Sobre a prova da ULM (Tom Jobim).

Autor Mensagem
brunocesar00
Veterano
# dez/06


Galera, estou querendo prestar para estudar nessa escola e queria saber se alguem aqui ja fez a prova, ou conhece alguem que fez, e , pode dar uma dicas de como é, o que se pede, etc...
Abraço...

JB_
Veterano
# dez/06
· votar


brunocesar00

Depende, a prova iniciante é bem básica. Uma prova besta, dizer qual nota é mais grave, qual mais aguda. Quantos instrumentos tem tocando ao mesmo tempo, enfim, bem fácil. E uma entrevista.

A intermediária é tocar um standard de bossa nova, jazz, musica brasileira ou sei lá. Mas não precisa saber muita coisa pra entrar lá não.

O principal é os malucos irem com a sua cara, vc pode ser muito bom e não entrar e vice-versa. Conheço gente que tocou Garota de Ipanema "nas coxas" e entrou e gente que tocou um standard do Charlie Parker com improviso e não passou. Sem contar que muitas pessoas tentam várias vezes e não passam.

brunocesar00
Veterano
# dez/06
· votar


JB_
De guitarra tem intermediario e inciante?
No caso vou prestar intermediario mesmo...é só tocar o standart ou rola coisas teóricas?

JoeCruzGuitar
Veterano
# dez/06
· votar


Pelo q me lembro, rola uma prova escrita tambem.

brunocesar00
Veterano
# dez/06
· votar


JoeCruzGuitar
vc ja prestou?

JoeCruzGuitar
Veterano
# dez/06
· votar


Não, mas tenho brothers q estudaram lá.

Acho q o teste consiste em :

- percepção musical (vc tem q identificar tipo de nota, instrumentos, e tals)
- prova escrita
- prova pratica (pelo q me lembro são duas musicas, uma voce deve escolher da lista q eles disponibilizam, e a outra é livre, vc pode tocar o que quiser)

brunocesar00
Veterano
# dez/06
· votar


JoeCruzGuitar
Saquei...eles gostaram de estudar la?

JoeCruzGuitar
Veterano
# dez/06
· votar


brunocesar00

gostaram sim

um grande brother meu fez flauta lá por uns 4 anos
conheco um ou dois que fizeram guitarra
e tambem conheco um que faz batera

esse meu amigo q toca flauta (classica) vivia dizendo q tinham uns guitarristas meio esquisitos por lá, e eu sempre falava pra ele relaxar, pq guitarrista é uma raça meio estranha e metida mesmo heheheh

pr0view
Veterano
# dez/06
· votar


iniciante nao precisa tocar? tem avançado tbm, meu prof falo q tem q toca um standard q eles pedirem lah e dps toca a uma musica olhando na partitura, q eu axo eh o q eles priorizam a leitura

pr0view
Veterano
# dez/06
· votar


eu tbm vou prestar, agora nao sei c estou no nivel de iniciante deles hehe

brunocesar00
Veterano
# dez/06
· votar


JoeCruzGuitar
hehehe
pr0view
Legal velho...eu tbm nao sei como funciona esse negocio de iniciante

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


brunocesar00

Compre uma lente de contato bacana e reze pra eles gostarem da cor. Eu não sei qual é a jogada. Só sei que você paga R$ 20,00 (eu acho), responde uma perguntas, toca um som pra eles e sai de lá sem saber se foi bom ou ruim no teste... aguarda umas semanas e depois liga pra saber se passou ou não.

brunocesar00
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
Que tipo de perguntas?
eles escolhem as musicas ou eu escolho?

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


brunocesar00

Que tipo de perguntas?

Perguntas relacionadas a teoria musical, desde intervalos, formação de acordes, escala, campo harmônico, e dependendo do nível, leitura na clave.

eles escolhem as musicas ou eu escolho?

Normalmente são duas músicas, uma de livre escolha e outra determinada por eles, em geral o repertório é bossa nova mais popular (Garota de Ipanema, Wave, Samba do Avião).

brunocesar00
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
Só...os caras te acompanham pra tocar as musicas, tem tocar em chord melody, como funciona?

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


brunocesar00

E você e seu instrumento.

Não precisa ser chord-melody ou qualquer outra coisa complicada, tem que tocar o melhor que pode. Pra falar a verdade eu não sei se você precisa ter humildade no teste ou se tem que chegar arrebentando a boca do balão, saca?!

Não sei se você precisa mostrar que sabe, pra ser selecionado, ou se precisa mostrar que não sabe, e quer aprender.

