Defasar um humbucker com potenciômetro de tonalidade

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# dez/06


Não me lembro qual o tópico onde qustionei sobre defasar um humbucker utilizando o potenciômetro de tonalidade.

Estou com a minha guitarra desmontada (mais uma vez hehehehe) e vou experimentar esse recurso.

No entnato, não sabia se isso era possível e acabei encontrando nas minhas pesquisas pela net, a segunte descrição:

"A humbucker is split when only one coil is engaged full output. This is often used to achieve a single coil sound from a humbucker. Here's one of easiest and most controllable ways to split a humbucker. It not only allows you to split your pickup, but it gives you precise control over the amount of split -- in gradual increments. And the best part is that no major guitar surgery is required.
By utilizing one of your existing tone controls as your splitter switch, you can dial in just the amount of split you desire. Imagine: one coil at full output, mixed with any amount of the other coil -- 0%, 50%, 100%, 86.085xpr2%, or whatever. This is a vast improvement over the old conventional way of splitting a humbucker and hopefully it will help you get a little closer to achieving your own "signature" sound. Give it a try! But please remember to ask your local tech for help if you're not totally comfortable doing repair work on your guitar. And remember do not get the potentiometer too hot when you solder on the wire. From all of the Toneologists here at Seymour Duncan, good luck! And don't forget to commit "total random acts of music" every chance you get!"

O meu inglês vai mal, obrigado e não entendi o texto ,mas acho que saquei a idéia.

Vejam o esquemático:
http://www.seymourduncan.com/images/sum96tip.jpg

Em breve postarei pra dizer quais foram os resultados... tenho que terminar isso até quinta-feira...

Guitar_L
Veterano
# dez/06 · Editado por: Guitar_L
· votar


LeandroPanucci
editado - sempre leiam o texto antes de postar crianças =D
Abraços

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Guitar_Luppi

Não é push-pull, é o potenciômetro de tonalidade da sua guitarra defasando gradualmente uma bobina do humbucker, até cancelar completamente a bobina.

Nesse caso, pra defasar geral, basta girar o potenciômetro até o fim.

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Guitar_Luppi

Para de beber, menino :P

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
Não é push-pull, é o potenciômetro de tonalidade da sua guitarra defasando gradualmente uma bobina do humbucker, até cancelar completamente a bobina.
Nesse caso, pra defasar geral, basta girar o potenciômetro até o fim.


Gostei da idéia...
Ou seja, girando esse controle de tone até a metade, vc tem o som de 1 bobina e meia???
Pesquisarei sobre o assunto tb.

LeandroP
Moderador
# dez/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Soulface

Pois é, não é ótimo isso?! Tô entusiasado.

Mandei meu escudo pra pintar e tô aqui com a guitarra toda desmantelada e com o pot na mão hehehehe

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
ahuehauhehaeuhaeuhaeuhaheuaea!!!
Tb to com uma das minhas guitarras desmontadas em casa.
Revisão e reforma geral. Com direito à troa de trastes e tudo mais.
Só não vou mexer na pintura!
Gostei muito dessa idéia.
Se vc conseguir, dá uma aula aqui pra gente!

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Soulface

E eu que só tenho essa, tá toda desmontada e tenho show na sexta-feira, o último do ano... tô correndo contra o tempo.

Amanhã chega um captador que encomendei também.

Espero que funcione porque furei o meu escudo pra isso... e é um saco fazer escudo de alumínio.

LeandroP
Moderador
# dez/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Soulface

Tem como tu traduzir este texto, pra ficar mais claro? O meu inglês é "debuquis onde teibou"

lobz
Veterano
# dez/06
· votar


desculpa a ignorancia (e a burrice) mas o que é defasar?

Guitar_L
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
uhsahuashuas foi mal ^^ Mas muito interessante esse esquema gradual cara, nunca tinha ouvido falar disso. Tenta aew e diga-nos o que achou =D
Abraços

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


lobz

Defasar um humbucker (captador duplo) é anular uma das suas bobinas, funcionando quase como um captador tipo single-coil (captador de uma bobina).

O mais comum é ligar uma das bobinas em curto, numa chave liga-desliga ou num potenciômetro tipo push-pull.

Nesses casos ele só cancela a bobina. Com o esquema no potenciômetro de tonalidade você consegue defasar o som da bobina, gradualmente.


... isso é o que eu espero (hehehe)

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Guitar_Luppi

Vou experimentar, mas tô com uma chave comutadora aqui, pro caso de não dar certo... espero não ter de usá-la.

