sst normais também tão vindo com traste jumbo?
As SST 62 normais vem com trastes vintage, mas o braço é muito bom na minha opinião.

kairi
Veterano
# out/07
· votar


paulgilbert
Exato, do it man! (y)

thmenezes_RJ
Veterano
# out/07
· votar


então galera

Partindo de que eu já tenho a SST62
e que eu já decidi por pickups Stellfner Strator

Dentro dessa linha, o que vcs recomendam ? Pois existem 4 tipos diferentes de strator... 2 ceramicos (hot e hard) e 2 de alnico (soft e clean).

Os cerâmicos são menos agudos... e são mais baratos. Eu queria um que fosse um pouco menos agudo que o original. E outra coisa, eu andei lendo por aqui que não era legal misturar os cerâmicos com os de alnico, porque um desmagnetiza o outro com o tempo.

Sendo assim: Dentro dos 4 tipos de strator, o que vcs recomendam pra braço, meio e ponte ?

valeu
Abs

thmenezes_RJ
Veterano
# out/07
· votar


então galera será que alguém pode dar uma força ?

Alguém sabe onde posso ouvir algumas demos que mostrem a diferença entre eles... ?

valeu

kairi
Veterano
# out/07
· votar


thmenezes_RJ
Estou upando este tópico, pra ver se o Bertola responde, pois ele saca bastante dos Stelffners.

Abraços.

paulgilbert
Veterano
# out/07
· votar


bom, comentei que ia na teodoro, achei 2 fst só, uma 600 e outra 650, fora da minha grana

peguei uma TAGIMA anterior a 635, bertolla disse que é CLASSIC, pelo serial deve ser de 98, paguei 350 reais, amarela malmsteen e braço em rosewood

gostei bastante dela, só faltam captadores mais pesados pra rolar um BLUES CABRERO

kairi
Veterano
# out/07
· votar


paulgilbert
Nem squier de 1.100 é melhor que FST.

thmenezes_RJ
Veterano
# out/07 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


kairi

valeu cara.

Bom mandei um email para a stellfner indicando qual o meu estilo e pedindo orientações sobre quais pickups seriam melhores pra mim... eles me responderam legal e já mandaram o orçamento do trio de Strators. Acho que vou mandar bala nesses aí:

Ponte: ST14 Strator Hot 27 - R$43,23
Meio: ST08 Strator Clean F6 - R$ 54,35
Braço: ST09 Strator Soft F7 - R$ 54,35

R$ 151,93 mais o custo do SEDEX para o RJ... tá me parecendo bom. Só tenho dúvidas ainda em relação ao timbre de cada um desses caps, fico com medo de comprar e o timbre não me agradar... é uma droga não poder testar as coisas. Mas enfim, tá me parecendo bom.

abs

kairi
Veterano
# out/07
· votar


thmenezes_RJ
Esse medo é super normal, e você tem que ter em TODAS as vezes que mudar de captação, e não só quando usar Stellfner/Sound/Cabrera/Spirit... Quando for colocar Dimarzio/Seymour/EMG, deve sentir a mesma coisa, pois em matéria de timbre TODOS eles tem 50% de chance de te agradar ou não.

Se algum ídolo seu usa Captador X, isso aumenta as probabilidades de o timbre te agradar em 1%, ou seja, 51%. Afinal, dificilmente você terá equipamento/talento do seu ídolo, né?

Se é isso o que você quer, é esse o tipo de som que você quer tirar, e estar determinado, manda a ver cara.

Esses captadores são até melhores que os TOPS... porquê? Bem, se você não gostar, não vai ter tido um prejuizo tão grande. ;)

kairi
Veterano
# out/07
· votar


Ah, e como saber se o tal captador X é melhor que o seu, sem comprar ele?

Bem, tem uma coisa que a galera aqui do FCC defende muito, mas que eu praticamente nunca fiz... chama-se vá até uma loja, e experimente uma guitarra que tenha o tal Captador X. Ele compõe praticamente 35% do som da guitarra. Se o som que VOCÊ tirar nele for MUITO melhor que o som que VOCÊ tira nos seus atuais, você deve pensar bem na troca, e também deve verificar as madeiras e ferragens da guitarra de testes, porque isso influencia (E MUITO) no som.

Abraços.

thmenezes_RJ
Veterano
# out/07
· votar


Bom, eu já decidi vou encomendar hoje os captadores que a Stellfner me indicou mesmo. Já comprei um jogo de tarrachas condor com trava, como foi indicado aqui pela galera no fórum mesmo.

A minha dúvida final é em relação ao tipo de ponte... Já vi muitos tópicos sobre isso aqui, às vezes é tanta informação que acaba confundindo, pois cada um fala uma coisa...

O que eu queria saber mesmo é, se eu colocar essas tarrachas com trava da Condor e trocar o nut de plástico por um de grafite, por exemplo, se seria suficiente para utilizar a própria ponte original da Shelter ( disseram por aqui que ela não é boa ), sem perder a afinação...

em tempo... as tarrachas originais da SST 62 são muito, muito ruins... to usando a guitarra ao vivo e qualquer solinho, qualquer vibrato e adeus afinação... as vezes a cai em quase meio tom.

vlws

thmenezes_RJ
Veterano
# out/07 · Editado por: thmenezes_RJ
· votar


Bom, eu já decidi vou encomendar hoje os captadores que a Stellfner me indicou mesmo. Já comprei um jogo de tarrachas condor com trava, como foi indicado aqui pela galera no fórum mesmo.

