Autor |
Mensagem |
nathan19 Veterano |
# jan/07
Ae galera eu vi esse tipo de acorde e nao entendi o que significa tipo Cadd7 nao e a mesma coisa que C7 e o mesmo se aplica a o acorde ""sus"".ja agradeco antecipadamente.
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# jan/07
· votar
Pelo que sei, o add siginifica que existe "mais" um intervalo colocado junto com a formacao principal do acorde. Por exemplo, um Cadd9, teria na sua formacao a Tonica, Terca Maior, Quinta Justa e Nona.
Já o sus, siginifica que um intervalo caracteristico do acorde foi substituido por outro.
Por exemplo num Csus ou Csus4 a terça do acorde foi substituida pela nona ou segunda, ou pela quarta. Neste caso a terca deixa de existir na formacao do acorde.
|
nathan19 Veterano |
# jan/07
· votar
entao quer dizer que Cadd9 e a mesma coisa que C9, e nesse negocio de ""sus"" a nota a ser subistituida e sempre a terca?
|
Luckas_Guitar Veterano |
# jan/07
· votar
sem mais.
taí no joe o q vc qria.
|
As I Lay Dying Veterano |
# jan/07
· votar
nathan19
sim,o acorde suspenso não tem caracteristica de maior ou menor,por isso é sempre a terça que "some"
|
nathan19 Veterano |
# jan/07
· votar
e o que seia um acorde ""maj"".
|
nathan19 Veterano |
# jan/07
· votar
e Cadd9 e a mesma coisa que C9.
|
Adrianodevil Veterano |
# jan/07
· votar
e Cadd9 e a mesma coisa que C9.
Não...
|
nathan19 Veterano |
# jan/07
· votar
qual e a diferenca!
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# jan/07
· votar
A controvérsias e diferencas entre as diversas notacoes de acordes espalhadas pelo mundo.
Notacao de acorde não é algo mundialmente padronizado como uma escrita em partitura.
Mas pra alguns, um C9 tem a sétima na formacao, é essa a diferenca dele pro Cadd9.
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# jan/07
· votar
Mas não é regra ok !!! Vai de interpretacao e de aplicacao do acorde com ou sem setima na musica que voce vai tocar pra ver se fica legal ou nao.
|
Adrianodevil Veterano |
# jan/07 · Editado por: Adrianodevil
· votar
Mas pra alguns, um C9 tem a sétima na formacao, é essa a diferenca dele pro Cadd9.
Exato!
Eu tava relembrando isso aqui pra explicar pro camarada... Vamos lá então
Peguemos a tríade de Dó Maior...
C - E - G
Um acorde com sétima são as tríades originais mais a sétima:
C - E - G - Bb
Um acorde com nona é um acorde com sétima + a nona
C - E - G - Bb - D
Um acorde addx tem a nota do intervalo "x" adicionada a tríade maior
seria a tríade de dó maior addx
Um Cadd9 seria então
C - E - G - D
Um acorde susx tem a terça suspensa e substituida pela nota do intervalo x
então um Csus4 teria a terça suspensa por uma quarta perfeita, seria então
C - F - G
Cara eu to meio enferrujado com essas porras, mas conferi no guitar pro e acho q é isso msmo...
Espero que tenha entendido as diferenças... qualquer coisa tamo aee...
Flws!
|
Adrianodevil Veterano |
# jan/07
· votar
Outra coisa, ficou meio mal elaborado aee acima pq eu fiz com pressa, mas a regra é a mesma para tudo, por exemplo:
Cm >> C - Eb - G
Cm7 >> C - Eb - G - Bb
Cm9 >> C - Eb - G - Bb - D
Cmadd9 >> C - Eb - G - D
Daee vem a sacada, de que para acordes menores vc não tem o susx pelo seguinte, o que difere um acorde maior de um menor? Não é justamente a terça? Poisé, então por exemplo um
Cmsus3 seria o mesmo que um C maior...
Como o acorde susx sempre substitui a terça então só se usa o sus para acordes maiores...
Espero ter ajudado \o/
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# jan/07
· votar
Na verdade o sus4 tem uma funcao harmonica, que causa uma tensão, que é resolvida numa sequencia Csu4 / C, por exemplo. É a "caida" de meio tom da terca que foi "esticada" para uma quarta justa.
Numa terça menor isso não funfa.
|
Adrianodevil Veterano |
# jan/07
· votar
JoeCruzGuitar
Exato... sempre essa função harmônica, para elevar ou diminuir meio tom da terça (sus2 e sus4)
valeuuuuu aee cara... Tinha achado q já tinha esquecido tudo essas bagaça ahuuhahaa... É que faz um tempo que eu me estressei com essas bagaça tudo de teoria e parei de estudar =/
Ser autodidata é foda... dá esses desânimos as vezes =/
Mas até que to "sabidinho" hauhuahu...
|
Adrianodevil Veterano |
# jan/07
· votar
nathan19
Iaee o zorbinha, entendeu?
|
guschard Veterano |
# jan/07
· votar
Adrianodevil
Na verdade o sus4 tem uma funcao harmonica, que causa uma tensão, que é resolvida numa sequencia Csu4 / C, por exemplo. É a "caida" de meio tom da terca que foi "esticada" para uma quarta justa.
agora q o mlk desiste d vez
|
Adrianodevil Veterano |
# jan/07
· votar
guschard
agora q o mlk desiste d vez
huahuahuahuau começo é foda mesmo... Eu lembro que quando eu tava começando a estudar teoria musical de forma autodidata eu via as tríades de acordes maiores e aquilo não entrava na minha cabeça ahusdfhuashdufhausdhufa...
Foda...
|
nathan19 Veterano |
# jan/07
· votar
ae galera valeu mesmo deu pra saca legal, ta ligado,mas esse negocio de C9 ter setima e nona adicionada e o Cadd9 so ter a 9 adicionada se aplica a outros intervalos tipo C6 tem sexta e e setima e Cadd6 so tem a sexta ou essa parada de add so se aplica a nona?
|
rafa1406 Veterano |
# mai/10
· votar
comprem o livro "harmonia e improvisacao " acabem com suas duvidas ... e otimo
|
CrenteLouco Veterano |
# mai/10
· votar
rafa1406 Compre uma pá e vá trabalhar como coveiro.
|