gibson e epiphone comparadas pela GuitarPlayer.

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# mar/07
· votar


Randy78

Mas essa curva de valor é comum não apenas para guitarra, mas para muitas outras coisas que a gente compra. Assim: a diferença de uma guitarra de 100 dinheiros para uma de 500 dinheiros é abismal, a de uma guitarra de 500 dinheiros para uma guitarra de 1000 dinheiros é razoável, mas a diferença de uma guitarra de 1000 dinheiros para uma de 1500 dinheiros não é tão grande assim. Para ter o mesmo "ganho de qualidade" que você teve passando de 500 para 1000, você precisa passar de 1000 para 2000. Ou de 2000 para 4000. E assim o preço vai subindo... Ah claro, isso sem falar que a partir de um certo número de dinheiros, a qualidade sonora não muda, ou muda muito pouco, e o que vale mesmo é o acabamento e o gosto pessoal...

João_Luiz
Veterano
# mar/07 · Editado por: João_Luiz
· votar


Eu tenho experiência com difernça de marca e preço:

Fui comprar uma quitarra Telecaster.
Escolhi ela entre umas 2 Condor e outras 3 Squiers (Hendrix).
Toquei na Fender original lado a lado com toda a calma do mundo.
Comprei a minha por R$700,00 (com desconto a vista).
Coloquei os captadores Fender Vintage Noiseless: R$480,00.
Eu mesmo dei uma geral na guitarra, tensor, microafinação, encordoamento 0,10.etc.

Preço final: R$1.200,00
Preço de uma Tele Fender Mexicana(captadores de série com chiado de brinde): R$2.800,00

Fiquei com o troco de 1.600,00

Resumo: com o preço de uma Fender Tele Mexicana compro uma boa Squier, coloco um dos melhores caps da Fender e ganho uma Epiphone de brinde... é mole!!!

Obs: desafio qualquer expert para distinguir o som da minha Tele e de uma "Original" com a mesma captação.

Vamos fazer conta e deixar alguns caprichos de lado - a não ser que a grana esteja sobrando, hehehe...

Uma receita é se fazer a seguinte pergunta:
será que realmente preciso de tudo o que eu quero?

Um abraço e sejam felizes com seu equipo!


Ah, tava esquecendo: só falei isso como exemplo.... se forem fazer o mesmo com uma Epiphone e uma Gibson o troco vai girar na casa dos R$7.000,00!!!!!!

paulgilbert
Veterano
# mar/07
· votar



Preço de uma Tele Fender Mexicana(captadores de série com chiado de brinde):

são feitos pra isso... não tem do que reclamar...

sei lá, toquei em varias squiers e nunca compraria nenhuma, pra mim é incomparavel, uma squier california com uma fender am...
pode ser até com captadores iguais e tals

Marcio Baron
Veterano
# mar/07
· votar


João_Luiz

Você tem razão até certo ponto...


Mas que dá pra viver com instrumentos de baixo custo dá, e sem dores de cabeça.!



Abraço.

PunkBarney
Veterano
# mar/07 · Editado por: PunkBarney
· votar


No caso da Fender acho que a coisa é ainda mais séria. A valorizacao da marca aqui é de 3 vezes o valor original (no caso da Gibson, 2x).

É verdade essa questao de que uma guitarra de medio custo pode ser tao boa quanto uma top, depende muito mais da mão do guitarrista e do amp. No entanto a gente tem q levar em conta a questao do ego. Pra uma pessoa nao se "sentir melhor" usando uma Gibson do que uma Epiphone, ela tem que ter uma segurança ou nivel de desenvolvimento muito alto e que a grande maioria nao tem. Acho que chega um ponto em que o nome no Headstock não fará a menor diferenca no som final (trocar os caps de uma Epi pode exemplificar muito bem isso...). Tenho uma Epi Standard e tenho certeza de que se ela fosse uma Gibson, eu iria me sentir melhor. Mas com certeza isso nao teria resultado sonoro significativo.

É uma simples questao de se sentir bem com o que está escrito lá. Senao marca nao custava tão caro. Infelizmente a gente tem que levar em consideração que muitas das decisoes feitas por essas marcas, são simplesmente pra descobrir como ganhar mais dinheiro em cima do seu consumidor.

