Contradição dos modos Gregos!

Autor Mensagem
pucci
Veterano
# jan/07


e ai pessoal!!!eu não me aprofundo muito nesse tipo de estudos!como por ex: os modos gregos!!mas a titulo de conhecimento é bacana!!!

bom muitos dizem que os modos gregos é tudo a mesma escala!

por ex:escala de C!!!se eu quiser aplicar um mixolidio,eu irei começar da nota G pois é o 5° de C!então ficaria assim!!

G-A-B-C-D-E-F-G OK!!!


agora muitos dizem que a aplicação de um mixolidio não seria assim!!

no mesmo casa que eu citei acima em questão a escala de C!!

muitos dizem a aplicação do mixolidio seria assim:]

G-A-B-C-D-E- e o F#.. esse que o problema,muitos dizem a aplicação do mixolidio em cima de um em cima do C seria a escala de G

Então em uma acorde de C por ex: se eu quiser aplicar um mixolidio em tocaria a escala de G em cima dele!!!!

bom essa é a contradição.

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


pucci
Cara, a melhor forma de se estudar os modos é entendendo os seus intervalos.
Uma vez q vc pegou isso, vc pode começar por qualquer nota q vc não vai errar. (vc provavelmente já faz isso com escalas maiores e menores naturais... aplique tb nos modos.)

G-A-B-C-D-E-F-G
Sol mixolídio.

G-A-B-C-D-E- e o F#..
Sol maior.

Então em uma acorde de C por ex: se eu quiser aplicar um mixolidio em tocaria a escala de G em cima dele!!!!
Errado...
Antes de acreditar em tudo oq nego fala sem cabimento nenhum, experimente colocar isso na tua guitarra q vc vai ver como soa "estranho".
Mas isso não qr dizer q vc não possa fazer uma escala de sol maior num acorde de C. Acima de qualquer regra, oq vale é os seus ouvidos.

ki_suco
Veterano
# jan/07
· votar


tirando o "mixo" da frente está mais ou menos certo... :)

pucci
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface


negativo !!

uma escala de G maior cai muito bem em um acorde de C7/9+

pucci
Veterano
# jan/07
· votar


pucci


cai bem melhor que a própria escala de C.

ki_suco
Veterano
# jan/07
· votar


pucci
dai tu tá usando C lídio

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


pucci
Cara, vc não estava falando de C?
Vai com calma cara. Uma coisa de cada vez... Vc mal tá entendendo os modos a partir de uma escala maior natural.

Mas mesmo assim, volto a afirmar.
Naõ existe lei q te impeça de tocar qualqr escala em qualquer acorde.
Se vc acha q fica legal, foda-se os livros de teoria!

Marisco
Veterano
# jan/07
· votar


pucci
Cara, antes de fazer uma afirmação bizarra como "Contradição dos Modos Gregos", vá estudar antes.

Você não entende o conceito da coisa, e acaba falando várias asneiras. Como é que alguém usa uma escala de G sobre um C??????

Isso simplesmente não existe, pq quando qquer seqüência de notas for tocada sobre um acorde de C, sempre será uma escala de C. Mesmo que possua os intervalos mais estranhos possíveis.

Marisco
Veterano
# jan/07 · Editado por: Marisco
· votar


Então em uma acorde de C por ex: se eu quiser aplicar um mixolidio em tocaria a escala de G em cima dele!!!!

Não!!!!!!!!!!!!

Você utilizaria a escala de C Mixolídio, que possui os intervalos de T, 2M, 3M, 4j, 5j, 6M, 7m. Que por acaso possui as mesmas notas que a escala de F Maior (F, G, A, Bb, C, D e E). Mas apesar de possuírem as mesmas notas, estas escalas têm sonoridades completamente distintas. Justamente por serem utilizadas em contextos diferentes. No caso mais prático (improvisação), elas são usadas sobre acordes diferentes, o que proporciona sonoridas peculiares.

busterchair
Veterano
# jan/07
· votar


tudo depende dos acordes em questão

LeandroP
Moderador
# jan/07 · Editado por: LeandroP
· votar


pucci

Não é uma contradição dos modos.

O mixolídio nem sempre se posiciona no Vº grau. Se você mover as peças de lugar isso fica bem claro.

Tocando uma escala de G maior sobre um acorde C vai dar a ele as características do modo lídio.

Você já trabalhou os modos usando um baixo pedal?

Experimente tocar apenas a corda Mi grave solta (nota pedal) e tocar diferentes escalas partindo da nota Mi, ou que apenas contenha a nota Mi. Procure variar, trocando intervalos. O "centro das atenções" é a nota Mi. O "tom" é MI. A tonalidade vai depender da escala que estiver usando no momento. Por exemplo, se tocar uma escala de Lá Maior sobre o bordão "E", o tom é Mi, e a tonalidade mixolídio. Se tocar uma escala de Ré maior, o tom é Mi menor, e a tonalidade é dórico. Veja que você usou uma escala, mas tudo gira em torno do Mi.

ki_suco
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci
parece pitch axis isso aí

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


ki_suco

O que ser pitch axis ?

ki_suco
Veterano
# jan/07
· votar


http://en.wikipedia.org/wiki/Pitch_Axis_Theory

tá em ingreis, mas tá pra entender legal.

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


ki_suco

Pois é exatamente isso.

Eu não manjo de inglês, mas "pitch axis" seria como um "eixo tonal" ?

ki_suco
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci
tipo isso...
a harmonia fica "girando" em cima de um tom de base. Um E, por exemplo. Daí ocorrem variações no acorde (9, 7, b5, etc) e cada uma delas dá origem a um novo modo

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


ki_suco

Então é isso :)

Fermc
Veterano
# jan/07 · Editado por: Fermc
· votar


pucci

Mais uma vez vc querendo esculachar e ridícularizar a teoria, e mais uma vez vc toma no **...

