Pedais, pedaleira, amp, o que afinal de contas?

Autor Mensagem
Mickey Mouse IV
Veterano
# jul/07


Já passei por vários equipamentos(Zoom, Marshall, Boss, Behringer, Danelectro, e por ai vai), e ainda não encontrei meu set definitivo.

Nem com minha GT-8 que foi roubada, estava satisfeito. Agora estou com um V-Amp para quebrar o meu galho. Mas quero resolver definitivamente qual vai ser meu equipamento, para não ficar mais trocando.

E estou em dúvida, se gasto meu dinheiro em pedais(handmades ou marca?), ou em uma pedaleira como o Pod XT Live, ou em um puta amplificador. E o PORQUÊ, de quem já usou ou conhece. Quero saber qual dessas opções realmente é algo durável, entendem amigos?

Então, espero que não seja um tópico repetido, e que apareçam pessoas de boa vontade pra me ajudar =)


Um abraço

Mickey Mouse IV
Veterano
# jul/07
· votar


Meu som, necessita de um clean ao estilo fender, e um drive mais para o hard rock, nada muito pesado. Algo que vá do Blues ao Hard Rock, e seja flexivel para pop e derivados.

Mickey Mouse IV
Veterano
# jul/07
· votar


Algo que tenha um custo não muito alto(nada de equipos de 4.000, 5.000, é muita grana).

E também não considerem o problema de praticidade(questão de carregar), pois não tenho problemas com isso.

pr0view
Veterano
# jul/07
· votar


Fender Stage 100, mas eh caro =(
se voce precisa disso, invista em analogicos msm..
mas fala ai, voce nao precisa de versatilidade(pedaleira) compra um bom ampli e uns pedaiszinhos necessarios

pr0view
Veterano
# jul/07 · Editado por: pr0view
· votar


Mickey Mouse IV
hehe eu demorei pra escrever mal, n vi sua 3 msg

Mickey Mouse IV
Veterano
# jul/07
· votar


pr0view
Bem, não sei se isso é versatilidade.
Mas toco várias bandas da atualidade, minhas tranqueiras antigas, hard rock, blues, e toco em uma banda de reggae.

O máximo de distorção que eu usaria era algo ao estilo Creed.

Quero algo viável, como já disse, em termos de timbre e financeiro.

Mickey Mouse IV
Veterano
# jul/07
· votar


pr0view
hahahahaha blz velho, usei elas pra não ficar editando o 1o post.

pr0view
Veterano
# jul/07
· votar


Mickey Mouse IV
cara o pod nao tem overdrives bons nao, tipo para blues, mas para qualquer otra distrocao ele manda bala, o wah dele e efeitos sao bons tb, o pod eh versatil e pratico

B.Frusciante
Veterano
# jul/07
· votar


Mickey Mouse IV
Po cara, se você quer versatilidade, compre uma GT-8 denovo! Aí se as distorções não te agradarem, compre um bom amplo handmade valvulado e use o gt-8 no loop como efeitos..

Mickey Mouse IV
Veterano
# jul/07
· votar


pr0view
Hm, bom saber.

Minha GT-8, era boa em alguns pontos, mas depois de muito fuçar, ela, mesmo em amps TOP, não me dava boas regulagens. Eu sempre ouvia o mesmo som de outras GT-8's. Não que o timbre não fosse bom, mas não era o que eu procurava.

Eu sinceramente pensei em algumas opções:

Pod XTL + Power + Caixas 2x12

Pedais Handmades + Amplificador Handmade All Tube

Mas não sei até onde uma opção é melhor que a outra... e um problema... durabilidade. Nunca tive um valvulado para saber os cuidados nem se são resistentes e duráveis. E até se com eles eu teria essa flexibilidade sonora que você encontra em pedaleiras.

Mickey Mouse IV
Veterano
# jul/07
· votar


B.Frusciante
O problema eram justamente pelos efeitos.

O Whammy dela era bizarro, o flanger e o phaser não me agradaram(testei junto com um BF-3 e um MXR do EVH). E de certa forma, me arrependi de não ter comprado um Pod pelos demos que ouvi.

Mickey Mouse IV
Veterano
# jul/07
· votar


Quero ter certeza agora para não gastar uma grana num equipo que pode ser trocado no futuro.

E cheguei a conclusão que 1 hora de testes em loja, esclarece pouco mesmo.

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Mickey Mouse IV

Hehhe, meu, acho que você já toca a tempo o suficiente para saber que não existe resposta definitiva para essa pergunta. Eu conheço gente - e gente BOA - em vários extremos do espectro. Tem guitarrista que acha que tudo o que é preciso na vida é um VOX AC30 e a guitarra. Quando muito, um delay. Tem outros que preferem aqueles 420 pedais analógicos (incluindo alguns que ninguém sabe o que faz) ligados num amp com clean bom. E há quem nem amp use - é só um Pod Pro ligado no PA. E olha que esse último é de banda "famosa".

