Sobre Guitas Brasileiroes

Autor Mensagem
powerguitar10
Veterano
# nov/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Ler comentários sem embasamento e sem educação como o seu é que são de doer. Presta atenção nos posts primeiro.

Mals ae cara...não quis te ofender...Mas olhe o tópico...Todo mundo que fala do Kiko fala que ele é ruim pq deve ter pedido um autografo pra ele e o cara foi grosso...putz...O cara é um ícone mundial, dotado de uma tecnica ímpar, e nós brasileiros só lembramos da personalidade do cara...isso é revoltante...Não sou fã do cara, mas admito que ele é um puta musico...muito foda mesmo...Estudou 10x mais que quase todos do fórum, com vinte anos gravou o Angels Cry que é um album foda...

Pode perguntar pra qualquer um dessa lista de guitarristas brasucas o que eles acham do Loureiro...

luxcax
Faço suas as minhas palavras cara

LuizJu88
Veterano
# nov/06 · Editado por: LuizJu88
· votar


- Armandinho (apesar da guitarra não ser o seu instrumento nº 1 mas o cara é "fodônico" também...)
- Robertinho de Recife
- Pepeu Gomes
- Daril Parisi (Banda Platina)
- Wander Taffo
- Mozart Mello
- Sergio Buss
- Frank Solari
- Kiko Loureiro
- Eduardo Ardanuy
-Silas Fernandes
-Airton Mann
-Tomati
-Marcinho Eiras
-Andre Hernandez
- Faiska
- Toninho Horta
- Heraldo Monte

Acrescento

Nuno Mindelis
Lancaster
João Castilho
Marcos Ottaviano


E acrescento ainda o Rafael Bittencourt e Joe Moghrabi(sei la se eh assim mesmo q escreve!)

Excelentes guitarristas...soh tirei o Della Vega dali pq nem curto o estilo dele tocar(pensei em tirar o Kiko tb mas o ultimo cd dele contou uns pontos a favor)...de resto a lista ta otima!

powerguitar10
Veterano
# nov/06
· votar


- Armandinho (apesar da guitarra não ser o seu instrumento nº 1 mas o cara é "fodônico" também...)
- Robertinho de Recife
- Pepeu Gomes
- Daril Parisi (Banda Platina)
- Wander Taffo
- Mozart Mello
- Sergio Buss
- Frank Solari
- Kiko Loureiro
- Eduardo Ardanuy
-Silas Fernandes
-Airton Mann
-Tomati
-Marcinho Eiras
-Andre Hernandez
-Faiska
-Toninho Horta
-Heraldo Monte
-Nuno Mindelis
-Lancaster
-João Castilho
-Marcos Ottaviano


A lista da boa mesmo!

JoeCruzGuitar
Veterano
# nov/06 · Editado por: JoeCruzGuitar
· votar


Luigi LeBeau
O Faiska é o melhor guitarrista de blues rock por aqui, e está no nivel de grandes nomes de fora.

tem varios guitarristas de blues melhor q ele no brasil, ele eh um guitarra fudidaum pq eh bom em qse todos os estilos



Não conheço nenhum no estilo melhor que ele, apesar de conhecer bastante gente do estilo.

luxcax
Veterano
# nov/06
· votar


o Andre Christovam tocando blues é mto bom !!!

froggy
Veterano
# nov/06
· votar


luxcax
eu entendi q vc falou......temos q valorizar mais os musicos do brasil sem deixar a gringada de lado....
e ninguem falou de marcos sabback
violonista fodao
foi meu professor e agora ta na alemanha fazendo shows por la
flws

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


maykow_torres

Melhor, assim podemos discutir civilizadamente.

Cara, eu sei que ele toca muito e tem técnica matadora mas eu acho o jeito dele tocar muito mecânico. Assim como o nosso amigo JoeCruz disse sobre o Petrucci... muitas vezes o cara fica bitolado e se torna um robozinho... canso de dizer aqui que guitarra não é só velocidade... mas cada um tem seu gosto.

Eu sempre defendi o estudo autodidata... pode ver, os guitarristas que aprendem sozinhos ou que tiveram poucas aulas e se viraram com o que tinham, geralmente têm uma pegada diferenciada, algo bem pessoal que você e diz: "Putz, esse é o fulano!" - batata isso acontecer.

Agora pegue essa molecada que vive trancada em conservatórios e que não se mexem atrás de informações a não ser aquelas que os professores passam - viram clones de Satriani, Malmsteen, Vai... você muita gente assim por aí. Satriani e Vai começaram sozinhos antes de se afundarem nos estudos de seus instrumentos - resultado: PEGADAS ÍMPARES como você mesmo disse acima.

Um exemplo claro... Kirk Hammet - teve aulas com Satriani e se virou sozinho depois... tá mais rico que o mestre dele. Pegada única tb. O que eu quis dizer lá atrás é que: "Quando o guitarrista resolve não imitar e seguir seu caminho, torna-se um músico diferenciado".

zaqueu_grunge
Veterano
# nov/06
· votar


Kirk Hammet - teve aulas com Satriani e se virou sozinho depois
hm, naum sabia dessa =/

powerguitar10
Veterano
# nov/06
· votar


zaqueu_grunge


Até o Vai teve aulas com Satch no inicio...

