História da guitarra

Autor Mensagem
Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


Andres Segovia realiza sua primeira apresentação, 1908

Quando o jovem Andres Segovia de 15 anos de idade estreou em performances no Centro Artistica, em Granada, Espanha, ninguém poderia imaginar que ele reinventaria a maneira de tocar violão. A maravilhosa técnica de Segovia - o mais impressionante é que ele era autodidata - enfatizava o timbre e a expressão. Ele foi o primeiro violonista clássico a explorar os diferentes timbres e dinâmicas que os dedos eram capazes de produzir. Mais tarde, ele também expandiria o repertório do violão, e, sozinho, elevou o isntrumento a uma posição de respeito e destaque.

Soulface
Veterano
# out/06
· votar


experimentou escorregar um grande trilho de trem sobre as cordas de aço de seu violão
Não entendi essa parte.

*** Post inútil ***

Joseph Kekuku
aheuhaeuhuaheuaheuaheuhaeuhaeuhauhauhehuaea!!!
A história é interessante. Mas pqp! O nome do cara é um castigo!

Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


Soulface

Huahuahuahua!!!

Eu pulei ali na hora de digitar, era "parafuso de trilho de trem"...

Soulface
Veterano
# out/06 · Editado por: Soulface
· votar


Flying CCCP
ahhhhhh bom...
PQP! Fiquei imaginando como é q o cara pegou "um grandetrilho de trem" no braço. E depois ainda passou pelas cordas do violão. hauehauehuaheuaheuaheuhaea
Esse Kékukú tinha q ser muito fodido mesmo! hauehauehuaea

Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


Ro-Pat-In cria o Frying Pan, 1931

Em 1931, o empresário Adolph Rickenbacker juntou forças com Paul Barth e George Beauchamp da National/Dobro para formar a companhia Ro-Pat-In, que produziu o modelo de guitarra havaiana A-22, a "Frying Pan". Trata-se da primeira guitarra elétrica a ser produzida em massa (foram fabricadas cerca de 2700 unidades, e o seu inovador projeto de captador eletromagnético convenceu músicos céticos de que os instrumentos de cordas elétricos haviam chegado para ficar.

Fotos: 1 e 2...

Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


Caralho tem muita coisa para eu ficar copiando palavra por palavra. O foda que eu nem sei o que escolher, por exemplo:

Gibson ( 2 itens ), Django Reihardt, Muddy Waters, Fender Broadcaster, em apenas uma página =O ...

Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


Gibson lança o seu pacote de guitarra/amp, 1936

Talvez a Gibson não tenha sido a primeira empresa a lançar o pacote de guitarra e amplificador juntos, mas a introdução da ES-150 com captador em 1936 colocou a guitarra elétrica no mapa por dois motivos. Primeiro, o status da Gibson como líder de mercado fez com que todos prestassem atenção a essa importante inovação. Segundo, porque a ES-150 e seu companheiro, o amplificador portátil EH-150, haviam sido os escolhidos pelo guitarrista Charlie Christian, que viria a legitimar e popularizar a guitarra elétrica após juntar-se a banda de Benny Goodman, em 1939.

Gibson introduz o cutaway, 1939

A Gibson L-5 foi um instrumento revolucionário em seu lançamento, no final de 1922. Foi a primeira guitarra americana a exibir um braço com 14 trastes e tensor ajustável. A L-5 já havia estabelecido o padrão de construção para os demais fabricantes de guitarras acústicas - como D'Angelico, Epiphone e Stromberg - quando, em 1939, a Gibson deu outro passo adiantes ao lançar o seu corpo "Premiere" de cutaway único, nos modelos L-5 e Super 400. Os músicos, finalmente, podiam alcançar os últimos trastes sem dificuldades.

Muddy Waters adota o som elétrico, 1948

Muddy Waters já estava plugado há 5 anos quando entrou no estúdio para regravar I can't Be Satisfied e I Feel Like Going Home com guitarra elétrica. O single de 78 rpm teve suas vendas esgotadas instantaneamente (o próprio Waters demorou para conseguir uma cópia), e tirou o blues da periferia e levou-o à era moderna.

Flying CCCP
Veterano
# out/06 · Editado por: Flying CCCP
· votar


Surge a Fender Broadcaster

Poucos meses após o lançamento do modelo Esquire, um instrumento engenhosamente simples com um único captador, em junho de 1950, Leo Fenderlançou a Broadcaster. Logo rebatizada de Telecaster (devido ao fato de a Gretsch reclamar os direitos de uso do nome "Broadkaster" para um dos seus kits de bateria), esta "prancha" de dois captadores tornou-se sucesso entre músicos profissionais devido à facilidade de tocar com ela, sua variedade de timbres e sua incomparável qualidade, resistência e durabilidade na estrada.