Os critérios de seleção é um mistério.

guitartube
Veterano
# dez/06
· votar


Conheço gente que tocou Garota de Ipanema "nas coxas" e entrou e gente que tocou um standard do Charlie Parker com improviso e não passou.

Bixo, depende de como o cara tem interação com o instrumento, já ouvi muita gente toncando coisas mais complexas e com um som final toscasso. Entretanto as vezes eu ouço um cara tocar uma coisa extremamente simples e até errada, mas com aquela sonoridade matadora.
Diante desta consideração: Em quem apostar para futuro bom aluno/músico ?
Todos professores enxergam o potencial e o que pode ser lapidado.

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


guitartube

O problema é que as coisas não são claras. Você não sabe o critério pra ser aprovado ou não.

Se é pra acertar as questões ou não, se é pra tocar algo complicado ou simples.

A única coisa certa é a taxa.

JB_
Veterano
# dez/06
· votar


guitartube

Mas cara, eu disse isso pq, como o LeandroPanucci falou, o critério deles é um mistério. Conheço gente que já tentou 3 ou 4 anos seguidos, e nunca se sabe qual foi o critério usado pra reprovar ou não.

Os professores tem que ir com a sua cara, ou eles tiram no palito, bilhar, dominó, bocha... não sei.

JoeCruzGuitar
Veterano
# dez/06
· votar


Uma dica, na musica livre NÃO toque nada relacionado ao Rock, muito menos a guitarra rock virtuose hehehehehe

O pessoal que passou que conheco, geralmente tocaram musica brasileira : mpb, bossa, pixinguinha, choro, musica regional, etc...

Os caras preferem ouvir esse tipo de repertorio.

Acho que eles dão mais prioridade pra quem consegue tocar um som assim, mas sem muito virtuosismo.

Conheco tambem historia de caras que arregacaram no teste e não foram aceitos no curso.

brunocesar00
Veterano
# dez/06
· votar


JoeCruzGuitar
Conheco tambem historia de caras que arregacaram no teste e não foram aceitos no curso.
Arregaçaram que vc diz e que tocaram rock, ou algo virtuoso?
LeandroPanucci
hehehe...putz se tiver q errar pra entrar...

JoeCruzGuitar
Veterano
# dez/06
· votar


brunocesar00

não, repertorio baseado em musica popular mesmo

um deles montou um esquema de uma musica bem tradicional (não me lembro o nome agora) em chordy-melody, e ele acha q deu com os burros n´agua pq colocou alguns solos no meio do som.

rock + guitarra virtuose eu acho que é sem chance por lá heheheh

brunocesar00
Veterano
# dez/06
· votar


JoeCruzGuitar
hehe...to ligado.....
tipo se toca um standart de bossa ou jazz em chord melody e mandar um improviso no meio a la Joe Pass é certeza que agrada os caras?

JoeCruzGuitar
Veterano
# dez/06
· votar


brunocesar00

acho q é + ou - por ae, só não abusar muito no impro saca !?

heheh acho q tem q tocar legal, mas tem q ficar meio "mineirinho"

brunocesar00
Veterano
# dez/06
· votar


JoeCruzGuitar
Saquei...

guitartube
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
Se é pra acertar as questões ou não, se é pra tocar algo complicado ou simples.

Acredito que as questões vc tem que acertar msm.
Quanto a tocar simples ou complicado, acredito que seja indiferente, acho que a sonoridade e o ritmo são + importantes.
Imagine um cara tocando uma sessão de palhaçadas cheio de coisas mecânicas e sem expressão nenhuma, parecendo um aglomerado de exercícios, isto impresiona adolescente e não um professor ou alguém + experiente. Agora pede para esse mesmo cara tocar um João Gilberto ou João Bosco...... Não precisa nem falar né, a maioria não consegue nem a introdução.....

brunocesar00
Veterano
# jan/07
· votar


Galera quero só ressucitar esse meu tópico pra fazer outra pergunta sobre o assunto: Qual a diferença de fazer a inscrição na unidade Luz ou Brooklin? alguma é mais facil? valeu pela ajuda...abraços

LeandroP
Moderador
# jan/07
· votar


brunocesar00

A unidade da Tiradentes tem mais opções e mais vagas.

pr0view
Veterano
# jan/07
· votar


A unidade da Tiradentes tem mais opções e mais vagas.
desculpe a ignorancia, mas essa eh a Luz ou Brooklin???

brunocesar00
Veterano
# jan/07
· votar


LeandroPanucci
É cara, qual essa unidade?? hehe....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a prova da ULM (Tom Jobim).