Afinal de contas, O som do Dado no Legião

Autor Mensagem
Mickey Mouse IV
Veterano
# out/07
· votar


BaNdAiD
O timbre dele, era um timbre que eu achava fera. O pessoal aqui acha tosco, mas, eu acho demais. E ele é criativo. Ouçam o "Dois", do Legião e vão entender o que eu falo.

MANFREDINI
Veterano
# out/07 · Editado por: MANFREDINI
· votar


eu sei que no ínicio da legião ele usava uma Ibanez Roadstar, no Dois acho que ele deve ter usado uma Fender Strato mesmo, amlificadores, acho que deve ser Marshall mesmo, os efeitos eu já não sei

eeee \o/



música foda

Mickey Mouse IV
Veterano
# out/07
· votar


SOLDADOS COMANDA /m/

Melhor músicas deles, sem sombra de dúvidas.

LeandroP
Moderador
# out/07
· votar


BaNdAiD

o cara fazia o suficiente!!

E pra complementar: e bem feito!

Gosto dos timbres de guitarra no Legião. Não sei se era ele que criava os timbres ou se o produtor cuidava disso. O fato é que com o pouco que ele sabia, ele fez do jeito certo. Se foi ensinado no estúdio, não importa. Ele fez como deveria ser feito.

Parece que música boa tem que ter solo de guitarra, e que este solo tem que ter sweeps e malabarismos com o trêmulo, etc...

Tem muito cara com a "mão da escala" matadora, solta faíscas... mas a "mão rítmica" deixa a desejar... Acho que o Dado segurou bem as pontas.

LeandroP
Moderador
# out/07
· votar


Me parece que ele usou um Roland Jc em algumas músicas.

brunoepronto
Melhor participante de jam
Prêmio FCC violão 2008
# out/07
· votar


Eu acho q o Dado era competente pro q a Legião pedia, e isso já basta, não adianta ter mta técnica se o "tocar poucas notas" resolve o problema.

the legion man
Veterano
# out/07
· votar


legal as opinioes aí porque ja vi muita gente aqui o criticando sendo q eu sempre admirei o cara, eu ate entendo q as musicas "de estudio" podiam nao mostrar toda a sua criatividade, mas eu tenho certeza q quem o considera um guitarrista fraco ainda nao deve ter visto nenhum show ao vivo da legiao!!

so procurar no youtube o show do metropolitan, simplesmente fodastico o timbre q ele tira daquela lespa!!
e quando ele tira aquele som estalado da tele, queria saber q efeito ele usa na tempo perdido...

the legion man
Veterano
# out/07
· votar


Não sei se era ele que criava os timbres ou se o produtor cuidava disso. O fato é que com o pouco que ele sabia, ele fez do jeito certo. Se foi ensinado no estúdio, não importa.

ele q criava o dado tambem é produtor musical!

Beakman
Veterano
# out/07
· votar


janick

Eu nunca tive muita curiosidade, mas agora que voltei à ouvir muito... tenho essa curiosidade; Qual seria o equipamento usado pelo Dado Villa Lobos?
Também nunca vi muitos comentando sobre isso.



amigo véio, te digo que com uma strato, um overdrive da boss, um cubo razoavelmente decente e um delay da boss tu tira o timbre exato dele.

Regulagem: não deixa a regulagem muito grave, bastante médios, não muito agudo.



em relação ao timbre do magrão: Não tem, nunca teve e nunca terá mistério.


o resto é no ouvidol...

the legion man
Veterano
# out/07
· votar


amigo véio, te digo que com uma strato, um overdrive da boss, um cubo razoavelmente decente e um delay da boss tu tira o timbre exato dele.


nem tanto meu caro,lembrando q pra tirar o timbre EXATO dele tem q ter
no minimo uma tele (dependendo da musica) ele tambem usou strato mais
foi com a tele q ele ficou mais tempo

ele tambem usava bastante a les paul nas musicas com uma levada um pouco mais pesada tipo perfeicao,metal contra as nuvens entre outras...

