problema na guitarra(captadores ou chave)

    Autor Mensagem
    _fernando_
    Veterano
    # nov/06


    A minha guitarra tá com um problema, ela só sai som quando a chave seletora tá na posição da ponte ou no braço. Qualquer outras das tres posiilidades nao sai som em nenhum dos três captadores, e tanto na posição da ponte quanto na do braço sai som, mas beem baixo no cap do meio.
    Qual será o problema dela? Captadores? Chave?

    Ruda_Guitar
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    _fernando_
    provavelmente chave... a minha (que peguei ontem usada) também está com problema deste tipo, mas na minha a partir da posição do meio pra cima liga os caps do meio e do braço juntos... amanhã vou levá-la no luthier da loja para uma regulagem gratuita, mas já vou comentar sobre isso e ver o que da pra fazer :)

    _fernando_
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ruda_Guitar
    mas já vou comentar sobre isso e ver o que da pra fazer :)
    brigadao aê meu
    pois é eu achei estranho pq o som sai, bem baixo mas sai, no captador do meio quando a chave tá na ponte ou no braço

    Ruda_Guitar
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    _fernando_
    poize... se você quiser fazer um teste (não sei se você já fez), pega uma moeda (ou chave de fenda, ou algo de metal) e encosta em cada polo de todos os caps em cada posição da chave, e ve se eles ligam conforme deveriam...

    o melhor mesmo é levar num luthier pra ele ver, ou se você quiser, busca no google algo sobre esquemas elétricos ou espera o Soulface aparecer, parece que ele tem algum esquema com fotos pra passar :)

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ruda_Guitar
    espera o Soulface aparecer, parece que ele tem algum esquema com fotos pra passar :)
    Tamos ae! hehehehehehhe
    Como é q tá a tua guitarra? Já deu uma olhada nela cara?

    _fernando_
    Cara, na verdade é só olhando mesmo pra saber.
    Pode ser um problema na chave, algum fio solto, ou o próprio cap estar pifado.
    De qualquer forma, só olhando pra saber.
    Q modelo q é a sua guitarra?

    Ruda_Guitar
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Soulface
    cara, eu abri as tampas traseiras uheuheuhe o que eu gostei é que a floyd ta novinha! molas, parafusos da tensão delas, aquela chapinha, tudo brilhando! hehehe

    na parte elétrica não vi nada solto (só posso dar essa informação) hauhauhauhauh

    o que me chamou a atenção é que toda a cavidade dos potenciômetros e chave está forrada com papel alumínio o.O

    amanhã de manha vou levá-la no luthier da loja, e hoje me lembrei que ela tem garantia de 6 meses se não me engano (mesmo sendo usada), aí vou falar com os caras e ver se esses probleminhas elétricos entram como garantia... quem sabe \o/

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ruda_Guitar
    toda a cavidade dos potenciômetros e chave está forrada com papel alumínio
    Sua guitarra está blindada cara. O antigo dono teve esse cuidado para eliminar os chiados dela.
    Mas pode ter sido aí tb q ele ligou alguma coisa errada e está dando esse probleminha.

    _fernando_
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ruda_Guitar
    pega uma moeda (ou chave de fenda, ou algo de metal) e encosta em cada polo de todos os caps em cada posição da chave,
    sim, já fiz isso e deu o que falei antes, que tanto na posição da ponte quanto na do braço sai som no respectivo captador e beem baixo no cap do meio

    Soulface
    Q modelo q é a sua guitarra?
    é uma Strinberg strato, os caps são os q vieram de fábrica, eu acho q talvez nao seja a chave do que falei agora pro ruda: que tanto na posição da ponte quanto na do braço sai som no respectivo captador e beem baixo no cap do meio

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    _fernando_
    É difícil falar sem ver cara... Só tirando o escudo da guitarra e vendo a fiação mesmo.

    Ruda_Guitar
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Soulface
    ah, legal \o/

    deve ter sido algo assim mesmo hehe

    tomara que em alguns dias ela esteja 100%, e de preferencia de graça huauhauhauha

    ah, uma dúvida nada a ver com elétrica: acho que ela está com cordas 0,09, eu usava a rich com 0,10 afinada padrão... quero deixar a ação das cordas bem baixa, porém sem nenhum trastejamento, então devo colocar cordas mais grossas, para que vibrem menos e não trastejem, correto?

    agora minha dúvida: será que a 0,11 vai ficar pesada demais pra ficar afinada em E? ou eu acostumo logo?

