Problemas na eletrônica da guitarra

Autor Mensagem
Leonardo from Hell
Veterano
# jan/07 · Editado por: Leonardo from Hell


olá

minha guitarra é uma Giannini StratoSonic, ano 93 ou 94, nela cabem 3 captadores, no do meio está um captador Fender Vintage original da Fender, só que seguinte: quando eu a adquiri o cara que me passou ela disse que ia ter que fazer uma pequena arrumação na ligação dos captadores, mas não ia passar de R$10,00, eu notei que quando e não estava encostando na parte metálica da guitarra dava um zunido, e quando eu escostava o zunido diminuía. Porém este zunido só costumava dar quando eu ligava o "drive" num amplificador da Meteoro 30W, mas não dei importancia para o pequeno ruído

Um dia qualquer durante a manhã meu irmão ligou ela e começou um zunido acima do normal, muito acima mesmo, sendo que no outro dia eu a usava perfeitamente, e era estranho o ruído, ele era bem baixo usando o cubo no normal mas quando acionava o "drive" era só bater nas cordas para um ruído infernal aparecer, e não adiantava parar as cordas que o "som infernal" continuava

Mas essa era só a primeira parte, moro em Ijuí, interior do Estado do Rio Grande do Sul, um lugar que só tem um único lugar que arruma esses tipos de instrumentos, e é o seguinte, o vendedor deve ter notado que sou meio novato nas coisas de guitarra, mandei a guitarra para a manutenção neste lugar suspeito e não teve como tirar o ruído, só é possível tirar o ruído "trocando o captador do meio" (como ele mesmo falou), isso significa, justamente o captador Fender Vintage, que pelo que vi por aí vale um bom dinheiro. Então uma das alternativas que pensei foi que tão querendo me passar a perna.

Sou formado técnico em Eletrotécnica e tenho um conhecimento básico em eletrônica, se tiverem o esquema para instalar corretamente os captadores, ou alguma coisa próxima a o que melhor se adaptaria eu poderia tentar fazer as ligações corretas. Mas isso é se for problema da ligação. tenho que saber se não tenho que trocar o tal captador mesmo.

achei esse esquema que eu acho que deve se adaptar bem à minha guitarra, tem 1 volume, 2 tons, e 3 captadores

http://img208.imageshack.us/img208/5839/stratschematicyf1.jpg



qualquer coisa é só pedir mais informações

desde já obrigado

.matt.
Veterano
# jan/07
· votar


nussa....cara eh praticamente impossivel ser esse cap.........deve ser problema de aterragem da parte eletrica ow mal contato...pq se fosse do cap....na hora q vc mudasse de cap ele sumiria.......axo q eh problema de aterramendo soh........abre ela ve se ta tudo bunitinho se as soldas estaum bunitinhas e o carai.....ai vai um link

http://www.axiomatic-music.co.uk/acatalog/StratSchematic.jpg

esse eh a ligacao basica das strato mais serve na sua tb,,,,
abraco

.matt.
Veterano
# jan/07
· votar


nussa cara mals....nem vi o seu link....eh a msm coisa....entaum serve sim cara.....
abracos

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


Leonardo from Hell

Pode ser que o aterramento não tenha sido feito de maneira adequada, com solda fria, e depois escapado.

Visite o site da Seymour Duncan e dê uma olhada na parte de "esquemáticos", com certeza você vai encontrar algo legal pra sua guitarra.

Se for o caso, experimente inverter o cap do meio.

Leonardo from Hell
Veterano
# jan/07
· votar


só um complemento:

tem uma chave de 5 posições na guitarra, talvez isso seja normal, sei lá, sou iniciante, e tem problemas acho que em todas as posições (não vou testar agora pq tá muito tarde da noite, vai acordar pai e mãe)

problema de aterragem? o que é e como resolvo?

na imagem tem nomes que eu desconheço e não vou saber ligar tais como "ground to bridge" e "output jack"

obrigado pelas respostas

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


Leonardo from Hell

Tudo deve estar aterrado. Os captadores singles têm dois fios. Um deles é o hot (+) e o outro é o terra (-)

O terra vai pra carcaça do potenciômetro, e o aterramento dos outros potenciômetros na sua respectivas carcaças. O terra do jack também vai pra carcaça. Depois mande um fio ligando todo o aterramento no suporte de molas da ponte, na parte de trás da guitarra.

