mac25 Veterano |
# nov/06
· votar
guilhermerizzo
Pra já, obrigado cara, por ter trazido este tópico e dar a conhecer este Grande músico que é o desconhecido Charlie Hunter.
A musica de Charlie Hunter é simplesmente a que tenho sempre no gira-discos de ha uns meses pra ca!
É sim um estilo inovador, moderno, genial, é aquele tipo de musica que de tão bom está tão bem guardado e poucos o ouvem! E estou falando musicalmente, harmonicamente, melodicamente, ritmamente...!
Eu por regra nao costumo ir ver a vida dos musicos, e muito menos antes de conhecer bem o seu som. Daí por acaso comecei a ouvir CH e a curtir mto o seu som, sendo que só mais tarde vim a saber que a guitarra base, a guitarra solo e o baixo eram um único e mesmo gajo. Uma nota: não achei nem o baixo nem a guitarra pobres antes de descobrir isso, muito pelo contrario, uma sintonia impressionante entre os dois e ideias excecionais.
Curly
agora resta a saber se vale a pena investir para desenvolver uma técnica assim, creio que a única vantagem é sobressair-se perante os outros, porque musicalmente não vejo vantagem.
Desenvolver uma técnica assim? Porque não? Quantos são os guitarristas que não se entendem com o baixista, e vice-versa, um quer aplicar uma ideia e o outro não acompanha...? E traz vantagem com certeza, pois o cara assim tem possibilidades infinitas, principalmente quando esta tocando apenas com bateria/percussão (vejam o abum Duo).
Sobressair-se perante os outros? Tambem não é por aí. Os álbuns dele quase sempre tem convidados diferentes a participar neles e ele tambem participa nos de outros, e na maior parte das musicas ele partilha o protagonismo com o resto dos musicos, tanto em relação aos solos como ao resto das musica (vejam a faixa "Percussio Shuffle", em que o CH apenas faz uma base simples de acordes e um baterista e outro percussionista batalha entre si: está formidável, apesar de simples).
JoeCruzGuitar
[i][Assim como eu acho o "inovador" Hunter chato pra caralho, impossivel ouvir um disco inteiro do cara.
Gosto bastante de Jazz também, mas a musica dele é extremamente chata, o cara priveligia mais o malabarismo do que a musica em si.
/i]
Chato? Impossivel ouvir um disco inteiro do cara?
Reconhecido pela "Blue Note", uma das maiores editoras de musica do mundo, como inovador em cada novo album que lança, que busca novas sonoridades e coloca em seus albuns musicas de varios estilos, com inclinação para os ritmos africanos, entre outros, não é o termo "chato" que o caraceriza melhor, de certeza. (ver http://www.bluenote.com/artistpage.asp?ArtistID=3278&tab=1 )
O cara é capaz de tocar uma musica por 10 minutos sem se tornar chata, pois sempre coloca ideias bem interessantes na guitarra em cima das suas linhas de baixo, como se de dois musicos que se conhecem a vida toda de tratasse.
E é possível ouvir um album inteiro, já o fiz muitas vezes.
Aliás, como ja citado aqui, chatos e em busca de exibicionismo e protagonismo rasca são os Satrianis e Steves Vais, que criam suas musicas apenas em volta das suas guitarras carregadas de efeitos e solos mecanizados a 200pm. Não desgosto de uma ou outra musica, mas bastam-me ouvir duas ou tres pra ser obrigado a desligar o player. (desculpas aos fãs ofendidos)
Apesar disso tudo, a caracteristica que mais me impressiona no CH é a sua forma de tocar incrivelmente ritmada, que acabou influenciando tambem a minha forma de tocar. Apesar da responsabilidade de ter que tocar o baixo simultaneamente (e bem), consegue aplicar variações de acordes e solos a ritmos tão variados e geniais como ate hoje não identifico em nenhum outro cara.
Como aquele pequeno clip de abertura do topico não mostra praticamente nada, aqui vão mais alguns exemplos do que estamos aqui a falar:
http://www.youtube.com/watch?v=PmUeZkr9H4k http://www.charliehunter.com/audio/index.htm http://www.charliehunter.com/video/index.htm
Recomendo vivamente os albuns:
Duo - Charlie Hunter & Leon Parker
Right Now Move - Charlie Hunter Quintet
Songs from the Analog Playground - Charlie Hunter Quartet
Natty Dread - Charlie Hunter Quartet
Ready, Set...Shango - Charlie Hunter Quartet
e as faixas:
Soweto's Where It's At
LuLu's Crawl
Greasy Granny
Come As You Are
Lively Up Yourself
Revolution
Green Chimneys
My Heart Belongs To Daddy
Just A Closer Walk With Thee
LET'S GET MEDIEVAL
THE SHANGO PT. III
911
Oakland
Whoop Ass
Wade In The Water
20Th Century
Winky
Mali
Rhythm Music Rides Again
Mighty Mighty
Mitch Better Have My Bunny
Run for It
Percussion Shuffle
Creole
Isto ficou um pouco comprido, mas pronto, o cara é bom demais, eheh!! ;)
|
guilhermerizzo Veterano |
# nov/06
· votar
mac25
O CH é foda, realmente. Também não me canso de escutá-lo.
Fiz o tópico porque acho que ele tinha que ser citado aqui no fórum, por tudo que representa no cenário do instrumento.
O problema é que a esmagadora maioria dos participantes idolatra guitarristas limitados, ao meu ver, que fazem mais do mesmo há anos, sem injetar nada de novo no panorama da guitarra...
Não que sejam ruins ou sem técnica, mas são enfadonhos, copiam uns aos outros.
|