Primeira troca de cordas. Espessura, Marca, Som etc

Autor Mensagem
Duduraupp
Veterano
# mar/07


Caros Amigos

Comprei faz pouco uma Epi Les Paul Std e troquei as cordas hoje.

Fiquei com as seguintes dúvidas:

1. Apenas no "olhometro" consigo saber se coloquei as cordas da mesma espessura das que vieram na guitarra?

OBS: Coloquei duas cordas iguais (1 antiga e 1 nova) e pela tenção parece ser a mesma corda. Também pelo que notei o braço não pendeu para nenhum lado.

2. Nas cordas novas (D´Addario) não consegui o mesmo som das velhas, principalmente o timbre. Quando tocada apenas uma corda fica um som oscilante. Exemplo do que quero dizer, é o som que é produzido quando estamos afinando pelos harmonicos, com as cordas ainda não afinadas.

3. Com as cordas velhas e distorção a guitarra aceitava bem acordes sem pestana, ficava um som cheio, bonito. Com as novas não, só consigo acordes bonitos com pestana. E mesmo assim não é aquilo....

4. Saindo um pouco da Les Paul, tenho também uma Squier/Strato e nunca consegui som agradável com distorção + acordes sem pestana. Será técnica?? Será meu ampli que é ruim?? Ou realmente fica ruim o som?? Por exemplo, uma Fender/Strato Americana da mais fudência, aceita bem distorção sem pestana??

5. Na faixa de preço até R$ 20,00, a D´Addario é a melhor opção?

Gostaria dos comentários de vocês, pois estou começando.

Abraço.

GuitarHome
Veterano
# mar/07
· votar


Duduraupp
Cara só de olhar para a corda eu acho que não é possivel saber a expessura dela não.
Mais tocando com ela ai sim da para ter uma idéia, ou até mesmo saber qual expessura é, ou se é a que tava antes.

2. Nas cordas novas (D´Addario) não consegui o mesmo som das velhas, principalmente o timbre. Quando tocada apenas uma corda fica um som oscilante. Exemplo do que quero dizer, é o som que é produzido quando estamos afinando pelos harmonicos, com as cordas ainda não afinadas.

Esse som oscilante não seria trastejamento?


E sobre as DADDARIO:
Eu ja utilizei na minha guitar:
Nig
Ernie Ball
Gianinni
Daddario
Uma outra marca que eu não lembro
Fender

Que eu lembre essas nos meus 6,7 anos de guitar eu não trocaria a Daddario por nenhuma das que eu citei que usei.
Acho a Daddario melhor que a Ernie Ball que e até mais cara.

abraços

Igor Fediczko
Veterano
# mar/07
· votar


cara, a melhor corda é ELIXIR... custa uns 30 reais, mas o beneficio é BEM maior... durabilidade e sei lá mais o que...

Daddario eu nunca compro, nao gosto... Prefiro ernie ball, e mesmo assim, só compro ernie ball se nao tiver com 30 reais para comprar elixir.

E espera para ver o som da sua corda

Ou melhor...

Troca todas, cara, todas... nao fica nessa de trocar uma, duas... troca tudo!

GuitarHome
Veterano
# mar/07
· votar


cara, a melhor corda é ELIXIR...
Melhor corda é ELIXIER NA SUA OPINIÃO

Daddario eu nunca compro, nao gosto... Prefiro ernie ball
Pra você ve como é opinião, eu sou 1000x mais Daddario do que Ernie Ball ;).

Releed
Veterano
# mar/07
· votar


GuitarHome
Igor Fediczko

essa discussão é a mesma coisa que discutir sobre guitarras ou guitarristas,cada um tem seu preferido.

GuitarHome
Veterano
# mar/07
· votar


Releed
Sim, foi o que eu disse ;).

Duduraupp
Veterano
# mar/07
· votar


GuitarHome
Esse som oscilante não seria trastejamento?