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
E eu que só tenho essa, tá toda desmontada e tenho show na sexta-feira, o último do ano... tô correndo contra o tempo.
Na pior das hipóteses, pega cenzinho e compra uma Tonante pra quebrar o galho!
Depois vc ainda usa a madeira da guitarra pra fazer o churrasco de Natal! hauehuaheuhaea

Mas acho q se vc conseguir o esquema direitinho, via dar certo sim.
Se não der, vc volta ao esquema padrão. 10 minutinhos e já tá tudo pronto.
Q captador vc comprou?

é um saco fazer escudo de alumínio.
Vc faz isso em casa cara?
Eu to partindo pra idéia mais prática... To pensando em colar papel alumínio num escudo de plástico mesmo.

Tem como tu traduzir este texto, pra ficar mais claro?
Vou fazer isso...
Mas to saindo pra almoçar daqui a pouco. QNdo eu voltar eu traduzo e posto aqui.
(se bem q o meu inglês tb não é muito diferente do seu)

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Soulface

Tô pensando em outra coisa agora... se isso funcionar, ainda pode me servir de boost.

Fábio Seiji
Luthier
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
c tá sumido, cara; tá td bem contigo?

bom, esse esquema da seymour duncam não coloca valor no potenciômetro, mas como ele indica que é o tone desativado deve ser de 500KOhms.
numa ligação de resistores em paralelo, se um dos resistores for 10X maior que o outro, pode ser considerado apenas o valor do menor.
isso quer dizer que o split (tone) só fará efeito quando a resistência for menor que 10X a resistência da bobina (que deve ser uns 6 ou 7K).
deve funcionar sim, pois a resistência no máximo é bem alta e na outra ponta ele aterra a bobina "fria"

Soulface
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
Tô pensando em outra coisa agora... se isso funcionar, ainda pode me servir de boost.
Gambiarras à vista... hauehuaehuaheuhaehuaea

Fábio Seiji
Traduz isso tudo q vc falou pra "brasileiro" agora! hehehehe

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Soulface

Na pior das hipóteses, pega cenzinho e compra uma Tonante pra quebrar o galho!

E depois quebra ela no final do show... yeah!!!

Q captador vc comprou?

Comprei um Texas da Malagoli, pro meio... vou testar ele também.

Vc faz isso em casa cara?

Faço. Corto com serra tico-tico e dou acabamento com lima. Eu ia polir e envernizar... mas é um saco polir também hehehe


Mas to saindo pra almoçar daqui a pouco.

Esse pessoal que mora no Japão é tudo doido... mania de almoçar de madrugada :P

LeandroP
Moderador
# dez/06 · Editado por: LeandroP
· votar


Fábio Seiji

Eu tô trabalhando pra cacete em casa... alguém tem que trabalhar, né.

Até aprovei o meu próprio aumento de salário em 90%... só falta descolar a verba hehehehehehe

O meu potênciômetro de tone tá escrito B250K... será que funciona?
(eu sou ignorantasso em elétrica... só sei tomar choque)

lobz
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
Defasar um humbucker (captador duplo) é anular uma das suas bobinas, funcionando quase como um captador tipo single-coil (captador de uma bobina).

O mais comum é ligar uma das bobinas em curto, numa chave liga-desliga ou num potenciômetro tipo push-pull.

Nesses casos ele só cancela a bobina. Com o esquema no potenciômetro de tonalidade você consegue defasar o som da bobina, gradualmente.


... isso é o que eu espero (hehehe)


a saquei ae o tone ficava como um volume de uma serie de bobina, bem bolado

LeandroP
Moderador
# dez/06 · Editado por: LeandroP
· votar


lobz

Seria mais ou menos isso que você disse.

Soulface
Veterano
# dez/06 · Editado por: Soulface
· votar


LeandroPanucci
Tá por aí ainda???
Aí vai o texto do seu primeiro post porcamente traduzido, mas acho q dá pra entender.
Ele não diz nada em si sobre as ligações. É mais uma introdução mesmo.

"Um humbucker é "splitado" quando somente uma de suas bobinas mandam o sinal para a saída. Isto é frequentemente usado quando se quer tirar o timbre de single coil de um humbucker.
Está aqui uma das maneiras mais fáceis e mais controláveis de se "splitar" um humbucker. Que permite não somente você "splitar" o seu captador, mas também lhe dá o controle preciso do "splitamento" gradual do mesmo. E a melhor parte é a que não será necessário nenhuma operação mirabolante na sua guiarra.
Utilizando um dos controles de Tone como um interruptor de "splitamento", você pode controlar apenas a quantidade que você pretende "splitar" o captador.
Imagine: Uma bobina com saída de sinal total, misturada com a quantidade desejada de saída da outra bobina – 0%, 50%, 100%, 86.085xpr2% (q diabos é isso???), ou qualquer que seja. Isto é uma melhoria enorme, comparada com a velha maneira convencional de se "splitar" um humbucker, e pode lhe ajudar a chegar cada vez mais perto do seu timbre “signature”.
Faça a tentativa! Mas lembre-se de pedir auxílio ao seu luthier caso você não tenha intimidade com a manutenção da sua guitarra. E lembre-se de não encostar no potenciômetro quente enquanto se solda os fios.