A minha dúvida final é em relação ao tipo de ponte... Já vi muitos tópicos sobre isso aqui, às vezes é tanta informação que acaba confundindo, pois cada um fala uma coisa...

O que eu queria saber mesmo é, se eu colocar essas tarrachas com trava da Condor e trocar o nut de plástico por um de grafite, por exemplo, se seria suficiente para utilizar a própria ponte original da Shelter ( disseram por aqui que ela não é boa ), sem perder a afinação...

em tempo... as tarrachas originais da SST 62 são muito, muito ruins... to usando a guitarra ao vivo e qualquer solinho, qualquer vibrato e adeus afinação... as vezes cai em quase meio tom.

vlws

thmenezes_RJ
Veterano
# out/07
· votar


Galera já comprei tudo só falta a ponte... mas não sei se compro, não entendo nada dessas pontes e a grana tá curta, só sei o que os modelos de cada uma delas são, tipo tremolo, wilkinson, floyd...

Se alguém puder me dizer se faz realmente diferença trocar a ponte que vem na SST 62 por uma gotoh...
Eu li aqui que os saddles da gotoh vem com roldanas. O que são os saddles ? E essas roldanas fazem diferença no que ?

E principalmente... mesmo depois de ter trocado as tarrachas por um modelo condor com trava e colocado pestana de grafite, ainda é necessária a troca da ponte ?

To perguntando de novo porque o próximo passo é levar no Luthier... tá tudo aqui, só falta a ponte... só que vai ser uma grana, se eu puder evitar, eu não instalo. O Luthier que vai fazer pra mim acha trocar seis por meia duzia colocar uma outra modelo vintage. Mas Wilkinson ou floyd eu não vou por... (é o Antônio Pedro, famoso aqui no RJ em copacabana, cuida das guitars do herbert vianna e de outros artistas aqui no RJ, e ele cobra meio caro, piorando mais ainda o problema da grana)

vlws, desculpem encher o saco da galera com tantas perguntas, mas é difícil decidir essas coisas quando se conhece pouco, como eu...

abs

BaNdAiD
Veterano
# out/07
· votar


thmenezes_RJ
tarrachas com trava da Condor e trocar o nut de plástico por um de grafite,

Cara, onde vc achou isso?? Principalmente o nut em grafite q eu não acho nem a pau!!!!

mesmo depois de ter trocado as tarrachas por um modelo condor com trava e colocado pestana de grafite, ainda é necessária a troca da ponte ?

Cara, fica dificil responder!
Tem gente q colocou tarracha com trava e achou suficiente, tem gente q troca a ponte!!
Se vc tiver grana p gastar, troca logo a ponte!!

Qual captadores vc colocou?

BaNdAiD
Veterano
# out/07
· votar


thmenezes_RJ
tarrachas com trava da Condor e trocar o nut de plástico por um de grafite,

Cara, onde vc achou isso?? Principalmente o nut em grafite q eu não acho nem a pau!!!!

mesmo depois de ter trocado as tarrachas por um modelo condor com trava e colocado pestana de grafite, ainda é necessária a troca da ponte ?

Cara, fica dificil responder!
Tem gente q colocou tarracha com trava e achou suficiente, tem gente q troca a ponte!!
Se vc tiver grana p gastar, troca logo a ponte!!

Qual captadores vc colocou?

thmenezes_RJ
Veterano
# out/07
· votar


BaNdAiD

Cara, posso te responder sobre lojas do Rio de Janeiro... Achei o nut de grafite na Pro-Music e as tarrachas na Les Paul Music, ambas em copacabana. Agora vou te dar uma notícia triste cara... peguei o último jogo de tarrachas Condor com trava em linha (aquele formato strato né), mas ainda tinha várias lá daquele tipo 3 em cada lado do headstock. E peguei tb o último nut de grafite... rsrsrsrs ah, a marca é Graph Tech, e vale a pena comprar dessa marca, pois algumas pestanas de grafite tem, digamos, uma "concentração" de grafite não muito balanceada, e pode tirar um pouco do brilho e do sustain da guitarra, e é baratinho.

Mas as tarrachas deve ter na pro-music tb.... se n tiver, olha nas lojas do centro na rua da carioca. E o nut de grafite, é importado e rapidinho a pro-music traz mais... as tarrachas foram 75 paus e o nut 7,5 dólares.

na rua do ouvidor, tem a musicware... www.musicware.com.br . O site é muito bom, tem todos os produtos disponíveis na loja. Não sei se tem tarracha da condor com trava, mas com certeza tem da Gotoh, que é até melhor, dizem que a gotoh nem precisa comprar o tipo com trava. Outra loja que é muito boa é a Louco por Música, também em copa, bem no início. Em qualquer desses lugares, mesmo que vc não encontre o que quer, vc acha informação.

Foi lá na musicware que eu vi a ponte da gotoh, tá 195 paus à vista. http://www.musicware.com.br/gotoh/ge101ts.jpg É caro pra caramba cara, e a da fender é mais cara ainda... O modelo top de linha da gotoh que o guilhermerizzo colocou está vendido, mas eles importam lá, deve ser aaaainda mais caro rsrsrsrs

Por isso eu queria saber certo a utilidade disso, pq a grana vai indo embora, de grão em grão a galinha enche o papo e eu já to pobre !!!! rsrsrsr

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tornando a Shelter SST62 uma guitarra pro