No caso da materia (pra nao desvirtuar muito o topico), nao cheguei a ver comparação nenhuma alem da questao das peças de madeira. Tá certo, li só aquele trecho, mas mesmo assim não vi grandes comparaçoes propriamente ditas. Grande diferença que vejo entre as duas é exatamente essa questao do numero de peças do corpo e os captadores. Captador se troca quase sempre. Peças no corpo, duvido fazer alguma diferença com o monte de pedais, simuladores e etc que se costuma colocar no meio do sinal da guitarra...

superdrive
Veterano
# mar/07
· votar


Mas ninguém leu a matéria na revista para comentar?????

Acho q vou acabar indo a banca e folhear a revista na cara dura.. hahaha

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


PunkBarney
João_Luiz

Concordo até certo ponto. Mas vocês estão esquecendo de outra coisa: conforto. Eu sempre digo que a minha primeira surpresa ao tocar pela primeira vez numa Gibson NÃO FOI o som. Foi o conforto.

Eu tenho uma Gibson LP Studio (comprada no Japão, 1/3 do preço do Brasil). Outro dia, testei uma Epiphone LP Standard para uma amiga. Sim, o som da Epiphone é pior. Sim, trocando os captadores daria para chegar mais perto da minha Gibson (mas duvido que chegue a ser igual). Mas e para chegar no mesmo grau de conforto? Trocar o braço? Trocar a escala? Trocar os trastes?

É óbvio que quando você compra uma guitarra, está pagando pela marca também. Mas para deixar uma Epiphone no mesmo nível da Gibson, em todos os sentidos, dá tanto trabalho que valeria mais a pena mandar fazer uma guitarra inteira com um luthier.

Agora, concordo que coisas de marca são superinflacionadas no Brasil. Um luthier pode fazer uma guitarra do nível de uma Gibson por um preço equivalente ao de... uma Gibson no exterior. O resto é imposto e lucro.

PunkBarney
Veterano
# mar/07
· votar


Bog
A questão do conforto eu acho que depende. Trabalhava numa produtora que tinha uma Gibson LP Custom 68 (aquela com um cap alnico e um p90). Som FDP. Só que era um toco de pesada. Dificil aguentar 30 min com ela pendurada.

cocomaluko
Veterano
# mar/07
· votar


podem dizer oq quiser, mas jah vi epiphone com um som melhor q o da gibson, por causa do amp, efeitos,caps e guitarrista(eh claro) no youtube mesmo tem alguns..
a epiphone eh uma boa submarca(ao contrario de outras submarcas)
principalmente porq jah vi varias bandas populares aki no eua usarem o modelo custom, algumas bandas famosas q jah vi usando a epi custom
The Ataris
My chemical romance
Mest
Avenged sevenfold
etc..
(e claro, eles usam gibsons tb)

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


PunkBarney

Heheheh, mas a Les Paul da Epiphone também é pesada. Aliás, Les Paul que se preze é pesada, porque tem corpo de mogno em quantidades generosas.

cocomaluko

Ah claro, a guitarra é apenas um elemento da cadeia, que começa no cérebro do guitarrista e termina no cérebro de quem escuta. Nesse meio, tem vários fatores, mão, guitarra, cabos, efeitos, preamp, mais efeitos, power amp, falantes, microfone, PA, falantes do PA, ar, paredes do ambiente, ouvidos do espectador....

Drifter
Veterano
# mar/07
· votar


superdrive

Eu achei uma grande covardia pois além de ser uma Gibson, ainda é um modelo custom shop.

Realmente é covardia, mas...
É típico de comparações aqui do Fórum, vide a relação de tópicos abaixo.

João_Luiz
Veterano
# mar/07
· votar


cocomaluko
Concordo, mesmo porque a própria Gibson ia mandar um monte de guitarra pros caras aparecerem com elas a tira colo quando começarem a fazer sucesso... e aposentarem as Epiphones rapidinho, hehehe......

Bog
Uma guitarra feita por um luthier famoso pode custar muitíssimo dinheiro e ser de mesma qualidade de outra feita por um nem tão conhecido assim... e por aí caminha a humanidade...

PunkBarney
Eu acho que se o cara é um músico profissional deve investir no instrumento de trabalho e no marketing pessoal (marca no headstock), mas o som vai ser o mesmo com uma guitarra comum com caps famosos....

samuray
Veterano
# mar/07
· votar


em nenhum momento na materia falou sobre a captação.. só disse que tem 2 humbuckers, grande coisa, a minha guitarra de papelão tbm tem, é de papel, mas tem.

ai ai...

old steel
Veterano
# mar/07
· votar


Não tem comparação,nem Gibson,nem Fender.

