Sobre os acordes com sus e etc

    Autor Mensagem
    Aprendiz Pachelbell
    Veterano
    # ago/08


    Eae pessoal!!blz?
    Queria tirar umas dúvidas sobre os acordes com SUS, meu professor havia me dito que acordes com sus seria lídio (se não me engano). Queria saber se é isso mesmo e se tem mais algumas "abraviações" desse tipo que no próprio nome do acorde ja mostre o modo.

    abraço!

    Minow
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Aprendiz Pachelbell
    Seu professor está equivocado.
    Um acorde Sus4 por exemplo tem a quarta suspensa, ou seja tem a quarta no lugar da terça, é um acorde híbrido.
    Não tem nada de lídio, ainda mais porque a quarta continua sendo justa, não aumentada.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/08 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Aprendiz Pachelbell

    Acordes "sus" (suspensos) são aqueles em que o intervalo de 3a é substituído por um intervalo de 2a ou 4a, deixando subentendido se é maior ou menor.

    Csus2 = acorde formado por C, D, G
    Csus4 = acorde formado por C, F, G

    C = acorde formado por C, E, G
    Cm = acorde formado por C, Eb, G

    No acorde "Csus", a notas E ou Eb (3as) foram substituídas pela 2a ou pela 4a.

    Acorde lídio é aquele com origem numa escala maior com 4a aumentada. Por exemplo, se você pegar uma escala de Dó maior e inverter, partindo da nota Fá, você obtém a escala de Fá lídio, e conseqüentemente o acorde Fá lídio. Observe nesta escala que, a distância entre a nota Fá (Iº grau da escal) e a nota B (IVº grau da escala) formam um intervalo de 4a aumentada (3 tons), característico do modo lídio, que não tem nada a ver com "suspenso".

    1 2 3 4 5 6 7M 8
    C - D - E - F - G - A - B - C = dó maior (jônio)
    .
    1 2 3 #4 5 6 7M 8
    F - G - A - B - C - D - E - F = fá maior (lídio)
    .
    Conte os tons entre o Iº e o IVº grau para comparar.


    Aprendiz Pachelbell
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Valeu pela ajuda pessoal!!!
    Leandro Panucci deu uma boa incrementada pra mim sobre o lídio valeu!!!

    abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre os acordes com sus e etc