Experiência com solda é fundamental pra evitar "soldas frias", onde parece que está soldado mas não está. Você pode verificar isso movendo o fio próximo da solda. Se você perceber que tem alguma coisa solta, é solda fria = ruído.

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


Aproveite e compre um potenciômetro de volume e dois de tonalidade (A - 250k) novos.

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


"ground to bridge" = ligar o "terra" no suporte de molas da ponte.

e "output jack" é o positivo indo pra saída do jack. Repare que este sai do potenciômetro de volume.

Leonardo from Hell
Veterano
# jan/07
· votar


então pelo jeito dificilmente é o captador o culpado do ruído

eu lembrei de tal fato esta tarde, dias antes do problema eu liguei o guitarra no computador para testar um programa que tinha vários efeitos (alguma coisa como FX BOX) só que devido a o fato de o computador acumular muita estática com o tempo eu não podia encostar nas cordas sem levar um choque) mas eu toquei a guitarra por dias antes do ruido maior, acho que não tem influência no problema



acho que o resto eu consegui compreender bem pelo que pude ver

muito obrigado, vocês podem ter me poupado de economizar um bom dinheiro

Leonardo from Hell
Veterano
# jan/07
· votar


agora me veio uma dúvida

o terminal que sai do potenciômetro do volume e vai para o cabo liga-se ao centro do cabo? ou à parte de fora?

apenas um pequeno problema de aterramento seria capaz de produzir um ruído bem forte que começa ao tocar das cordas e mesmo com a corda parada o ruído não cessa?

Leonardo from Hell
Veterano
# jan/07 · Editado por: Leonardo from Hell
· votar


estou conseguindo observar alguns pequenos problemas, como por exemplo tem um fio que estende-se através da carcaça dos potenciômetros e também achei um fio que foi só encostar que se soltou

a dúvida que me perdura fica na questão da ligação da chave, nesse esquema que achei via internet os terminais estão divididos em duas colunas, porém na minha chave de 5 posições os terminais ficam alinhados se alguém souber alguma coisa sobre isso agradeceria

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


Leonardo from Hell
Cara, basta seguir o esquema que vc mesmo postou, mas atente para o fato de que o captador do meio das guitarras Strato tem que estar em polaridade invertida, senão, além de ficarem fora-de-fase, geram mais ruídos.
Verifique se o aterramento do instrumento está corretamente ligado (todos os potenciômetros devem ter sua carcaça interligada ao terra).
O ideal é vc refazer TODO o sistema, comprando novos potenciômetros e uma chave nova de 5 posições.
Abç

Leonardo from Hell
Veterano
# jan/07
· votar


esse eu não sabia de ter que ligar o captador do meio invertido, provavelmente é só deixar o fio amarelo junto com os escuros e vice-versa

mas a dúvida continua, na ligação da chave o esquema mostra duas fileiras de 4 pontos de ligação, mas a guitarra aqui em casa é apenas uma fileira com os 8 pontos de ligação

no esquema poderia ser escrito mais ou menos assim (numeros representando a disposição dos pontos para ligar)

45
36
27
18

para melhor entender o 4 está ligado ao 8

e alinhado é assim?

12345678? ou 12348765?

