Workshop Richard Powell - Walczak/Warm Music/Zoom/Groove

    Autor Mensagem
    grooveblues
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: grooveblues


    Olá, cifraclubbers!

    Workshop Richard Powel
    Warm Music / Walczack / Groove / Zoom

    Ontem à noite aconteceu um workshop aqui na terrinha, organizado pela Cia da Música (www.ciadamusica.net), no SESC-IJUÍ, um local com uma estrutura muito boa e muito confortável.

    Para começar, destaco o músico: Richard Powell é um cara super gente-boa, humilde, simples e super acessível.

    Sua técnica é bacana, com influência direta de Vinnie Moore. Tem uma veloz palhetada alternada, lembrando um pouco a pegada de Zakk Wylde, com bastante firmeza, embora não toque com o mesmo pataço viking e utilize cordas 0.009. Não é do tipo "guitarrista narcisista", não fica "se mostrando" ou procurando impressionar. É um camarada.

    Tenho um disco dele, "Dedications", que é bacana, com muitas idéias e melodias cantáveis, mostrando uma verve "Satrianesca" no conceito de fazer um instrumental "pop", leve e audível por simples mortais. Não se perde no virtuosismo, nem em sexitnas na velocidade da luz. É um ótimo guitarrista, que usa a guitarra como ferramenta na construção de belas melodias, com um feeling interessante e sem frescura.

    Durante o workshop, Richard respondeu perguntas sobre equipamentos, técnica, manutenção e setup. Mas não ficou babando nas empresas das quais ele é endorse - mais um ponto para ele. Falou, de maneira franca e objetiva, o que os equipamentos oferecem e a relação de custo benefício encontrada. Procurou desmistificar alguns conceitos e preconceitos, com muito bom humor e sem denegrir equipamentos concorrentes. E, principalmente, demonstrou com um timbre excelente a qualidade de cada marca envolvida no evento.

    Mas o que mais marcou o workshop foi o timbre das guitarras, sem dúvida. Cru, sem efeitos. Nem um delayzinho. A característica do som do Richard é ser bem "na cara" e isso ficou bem claro.

    Plugada num Warm Music Ragna Rock 112 "de linha", uma strato Walczak rosnava enfurecida, produzindo harmônicos com sustain e punch, bases com graves densos e sem embolação, fraseados limpos e definidos. Realmente, foi um tapa de luva nas babaquices timbísticas que muitos guitarristas ficam horas e horas discutindo. Um som matador, com personalidade e sem recursos mirabolantes. Nunca fui fã dos amplificadores nacionais (eu mesmo tenho um Laney VC30), mas o som que o cara tirou do ampli deixou todo mundo muito bem impressionado. O Ragna Rock é um amplificador híbrido, com uma válvula no pré. Soou grande, quente e com um overdrive excelente. Vale a pena escutar o que esse ampli é capaz de fazer pelo preço que custa.

    As guitarras Walzack são bacanas. A strato tem o shape do corpo um pouco diferenciado, um pouco mais quadrado do que o tradicional, feito de uma peça de cedro. Possuem hardware e pickups wilkinson Texas Style, excelentes. O timbre é bem característico das stratos e o Richard tocou praticamente todo o workshop com ela.

    A les paul (V-Rod) é uma guitarra incrível, com um design agressivo e inovador. Quando o Richard a plugou, realmente foi impressionante. O timbre lembrou muito o do Zakk Wylde, também pela palhetada precisa e firme, com muito peso e definição, mesmo em acordes abertos e com dissonâncias. Os harmônicos nos bordões soaram agressivos e com muito sustain, graças ao braço colado e ao corpo feito de uma peça de cedro, com top de maple em 2 partes.

    A pedaleira Zoom foi pouco explorada. Devido a característica do som feito por Powell, apenas um overdrive ajudava a empurrar o ampli em alguns momentos. O restante dos efeitos permaneceram em bypass durante o workshop. Richard falou um sobre a versatilidade dos efeitos digitais, principalmente no estúdio, e também como muita gente tem a ilusão de encontrar o timbre pronto comprando determinados equipamentos, sem saber tirar o melhor timbre do amplificador, seja ele qual for.

    O saldo do evento é muito positivo. Ajuda a lembrar que um bom timbre encontra-se embaixo dos dedos, não apenas no equipamento usado. Também mostra que muitos preconceitos podem ser revistos, quando se utiliza da boa vontade e do bom gosto ao timbrar um equipamento, não importando a marca.

    Fica a dica, para quem gosta de guitarristas instrumentais: procurem ouvir o trabalho do Richard. Com bom gosto e simplicidade, ele faz uma ótima música, com competência e humildade.

    Desculpem o tópico longo, mas achei legal compartilhar com a galera.

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Queria eu saber equalizar e regular perfeitamente para o som que procuro.

    grooveblues
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: grooveblues
    · votar


    Uma das dicas do Powell, embora óbvia, merece atenção:

    Comece regulando o amplificador com todos os controles de equalização na metade buscando uma resposta "flat" do amplificador, ou seja, sem excesso de graves, médios ou agudos.

    No workshop, os amplis estavam regulados exatamente dessa maneira, com todos os controles no "5", exatamente no meio da regulagem.

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/06
    · votar


    Bom dia!!!

    grooveblues
    Cara, conheci o Richard na Expomusic de 2004. O cara realmente é muito gente fina. Tb tenho o CD dele e na última Expomusic achei que compraria o novo CD mas não deu.
    Valeu a dica!!!

