Projeto Os Velvetes 2012: Construindo uma Telecaster (quase) sem Luthier ! ! !

Autor Mensagem
Velvete
Veterano
# fev/12 · Editado por: Velvete


Boa noite,

Criei este tópico, principalmente, para divulgar as fotos (coloridas) do projeto de construção da minha telecaster.

Toda a história da mesma está sendo contada no BLOG, mas não quis atrapalhar a estética branco e preto do mesmo com fotos coloridas.

Assim, segue as especificações da guitarra até agora:

- Prancha de cedro de 56 x 38 x 5,5 cm;

https://picasaweb.google.com/101476118471058089292/3DeFevereiroDe2012? authkey=Gv1sRgCIGhjp7a3dn6LQ#5705019200160165090

https://picasaweb.google.com/101476118471058089292/3DeFevereiroDe2012? authkey=Gv1sRgCIGhjp7a3dn6LQ#5705019122077584354

A prancha de cedro foi marcada com o gabarito baseado numa planta que consegui aqui na internet. A ideia era fugir do possível nó localizado na parte inferior da madeira.

Apó um dia na casa do marceneiro, a prancha voltou com os contornos feitos e a espessura diminuída pra pouco mais de 4,5 cm.

https://picasaweb.google.com/101476118471058089292/3DeFevereiroDe2012? authkey=Gv1sRgCIGhjp7a3dn6LQ#5705020209505534370

https://picasaweb.google.com/101476118471058089292/3DeFevereiroDe2012? authkey=Gv1sRgCIGhjp7a3dn6LQ#5705020196362288562

Agora, resta umas lixadas caprichadas pra deixar bem liso e acertar alguns detalhes do shape.

Pensei em deixar o acabamento ao natural, somente com seladora, mas o tingimento com anilina parece interessante.

Continua...

Vitor_Jungle
Veterano
# fev/12
· votar


Velvete
Pow cara, muito massa, tbm tenho vontade de contruir uma guitarra, mas ainda preciso de mais uns macetes pra começar haha...

Parabens...

Velvete
Veterano
# fev/12
· votar


Vitor_Jungle

Rapaz,

Até agora eu não pus a mão na massa! O braço, por exemplo, comprei pronto.

O acabamento do corpo será feito por mim, mas nunca realizei trabalho parecido antes ( e isso que é mais legal! ! !). As cavidades do captador e dos controles, e o tróculo, serão feitos, possivelmente, por um luthier.

A ideia é justamente por na prática tudo o que ando lendo por ai sobre construir sua própria guitarra juntando peças... as famos partscaster

tomara que, além disso, o som fique bom.

Abraços

Sir.Paulo
Veterano
# fev/12
· votar


Velvete

Gostei velho!! Pegando uma carona na onda do Jack né? hehehehe

Velvete
Veterano
# fev/12
· votar


Sir.Paulo


Totalmente!

o cara é pura inspiração.

Abraços

assacinodeemos
Veterano
# fev/12
· votar


onde vc comprou o braço ? pagou quanto ?

Velvete
Veterano
# fev/12
· votar


assacinodeemos

No Mercado Livre, por R$190.

Abraços

buddy guy
Veterano
# fev/12
· votar


Vai ficar bacana.Depois de pronta,manda aquele som pra moçada curtir !!!
Forte abraço !!!

Velvete
Veterano
# fev/12
· votar


buddy guy

Sem dúvida, amigo!

Acho que lá pra abril já devo ter montado ela inteira.

Abraços

Velvete
Veterano
# fev/12 · Editado por: Velvete
· votar


Boa tarde,

Mais fotos ! ! !

Corpo
https://picasaweb.google.com/101476118471058089292/3DeFevereiroDe2012? authkey=Gv1sRgCIGhjp7a3dn6LQ#5705741669927645778

Corpo
https://picasaweb.google.com/101476118471058089292/3DeFevereiroDe2012? authkey=Gv1sRgCIGhjp7a3dn6LQ#5705741651171135378

Corpo + Braço
https://picasaweb.google.com/101476118471058089292/3DeFevereiroDe2012? authkey=Gv1sRgCIGhjp7a3dn6LQ#5705741646577296626

Corpo + Braço detalhe lateral
https://picasaweb.google.com/101476118471058089292/3DeFevereiroDe2012? authkey=Gv1sRgCIGhjp7a3dn6LQ#5705741665740179010

Confiram:

http://osvelvetes.blogspot.com

Velvete
Veterano
# fev/12
· votar




Para inspirar minha Telestrato!

Abraços

Juh_Cruz
Veterano
# fev/12
· votar


Velvete
Que legal!
Espero um dia criar a minha
Parabéns :D

Felippe Rosa
Veterano
# fev/12
· votar


Velvete
Cara, muito legal esse projeto, acredito que soará fantástica, bom, eu vejo você sempre falando no blog que busca o som vintage(e eu também) mas, especificamente o que ?? claro que uma teleca dessas vai ajudar bastante...
Abçs

User9000
Veterano
# fev/12
· votar


siga em diante! to pensando em fazer uma tambem já faz MUITO tempo.