felippe flores
Membro
# mai/13 · Editado por: felippe flores
· votar


cara eu não sei pq a galera tem esse despeito com o som do cara, dado era um guitarrista de criação tanto é q hj em dia ele faz trilhas sonoras de filmes, gostaria de saber um guitarrista brasileiro q faça um som pop q se encaixe na linha legião para lamas etc q tenha tido mais sucesso e reconhecimento q dado vila lobos, a legião urbana não chegou ond chegou so com renato russo mas sim com as harmonias marcantes de dado vila lobos e abateria simples e segura do marcelo.

mr bungle
Veterano
# mai/13
· votar


e o troféu pá de ouro vai para.....

Luke Strat
Veterano
# mai/13
· votar


O Dado é viciado heheh

Eu considero ele um puta guitarrista, têm idéias excelentes e vários riffs memoráveis e um puta bom senso na hora de compor, basta analisar o riff de Pais e Filhos, as guitarras distorcidas de Duas Tribos soa muito rock'n'roll, a versão acústica de Índios têm um arranjo maravilhoso, ou então o tema de "Há Tempos" e "Tempo Perdido" mostra toda a musicalidade do Dado em criar marcas e IDs nas músicas!!!
Vamos valorizar mais o trampo do cara, virtuosismo não é só tocar rápido e sim ter idéias e criar riffs e texturas que resolvam a música.
Acho que todos os músicos, principalmente os guitarristas tinham que ter noções básicas de produção musical, pq é impressionante como associam velocidade e solos berrados com boa música... tanta música boa sem solo de guitarra!!!

vintagentleman
Veterano
# mai/13
· votar


Afinal de contas, O som do Dado no Legião...

NOSS...! Pro colega aí em cima o Dado é praticamente um Johnny Marr, misturado com Porl Thompson e com pitadas de Andy Summers...

Sei que cada um tem sua opinião, mas tem cada uma rsrsrsrs

brunolegionario
Veterano
# mai/13
· votar


vintagentleman

O amigo não disse nenhuma mentira, me desculpe. Rs.

De fato duvido que voce nunca tocou os riffs de Pais e Filhos e beijou varias gatinhas depois disso. Agradeça a ele. Ou tocou o riff inicial de Tempo Perdido e viu várias cabeças se virando pra ver voce tocar.

Sou suspeito pra falar, veja meu nick rsrs, mas conheço o trabalho completo da banda e de cada integrante e com certeza o cara era competente pro que a banda exigia e como disseram, isso bastou pra banda se tornar a maior do Rock Nacional até hoje. Se o cara fosse ruim, teria saído da banda e/ou ela não teria o status que tem.

Drinho
Veterano
# mai/13
· votar


kkkkkkkkkkkk tem dois tópicos com a turma massacrando o cara....

vintagentleman
Veterano
# mai/13
· votar


brunolegionario


Mantenho a crítica. Embora o cara tenha explicado seu ponto de forma coerente, os exemplos de estilo de guitarrista citado seriam carinhas ingleses, com enorme habilidade rítmica e de harmonização.

Não vejo no Dado essas qualidades que o sujeito apontou, mas sei que existem guitarristas assim.

makumbator
Moderador
# mai/13
· votar


Drinho
kkkkkkkkkkkk tem dois tópicos com a turma massacrando o cara....

Apesar que ambos são tópicos antigos, e foram upados pelo colega Felippe, reavivando a discussão! Heheh!

Lelo Mig
Membro
# mai/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

É que os fãs confundem um pouco as coisas....

Reconhecer a importância do cara, da Legião, tudo que eles fizeram, são uma lenda no rock nacional, que ele até fez coisas simples e agradáveis e etc, todo mundo reconhece, não há como negar...

Agora, dizer que ele é bom músico, é outra coisa... não têm nada a ver uma coisa com outra, ninguém quer "matar" o Dado.

