Construindo uma Telecaster

Autor Mensagem
daniel_japeta
Veterano
# nov/06
· votar


eu vi dois livros: "building electric guitars" e "make your own electric guitar". realmente, já deu pra perceber que leva tempo.

Primeiro, você tem esses dois livros? Se tiver, leia inteiro. Não acho que seja necessário ler tudo antes de começar a construir, mas vai te dar a noção básica do que precisa ser feito, e algumas maneiras de se fazer.
Eu consegui o "building electric guitars" faz pouco tempo, e basicamente ele ensina tudo o que eu tive que aprender na marra esses últimos quatro anos que eu mexo com construção, ou seja, talvez te poupe uns quatro anos quebrando a cabeça tentando descobrir como fazer...

acho que não vou fazer um baixo caixote tão cedo.
se eu tivesse 500 sobrando, comprava uma tele vagabunda ao invés de fazer uma!


Se você acha que construir sai mais barato que comprar uma guitarra baratinha, já está se iludindo.
Exemplo: comprar todas as peças, captadores, ferragens, parafusos, parte elétrica, trastes, etc, sai bem mais caro que comprar uma strato de R$300,00 da Memphis ou Condor. Mesmo que sejam as peças mais baratas e vagabundas que encontrar no mercado.
Ainda tem o gasto com madeira, acabamento e materiais de marcenaria (cola, lixa, serra, etc).

- Onde eu arrumo o desenho correto da guitarra, principalmente do corpo? Principalmente da Telecaster, que é a que eu pretendo fazer, mas de outros modelos também.

Eu tenho aqui uma planta da Tele em pdf, pelas medidas do braço é de uma tele '51, que o braço é praticamente um cilindro de uma polegada de espessura em toda a extensão.
Acho que alguém aqui do forum passou pro Seiji e ele passou prá mim, não sei posso liberar na boa. Se ninguém se manifestar contra eu passo prá você.

Ajuda muito se você tiver acesso à maquinário de marcenaria: serra circular, furadeira de bancada, lixadeira, plaina, etc.
Eu comecei só com uma furadeira e uma serra tico-tico. Demorou uns 4 meses prá fazer um braço com a escala colada.

Mas força aí! Tem que começar de algum jeito. Vai ter que ter muita paciência e perseverança.
Dá trabalho, mas não é impossível. Se até eu e o Seiji conseguimos...

kiki
Moderador
# nov/06
· votar


daniel_japeta

obrigado pela ajuda! algumas coisas que voce falou eu já expliquei no começo do tópico, provavelmente voce não leu tudo (eu sei, é um saco ficar lendo tudo direitinho), mas vou re-explicar:

Primeiro, você tem esses dois livros? Se tiver, leia inteiro. Não acho que seja necessário ler tudo antes de começar a construir, mas vai te dar a noção básica do que precisa ser feito, e algumas maneiras de se fazer.
Eu consegui o "building electric guitars" faz pouco tempo, e basicamente ele ensina tudo o que eu tive que aprender na marra esses últimos quatro anos que eu mexo com construção, ou seja, talvez te poupe uns quatro anos quebrando a cabeça tentando descobrir como fazer...


eu tenho eles em pdf, peguei no emule. ainda não li não, só dei uma olhada por cima, e parece que vai ajudar muito mesmo. mas meu plano é começar a teleca só no ano que vem, então vou ter tempo de ler. e o pessoal aqui do fórum tá ajudando bastante a saber que tipos de erros podem acontecer.

Se você acha que construir sai mais barato que comprar uma guitarra baratinha, já está se iludindo.
Exemplo: comprar todas as peças, captadores, ferragens, parafusos, parte elétrica, trastes, etc, sai bem mais caro que comprar uma strato de R$300,00 da Memphis ou Condor. Mesmo que sejam as peças mais baratas e vagabundas que encontrar no mercado.
Ainda tem o gasto com madeira, acabamento e materiais de marcenaria (cola, lixa, serra, etc).


é, que não sai mais barato eu já percebi. andei fazendo umas pesquisas na internet e na teodoro. meu objetivo não é conseguir uma guitarra barata, é aprender a fazer também.

aquela coisa dos R$500 é sobre um baixo acustico que postaram em video de youtube. depois dê uma olhada, vale a pena.

Eu tenho aqui uma planta da Tele em pdf, pelas medidas do braço é de uma tele '51, que o braço é praticamente um cilindro de uma polegada de espessura em toda a extensão.
Acho que alguém aqui do forum passou pro Seiji e ele passou prá mim, não sei posso liberar na boa. Se ninguém se manifestar contra eu passo prá você.


eu arrumei um cad da tele, só que só de frente e externo, no site http://www.guitarbuild.com
e mais umas imagens em baixa resolução no emule. acho que já dá, nao sei ainda.