Você vai precisar quebrar a cara quantas vezes, pra largar do seu conceito ridículo, que SÓ VOCÊ apoia?

Johnny Favorite
Veterano
# jan/07
· votar


Fermc

Calmameu, o cara só tá querendo entender as paradas ai...

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


Johnny Favorite
Não é bem assim não...
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/151502/

Johnny Favorite
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface
hum...o pucci não vai com a cara do smodos gregos então? Daqui a pouco ele aprende a aplica-los e para de ficar se torturando...rs

Toma pucci, tá be, explicadinho aqui. Inclusive dicas de aplicação.

http://whiplash.net/materias/guitarshred/000598.html

Fermc
Veterano
# jan/07
· votar


Johnny Favorite

Ué... Tô calmo.. :s

E ele num tá querendo entender "as paradas"... Ele tá tentando achar um erro nos Modos (que ingênuamente ele acha que vai encontrar... heuiaheuaheiuAHEiuh) pra poder esculachar de vez...

Da uma olhada nos tópicos dele... Teve um que ele fez com o seguinte lema: "ABAIXO OS MODOS GREGOS".

Na verdade ele odeia os modos, e tenta provar pros outros que os modos são inúteis e só servem pra atrapalhar... Por isso ele cria tópicos assim! Pra tentar provar que os Modos são lixo... Sempre com essa finalidade...

Capiche?

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


Johnny Favorite
Na verdade, eu tb não vou.
Mas não fico procurando defeitos. Simplesmente não chego perto! hauehauehuaheuaheuhaea

Fermc
Veterano
# jan/07 · Editado por: Fermc
· votar


Soulface

Sempre na hora certa!! heheheh

Hein, sempre quis te perguntar isso...

Num é chato ter que ficar entrando no fórum sempre quando aqui é de madrugada e num tem praticamente quase nenhum movimento no fórum? Deve ser bem entediante!! =\

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


Fermc
Tem seus prós e contras.
Eu só entro aqui nesse horário pq eu to no trabalho. Em casa eu mal chego perto do computador.
Então, isso aqui é só uma válvula de escape pra mim.
Qndo não tem nada de interessante, eu volto ao trabalho, vejos coisas em outros sites...

Johnny Favorite
Veterano
# jan/07
· votar


Fermc

Pelo que eu notei ele faz um confusão que eu também fazia. Ainda não entende que G mixolidio corresponde as mesmas notas de C maior e não tem nada a ver com G maior que tem seu proprio intervalo DIFERENTE do intervalo de G mixolidio.

busterchair
Veterano
# jan/07
· votar


geralmente criticam o q não entendem

Mister_Fatal_huhha
Veterano
# jan/07
· votar


Esses negoços de modos gregos são pra ajudar a vc n fazer merda na hora de improvisar (e outras coisas), tipo vc tá tocando um treco q tá no campo harmonico de C, mas aí botam um acorde que vai soar feio pra caramba com algumas notas da escala de dó(pq tem intervalos meio "feios" com as notas do acorde) , aí vc tem q ficar ligado, tipo ou começar na tonica do acorde (seguindo a escala do modo), para poder ficar atento as notas boas de parar na escala do modo, nas notas de passagem tal. Eu penso os modos gregos assim, da mesma forma q o instrumento q ta fazendo a base muda os acordes, eu mudo de modo.

No inicio eu n via muito sentido nesse treco, pensava, po pra q ficar estudando esse monte de escala se são todas iguais a da escala de dó, depois achava q estava errado, e ficava fazendo essa mesma coisa q vc fez (de botar o modo Jõnio, na nota q começa o mixolidio desse campo)

O estudo dos modos gregos é muito bom, pq muitas vezes força vc a explorar novas sonoridades causadas por várias situações de intervalos.
Se vc quer ver a aplicação prática disso, pegue uma video aula de edu ardanuy (modos gregos), tem outra de guitarra rock do kiko loureiro (meio velha) essa é muito boa, pq é mais fácil de entender, e ele mostra sonoridades difernetes q vc pode conseguir mudando essas escalas dos modos.

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


pucci

por ex:escala de C!!!se eu quiser aplicar um mixolidio,eu irei começar da nota G pois é o 5° de C!então ficaria assim!!

G-A-B-C-D-E-F-G OK!!!

agora muitos dizem que a aplicação de um mixolidio não seria assim!!

no mesmo casa que eu citei acima em questão a escala de C!!

muitos dizem a aplicação do mixolidio seria assim:]

G-A-B-C-D-E- e o F#..


A contradição é esta mesmo. Eu também já ouvi as pessoas afirmarem desta forma. Pra não ficar na dúvida, pense na nota característica do modo, no caso do mixolídio é a 7a menor. Como eu disse antes, o modo mixolídio nem sempre se encontra no Vº grau, embora todos os acordes têm seu próprio dominante, que está no Vº grau.

Nesse caso estamos falando de dois tipos de acordes dominantes: o dominante secundário (V7 de todos os graus do campo harmônico), dominante auxiliar (V7 de outro acorde de empréstimo modal). Além dos seus respectivos substitutos (SubV7)

Penta_Blues
Moderador
# jan/07
· votar


Boa tarde!!!

LeandroPanucci
Cara, se o nosso camarada pucci já é contra os Modos, agora com Empréstimo Modal entrando no assunto, ou ele "pira" ou bane de vez a Harmonia em seus estudos...rsrsrsrs
Valeu por mais uma aula, meu camarada!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Contradição dos modos Gregos!