=)

GuitarHome
Veterano
# nov/06
· votar


Rafael Bittencourt e Ozielzinho ninguem citou =]

LuizJu88
Veterano
# nov/06
· votar


GuitarHome
eu citei o Rafael...\o/

powerguitar10
Veterano
# nov/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Melhor, assim podemos discutir civilizadamente.


\o\

Isso ae man...pede uma breja pro garçom =D

Cara, eu sei que ele toca muito e tem técnica matadora mas eu acho o jeito dele tocar muito mecânico. Assim como o nosso amigo JoeCruz disse sobre o Petrucci... muitas vezes o cara fica bitolado e se torna um robozinho... canso de dizer aqui que guitarra não é só velocidade... mas cada um tem seu gosto.

Sobre a questão do jeito mecanico de tocar eu concordo...Um exemplo é o Petrucci, que como o Loureiro, é musico criado em conservatorio...Eu ainda acho, por mais estranho que possa parecer, o Loureiro mais abrangente em termos de abordagens...Até o disco solo do Petrucci soa como o DT (que apresenta como "proposta" uma banda tecnica, e nesse quesito manda bem...). Se agente olhar o Petrucci no G3 in Tokio, na parte da Jam, é nitido o quanto não é abrangente...

Enfim...a parte que vc comentou sobre autoditas eu concordo...criar uma personalidade no instrumento é coisa para poucos, e quem consegue, tem seu nome garantido na historia!


Alias...grande parte dos meus favoritos são autodidatas...exemplo é Dave Murray..minha influencia pra tocar guitarra...É tecnico? Não...Virtuoso? Não...mas quando ouve um solinho ja da pra sacar que é ele...

powerguitar10
Veterano
# nov/06
· votar


GuitarHome
Rafael Bittencourt e Ozielzinho ninguem citou =]


ozielzinho perto de Moghraby e Mozart Mello é osso hein?

=\

Fluz
Veterano
# nov/06
· votar


Tem o Alex Martinho e o Sydnei Carvalho tb!

GuitarHome
Veterano
# nov/06
· votar


maykow_torres
E isso é um motivo para ele ser ruim?

Eu citei porque acho que ele seje foda tecnicamente e musicalmente. E colocaria ele na lista.

Luks_Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


Galera, acho que vou apanhar aki, mas eu curto mto Blues, e blues pra mim é 80% sentimento e 20%(ou menos) técnica, e por isso eu acho o Frejat um puta guitarrista...

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# nov/06
· votar


Luks_Guitar

Sim, o Frejat no que se propõe a fazer é um bom guitarrista... mas é outra praia.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# nov/06 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


maykow_torres

O Murray tem pegada única sim... e executa os solos com segurança mas eu acho ele técnico tb... não é shreder mas é um grande guitarrista. O problema aqui no FCC é que a molecada vê o guitarrista apenas como solista extremo e não como o guitarrista compositor, que faz boas bases e solos.

E bem lembrado... Vai tb teve aulas com Satriani.

Jabijirous
Veterano
# nov/06
· votar


Romero lubambo
Marcos Amorim
Helio Delmiro
Toninho Horta
Olmir stocker (Alemão)
Heraldo do monte

e modestia parte, EU :P

Elvenfoot
Veterano
# nov/06
· votar


Lembrando uma frase do Eric Clapton
uma vez perguntaram para o Eric pq ele não fazia solos mais rápidos, ele respondeu: "Pra que?"

Tem muitos guitarristas brasileiros bons, mas o que toca na radio pra mim não é parâmetro, antes aqui em Belo Horizonte eu escutava alguma coisa ou outra das radios que tinha. Mas aí a Geraes (que era a mais variada possível) foi comprada por uma radio pop que toca as modinhas americans e a 98 (que era a radio de rock da cidade) vendeu sua alma e começou a dar mais concorrencia com essa radio nova tocando os rapps da vida.

Um guitarrista que só faz solos rápidos em show, mas é muuito criado é o Sânzio Brandão guitarrista da banda cálix, ouçam o arranjo de canções de beurin deles, tem uns riffs de guitarra que qualquer iniciante toca, e o solo também muito simples, porém soam magnifícios.

http://www.calix.art.br/misce.htm (a música tem pra baixar de graça no site deles, entrem e de uma conferida)

molusco
Veterano
# nov/06 · Editado por: molusco
· votar


Falta humildade pro Kiko
Além de criatividade ;)

maykow_torres
Estudou 10x mais que quase todos do fórum
Você acompanha os estudos dos usuarios do forum? então em que você se baseia para afirmar isso? Fale por você mesmo, ok?

Hocus Pocus
Veterano
# nov/06
· votar


http://rapidshare.com/files/1594993/Arcos_da_Lapa.wma

upei uma musica do ultimo cd do kiko... po, isso soa robótico?

Luigi LeBeau
Veterano
# nov/06
· votar


JoeCruzGuitar

Não conheço nenhum no estilo melhor que ele, apesar de conhecer bastante gente do estilo.


