Fazendo fama com músicas pop

Autor Mensagem
Sparkle
Veterano
# fev/07
· votar


Igor Martins
JoeCruzGuitar
Phantom Of Death
Pois é galera, andei pensando bem, vou pegar essas músicas que eu fiz até agora e vou fazer com letras em português e meter bala por aqui mesmo, pelo menos no início pra ver se eu consigo a quase impossível missão de fazer um pé de meia aqui, todo mundo tem esse sonho mas infelizmente poucos conseguem, mas não custa tentar né?
Espero gravar alguma coisa logo para demonstrar, seria bem o esquema desses dois caras que eu citei antes, Jack Johnson e John Mayer, ou seja, boas melodias com um bom violão e uma boa letra! Valeu mesmo pela força!

Mickey Mouse IV
Veterano
# fev/07
· votar


o esquema é fazer em portugues se quiser sair da garagem.

Pegou a frase exata.

Banda cover, tem demais por ai. Banda com som próprio nem tanto. Não que o som tenha que ser necessariamente bom. Mas agradando o publico, já ajuda. Sendo algo original então, além de agradar, nem se fala.

JoeCruzGuitar
Veterano
# fev/07
· votar


Isso ai cara, não é o tipo de som que curto, mas quando tiver algo na mão ai posta aqui pra gente ouvir.

Desta praia mais acustica, prefiro o pop mais experimental da Dave Mathews Band. Mas o Mayer é muito bom tambem.

Sparkle
Veterano
# fev/07
· votar


Mickey Mouse IV
Concordo 100% cara!
JoeCruzGuitar
Dave Mathews também gosto muito! Pode deixar que posto assim que tiver!

Sparkle
Veterano
# fev/07
· votar


Mais opiniões?

Gasoline
Veterano
# fev/07
· votar


Cara, acho que não tem muito segredo.

Para se fazer sucesso hoje, no Brasil, precisa mesmo, é de dinheiro.

Tenho acompanhado de perto uma banda de pop de uns amigos meus. A banda é boa, os caras tocam muito, e tem um vocalista carismático que canta bem. Eles tocaram no "circuito" de covers daqui, fizeram relativo sucesso. Agora estão compondo e gravando, tudo em português.

A partir daí, pode-se tentar 2 caminhos :

1) Independente : Paga-se pelo disco, paga-se pelo estúdio, paga-se por tudo e mais um pouco. Um disco independente que venda 1000 cópias, é ótimo, fantástico e tudo o mais. Tu vai conseguir tocar bastante, e se tiver sorte, vender os cds nos shows. Se tu deres MUITA sorte, consegue um selo, ou uma gravadora por trás, para produzir mais cópias e distribuir teu disco, a partir daí, muda tudo. Mas conheço bandas que estão lutando para sair da cena independente a anos e não tem sorte. As vantagens são que se tem agenda bem movimentada, e se faz umas amizades legais.

2) Gravadoras : Hoje em dia, dificilmente se consegue uma gravadora, sem antes ter um empresário, e dificilmente se consegue um bom empresário sem grana.
A banda que eu conheço, conversou com um cara, o cara é agente de diversas bandas conhecidas do sul. O cara queria 1.800 por mês. Ele garante 5 shows no minimo, por mês, a 500 reais cada um. Mais shows depende da banda ser boa, e da receptividade do local/publico. Ele tem contatos com pelo menos 3 gravadoras, e leva a demo (e um representante da banda) para conhecer os caras grandões das bandas.
Para entrar na gravadora, tem um jabá de algumas centenas de reais. Depois disso, se tua banda começar a fazer algum sucesso, ela começa a se pagar (ou seja, o lucro das vendas/shows vai para pagar os jabás necessários para continuar vendendo/fazendo shows) se estourar, ai a grana entra. Caso contrário, tu trabalha por salário.

Em termos de banda pop, acredito e pelo que conheço, estes são os caminhos. Ambos precisam de grana (estamos falando de uns R$10,000,00 para dar o kickstart na carreira) e vontade de ir para a frente.

Talvez eu não esteja 100% certo, mas isso foi o que eu vi. Ou seja, a epoca aurea aonde uma banda era "descoberta" já acabou a minimo 30 anos, hehe.
Business is Business.

Quanto a cantar em inglês, é praticamente impossivel vender, foi o que o cara disse. Cover sim, som próprio, só em português mesmo.

Sparkle
Veterano
# fev/07
· votar


Gasoline
Fala cara! Muito boas as tuas dicas cara, vai servir muito bem! Quanto a cantar em inglês eu não falava de tentar aqui, daí ja seria pros States através de contatos, mas o melhor é começar por aqui mesmo :D

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# fev/07
· votar


Em termos de banda pop, acredito e pelo que conheço, estes são os caminhos. Ambos precisam de grana (estamos falando de uns R$10,000,00 para dar o kickstart na carreira) e vontade de ir para a frente.
Olhando nesse aspecto, estou cada vez mais conhecido que virou um negócio dos mais burocraticos a música mesmo.
A arte ficou em segundo plano.