Ajuda muito se você tiver acesso à maquinário de marcenaria: serra circular, furadeira de bancada, lixadeira, plaina, etc.
Eu comecei só com uma furadeira e uma serra tico-tico. Demorou uns 4 meses prá fazer um braço com a escala colada.


sim, isso já me disseram. eu vou usar emprestado maquinario de uma marcenaria, o que vai me adiantar um bocado.

Mas força aí! Tem que começar de algum jeito. Vai ter que ter muita paciência e perseverança.
Dá trabalho, mas não é impossível. Se até eu e o Seiji conseguimos...


espero!

kiki
Moderador
# abr/07
· votar


Não sei se é de bom tom requentar tópicos, mas como ele era meu, achei melhor que criar outro.
se for contra as regras, me desculpem.

estou apenas divulgando meu site, onde estou contando o processo de construção de uma telecaster. o pouco que eu fiz até agora deve muito ao FCC, e estou tentando com esse site ajudar outras pessoas a tirar duvidas tambem.
espero que minha experiencia sirva pra esclarecer o que fazer e o que não fazer.
e também estou tentando organizar fontes de consulta, principalmente sites e imagens.

http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/

espero que seja util!

kiki
Moderador
# abr/07
· votar


página atualizada!
começando a instalar o tensor.

será que é ético eu continuar ressucitando esse tópico?
algume tá lendo ele?

R.lavoura
Veterano
# abr/07
· votar


Cara que bacana , também tenho vontade de fazer uma guitarra futuramente , so por curiosidade quanto tempo demorou para fazer o braço ?
Depois com mais tempo vou dar uma olhada mais detalhada no seu site.

kiki
Moderador
# abr/07 · Editado por: kiki
· votar


R.lavoura
quanto tempo demorou para fazer o braço ?
levou não, está levando ainda. ate agora trabalhei uns dois dias, 4 hoas por dia.
mas só fiz o rasgo do tensor e a mão. ainda falta a escala, que é a parte mais sensível, e depois o arredondamento da parte de trás.

se quiser informações mais detalhadas, pergunte no tópico do bertola e seiji.

Soulface
Veterano
# abr/07
· votar


kiki
Q desepero q deve ter dado qndo o furo do tensor não bateu com a escavação hein?! hauehuaehuahehaeuhaeuaheuaea
Mas se deu pra consertar, tá tudo certo.
Tem coisas q às vezes é mais confiável fazer na mão do q depender de máquinas.

kiki
Moderador
# abr/07 · Editado por: kiki
· votar


Soulface
eu até já esperava algo assim... mas eu achava que com máquinas era um pouco mais preciso :-P

o tensor ficou um pouco curvado no outro sentido, mas não muito. espero que o braço não empene para o lado! uhauhauhau

enfim, me meti a fazer um braço, tem dessas coisas. o bertola sempre desaconselha fazer braço no começo, ne? mas eu li muito antes de começar, os ebooks, os foruns, albuns de fotos. e to tentando tomar cuidado para não inutiliza-lo.

espero que fique tocável. bom não precisa ficar, já é querer demais. e tambem, eu nem toco tão bem assim!

kiki
Moderador
# abr/07
· votar


se alguem ainda le esse topico, atualizei as fotos

http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/

vá na seção "execução", que tem fotos e explicações.
instalei o tensor, está colando agora.
avancei um pouco mais nas experiencias de instalar os trastes.
e comecei a cortar o corpo.

até!

Viviane_Shred
Veterano
# abr/07
· votar


kiki
Po, vc tem maquina para caramba, vc tem uma marcenaria e ta se arriscando a fazer uma guitarra?
tem fresadora, furadeira horizontal, lixadeira de bancada, tupia de mesa, varios equipamentos que eu queria ter.

ta ficando bom a tele

kiki
Moderador
# abr/07
· votar


Viviane_Shred
Po, vc tem maquina para caramba
sim, as máquinas ajuda pra caramba. pelo que vi, a maioria dos profissionais usa máquinas de mão. aliás, são até um exagero pra fazer guitarras.
não, eu não tenho nenhuma. estou usando emprestado de marceneiros profissionais. mas essa regalia não durará para sempre...
se não fosse por isso, não sei se conseguiria estar fazendo.

ta ficando bom a tele
valeu!

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


site atualizado:
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/

criticas, duvidas ou sugestões são sempre bem vindas.

Blonde Hammet
Veterano
# mai/07
· votar


kiki

Ta Ficando Muito Legal Cara!!!
Parabéns!!!

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Blonde Hammet
valeu!