Leonardo from Hell
Veterano
# jan/07
· votar


relato do dia: trabalhei umas 6 horas na guitarra hoje

ela tava com os circuitos ou pouco diferentes, então refiz todo o circuito, inverti o captador do meio, que é o Fender, quase tudo certo, não consegui ligar direito a chave de 5 posições, tentei várias ligações diferentes,

resultado: continua danto o tal barulho

como é o barulho? quando utilizo "normalmente" no cubo meteoro aparece um chiado ao fundo, mas quando ativo o "drive select" dá um P barulho alto e que pouco se altera batendo nas cordas

eu estava observando se pode ser o cabo, quando ligo o cubo sem cabo não dá barulho algum, mas quando eu ligo apenas o cabo no cubo dá um pequeno zunido

mas enfim, se alguém puder ajudar com a tal ligação da chave de 5 posições agradeceria

vlw pela ajuda até o momento

Un Perro
Veterano
# jan/07 · Editado por: Un Perro
· votar


isso nao seria a distorcao? hehe brincadeira

comigo foi o fato deu nao ter aterrado as ferragens ai ficava um puta barulho..

se ficar um som fraco vindo da guitarra bem ao fundo e um barulho horrivel, creio que seje aterramento mesmo, algo que esteje faltando, talvez indo para o jack, nao sei..
creio que voce nao tera dificuldade em remontar o esquema da guitarra.. intao acho que eh uma boa solução. Ja refiz varias vezes na minha, nao tem nenhum misterio, mais caso veja que nao ira conseguir, talvez seja melhor primeiro analisar muito bem o circuito e depois fazer isso.

dentro da guitarra coloquei os fios blindados tipo os que vao pro jack e tals, nao percebi melhora nao, ateh pq minha guitarra eh horrivel uheaua, mais funcionou perfeitamente depois deu refazer o circuito dela hehe

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


Leonardo from Hell
Se a sua chave é das chamadas "in line" (com todos os bornes de ligação do mesmo lado), a ligação é a seguinte: 32100123, sendo 2 o capt do meio (não esqueça de ligá-lo invertido), o mais próximo ao 0 é o do braço, e o mais externo o da ponte. Os dois zeros são saída.
Não esqueça de aterrar também a carcaça da ponte e todos os potenciômetros, ligando-os à ponte da guitarra (prendedor das molas).
Captadores tipo "single-coil" tem um ruído de fundo de 60Hz mesmo, e que aumenta com a distorção; é uma características desses captadores e para dimunuí-la, só com captadores de qualidade e com uma blindagem.
Abç

Leonardo from Hell
Veterano
# jan/07
· votar


Se a sua chave é das chamadas "in line" (com todos os bornes de ligação do mesmo lado), a ligação é a seguinte: 32100123, sendo 2 o capt do meio (não esqueça de ligá-lo invertido), o mais próximo ao 0 é o do braço, e o mais externo o da ponte. Os dois zeros são saída.

eu não sei se estou interpretando errado, vou mostrar que conclusão tirei desta sequência

3 2 1 0 0 1 2 3

p a p s s a p a

p= fio preto
a= fio amarelo
s= saída*

* se ligar os dois terminais dos captadores, para onde vai os fios dos potenciometros de tons? ou do volume? se resta dois terminais apenas? e só o fato de ligar os dois terminais do captador altera todo o esquema de ligação, e o que ligar nesta saída?



e também tenho a segunda interpretação que é apenas ligar um fio de cada, seguindo a seqüência da esquerda para a direita ou da direita para a esquerda, mas mesmos assim, na seq&uência adotada, onde ligar os tons e o volume?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/07
· votar


Leonardo from Hell
Cara, a partir daí (saída da chave) vc deve seguir o esquema que vc mesmo postou.
Abç

Leonardo from Hell
Veterano
# jan/07 · Editado por: Leonardo from Hell
· votar


como está no momento: acho que criei uma nova distorção ou sei lá o que, até que varia um pouco o ruído, mas fico alguo que eu nunca escutei na minha vida hAUhUAhUAhuAhuAh, mas agora vou ajeitar conforme o celega li em cima falou



improvisei um esquema no paint, ficou mal desenhado mas enfim, foi o que interpretei

http://img165.imageshack.us/img165/9581/stratschematicalteradowm0.jpg

agora o que eu tenho dúvida é como ligar os pontos 1, 2, 3, 4 e 5?