Gibson lança a Les Paul, 1952

Com a Telecaster abocanhando fatias cada vez maiores do seu mercado, a Gibson precisava lançar o seu modelo de corpo sólido, e logo! Criada com o auxílio de um dos guitarristas mais respeitados da época, a Les Paul chegou às ruas em 1952 exibindo corpo e braço de mogno, tampo de maple e dois single-coils P-90. Considerando-se a posição de ícone alcançada pela Les Paul, chega a ser curioso o fato de ela não ter sido sucesso imediato. A Gibson suspendeu a fabricação da versão original em 1960 em favor do "novo" modelo Les Paul com dois cutaway e visual de "chifres de diabo". Esta alteração não agradou muito ao Sr. Les Paul, e levariam oito longos anos até que a Gibson voltasse a produzir a gloriosa Les Paul com tampo escavado e um cutaway.

Nasce a Fender Stratocaster, 1954

Em 1954, a Fender arrasou ao criar a futurística Stratocaster. Armada com três captadores, desenho arrebatador e alavanca soberba, a Strato redefiniu o termo guitarra elétrica, além de oferecer aos músicos da época uma variedade ilimitada de sons.

[raptor]
Veterano
# out/06
· votar


Porra, merece stick!!!!

BaNdAiD
Veterano
# out/06
· votar


Flying CCCP
Cara!! otimas informações! eu nunca tinha achado a cronologia tão certinha assim!!
Merece stick mesmo!

Doctor Robert
Veterano
# out/06
· votar


Flying CCCP

Porra kra, valew mesmo!!! Além de estar me ajudando você tá enriquecendo o fórum, já que não tinha nenhum tópico falando sobre isso de uma forma clara...

Pode continuar postando o resto :p huehuehehuehue

Flying CCCP
Veterano
# out/06 · Editado por: Flying CCCP
· votar


Hahahahaha, valeu, mas não tem mérito meu não, estou apenas copiando na cara dura mesmo da Guitar Player que eu tenho aqui ^^ !!!

Vou procurar mais coisa e postar...

E outra coisa: Só vou postar mais pelo fórum mesmo, seu trabalho é dever seu, eu ia postar um ou outro apenas, o resto vou postar para todo mundo. Procura por você mesmo...

Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


Rock Around the Clock abre Black-Board Jungle, 1955

Bill Haley and His Comets haviam laçado esta canção no ano anterior, mas foi sua inclusão na abertura deste chocante (para a época) filme de gangue de adolescentes que levou Rock Around the Clock ao posto de número um e sacramentou esta canção como um dos primeiros hinos do rock. O maravilhoso solo de guitarra de Danny Cedrone e a cereja do bolo deste marco musical.

Maybellene é lançada, 1955

Em 21 de Maio de 1955, Chuck Berry plugou sua Gibso ES-350T num amplificador Fender e - em sua palavras - rompeu o lacre, liberando "uma alta performance ue era uma mistura de frenéticas síncopes com pura adrenalina". Os riffs dançantes de Berry - inspirados no boogie-woogie tocado no piano - haviam inventado a guitarra rock e influenciado a todos, dos Beatles a Keith Rihards e chegando até você.

Gibson patenteia o Humbucker, 1955

Foi Seth Lover, um engenheiro da Gibson quem descobriu como construir um captador de ótima performance que não produzisse chiados. Conectando dois single-coils em série - com as bobinas elétrica e magneticamente fora de fase entre si -, o ruído de sinal de uma bobina era cancelado pelo ruído de sinal da outra bobina. A requisição da patente foi preenchida em 22 de Junho de 1955, e o captador foi inicialmente utilizado nas steel guitars (1956) e depois nas demais guitarras, em 1957. Um adesivo com "Patent Applied For" foi adicionado aos captadores no final de 1957, tornando a sigla "PAF" uma das abreviações mais importantes para todos os maníacos em guitarras vintage.

Flying CCCP
Veterano
# out/06 · Editado por: Flying CCCP
· votar


Train Kept a Rollin' é lançada, 1956

Quando o guitarrista do Rock & Roll Trio, Paul Burlison, derrubou seu amplificador após uma apresentação em Filadélfia e deixou uma válvula solta, acabou gerando um dos primeiros exemplos de som de guitarra rock distorcido da história. Burlison reproduziu o rugido ao desalojar intencionalmente as válvulas do amplificador quando o Trio entrou em estúdio em 1956 para gravar seu álbum de estréia. E não foi só isso: o riff de Burlison em TRain Kept a Rollin, um jump blues de Tiny Bradshaw, criou uma aliança entre som e fúria que inspirou Beck, Clapton, Page, hordas de rebeldes do rockabilly e até mesmo Aerosmith.