Garbuio
Veterano
# mai/07
· votar


continua aew cara... vamo ve no q q dá...

tah ficando legal...

flwz!

César Nascimento
Veterano
# mai/07
· votar


Sua tele tá ficando mto bonita cara!!!

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Garbuio
César Nascimento
eu sei que parece demagogia, mas o apoio do pessoal aqui do fcc tem sido fundamental! valeu!

mazellan
Veterano
# mai/07
· votar


kiki

vo pedi pra vc construir uma guitarra pra mim..
assim qdo vc for famoso tipo o zaganin eu posso falar q tenho uma guitarra feita por vc
hauhauhauah

agora falando serio...tenho moh vontade d construir uma guitarra...soh por lazer...pra saber como eh fazer tudo e tals...
foda eh esse monte d coisa q tem q ter....

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


mazellan
sinto desaponta-lo, mas não vou virar luthier. hauhauhaua

assim como voce, estou fazendo mais por lazer. pra entender um pouco mais de guitarras. não sou um grande guitarrista, sou mais violonista, mas queria ter uma. tava quase comprando uma squier, ou uma condor, ate uma eagle. ai resolvi que se era pra ser ruim, eu mesmo poderia fazer. :-P

a coisa dos equipamentos é foda. esse eu uso emprestado, mas tem que ter um bom tanto pra começar. não precisa ser tanto quanto voce ve no meu album, geralmente luthiers tem maquinas menores.

da uma olhada no livro "building electric guitars" (busca por ai, no emule, torrent, sei la), que lá dá um bom panorama.

mazellan
Veterano
# mai/07
· votar


kiki

hehee....imaginei q vc num qria ser luthier assim....tava soh brincando..
=P

ai resolvi que se era pra ser ruim, eu mesmo poderia fazer
qh isso...pelo q eu vi tah ficando super legal....vai fik bom po....

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


mazellan
qh isso...pelo q eu vi tah ficando super legal....vai fik bom po....
se ficar melhor que tonante, já ta valendo!!

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


novas fotos!
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


novas fotos!
http://www.kiyoto.xpg.com.br/telecaster/

com direito a uma gambiarra para fazer a curvatura do braço.

SuperGeo
Veterano
# mai/07
· votar


kiki
não sei nada sobre como construir guitarras, mas ta ficando muito bonita! O site com as fotos também ta show de bola!

buddy guy
Veterano
# mai/07
· votar


Mano,é só uma idéia.Constrói o corpo da guita,lógico com madeiras boa qualidade e descola depois um braço ( de preferência um que seja de maple) já pronto. Pois a parte mais crítica da construção,creio eu ,que seja o braço.Desta forma,acredito que não vai ter erro.Espero ter ajudado.abarços!!!!!!!!

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


buddy guy
cara, o bertola me sugeriu a mesma coisa, no fim do ano passado. ele recomenda isso pra todos os iniciantes.
mas infelizmente (na verdade felizmente) já estou terminando o braço.

Blonde Hammet
Veterano
# mai/07
· votar


kiki

Vendo as fotos do braço da sua guita quase pronto até me anima a tentar terminar a escala de uma LP minha q eu troquei e deu zica... hehehe
Ta ficando show cara!

ah!
q serra vc usou pra fazer os slots dos trastes???
a primeira vez eu usei serra normal mas os trastes ficaram meios soltos...

kiki
Moderador
# mai/07
· votar


Blonde Hammet
eu usei uma serra japonesa que eu tinha aqui (veja nas fotos), velhinha, enferrujada, mas boa ainda. é mais fina que as serras normais.
foi um achado, dá certinho a espessura.

Blonde Hammet
Veterano
# mai/07
· votar


kiki

Eu vi agora lá nas fotos...

quando eu comecei a fazer eu tava fazendo com uma serrinha tico tico manual q eu tinha achado aki, acho q tinha o tamanho certinho... mas a serra dela quebrou e não acho em nenhum lugar outra parecida... =/

kiki
Moderador
# mai/07 · Editado por: kiki
· votar


Blonde Hammet
tico-tico voce chama aquela serra amarelinha? aquela que usa pra cortar cano de pvc, metal. eu conhecia ela como tico-tico, mas depois me disseram que chama serra de arco, que tico-tico é de máquina.
essa é mais larga, tem 1mm, e o corte acaba ficando com mais. precisa ter menos de 1mm (cerca de 0.7mm). por isso teve um cara que lixou a serra, pra deixa-la mais fina. meio tosco, mas é possível.
parece que os profissionais usam uma serra importada, menorzinha que a minha (que não é serra, é serrote). dá uma olhada no livro building electric guitars, que ele mostra uma serrinha de mão muito legal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Construindo uma Telecaster