Uma perguna (EXTREMAMENTE INTELIGENTE)

Autor Mensagem
FirstTimer
Veterano
# set/03


OK pessoal
Não tenho guitarra (ainda). Mas tenho uma pergunta muito boa. Talvez muitos de vocês não tenham pensado nisso ainda.

A parada é a seguinte.
Os captadores das guitarras funcionam induzidos pela vibração da corda. A corda é de um material que consegue excitar a bobina dos captadores quando vibra. O captador "capta" as vibrações no campo magnético ao seu redor e traduz isso numa corrente elétrica (é mais ou menos o oposto de um motor elétrico).

Pois bem.......num violão a acústica faz total sentido. Visto que a caixa (digo, o corpo do violão) funciona como amplificador reverberando as ondas sonoras de forma extremamente engenhosa (procurem na net sobre o assunto. Conhecimento é ótimo).

OK, nesse ponto está tudo muito claro. Porém, existe um detalhe. O que faz a corda ficar esticada? A ponte e as tarrachas. É como se vc pegasse um fio normal e esticasse.
Os dedos fazem as cordas vibrarem. Pois bem.....

No que a forma da guitarra influi o processo??? EM NADA !! Então por que o som de uma Les Paul com captadores iguais a de uma Strato é diferente?????? Isso é injustificável.
Madeira não conduz eletricidade.

Se não fui muito claro em minha pergunta, peçam esclarecimentos. MUITO OBRIGADO !

ace frehley
Veterano
# set/03
· votar


eu já lí q o tamanho do corpo influi no sustain... não lembro onde... é, realmente é inexplicavel... guitarra é uma bosta, é cheia de frescura... a madeira influi no som... talvez até a tinta... até o headstock... se vc tiver um captador de 2 mil reais e uma madeira compensada a guitarra é ruim... é mto estranho...

FirstTimer
Veterano
# set/03
· votar


Cara
Uma explicação existe. Isso é inevitável.
A explicação vem depois da observação. Se acontece, é porque EXISTE algum motivo.
Agora....qual é esse bagaça???? Alguém tem que saber

Max
Veterano
# set/03
· votar


FirstTimer
Captacao...geralmente..sempre..caps duplos em les pauls...
a unica explicacao pra mudanca de som!

GuitarHouse
Veterano
# set/03
· votar


Logico q a madeira influi no som. Imagina se fosse um material mole. As cordas iriam vibrar e um jeito diferente, ou seja, o material importa.

Vc ja estudou q as ondas se propagam diferentemente em diferentes materiais, certo~? Entao, diferentes tipos de madeira fazem com q as cordas tenham timbres diferentes.
Tome nota(tirado do GuitarPlayes):

· Maple - madeira clara que tem como característica um timbre bem agudo, normalmente usada no braço ou como top de guitarras que combinam madeiras no corpo (ex: Les Paul, formada por um corpo de mogno com um top de maple).
· Alder - madeira de timbre caracteristicamente mais grave e normalmente usada no corpo. Ash - madeira clara com característica aguda também usada no corpo de instrumentos. Rosewood - É o nosso Jacarandá, sendo o da Bahia o mais valioso, reputado como o melhor, usado normalmente para fabricar escalas (fingerboard).
· Ebony/Ébano - madeira escura, quase preta, normalmente usada como escala em instrumentos mais caros, tem como característica um timbre mais agudo do que o maple.
· Mahogany/Mogno - madeira densa, pesada, de característica grave, usada no corpo de Les Pauls.
· Basswood - madeira leve, clara e com característica de destaque em freqüências de médio, foi muito usada nos anos 80 em guitarras como Ibanez e Jackson.
É claro, essas informações são básicas e estão apresentadas de maneira bastante simplificada visando formar um conceito inicial pra você se orientar no complicado mundo das madeiras.

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


FirstTimer

o formato não vai influir tanto. mas a massa (peso da madeira), dureza da madeira, e o quão seca ela está, todos esses fatores influirão no formato e na adição dos harmonicos que aparecem sobre a onda fundamental. (entenda isso como o timbre do instrumento)

GuitarHouse
Veterano
# set/03
· votar


FirstTimer
não ha duvida NENHUMA que a madeira influi no som. NENHUMA. Ate a tinta influi.

Outro exemplo é que, quanto mais denso, teoricamente maior o sustais, etc.

Madeira influencia mesmo. Não é a toa que, quanto melhor a madeira e mais selecionada, meelhor e mais cara a guitarra. Tanto é que guitarras feitas de compensado e aglomerado sao bem baratas, e som de menor qualidade.

GuitarHouse
Veterano
# set/03
· votar


ah, ficou passivel de entendimento que preço é proporcional a qualidade no ultimo post. Mas nem sempre. Na musica isso nao eh regra.

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


FirstTimer
ah, uma outra coisa.
a posição do captador tb influi.
se ele estiver mais próximo da ponte, mas harmonicos agudos ele capta sobre a onda fundamental.
se estiver mais no meio da corda, menos harmonicos (o som parece mais abafado)

Max
Veterano
# set/03
· votar


GuitarHouse
Ae cara...vi voce falando...
Vc ja estudou q as ondas se propagam diferentemente em diferentes materiais, certo~?
E eu lembrei da minha aula de fisica sobre Ondas Eletromagneticas e sobre a velocidade de propagacao das mesmas em diferentes meios..e no Aco, as ondas se propagam com velocidade de +- 5000 m/s...que deve ser maior que a madeira..entao se eu tivesse uma guita de ferro ou aco ela teria um reverb natural so de eu tocar na corda ne..
pq se eu do uma martelada num trilho do trem e um cara tiver com o ouvido no trilho ele vai ouvir dois toques por causa da V de propagacao...entao sera q seria assim??