Buddy Holly ataca a América com a Strato, 1957

Até que Buddy Holly fosse televisionado no The Ed Sullivan Show, no final de 1957, muitos americanos ainda viam as guitarras como instrumentos acústicos ou exclusivos do jazz. A performance de Holly neste popular programa de variedades expôs ao país uma esguia, sensual e moderna guitarra de corpo sólido.

Rumble na veia, 1958

"Se não tivesse sido por Link Wray e sua música Rumble, jamais teria encostado a mão numa guitarra", disse Pete Towshend. Isso é um tremendo endosso, e,bora não capture a explosão pré-punk que os selvagens e distorcidos acordes de Wray forjaram na América do final dos anos 50. Wray gravou o feroz instrumental com uma Gibson Les Paul 1953 e um amplificador Premier com buracos em seus dois alto-falantes de 10", que Wray fez com a intenção de imitar o overdrive rasgado que ele escutou quando executou esta canção ao vivo através de um sistema distorcido de PA. O resultado foi o primeiro exemplo de gravação de power chords.

Link Wray...

Flying CCCP
Veterano
# out/06 · Editado por: Flying CCCP
· votar


The Incredible Jazz Guitar of Wes Montgomery é lançado, 1960

Quando Wes Montgomery gravou as oito faixas de The Incredible Jazz Guitar of Wes Montgomery, em 26 e 27 de janeiro, suas oitavas magníficas, seu fraseado sedoso e a riqueza incomparável de seus sons estabeleceram-no como o rei da guitarra jazz pós-Charlie Christian. O álbum causou tanto impacto que duas das composições de Montgomery, Four on Six e West Coast Blues, tornaram-se standarts instantâneos.

King of Delta Blues singers é lançada, 1961

Robert Johnson gravou sua lendária faixa em 1936 e 1937, mas as pessoas só puderam apreciar a performance desta lenda enigmática m 1961, ano em que a Columbia lançou o seu disco. Esta é a gravação que quase todos os músicos de rock e blues britânicos apontam como a fonte de tudo que criaram.

O jogo de cintura da Ernie Ball, 1962

No princípio dos anos 60, havia pouca variedade de cordas de guitarra. Ernie Ball enxergou uma oportunidade, Ele aproximou-se de Leo Fender com a idéia de produzir cordas com calibres específicos - incluindo as de calibre mais leve, que agradariam ao florescente movimento do rock and roll, com seus músicos chegados num bend. Fender não se mostrou interessado, tampouco a Gibson. Portanto, Ball fez isso por conta própria, chamando suas novas cordas de "Slinky". O resultado foi um estrondoso sucesso que não apenas fortaleceu a guitarra rock, mas também permitiu que exigentes músicos personalizassem o calibre de suas cordas de acordo com suas necessidades e desejos.

Flying CCCP
Veterano
# out/06
· votar


The Yardbirds, 1963

Além do Yardbirds ter apresentado Erci Clapton, Jeff Beck e Jimmy Page ao mundo, a banda foi uma das primeiras a agregar músicos brancos de Blues. A partir daí, o grupo tornou-se um dos precursores do estilo psicodélico (ouça Heart Full of Soul e Shapes of Things, com Beck) e estabeleceu-se, depois, como uma usina de hits.

A Beatlemania arrebata a América, 1964

Para 99,999% dos jovens de 1964, a apresentação dos Beatles no The Ed Sullivan Show, em 9 de fevereiro, foi o momento definitivo de sua vida musical. A combinação impactante de música, roupas, cabelos, garotas gritando, maravilhosas guitarras e amplificadores e o fabuloso arrojo e frescor que emanavam de John, Paul, George e Ringo transformaram uma legião de pessoas em roqueiros fiéis.

james_the_bronson
Veterano
# ago/07 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Pete Towshend e a autodestruição, 1964

Guitarrista alto e maluco, Towshend estraçalhava instrumentos em performances nunca vistas até então. Durante uma apresentação do The Who em 1964, em Londres, Pete Towshend bateu repetidas vezes sua Rickenbacke contra o teto enquanto tentava chacoalhar a microfonia. Seus colegas de escola de arte desafiaram-no a abusar de sua sua guitarra novamente na apresentação seguinte da banda. "A guitarra quebrou", disse Towshend, "e passei a bater com mais força ainda e a pular sobre cada uma de suas partesm o que me proporcionou um fantástico som barulhento". A partir de então, os fãs esperavam que o Who destruísse seus equipamentos em todas as apresentações - situação que levou a banda à beira da falência, até que o sucesso com Tommy tornasse esses excessos um problema de menores proporções.