Digosambora
Veterano
# fev/12
· votar


Fala Velvete!!!

Cara, ando sumidaço por motivos de saúde e profissionais mas, estou voltando aos poucos.

Vou acompanhar o andamento dessa belezinha.

Posso dar duas sugestões?!

1º - Eu faria o Contour Body na parte de trás, como numa strato.
2º - Coloque friso na lateral (vai ficar xique hehe).

Se puder ajudar em algo, dá um toque aí. Grande abraço!!!

Jandira
Veterano
# fev/12
· votar


Digosambora
1º - Eu faria o Contour Body na parte de trás, como numa strato.
2º - Coloque friso na lateral (vai ficar xique hehe).


O Contour Body ficaria bem confortável, o problema é fazer bind (friso) na borda de frente da guitarra e na borda de trás não (por causa do Contour Body). Ficaria muito estranho. EU faria uma das duas coisas, no caso o bind vai manter o aspecto vintage e vai ficar estilosa ainda por cima.

Abçs

Digosambora
Veterano
# fev/12
· votar


Jandira

Esqueci de frisar que o Contour seria só na parte de trás e o binding só na frente.

Aproveitando, não sei se conhece meu blog, dá uma olhada: www.luthieriadiy.blogspot.com

Velvete
Veterano
# fev/12
· votar


Juh_Cruz

Olá!

Até agora nem está tão difícil... estou com medo quando começar a lixar e fazer o acabamento... não pode dar errado!rs

Valeu!

Velvete
Veterano
# fev/12
· votar


Felippe Rosa

Rapaz,

Dizem que telecaster de cedro não tem aquele "twang" das teles tradicionais, mas o projeto já está sendo bem divertida.

A ideia de um som "vintage", no meu caso, é muito vaga... esbarrando num aspecto até mesmo mais conceitual e artístico do que propriamente sonoro.

Em termos de timbre - tentando exemplificar - gosto de pouco distorção, preferindo a praia dos fender low gain (bem no estilo anos 60, algo Rolling Stones).

Além disso, não sei dizer se é pela acústica dos estúdios da época, pelos tipos de gravadores ou sei lá o quê, os discos dessa época dita "vintage" (anos 60 e 70) soam com uma reverberação única. Talvez por isso, o som da bateria é diferente (principalmente bumbo e pratos) e tudo remete ao grave. Obviamente, isso na minha incipiente concepção.

Por fim, uso as referências sonoras daquela época na hora de regular os meus pedais, puxando mais pro clean/low gain e sempre lembrando dos graves.

Abraços

Velvete
Veterano
# fev/12
· votar


User9000


Também estava com essa ideia engavetada.

Compre um braço bacana no Mercado Livre que já é meio caminho andado!

Abraços

Velvete
Veterano
# fev/12
· votar


Digosambora

Se cuida ai pq a galera precisa de vc aqui tb!!!

Suas sugestões sempre são bem vindas. Alias, a sua black strato tb é uma inspiração.

Eu fico com receio de seguir a suas sugestões pelo fato de não ter prática com madeira e nem ferramentas adequadas. Além disso, sou meio tradicional em termos de design, prefindo aqueles modelos de telecaster que eram chamados de "tabua de passar roupa".

Mas suas ideias, sendo bem feitas, ficariam um beleza!

Abraços

Velvete
Veterano
# fev/12
· votar


Jandira

Pois é! Estou com medo das lixadas que vou ter que dar, imagina de "arrancar" pedaço.

Mas concordo interiamente que fica bonito e anatômico (contour body).

Em tempo, estou querendo, caso o esquema com a nilina der certo, reproduzir esse modelo de tele

Há modelos tanto com bind quanto sem né...

Valeu pela dica.

Abraços

Felippe Rosa
Veterano
# fev/12
· votar


Velvete
Além disso, não sei dizer se é pela acústica dos estúdios da época, pelos tipos de gravadores ou sei lá o quê, os discos dessa época dita "vintage" (anos 60 e 70) soam com uma reverberação única. Talvez por isso, o som da bateria é diferente (principalmente bumbo e pratos) e tudo remete ao grave. Obviamente, isso na minha incipiente concepção.

Por fim, uso as referências sonoras daquela época na hora de regular os meus pedais, puxando mais pro clean/low gain e sempre lembrando dos graves.


Quase como eu, hehe, não curto muito ganho...
Então, acho que isso era dado ao fato de ser tudo "analógico", bem diferente de hoje, mas hei, acho que deve se lembrar dos médios também, acho eles uma característa forte naquela época, a maioria dos guitarristas usavam amplis recheados de médios, olhe Jimmy Page, Clapton, Jeff Beck, tudo cheio de médios e low gain....
Abçs

Velvete
Veterano
# fev/12
· votar


Felippe Rosa

Santos médios!!! Por isso que o primeiro pedal de verdade que eu comprei foi o Bad Monkey, cover do TS.