FirstTimer
Veterano
# set/03
· votar


Opa opa opa

Gente.....vcs estão confundindo ONDAS com CAMPO MAGNÉTICO.
Em teoria uma coisa está incluída em outra.

Mas.....
O captador não capta ondas sonoras. Ele capta sinais elétricos flutuantes. Um motor elétrico invertido não captura sons. Chega do lado da guitarra e dá um berro pra ver. Se as cordas não vibrarem com seu berro, não sairá absolutamente som algum.

Voltando ao assunto...
Madeira é isolante elétrico. Não acho que a resposta esteja por aí.

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


FirstTimer
amigo, ele capta alterações no campo magnético.
essas alterações são em formato de ondas. são ondas senoidais sobrepostas.

GuitarHouse
Veterano
# set/03
· votar


FirstTimer
isso nao tem o que discutir
qnd vc disse Talvez muitos de vocês não tenham pensado nisso ainda. na verdade é pq eh clara a resposta..a madeira influi no som.

Hum, vou procurar uma resposta mais técnica e direta, para acabarem as duvidas.

FirstTimer
Veterano
# set/03
· votar


MKazan
Exato, foi exatamente o que eu quis dizer quando falei que "uma coisa está incluída na outra"
Mas não são ondas sonoras. São, como vc frizou, alterações no campo magnético (o que eu chamei de "sinais elétricos flutuantes". NO sentido de variantes).

Ou seja......deu na mesma.

GuitarHouse: Que tudo influi, influi. Não estou contestando isso. Só queria saber o porque.

Abraços

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


FirstTimer
a frequencia dessas ondas é a frequencia em que vibra a corda.

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


FirstTimer
Um motor elétrico invertido não captura sons
inverta-o e gire. ele não captura sons, mas irá gerar uma onda elétrica com o período que vc aplicar na rotação do eixo.

o captador é a mesma coisa.

GuitarHouse
Veterano
# set/03
· votar


FirstTimer
ah ta.

FirstTimer
Veterano
# set/03
· votar


Mkazan...

A frequencia das ondas emitidas pela corda é muito diferente da frequencia da corda.
Fisicamente falando, claro. (não confundindo frequencia com som)

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


FirstTimer
mas essas alterações são fiéis as ondas sonoras q vc ouve das cordas com a guitarra desligada.

FirstTimer
Veterano
# set/03
· votar


Mkazan...

Sim. Eu sei como o captador funciona. Vi isso hoje enquanto estava procurando a resposta.

Mas e daí?? O que que tem a ver a madeira e o formato da guitarra com isso??? Esse é o pepino

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


FirstTimer
não são tão diferentes assim. se vc analizar a onda que sai no ponto onde o captador se situa, vc verá que são bem parecidas. (faça o teste com um ociloscópio e um microfone)

the_paranoid
Veterano
# set/03
· votar


cara vcs sao bm expertos... hehe naum tive paciencia de intende o q exatamente cada um falo. mas eh isso ai... O_o

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


FirstTimer
o formato não tem muito a ver 9exceto pelo comprimento da corda.
mas o peso da madeira, e a dureza, como eu ja disse, influem nos harmonicos somados a onda fundamental.
esses harmonicos são captados junto com a onda fundamental quando a corda abala o campo dos captadores.

FirstTimer
Veterano
# set/03
· votar


Mkazan

A frequencia real do som que vc ouve é bem maior do que a frequencia da corda. Acredito que se as ondas sonoras vibrassem tão vagarosamente os seus tímpanos mal seriam excitados. Mas claro, isso é um chutômetro. Teria que procurar as frequencias audíveis pelo ouvido humano e calcular a frequencia correta emitida pela corda vibrando.

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


FirstTimer
o quanto mais mole e úmida a madeira, menos harmonicos... pior o timbre.

rka
Veterano
# set/03
· votar


bem interessante isso... nunca tinha parado pra pensar nisso, vo pesquisa mais tbm sobre isso

MKazan
Veterano
# set/03 · Editado por: MKazan
· votar


FirstTimer
não, a frequencia é a mesma.
um lá, por exemplo. nós ouvimos 440 oscilações por segundo.
e a corda oscila 440 vezes em um segundo.

o ouvido humano ouve de 20 Hz até 22000 Hz

Gugamania
Veterano
# set/03
· votar


o som da guitarra vem dos captadores + madeira usada.... e a quantidade de madeira influi tbm... a les paul tem MUITA madeira! e isso da muito sustain... tem madeiras com caracteristicas de som mais agudos, mais graves e etc...

agora, se você colocar captadores ativos em uma guitarra strato e em uma les paul, ai quase não avera difereça! pois eles não utilizam o som da madeira... eles ja vem pre-amplificados! :-)

FirstTimer
Veterano
# set/03
· votar


A corda oscila 440 vezes em um segundo??????

Tem certeza disso?????????

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


Gugamania
tem diferença sim.
esse lance dos captadores ativos não precisarem de madeira boa é pura lenda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uma perguna (EXTREMAMENTE INTELIGENTE)