Dylan vira elétrico, 1965

Mudanças raramente são fáceis. Quando Bob Dylan, a luz-guia do folk pós-Woody Guthrie concretizou sua mudança para os instrumentos elétricos no Newport Folk Festival, em 25 de julho de 1965 (com Michael Bloomfield ao seu lado), ele não agradou aos seus muitos colegas da velha escola, como Peter Seger, e grande parte de seu público. Dois anos depois, a dupla Simon & Garfunkel encontrava-se em pé de igualdade com Hendrix em Monterey, Jimi tocava canções como Like a Rolling Stone e All ALong the Watchtower, de Dylan, e o folk rock atingia o seu auge.

james_the_bronson
Veterano
# ago/07
· votar


Rolling Stones lançam Satisfaction, 1965

Ninguém conseguiu tanto com três notas quanto Keith Richards em Satisfaction. Tão simples que qualquer criança pode aprendê-lo, o riff contrapõe-se ao baixo de modo brilhante, É um dos mais identificáveis e clássicos riffs de rock da história

Marshall lança seu amplificador de 100 watts, 1965

Projetados em 1965, e coincidindo com a introdução das caixas 4x12 empilhadas (tipicamente uma 1960A angulada sobre uma 1960B reta), os primeiros Marshall de 100 watts eram JTM-45 "envenenados", com dois transformadores no estilo do 45 e duas válvulas de saída KT66 extras. Contudo, quando ainda era apenas um protótipo, os projetistas Ken Bran e Dudley Craven aplicaram um retificador transistorizado. Já na ocasião do lançamento dos primeiros modelos de 100 watts produzidos naquele ano (equipados com um único transformador de saída), o amplificador já exibia o seu fantástico e característico som. Adotado imediatamente por Pete Towshend, Jimi Hendrix e Eric Clapton, o Marshall de 100 watts tornou-se referência de rock em alto volume.

james_the_bronson
Veterano
# ago/07
· votar


Bluesbreakers with Eric Clapton é lançado, 1966

O lançamento deste álbum de John Mayall, em julho de 1966, marca a chegada de Eric Clapton, estabelecendo uma referência de timbre de Les Paul com Marshall. O álbun que viria a ser conhecido como "Beano" é também um tesouro repleto de maravilhosos licks de blues. Clapton realizou sua magia com uma Les Paul Standard 1960 e um combo Marshall. Ele tocou em um volume tão alto que os engenheiros de gravação ficaram malucos. Genial!

Jimi toca no festival Monterey Pop, 1967

A primeira apresentação americana de Jimi Hendrix com o Experience no Monterey International Pop Music Festival, em 18 de junho de 1967, mudaria a guitarra para sempre. Quando Jimi ateou fogo em sua Strato, ele já havia posto o mundo em chamas.

james_the_bronson
Veterano
# ago/07 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Are You Experienced é lançado

Com uma Strato, um Marshall e alguns pedais construídos (ou modificados) por Roger Mayer, Hendrix criou um universo de sons inimitáveis. Para a guitarra rock esta gravação é a Declaração de Independência, a Constituição e a Bíblia, todos unidos em uma mesma obra.

Vox lança o Wah, 1967

O wah-wah de Clyde McCoy, da Vox, já nasceu com um pé dentro do Hall da Fama ddos pedais. Projetado por um engenheiro da Thomas Organ chamado Brad Plunker, o circuito de filtro de freqüências criava um som de inflexões vocais que nocauteou as pessoas em 1967. Apresentada ao mundo por Eric Clapton e o Cream na faixa Tales of Brave Ulysses - a canção que, dizem, elevou Jimi Hendrix ao wah -, a nova maravilha da Vox logo assumiu o seu lugar dentro do vocabulário da guitarra.

edmilson bueno ribeiro
Veterano
# ago/07
· votar


uhahuahhuahau


boa james

kiki
Moderador
# ago/07
· votar


caracoles, muito bom. vou ter que tirar um tempinho do meu dia pra ler isso tudo.
o melhor é que eu tava vendo o "beatles anthology" agora. um banho de historia do rock.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a História da guitarra