Que foda.

jimmy vandrake
Veterano
# fev/07
· votar


Sparkle
se teu objetivo é fama, conseguir alguma projeção vai ter que tocar Pop mesmo, só não esqueça que vc tem que ser + - bonitão, se não se ta fudido do mesmo jeito.

lula_molusco
Veterano
# fev/07
· votar


Se for no estilo jack johynson + john mayer + jamie cullum + ben harper vai ficar dahora d qqer jeito

zaqueu_grunge
Veterano
# fev/07
· votar


+ - bonitão
Que nada, taca uns óculos escuros e deixa o cabelo comprido. Tá feito na vida. Senão fica muito "boyzinho", e a galera gosta de visual mais agressivo.

Tinha um louco que veio aqui uma vez que parecia o zakk wylde: cabeludo e barbudo hahah
E tocava pra caralho, o melhor que eu já vi por essas bandas.
Acho que ele tinha uma Horizon FR verde (eu tava meio chapado aquele dia, não lembro direito)

ki_suco
Veterano
# fev/07
· votar


pra fazer fama no brasil é só pegar um loop de batera eletrônica e falar de mulher pelada e drogas por cima.

Sparkle
Veterano
# fev/07
· votar


zaqueu_grunge
Hueahueheauea, isso ae!
lula_molusco
É esse o som cara! :D
ki_suco
HUaehauaheUheae, também
jimmt vandrake
HauehaUEhuaehea, tem isso cara :(
ServeTheServants
Concordo cara, 100%

Sparkle
Veterano
# fev/07
· votar


Mickey Mouse IV
JoeCruzGuitar
Gasoline
ServeTheServants
jimmt vandrake
lula_molusco
zaqueu_grunge
ki_suco
Uma última pergunta, vocês particularmente gostariam de ouvir sons ao estilo desses que eu falei mas com letras em portuga?

DarkLotus
Veterano
# fev/07 · Editado por: DarkLotus
· votar


cara, pra tocar metal surpreendentemente era melhor q nossas bandas tentassem mais o português. Conversei com uma galera la de fora antenada em musica (produtores, etc) e eles dizem que uma musica em portugues la chama mto mais a atenção!

O Pecadores mesmo conseguiu distribuir o CD deles na alemanha/inglaterra e todos ficaram super de cara com o fato de ser em portugues. Dai eles gravaram uma musica em alemão e os proprios alemaes pediram q nao, q continuassem em portugues.

Quanto a gravadoras, hoje em dia o mercado musical tá mudando. Nenhuma gravadora apóia mais uma banda desde o começo, fabricando. Elas não têm mais grana pra isso. Elas preferem algo já mais ou menos estruturado. Na verdade todas as grandes estão passando por dificuldades financeiras. O mercado mudou, o MP3 tá aí, o brasil tá chegando num ponto de razoável maturidade musical. A galera tá começando a descobrir algo q não seja as grandes rádios e o faustão. Trama Virtual, MySpace, até o próprio boca a boca... hoje em dia a galera tem mais interesse em ir atrás de bandas, principalmente a galera do rock, que geralmente gosta + de musica, leva mais a serio e vai mais atrás.

Grandes artistas como Lobão e até Chico Buarque voltaram pro independente por conta disso. Hoje em dia a cena mainstream pode não ser mais tão vantajosa, sem contar que você tem que mudar seu estilo, sua banda... e aí a gente se pergunta: será que só o que importa é a grana e o sucesso? E o pior: será que vou fazer sucesso com o público que quero?

Pq pra mim, sinceramente: Pra fazer sucesso com playboy e patty, prefiro tocar só pra mim mesmo.

Sparkle
Veterano
# fev/07
· votar


DarkLotus
Pow, muito bom cara, bom saber que dão valor ao Português lá fora!

Sparkle
Veterano
# fev/07 · Editado por: Sparkle
· votar


DarkLotus
Acabei de ouvir, muito bom mesmo o som dos caras! Esse é o caminho!
E apóio 100% o que tu disse também, principalmente aqui no Brasil NINGUÉM tem dinheiro, nem mesmo a poderosa Sony não se compara com a dos EUA que esbanja dinheiro! O caminho com certeza pra quem tem uma grana sobrando é ir por conta própria, infelizmente, mas não custa batalhar né cara xD

Will_NSNTP
Veterano
# dez/11 · Editado por: Will_NSNTP
· votar


um cara que canta em ingles e fez um sucesso no Brasil é o Tiago Iorc, tem um clipe dele que tem mais de 1 milhao de views. Mas agora n se ouve mais falar dele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Fazendo fama com músicas pop