Soulface
Veterano
# mar/07
· votar


Bog
Aliás, Les Paul que se preze é pesada, porque tem corpo de mogno em quantidades generosas.
A minha não é Gibson nem Epiphone. Mas é mogno e é pesada a cacete tb.
Agora, pesado mesmo é o meu baixo de compensadão. Como eu me assustei qndo desmontei o bicho... Ele é um chumbo!

PunkBarney
Veterano
# mar/07
· votar


Bog
Heheheh, mas a Les Paul da Epiphone também é pesada
Eu sei... tenho uma... mas nao se compara a aquela Custom (saudades dessa guitarra... som fantastico...)

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


Fender sem chiado? Desconfie.

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


Gibson Leve? Desconfie.

Gasoline
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake
Fender sem chiado? Desconfie.
Gibson Leve? Desconfie.

hahaha. Por isso que eu digo que o canal é Parker e Steinberger das antigas. Leve e sem chiados, e com ótimo timbre, ainda por cima.

Randy78
Veterano
# mar/07
· votar


Eu achei uma grande covardia pois além de ser uma Gibson, ainda é um modelo custom shop.

é que deve estar em falta no importador a epiphone custom, pois normalmente quem fornece esses produtos para teste são os importadores.

se for para comparar produtos tão diferentes, seria interessante pegar a gibson studio que é a mais barata com a epiphone custom, que ainda é mais barata que a gibson, quase metade do preço, mas aí já creio que o timbre para quem quer som de les paul clássica, fique mais pra epiphone, é algo que nunca pude comparar mas seria mais interessante do que esse teste feito agora.

João_Luiz
Veterano
# mar/07
· votar


Randy78
se for para comparar produtos tão diferentes, seria interessante pegar a gibson studio que é a mais barata com a epiphone custom

Grande observação; bem lembrado.

Abraço!

Midgard
Veterano
# mar/07
· votar


Bog
Les Paul que se preze é pesada

nada a ver, vi numa revista q o Peter framptom tinha uma Les paul de mogno hondurenho se nao me engano ( a madeira foi proibida de ser usada) q era do peso de uma strato normal =P

superdrive
Veterano
# mar/07
· votar


O pior é ver tanta gente experiente que ainda não sabe q em se tratando de epiphones, tirando o visual, não há diferença de qualidade de madeiras ou caps entre as standards e customs....

superdrive
Veterano
# mar/07
· votar


Até agora ninguém leu a revista para comentar a matéria????

Mickey Mouse IV
Veterano
# mar/07
· votar



Obs: desafio qualquer expert para distinguir o som da minha Tele e de uma "Original" com a mesma captação.


Caralho, tem moleque que parece que é cego(alias, surdo. hehehe).

João_Luiz
Veterano
# mar/07 · Editado por: João_Luiz
· votar


Mickey Mouse IV
Caralho, tem moleque que parece que é cego(alias, surdo. hehehe).

Já tive Fender original ('97), uma American Stratocaster com escudo Shell e captação Dimarzio na ponte que passei pra frente e fiquei só com minha Squier Japonesa Floyd Rose Series HAA ('90) que era mais versátil e com braço mais confortável...

Agora tenho uma semi-acústica Ibanez Artcore AG85 e uma Tele Squier com captadores Fender Vintage Noiseless que me deixam muito satisfeito.

Plugo ela no meu Marshall Valvestate 8080 dou um ganho no pré-valvulado e ponho minha BOSS ME-50 + Eq no loop e consigo um timbre excepcional!

Um abraço!

LukePaiva
Veterano
# mar/07
· votar


hahaha. Por isso que eu digo que o canal é Parker e Steinberger das antigas. Leve e sem chiados, e com ótimo timbre, ainda por cima.
Passa um dia vendendo picolé, paga uma blindagem na sua guita, bye-bye chiados.

ps: galera eu sou o samuray, só mudei o nick/conta, por causa do nome =P

MatheusMX
Veterano
# mar/07
· votar


Tenho uma Epiphone Les Paul Custom aqui, a guitarra é realmente boa, só achei ruim as tarrachas, mesmo com a captação original dá pra tirar bons timbres, o acabamento é bem legal. Acredito que colocando caps Gibson ela chega muito perto das Gibson em timbre. Tem um custo/benefício excelente.

João_Luiz
Veterano
# mar/07
· votar


EduArdanuy
Tem um custo/benefício excelente
\o/

superdrive
Veterano
# mar/07
· votar


E a revista.... ninguém leu???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a gibson e epiphone comparadas pela GuitarPlayer.