Acrescentando: a ideia do timbre vintage influenciou totalmente na escolha dos equipamentos. Logo, nunca fiz questão de ponte Floyd Rose, por exemplo.

Na escolha do delay, acabei decidindo pelo Danelectro Dan Echo que possui um filtro de agudos, deixando o som bem a cara dos tape echo antigos.

Sou apaixonado por phasers também. Eles e os Vibe são modulações um pouco mais antigas (aparecendo nos primeiros discos do Pink Floyd) que o Chorus e Flanger, muito característicos dos anos (coloridos) 80.

Abraços

ALF is back
Veterano
# fev/12
· votar


Velvete
legal cara! construir uma guita como vc ta fazendo é uma puta aventura q só pode acabar bem!
achei interessante sua ideia de manter um headstock de strato, eu particularmente acho os headstocks de teles tradicionais HORRIVEL! kkkk
vc nao tem nenhuma parafernalha de marcineiro na sua casa, tudo relacionado a isso vc faz em algum lugar, certo?
curiosidade: vc escolheu tele pq é mais facil "pra começar" ou pq vc gosta/ precisa de uma?
pergunto isso pq ja cheguei a cogitar fazer uma "caseira" tbm, mas fiquei nessa duvida, qual seria mais facil? eu cheguei até a pensar em fazer uma de corpo semi quadrado!!!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
abraço!

Velvete
Veterano
# fev/12
· votar


ALF is back


A escolha do braço se deveu ao fato de tê-lo encontrado em bom estado e barato no Mercado Livre. Eu gosto do headstock de tele (num corpo de tele, é claro), mas a mistura (um exemplo é a guitar do Eric Clapton no Blind Faith) me pareceu bacana.

Eu já tenho uma strato e um modelo de PRS, logo, uma tele seria bem vinda. Além disso, o modelo é atraente e minimalista. É praticamente uma tábua de passar roupas!!! Uma les paul, com os seus contornos e rebaixos, seria mais complicado.

O corte da madeira foi feito por um marceneiro. Afinal, além de não entender muito sobre isso, não disponho de equipamentos adequados.

Assim, vou ficar mesmo com a parte do acabamento e da montagem.

Faça uma força e monte a sua tb.


Abraços

Felippe Rosa
Veterano
# fev/12
· votar


Velvete
Hehe, legal, eu queria esse Danelectro mas não tem novo pra vender...
Já pensou em montar uma Les Paul também ???
E, você trocou os imãs dos captadores mesmo ?

Velvete
Veterano
# fev/12 · Editado por: Velvete
· votar


Felippe Rosa


EDIT: O Dan Echo costuma ter na Playtech.


Já pensei numa Les Paul sim, principalmente por causa da sonoridade do cedro.

Os problemas seriam:

- O braço (confecção, colagem e inclinação)
- Os rebaixos do corpo.

Assim, seria mais fácil fazer um SG ou Les Paul Jr, embora o problema do braço se mantenha.

Eu ainda não mexi nos captadores, em vista de que essa será umas últimas coisas.

Por fim, uma telecaster apresenta facilidade de construção, principalmente pela disponibilidade de peças (no caso do braço, por exemplo) no mercado.

Abraços

Velvete
Veterano
# fev/12 · Editado por: Velvete
· votar


Boa noite,

Só pra atualizar um pouquinho da história:

- Hoje comprei lixa de madeira 220 e lixa dágua 400 e 600.
- Dei duas mãos caprichadas de 220 pra acertar uns detalhes que o marceneiro deixou, e depois terminei com a 400 e 600.

O corpo está bem melhor, mais liso, embora ainda já algumas regiões que mereceriam nova abordagem.

A questão é que a espessura já está em 45mm. Por isso, tenho receio de lixar novamente e diminuir além disso.

Quem sabe eu não deixo a guitarra toda rústica, no melhor estilo rural, visto que a madeira veio de uma fazenda lá no interior de MG!!!

Abraços

PS: Não vejo a hora de fazer as cavidades e aparafusar o braço.

buddy guy
Veterano
# fev/12
· votar


Velvete

Boa noite,

Só pra atualizar um pouquinho da história:

- Hoje comprei lixa de madeira 220 e lixa dágua 400 e 600.
- Dei duas mãos caprichadas de 220 pra acertar uns detalhes que o marceneiro deixou, e depois terminei com a 400 e 600.

O corpo está bem melhor, mais liso, embora ainda já algumas regiões que mereceriam nova abordagem.

A questão é que a espessura já está em 45mm. Por isso, tenho receio de lixar novamente e diminuir além disso.

Quem sabe eu não deixo a guitarra toda rústica, no melhor estilo rural, visto que a madeira veio de uma fazenda lá no interior de MG!!!

Abraços

PS: Não vejo a hora de fazer as cavidades e aparafusar o braço.





Vamo deixar "desse mimi mimi".Eu quero é ver essa teleca falando bonito,aí !! E na blueseira...hehehe

abração !!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto Os Velvetes 2012: Construindo uma Telecaster (quase) sem Luthier ! ! !