Fernando Noronha e Marcos Ottaviano... acho q o Marcos eh o melhor guitarrista brasileiro... o Faiska teve sua auge no blues-rock, mas o Faiska detona muito no country rock! no Blues, na minha opniaum, eh Marcos e Fernando (o Fernando eh mais pro lado blues rock mesmo... o Marcos toca qq coisa de Blues, eh impressionante...), comentario do Ron Wood (dos Stones) apos uma jam com o Marcos: "professor, acho q vc poedira me dar algumas aulas..."

guitartube
Veterano
# nov/06
· votar


Vou tentar responder algumas:

Vcs acham q com os caras q temos aqui, existe a necessidade de buscar influencias em gringos ??
Acho que sim. A guitarra é um instrumento originalmente inglês/americano, assim como o rock, blues, metal, etc..... Não buscar seria como um americano tentar compor um samba sem ouvir o brasileiro.

Qual o melhor guita brasileiro na opiniao de voces ??

Existem tantos. Com raízes brasileiras:Pepeu Gomes, Armandinho, Badi Assad, João Bosco, Toquinho, Yamandú, Baden, Horta...... Milhares..... Não existe um melhor, seria como eleger o melhor prato de comida universal.

com a riqueza e musicalidade dos guitas brasileiros, nao vejo necessidade alguma de "beber em outras fontes"....

A musica é universal e a troca de experiências enriquece a todos. Eu peguei um livro do Steve Trovato (conceituado prof americano de guita) e ele ensinava com maestria vários ritmos, blues, country, pop, rock,.... Eu ouvi todos e quando chegou em bossa eu ouvi e sorri e pensando comigo msm: O cara toca todos estilos melhor que eu, menos a música do meu país (bossa), esta ele não sabe tocar melhor pq eu (e muitos outros) cresci ouvindo ela e entranhou em mim as raízes de nossa cultura. Muitos guitarristas nossos não sabem tocar a nossa música, neste caso, deveriam primeiro beber na nossa fonte e depois na dos outros.

Faço um breve comparativo com o pessoal dos EUA (reconhecidamente preconceituosos) que fica admirado e louco com os vídeos do Gustavo Guerra
Eles ficam admirados quando vc chega lá e toca Jobim, eles possuem G. Guerra lá aos montes e que não precisam tocar 17 anos a finco de 8 a 10 horas por dia para copiar Vai ou Satriani.

Della Vega
Fala sério, o cara passou anos tocando 10h por dia prá terminar fazendo música para Eunuco se masturbar (ou seja, nada).

Vou ler a outra página......

molusco
Veterano
# nov/06
· votar


guitartube
Vcs acham q com os caras q temos aqui, existe a necessidade de buscar influencias em gringos ??
Acho que sim. A guitarra é um instrumento originalmente inglês/americano, assim como o rock, blues, metal, etc..... Não buscar seria como um americano tentar compor um samba sem ouvir o brasileiro.


Nesse ponto eu concordo, não que voce tenha que copiar o estilo do cara e compor igual a ele, mas se voce toca metal, voce nao vai se inspirar em um violonista de chorinho, e sim num guitarrista de metal do exterior. Voce pode ate se inspirar no Ardanuy, mas ele tambem busca coisas nos guitarristas do exterior. E isso serve para todos os estilos que nao sejam tipicamente brasileiros.

Guitar_L
Veterano
# nov/06
· votar


Outro ótimo guitarrista aki do Brasil é o Flávio Gutok, coutry-blues dos bons ;)

guitartube
Veterano
# nov/06
· votar


Bom, não costumo comentar muito, mas acho que o pessoal aqui é meio Hipócrita em falar em riqueza da música brasileira, que possui ritmos excelentes, músicos maravilhosos, estilos estonteantes, etc.... Não vejo quase ninguém aqui tocando, gravando ou comentando a nossa música real, de raízes.

Flw!!!!

guis-sza
Veterano
# nov/06
· votar


Gustavo Guerra, alguém já citou??? Ele tem o estilo do Satriani/Vai, mas não interessa, manda muito...

Eu gosto do que eu acho bom, não me interesso se é brasileiro, extrangeiro, se é brasileiro enlatado, etc...

guitartube
Veterano
# nov/06
· votar


Prá fechar a minha participação (hj eu estou inspirado). Há uns dias atrás eu assisti de relance um programa de TV de um cara (americano) que apresenta várias bandas e músicos famosos ou não. Nesse dia ele apresentou uma banda africana, e a música dos caras era muito legal, o líder tocava uma Fender Strato com som limpo e com licks desconcertantes entrecortando um vocal que alternava masculino/feminino. Pensei comigo msm, como é legal vc ver um povo criar coisas novas e manter sua cultura ajustando-a a outras sem perder características próprias.

Hocus Pocus
Veterano
# nov/06
· votar


como é legal vc ver um povo criar coisas novas e manter sua cultura ajustando-a a outras sem perder características próprias.

e isso é bem o que eu acho que o kiko fez no ultimo album dele, Universo Inverso

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre Guitas Brasileiroes