De todos os técnicos da Sem Mordanca, desejamos a você, boa sorte! E não se esqueça de realizar “qualquer idéia que vier à sua cabeça em relação à música” em cada chance que você tiver."

Gasoline
Veterano
# dez/06
· votar


Eu conheço isso por blend potenciometer.
Ou potenciometro de mesclagem.

Eu inclusive tinha esse recurso numa guitarra que não possuo mais. É muito legal. Não fui quem fiz a instalação do pot, comprei a guitar assim. Mas parece simples e rápido de fazer.

Acho que vale a pena.

Fabio Giavoni
Veterano
# dez/06
· votar


dúvidasinhas:
LeandroPanucci
mas daí qd vc defasar o volume cai neh? pq o humbucker geralmente ta com as bobinas em série
otracoisa: pelo q eu vi no esquema da seymour duncan, daí o pot soh vai servir pra isso, ele n vai mais controlar o tone. n seria melhor um push-pull pra vc n perder a função de tone pot dele? (soh um palpite)
Gasoline
eu achava q blender era misturar o som do cap do braço e da ponte gradativamente O.o

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Fabio Giavoni

Eu tenho uma strato, com 2 tones... deixo um tone global e outro pra defasar... não gosto de push-pull.. não acho prático ter de puxar um botão... procurei por um push-push, mas não encontrei.

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Soulface

Valeu a tradução!!!!

danilomagacho
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
Gasoline

Também conheço por blend o misturador de captadores, não seria o caso do que o Leandro quer fazer. Eu já usei um pot para defazar e fica muito legal.

A vantagem dele sobre o push-pull é que você vai anulando uma das bobinas aos poucos, então existem possibilidades de timbres intermediários... No push-pull ou funciona as duas em série ou funciona só uma (splitado).

Imaginem só: se o pot está aberto, o captador fica em série, conforme você vai fechando o pot, ele vai misturando o timbre em série com o timbre da bobina splitada. Quanto o pot está no meio, metade do som está vindo de uma bobina e metade está passando em série pela segunda. Com o pot fechado apenas uma funciona.

Fabio Giavoni
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
ahh bom. acho q o edmar luighi tem push-push no site dele, mas de qualquer forma, se ainda vai ter um tone pot ta blz.
muito legal esse negocio, to curioso: será q se vc deixar 1% da bobina defasada, vai dar ruído?

Penta_Blues
Moderador
# dez/06 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Bom dia!!!

LeandroPanucci
Fala, meu camarada!
Já tivemos oportunidade de discutir isso num outro post e na época sugeri um pot de balanço.
Na minha opinião, defasar é deixar as bobinas "fora de fase" e com isso cancelar certas frequências (médias), o que seria diferente de anular uma bobina pra que o humbucker trabalhe como single, pois a isso dou o nome de "splitar".
Também considero diferente a forma como se dá a mistura num pot de tom para um de balanço, pois Blend é uma mistura em que vc adiciona o timbre de um cap ao de outro, mas sempre haverá o timbre daquele cap ao qual foi adicionado o segundo. Com o balanço também acontece isso, mas com a vantagem de se ter mais de um ou mais de outro.
Valeu!!!

Gasoline
Veterano
# dez/06
· votar


danilomagacho
Fabio Giavoni
Eu conheço por blend, o de misturar as 2 bobinas.

E fazer o blend de captadores, nem precisa de pot especial, se a guitarra tiver 1 botão de volume para cada cap (por exemplo, uma LP). Esse tipo de blend, também existe.

Aliás, blend significa misturar. Então pode ser coil blend (misturar as bobinas), pickup blend (misturar os captadores), signal blend (misturar sinais (por exemplo, modificar um pedal de volume, para ir misturando o som da distorção com o limpo, conforme for apertando), e muitos outros blends).

No caso da guitarra que citei, era o coil blend mesmo, exatamente esse que o Leandro quer fazer. E ficou BEM legal na guitarra. Mas não é um recurso que eu usava muito. Hoje tenho uma H-S-S, com uma mini-toggle para isso, que eu acesso com o mindinho (fica perto da ponta) e funciona que é uma beleza (para mim).

Mas é bem interessante os sons que dá para conseguir com coil blend.

Mas por definição, concordo com o Penta_Blues, acho que o melhor é chamar de balanço (como L-R de um player de música, que pode ser 100% L, 100% R, ou 50%-50%).

(Bom, é isso, acho que escrevi demais, e falei pouco. Em resumo, ninguém tá errado, eu acho..)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Defasar um humbucker com potenciômetro de tonalidade