O Gene Simons é uma merda de baixista... e o Kiss é um puta dum sucesso mundial.

Se bem que o Gene é animado e o Dado é tão animado quanto um zumbi com sono.

renatocaster
Moderador
# mai/13
· votar


Do nada resolveram lembrar do cara...será efeito do filme sobre a banda que está em cartaz? Hehehe.

ALF is back
Veterano
# mai/13 · Editado por: ALF is back
· votar


o Dado entende de guitarra na mesma proporção q a Tati quebra barraco entende de etiqueta e boas maneiras

renatocaster
Moderador
# mai/13 · Editado por: renatocaster
· votar


Olha...se formos analisar friamente...da "trinca" de bandas que mais ficaram famosas no Brasil (Titãs, Paralamas e Legião), o único guitarrista que salva a classe é o Herbert Vianna.

Como falei, isso analisando FRIAMENTE...porque cá pra nós, aqueles guitarristas do Titãs também, meu Deus do céu...só Jesus na causa...

vintagentleman
Veterano
# mai/13 · Editado por: vintagentleman
· votar


renatocaster


Concordo com você. Povozinho fraco de guitarra nos Titãs e na Legião.

O Herbert Vianna foi por um tempo o melhor guitarrista do BR na minha opinião, mas isso foi antes do acidente. Tenho a impressão que ele teve diminuída sua habilidade, infelizmente.

Vale lembrar que também tiveram sucesso grandes guitarristas como o Frejat, o Scandurra e um dos que tocaram no Capital Inicial, que sabe muito e talvez você possa dizer o nome.

chenriquea
Veterano
# mai/13
· votar


Nunca gostei de legião por achar bem chato...som e letra
Sempre preferi Titãs, que não tem nenhum virtuoso...era um conjunto pensante excelente...musicalmente falando, deram sorte em cair com o Liminha :)

Drinho
Veterano
# mai/13
· votar



Como falei, isso analisando FRIAMENTE...porque cá pra nós, aqueles guitarristas do Titãs também, meu Deus do céu...só Jesus na causa..

renatocaster

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Porra Renato, c é moderador véio, num pode fica falando essas coisas....


hehehehehehe

rcorts
Veterano
# mai/13 · Editado por: rcorts
· votar


felippe flores
cara eu não sei pq a galera tem esse despeito com o som do cara, dado era um guitarrista de criação tanto é q hj em dia ele faz trilhas sonoras de filmes, gostaria de saber um guitarrista brasileiro q faça um som pop q se encaixe na linha legião para lamas etc q tenha tido mais sucesso e reconhecimento q dado vila lobos, a legião urbana não chegou ond chegou so com renato russo mas sim com as harmonias marcantes de dado vila lobos e abateria simples e segura do marcelo.

Concordo.

Lelo Mig
Reconhecer a importância do cara, da Legião, tudo que eles fizeram, são uma lenda no rock nacional, que ele até fez coisas simples e agradáveis e etc, todo mundo reconhece, não há como negar...

Agora, dizer que ele é bom músico, é outra coisa... não têm nada a ver uma coisa com outra, ninguém quer "matar" o Dado.


Não sou fã, nem da banda, nem do cara. Mas estou envolvido em um projeto de covers em que entram várias músicas da Legião e, mesmo que o cara não seja extremamente técnico, é sim um bom músico. Vou citar o arranjo de uma música apenas pra justificar minha opinião: Índios (versão original).

ALF is back
o Dado entende de guitarra na mesma proporção q a Tati quebra barraco entende de etiqueta e boas maneiras

Discordo.

renatocaster
Olha...se formos analisar friamente...da "trinca" de bandas que mais ficaram famosas no Brasil (Titãs, Paralamas e Legião), o único guitarrista que salva a classe é o Herbert Vianna.

Na minha opinião, Herbert Viana sempre foi muito chato em suas composições. Mas aí entra o gosto pessoal também, que não se discute. Sei que ele tem mais técnica do que o Dado, mas em termos de originalidade, na minha opinião, o Dado Villa Lobos apesar de toda simplicidade soube ser bem mais original.