Não cara, é um som esquisito da corda mesmo, parecem ondas (aquelas ondas de corda desafinada).. não sei como explicar... isso acontece na Les Paul e na Strato, a qual já troquei inúmeras vezes as cordas....

Igor Fediczko
Troca todas, cara, todas... nao fica nessa de trocar uma, duas... troca tudo!

Cara, sempre troco todas sim.. acontece que desta vez, coloquei novamente apenas uma das velhas para comparar com a nova ao mesmo tempo.... tirei o Lá e coloquei o Ré velho sacou?? Fiquei com dois ré só pra comparar...


Negócio é o seguinte, vou testar outras marcas de cordas, vou comprar 0,11 pra botar na Les Paul e ver no que dá, pois to achando meio leve em vista do que era com as primeiras cordas...

E quanto aos acordes sem pestana e distorção, alguma dica??

Valeu as respostas.

_FrEd_
Veterano
# mar/07
· votar


GuitarHome

Eu tb curto demais a daddario, to pensando em testar a ernie ball de novo pq faz tempao que n uso ela, mas a daddario eh show!

Igor Fediczko

custa uns 30 reais

Acho que custa mais ein? ultima vez que eu vi tava 38...

rankfussa
Veterano
# mar/07
· votar


Amigo,

Eu tenho uma Les Paul Tbem....e sem sombra de duvida, a Elixir eh a melhor corda para a sua guitarra.

Geralmente, nas LP, a corda que melhor timbra e se adequa a regulagem eh 0.10.

Abracao

GuitarHome
Veterano
# mar/07
· votar


Elixir eh a melhor corda para a sua guitarra.

Geralmente, nas LP, a corda que melhor timbra e se adequa a regulagem eh 0.10.



NA SUA OPINIÃO

Opinião de outros podem ser TOTALMENTE diferente.

_FrEd_
Veterano
# mar/07
· votar


Duduraupp

tirei o Lá e coloquei o Ré velho sacou?? Fiquei com dois ré só pra comparar...

Kr, faz isso não, provavelmente pode estragar a guitarra, desregula-la e tal...

Brown
Veterano
# mar/07
· votar


Aproveitando o tópico. Também comprei minha Epiphone Les Paul Standard esses dias....

Alguém sabe qual a espessura das cordas que vem na guitarra?

_FrEd_
Veterano
# mar/07
· votar


Brown

Cada guitarra vem com uma diferente, oras ;D

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar


Duduraupp
Cara, vc comprou uma guitarra nova e não a levou a um luthier para uma regulagem geral? Pois faça isso o quanto antes caso contrário vc terá problemas logo logo.
Coloque encordoamento 0.11 nessa sua Les Paul.
Abç

rankfussa
Veterano
# mar/07
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Posso estar enganado, mas ate a gibson orienta colocar 0.10.

0.11 nao seria com a regulagem de um Luthier???

Abracao

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/07
· votar


rankfussa
Sim, para 0.11 o ideal é uma regulagem de tensor.
As fábricas usam cordas mais leves para poupar tempo e dinheiro.
O fato é que as guitarras tipo Gibson tem uma escala menor que a das tipo Fender, isso acarreta menor tensão nas cordas, daí se colocar 0.11 numa "Gibson", a tensão ficará semelhantes à uma "Fender" com 0.10.
No mais, quanto maior o calibre, maior "tudo" na corda.
Abç

Percival
Veterano
# mar/07
· votar


cara .. quando eu comprei minha guitarra nova ela veio com cordas 0.09, quando coloquei cornas d'addario 0.09 não ficou com o mesmo som... então tive que regular o o tensor e as oitavas pois acho que a tensão muda de marca pra marca mesmo sendo da mesma espessura de cordas...

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar


Detalhe:
Timbre de corda nova é uma desgraça! Independente da marca.

Percival
Veterano
# mar/07
· votar


Soulface
oloko cara ... corda nova eh muito tesaum o som!