    _fernando_
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Soulface
    É difícil falar sem ver cara... Só tirando o escudo da guitarra e vendo a fiação mesmo.
    eu tentei tirar o escudo pra ver, mas nao saiu, tracava um pouco no braço, aí eu fiquei com medo de forçar e quebrar

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ruda_Guitar
    devo colocar cordas mais grossas, para que vibrem menos
    Cara, a vibração das cordas depende da sua palhetada, e não da marca delas.
    Só uma boa regulagem vai dizer o qnto vc vai poder abaixar as cordas sem q haja trastejamento.

    será que a 0,11 vai ficar pesada demais pra ficar afinada em E?
    Estando bem regulada, acredito q não.
    Eu uso 0.11 em uma das minhas guitarras. Mas afino em Eb.

    eu acostumo logo?
    Com certeza.
    Eu tenho 2 guitarras agora. Uma está com 0.10 e outra com 0.11.
    No começo eu estranhei um pouco, mas agora estou sossegado com elas.

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    _fernando_
    É uma strato de 22 trastes?
    Então meu caro, o escudo só sai se vc retirar o braço tb. Ele fica encaixado ali entre o final da escala e o corpo. Só sai desparafusando o braço.

    _fernando_
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Soulface
    Então meu caro, o escudo só sai se vc retirar o braço tb. Ele fica encaixado ali entre o final da escala e o corpo. Só sai desparafusando o braço.

    hum entao tá explicado, ainda bem q eu nao forcei, nao vo tirar o braço, deve ser difícil botar de volta depois né?
    vo ter q mandar num luthier entao
    valeu pelas dicas mano alface!!!!!

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    deve ser difícil botar de volta depois né?
    Nada cara... é só tomar cuidado na hr de encaixar o parafuso na roscado braço.
    Se vc não tiver prática, pede pra algum amigo encaixar na rosca pra vc! hauehuaehuaheuaeuhauhuhaehuaea
    Mas falando sério, isso é simples mesmo.

    vo ter q mandar num luthier entao
    É o mais garantido.

    Ruda_Guitar
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Soulface
    valeu!

    provavelmente amanhã na regulagem já vou pedir pro luthier trocar as cordas, e vo comprar as 0,11 \m/

    valeu cara!

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Ruda_Guitar
    A primeira vez q eu fui comprar 0.11, eu comprei errado.
    Comprei um jogo híbrido q vai de 0.10 até 0.52 (q é do encordoamento da 0.12).
    Putz cara, 0.52 é mais grosso do q algumas cordas de baixo! aheuahueauehuaheuaheuhaea

    _fernando_
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Soulface
    pede pra algum amigo encaixar na rosca pra vc!
    que ki foi que ki foi que ki há
    huehuehuehe


    Nada cara... é só tomar cuidado na hr de encaixar o parafuso na roscado braço.
    é só tirar os 4 parafusos de trás da guita então?

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    _fernando_
    Só...
    Na hr de encaixar de novo, vc coloca os parafusos no corpo até aparecer a pontinha ali no encaixe... aí vc encaixa o braço com as roscas no parafuso certinho e vai apertando...
    Lembrando sempre q tanto pra soltar qnto pra apertar, é bom q vc faça em "X". E apóie a guitarra em um lugar estável pra evitar de forçar o braço dela.

    _fernando_
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Soulface
    última pergunta, prometo q paro de te incomodar

    qnto pra apertar, é bom q vc faça em "X".
    como assim? X aonde?

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    _fernando_
    Já trocou pneu de carro?
    É a mesma coisa...
    Vamos enumerar os parafusos.
    1, 2, 3, 4, no sentido horário, certo?
    Bom, inependente de ql seja o Nº 1 q vc escolher, depois de soltar ele, vc solta o Nº 3. Em sguida o Nº 2 e por último o Nº 4.
    Pra apertar, a mesma coisa. Só q nunca aperte um de cada vez até o final. Vai dando uma certa diferença... Aperte um pouco de vada vez ae cada parafuso até o fim.

    _fernando_
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Soulface
    escolher, depois de soltar ele, vc solta o Nº 3.
    hum beleza, entendi

    essa semana vo tentar ajeitar ela daí eu posto os resultados, mas pra mim o cap do meio pifou, espero q nao, que seja só um fio solto

    valeu mesmo!