1 e 2 = terminais da chave de 5 posições

3 = fio do volume

4 e 5 = fio para os tons

eu vou tentando fazer isso na guitarra por enquanto até conseguir alguma resposta (eu posso estar redondamente enganado referente à este esquema que não tem quase nenhuma relação com o primeiro postado)

Leonardo from Hell
Veterano
# jan/07
· votar


up

LeandroP
Moderador
# jan/07 · Editado por: LeandroP
· votar


editei - bobagem

Leonardo from Hell
Veterano
# jan/07
· votar


do jeito que eu to até bobagem é capaz de resolver minha situação

soulrider
Veterano
# jan/07
· votar


Outra coisa que esqueceram de comentar é relativo aos cabos. Cabos velhos e de má qualidade geralmente roubam sinal do instrumento e ocasionam ruidos.

blackcorvo
Veterano
# out/07
· votar


dê uma olhada nos acks do seu cabo: desenrosque e confira as soldas se estão bem feitas e se não esta havendo contato entre o terminal de comunicação (central, curto) e o terminal do aterramento (externo e comprido)

se não for o cabo, verifique se a sua guitarra é blindada (ou seja, se as cavidades do hardware tem uma camada condutora onde está ligado o Terra)
se não for, tente comprar tinta condutora ou Fita adesiva laminada (não sei se esse é o nome, mas é uma fita adesiva que um dos lados é uma camada de alumínio) e utilize-se deles para o aterramento.
no caso da tinta, siga as instruções na embalagem e depois da aplicação final, solde o negativo (fio preto) do hardware a guita nessa camada condutora.
no caso da fita, vc deve prender com uma fita isolante e/ou com um parafuso, pq o aluminio não se liga ao estanho como o cobre faz.

Verifique as soldas dos componentes e se as lgações estão corretas.
o mais recomendado é que se troque os componentes e refaça as ligações

Verifique se o jack de saida não está danificado

a sua casa tem um aterramento bom?
vc usa tomada aterrada?

bom, caso vc não sabia o que fazer depois de td isso, procure alguém que conheça bem de eletrônica para te ajudar (eu ainda to cursando, mas eu já faço umas soldas bem feitas e tenho uma ligeira idéia do funcionamento dos componentes).

espero q isso te ajude

Lu_Soares
Veterano
# jul/12
· votar


UP!!
Preciso de uma ajuda, montei um escudo HSS na minha Fender.
Os caps são: Fender Hot Noiseless braço e meio e Fender Humbucker Atomic na ponte.
Ocorre que na posição meio/ponte , o som está saindo baixo, sem volume, bem fraquinho sem vida, sem aquele "quack", dá impressão que corta o som.
As demais posições estão ok , o humbucker perfeito, meio e braço perfeito.
Fiz a ligação conforme no site da Fender, básica HSS.
Se tiver alguma dica, agradeço desde já.

Lu_Soares
Veterano
# jul/12
· votar


Up!!

LeandroP
Moderador
# jul/12
· votar


Lu_Soares

Verifique se as duas bobinas do humbucker produzem som. Se tiver funcionando apenas uma, o som fica mais fraco mesmo. Sem conhecer o esquemático não dá pra entender o que pode estar acontecendo. Você pode ter ligado uma das bobinas em curto, por exemplo.

Lu_Soares
Veterano
# jul/12 · Editado por: Lu_Soares
· votar


LeandroP
Vou verificar, mas tá muito estranho isso, nessa posição funciona somente o single que fica mais próximo do cap do meio, o que é correto pela ligação que eu fiz. Mas até testei outra que peguei no site fender, em que na posição meio/ponte em tese teria que funcionar: meio/ "full" humbucker.
Mas o som saiu exatamente igual da ligação anterior, meio / humbucker lado de dentro. Será que pode ser a chave de 5 posições? Obrigado.

LeandroP
Moderador
# jul/12
· votar


Lu_Soares

Pode ser a chave sim. Tem muitos modelos. Pra ficar mais fácil te ajudar, poste o link com o esquema e o modelo da chave seletora.

Lu_Soares
Veterano
# jul/12
· votar


Ok , exatamente esse aqui:
http://support.fender.com/service_diagrams/stratocaster/013-4700_02C_S ISD.pdf

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Problemas na eletrônica da guitarra