___________________________________

Minha opinião: quando comecei a tocar guitarra eu achava que as músicas do Slash eram boas demais, e que (apesar de gostar de legião, na análise do conjunto) o Dado não fazia porra nenhuma na Legião. E costumava estabelecer comparações (equivocadas) entre as "guitarras" das duas bandas.

Hoje mantenho minha opinião de que o Slash realmente é mais técnico do que o Dado. No entanto, já não acho mais as músicas do Slash boas demais, e nem as músicas do Dado ruins demais. Apenas cada um fez um trabalho realmente bom dentro das necessidades e limitações de seus estilos. E ambos são bons músicos. Mais nada.

renatocaster
Moderador
# mai/13
· votar


rcorts

Na minha opinião, Herbert Viana sempre foi muito chato em suas composições. Mas aí entra o gosto pessoal também, que não se discute. Sei que ele tem mais técnica do que o Dado, mas em termos de originalidade, na minha opinião, o Dado Villa Lobos apesar de toda simplicidade soube ser bem mais original.

É, realmente não se discute. Se não a gente fica aqui até amanhã discutindo e ninguém chega a um consenso, hehe. É assim mesmo. Mas sobre o Dado ser original, eu discordo imensamente. Os arranjos de guitarra dele são praticamente iguais em 90% das músicas do Legião. E eu nunca ouvi nenhum material dele que fosse tão diferente disso.

É a sua opinião, eu respeito e entendo. Mas pra mim, o conceito originalidade dele é praticamente zero. Não é um músico incompetente, ruim, incapaz, nada disso. Eu só acho que uma coisa é unanimidade: O Dado como guitarrista, é bastante limitado, em todos os aspectos. Isso é fato. Não estou falando de técnica apenas. Estou falando de tudo que envolve o "ser" guitarrista.

Mas isso não desabona o que ele já fez pela música, teve sim grande importância, colaborou, não dá pra menosprezar isso. Gravou diversos discos, tocou para multidões...é um cara que vive de música, é profissional. Quer queira quer não, ele teve lá os seus méritos. Mas avaliando o Dado GUITARRISTA, realmente....não dá!

rcorts
Veterano
# mai/13
· votar


renatocaster
É, realmente não se discute. Se não a gente fica aqui até amanhã discutindo e ninguém chega a um consenso, hehe. [2]

Os arranjos de guitarra dele são praticamente iguais em 90% das músicas do Legião.

Tem sentido sua colocação. Arranjos em sextas são o que não faltam. Chorus nas músicas, nem se fala. Mas mesmo dentro de sua homogeneidade, tem pequenos traços que diferenciam algumas músicas que soam bem particulares. Só acho que isso se deve muito ao estilo da própria Legião, assim o julgo.

Quanto à atuação do cara em outros projetos, nem me manifesto porque não conheço mesmo.

E digo mais, vou falar uma coisa aqui que vai soar bem polêmica, principalmente por se tratar de um ícone, cujo trabalho eu, por sinal, aprecio muito. O Angus Young praticamente construiu uma carreira em cima de arranjos todos dentro de uma mesma linha. Nada de muito surpreendente entre uma coisa e outra. É claro, tudo com muitos licks de pentatônicas e em alguns momentos umas menores harmônicas, e claro, com a sonzeira brutal de sua SG do caralho e seus Marshall porreira. Mas nem por isso seu trabalho deixou de ser bem homogêneo. E não vejo o cara sendo massacrado por isso.

Aí, até onde percebo os discursos que vejo por aqui, sinto que acaba entrando o aspecto técnica na discussão sim. Principalmente quando entra o termo "limitado".

leost
Membro Novato
# abr/22
· votar


Eu acho que o dado nunca foi tanto da guitarra, acho que o timbre dele melhoraria se ele usasse semi-acusticas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinal de contas, O som do Dado no Legião