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Não conheco o guitarrista, mas admiro muito caras virtuoses que deixam a tecnica em segundo plano. Ai pra mim vira mais musical e menos exibicionista.

    Sobre a questão do timbre, acredito realmente que o equipamento tenha cumprido seu papel, mas pelo que voce escreveu, é muito provável que o guitarrista tenha sido o fator principal no som.

    Um cara que toca realmente bem, consegue tirar leite de pedra. hehehe

    Sobre a dica da equalização flat no ampli, pra depois ir timbrando, o Faiska também sempre fala isso, eu acho bem produtivo.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Outro guitarrista, que na minha opinião toca pra cacete e anda usando um set parecido é o Déio Tambasco.

    Na Expo ele estava tocando com uma Strato Walczak e um ampli transistor (não lembro a marca), sem efeitos nem nada, e o cara arregaçou.

    Mas é uma praia mais blues/jazz, então o som mais curto e grosso cai bem demais pro tipo de som que o Déio toca.

    Rapha_krust...
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Déio é TRUEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!

    toca muiiiiiiiiiiiiiiiitoooooooooo...

    igual ao Juninho afran que toca hunto com o déio no oficina g3.

    putz boa pedida pros guitarristas de plantão aki escutar o oficina...

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/06
    · votar


    Boa tarde!!!

    JoeCruzGuitar
    Cara, vc se lembra daquele outro guitarrista que estava no estande da Warm? Seria o Airton Mann?
    Valeu!!!

    grooveblues
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Eu admiro muito as pessoas que conseguem ser "humanas", antes de mais nada. O Richard é um cara assim - ou pelo menos demonstrou isso, nas duas vezes em que fui aos workshops. Há guitarristas que tocam muito, mas caem no ridículo ao incorporarem o "megasuperstar" e acabam se tornando reféns de seu próprio sucesso e de sua própria megalomania.

    Existem centenas, talvez milhares de ótimos guitarristas no Brasil. Alguns tocam com mais técnica, outros com mais feeling e outros ainda não tocam nada, mas tem carisma, simpatia e bom humor, que acabam prevalecendo e fazendo com que se destaquem nas bandas em que tocam. Há os guitarristas de quarto, que tocam por gostar de música, de fazer música, de brincar com a música.

    Há muitas máscaras escondendo quem as pessoas realmente são. O que é uma pena, quando muita gente se priva de ter uma vida saudável e "normal" em troca de 15 minutos de fama.

    Existe vida além das escalas pentatônicas, do metrônomo e das sextinas. Namorar, jogar bola, estudar, ir ao cinema... A vida impressiona muito mais do que fritações a 180 bpm.

    Homem Cueca
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    grooveblues
    Existe vida além das escalas pentatônicas, do metrônomo e das sextinas. Namorar, jogar bola, estudar, ir ao cinema... A vida impressiona muito mais do que fritações a 180 bpm.

    Essas palavras entram no coração.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Penta_Blues

    Se não me falha a memoria era ele sim

    Homem Cueca

    hehehehe

    Gasoline
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    grooveblues
    O Richard é um figuraça.
    Um cara bem humorado e de bem com a vida.
    Quando eu estava fazendo uns serviços com umas guitarras, seguido eu ia no Luffing em porto alegre, comprar peças, e ele estava lá as vezes, sempre rindo, zoando e incentivando a molecada.
    No workshop do Michael Angelo, este ano, lá na Good Music (em POA também) ele estava lá, também, babando pela técnica do MAB, como toda a pirralhada. O cara é gente boa para caramba.

    E toca muito. Gosto bastante do som que ele tira das guitars dele.
    E da musicalidade dele.

    grooveblues
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Gasoline

    O cara é tri legal!

    E as musicas do Dedication são bem bacanas. Vale a pena ouvir!

    Invalid User
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Up!
    Pessoal de Porto Alegre!
    Vai ter uma apresentação do Richard Powell na loja saraiva do Shopping Praia de Belas, nessa sexta as 19 horas!!!
    Quem vai?

    Invalid User
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Invalid User

    Eu vou!
    =D

    nofear
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Vale apena conferir as guitarras WALCZAK, saum mto boas, com otimo acabamento e som melhor ainda.

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    nofear
    as les paul eu testei e achei superior a condor, mas não entendo tanto de guitarra, mas achei q tinha um timbre mais aveludado e com mais sustain...

    Turok
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    O Richard é um cara bacana mesmo. Sem frescuras e sem pose.

    Eric 146
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ja vi um show do Richard Powel na TVCOM e achei ele muito repetitivo nos improvisos, mas o cara toca bem mesmo

    Gasoline
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Invalid User
    Tem que pagar ?
    Mais informações, por gentileza ?

    Invalid User
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Gasoline

    Não, não precisa pagar...
    Pergunta o que tu qué saber...

    Gasoline
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Invalid User
    Sabe o que é a apresentação ?
    é workshop? lançamento de disco ? tem algum tema especifico ?

    Pq se for para ouvir ele tocando, sei lá, atirei o pau no gato, não vou me deslocar até lá. Até porque, é ruim, ir até o Praia de Belas.

    Mas acho que vou.
    Valeu pelo toque.

    Invalid User
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Gasolina

    13, sexta-feira, 19h
    Especial Mês do Rock com Richard Powell, para lançamento do CD Dom, Tratore
    No Dia Mundial do Rock, a Saraiva convida todos os seus clientes para conferir o guitarrista e roqueiro Richard Powell, que interpretará canções de seu mais recente trabalho, Dom.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Workshop Richard Powell - Walczak/Warm Music/Zoom/Groove