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    _fernando_
    Se puder postar fotos, dá pra ver se posso ajudar.
    Mas não me responsabilizo pelos danos! hauehuaehuaheuahea
    E se não conseguir encaixar o braço na guitarra depois, crie um tópico com o título de "Rosca dura, Urgente!" aheuhaeuaehuaehauhehuaea

    _fernando_
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Soulface
    E se não conseguir encaixar o braço na guitarra depois, crie um tópico com o título de "Rosca dura, Urgente!"
    huehuehuehuehue
    kurt100 adventures

    _fernando_
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: _fernando_
    · votar


    Soulface
    se tu puder mandar o esquema com as fotos que tu prometeu pro Ruda_Guitar quando tu tiver net de novo manda pra mim também
    :D

    se quiser me adiciona no msn
    blablu@blablublablu.blablu

    Soulface
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    se quiser me adiciona no msn
    Tu tem alguma parente gostosa? huaheuaheuhaheuaehuaea

    Eu mando sim cara... provavelmente nesse fim de semana.

    Ruda_Guitar
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Soulface
    auhuahauhauhauh

    a 0,12 tem a corda G encapada também né? uhauhauhauhahuauh

    hoje fui ao luthier, foi bem desagradável... já não gostava do luthier de lá, porque como meu antigo prof de guitarra já havia dito, ele é um mala... e realmente, é mais que isso. quando ele veio ao meu encontro a primeira coisa que disse foi que a loja havia feito um péssimo negócio em pegar a minha guitarra, porque ela estava com um sério problema nos pivôs, e que foi um erro da loja pegar a guitarra sem levá-la antes para ele vê-la. deu vontade de falar: "e eu com isso?" po, eu não sabia de nada, sempre cuidei bem dela, ja havia levado a um outro luthier antes e nenhum problema nos pivôs (salvo que um deles estava com o encaixe da chave espanado e o outro luthier havia feito um corte na cabeça para poder usá-lo com uma chave de fenda. mas tudo bem, ouvi, disse que não sabia de nada, e falei da minha.

    vamos lá: o tone está funcionando (disse o luthier) e que depende da amperagem do amp pra fazer efeito... a rich mudava muito o som, na jackson não percebi nada... ele disse que testou e funcionou o.O isso está certo?

    a chave ele disse que o antigo dono tinha feito a ligação daquele jeito, e que a loja vendeu ela assim (ou seja, eu teria que pagar). perguntei quanto ele cobraria pra fazer a ligação correta, e ele disse que não passaria de 30 reais (sorte, pois só tenho 30 reais mesmo uhauhauhauauha).

    quanto a regulagem geral (falei do trastejamento) ele pegou a guitarra na mão e disse "que encordoamento tu boto aqui?" quase mandei ele pro inferno, mas disse que a guitarra estava como havia saído da loja a 2 dias atrás... ele admitiu que a ação havia baixado e ia regular...

    enfim, a guitarra já deve estar pronta (ele disse que depois do almoço ficaria) mas como eu moro longe do centro, voltei pra casa e amanhã de manhã vou buscá-la... quanto as cordas vou continuar com as 0,09 que estão nela mesmo, até ter que trocar, quem sabe até lá á achei outro luthier, ou levo pro cavalo mesmo botar um 0,10 ou 0,11...

    espero que agora não me incomode mais :D

    VictorFloydd
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    A minha guitarra tá com um problema, ela só sai som quando a chave seletora tá na posição da ponte ou no braço. Qualquer outras das tres posiilidades nao sai som em nenhum dos três captadores, e tanto na posição da ponte quanto na do braço sai som, mas beem baixo no cap do meio.
    Qual será o problema dela? Captadores? Chave?

    Cara, minha guitarra também ta com esse problema, no meu caso o som só sai com a chave pra cima (do braço), quando coloco no da ponte ele sai baixinho e nao sustenta. Mas se eu deixar por um tempo a chave pra baixo(Ponte) e depois ligar, ele funciona, só que na hora da troca pra de cima ele n funciona a de baixo novamente. AJUDA!! (a minha guitarra é uma Jackson Js32 Kelly)

    T. Forge
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    VictorFloydd

    Você leu o tópico inteiro?

    Enfim. Pode ser a chave com problema ou os potenciômetros. Se você não sabe mexer com isso, leve a guitarra a um luthier. Dependendo do problema, não vai ser nada caro pra arrumar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a problema na guitarra(captadores ou chave)