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar


Percival
Eu não curto aqueles estalos cara.
Prefiro o timbre depois da corda devidamente laceada e amaciada.

Duduraupp
Veterano
# mar/07
· votar


Pessoal, valeu mesmo pelas respostas.

No fim das contas, concordo com o Soulface, não gosto do som de cordas novas.... nada fica bonito... principalmente com distorção...

Vou dar uma olhada nas oitavas, mas acho que o fato de trocar a marca das cordas não altera esta regulagem.

Por fim, volto a perguntar, se colocarmos a sexta corda (mizão) do jogo 0,10 do lado da sexta do jogo 0,11, é possivel notar a diferença?

GuitarHome
Veterano
# mar/07
· votar


Soulface
Nossa, timbre de corda nova é a melhor coisa que tem :D.

Depois de 5 dias por ae eu acho que ela fica no seu melhor tempo.

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar


GuitarHome
Depois de 5 dias por ae eu acho que ela fica no seu melhor tempo.
Depois de laceadas e amaciadas, como eu falei.

Duduraupp
Vou dar uma olhada nas oitavas, mas acho que o fato de trocar a marca das cordas não altera esta regulagem.
Sempre afta um pouco. Independente se é mesma marca ou marca diferente...

Duduraupp
Veterano
# mar/07
· votar


Soulface
Sempre afta um pouco. Independente se é mesma marca ou marca diferente...

Beleza, vou olhar as oitavas então... mas o lance é o som mesmo.. muito ruim..

E aquele lance do acorde sem pestana em Strato, por que não fica um som bonito? Fica todo embaralhado e tal.

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar


Duduraupp
Quaisa são os captadores dessa Strao?
E o seu equipamento?

Duduraupp
Veterano
# mar/07
· votar


Soulface
Quaisa são os captadores dessa Strao?
E o seu equipamento?


Velho, como disse antes o ampli é foda, um WarmMusic do mais barato..

Pedal distortion e delay da Groovin, do mais barato...

Squier Stratocaster Standard Series, não sei qual captador, 3 single.

Epi Les Paul Standard, também não sei qual captador, 2 humbucker.

Se você souber, pode me informar quais captadores tem nessas guitas? São os originais que vieram com instrumento zero.

Henrique S.
Veterano
# mar/07
· votar


Duduraupp

cara eu uso GHS Boomers .10
da uns 15 conto
essas D'addario ultimamente tao bem ruinzinhas, eu usava
dava esse estalado, e n duravam mto

essas Ghs tao indo bem

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar


Duduraupp
Bom, eu não posso te responder sobre a captação. Mas acredito q os originais não dev ser lá essas coisas.
Com certeza isso deve influenciar bastante na falta de definição q vc sente qndo faz acordes com distorção. Mas tem q se levar em conta tb o grau de distorção.
Mas isos é uma coisa q envolve todo o equipamento mesmo. Depende muito de como o sinal é trata desde as cordas até o amp.
Talvez um overdrivezinho soe bem nessas condições. Mas uma distorção mesmo eu já acho meio difícil.

Duduraupp
Veterano
# mar/07
· votar


Henrique S.

Cara, vou tentar essas cordas. D´Addario está dificil seja na LP, seja na Strato.

Soulface
Talvez um overdrivezinho soe bem nessas condições. Mas uma distorção mesmo eu já acho meio difícil.

O overdrive tava lindo na LP até mesmo com acordes sem pestana... troquei as cordas e ficou horrível...

Rapha_krust...
Veterano
# mar/07
· votar


Duduraupp
cara tá mais doq provado q cada um prefere seu tipo de encordoamento, calibre de cordas etc...cabe a vc ir testando e descobrir qual é a ideal pra vc...


eu qcriei um tópico sobre isso e meteram o pau nas NIG e hj em dia eu num troco minha NIG tradicional series 0.10 por nada...tendeu.

abraço e boa sorte.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Primeira troca de cordas. Espessura, Marca, Som etc