Realmente, concordo que testar por 1 hora em uma loja não resolve o problema. Mas simplesmente não existe uma resposta "certa" para a tua pergunta.

A regra básica costuma ser simples:
Se você quer um punhadinho de timbres fodões, você quer um amp fodão.
Se você quer uma porção de efeitos e timbres bons, você quer um punhado de pedais analógicos.
Se você quer um monte de efeitos e timbres, alguns legais, outros nem tanto, e muitos que quase ninguém vai distinguir de um pedal analógico, você quer uma pedaleira.

Eu particularmente sou adepto das pedaleiras. Mais prático para gravar, carregar e configurar na hora de tocar (basta escolher o preset que você fez de antemão). Estou feliz com a minha GNX3000, mas por outro lado não consigo me livrar dos meus pedais de distorção de jeito nenhum. Mas isso sou eu.

Mickey Mouse IV
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Hm, sei!

Velho, meu lado normalmemte puxa mais para pedaleiras, mas tem coisas que nem o meu SD-1 que foi roubado também, que só depois que testei que via que aquilo era único sabe?
E quero ter um set daqueles, que eu sei que eu pelo menos vo demorar pra me desfazer dele.

O problema maior dos amps valvulados, é que os que me interessam(handmades), não posso testar. O resto não vale o que custa.
Já o Pod, tenho conhecidos que podem me emprestar, eu ir na casa e testar.

E eu já vi um guitarrista famoso daqui usando um Pod ao vivo, na mesa, e ficou incrível.

guilhermerizzo
Veterano
# jul/07
· votar


Eu recomendo fortemente uma pedaleira tipo o pod xt live ou a Zoom G9.utt, ou mesmo a Zoom G7.ut
Dá para criar uma infinidade de timbres.
A qualidade do som dessa nova geração de equipamentos digitais é excelente.

Mickey Mouse IV
Veterano
# jul/07
· votar


guilhermerizzo
Hm....

e me diz, como ficam elas com pedais separados?
Apesar do timbre da Boss não ter me agradado, essa função nela era muito útil, ela você ligava os pedais junto e não tinha perda de sinal.

Minow
Veterano
# jul/07
· votar


Mickey Mouse IV
Não pegue nada valvulado, no máximo uma potência e só.

XTL + potência ou no loop de um bom amp SS.
Valvulado = dor de cabeça, pedais analógicos = ruído e milhões de cabos e fontes.
Enche o saco, numa boa.

Tudo bem, é lindo, mas às vezes é um pé no saco.
Se eu fosse montar meu set todo de novo eu compraria um POD XTL e ligaria no loop de um amp legal, SS mesmo. Mais nada.

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Mickey Mouse IV

Eu sei bem como você se sente, e é bem por isso que - pedaleira ou não - eu ainda mantenho meus 2 pedaizinhos analógicos (um Boss BD-2 e um OS-2). Já usei o OS-2 gravando com a GNX3000 e até com uma Zoom G2, e o som ficou como eu queria.

Mas nenhuma pedaleira é perfeita. Por exemplo, eu não consigo gostar do auto wah (envelope) da Digitech.

Bom, se você pode testar o Pod, vale a pena. Também sei de um jeito de ouvir muita coisa gravada com ele. Provavelmente não é a tua praia, mas se você ouvir qualquer gravação recente do Pato Fu, vai ouvir um Pod. No estúdio ou em shows, o guitarrista usa um Pod Pro (nos shows, a Fernanda Takai usa um Sansamp, mas ela é café com leite). Por sinal, ele está querendo comprar um XT Live para usar com a Variax que ele comprou aqui no Japão, hehehe.

Mickey Mouse IV
Veterano
# jul/07
· votar


Minow
Hm... sei!

Eu andei conversando com um pessoal mais velho, que me falou que amp valvulado, muitas vezes é MUITA complicação e não vale o timbre a complicação toda.

Sobre A Zoom G9, não ouvi muitos comentários aqui na minha cidade. A maioria das pessoas que eu conheço, me recomendaram um XTL. Mas gostaria de ouvir sobre todos os equipamentos.

E sobre potencias + caixa X amplfiicador SS, qual o melhor rendimento?

Um abraço!

Mickey Mouse IV
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Ja vi alguns shows do Patu Fu antigamentes, E já vi o Set do John. Não sabia que ele usava um XT live!

Sobre essas pedaleiras, eu andei ouvindo sons tanto da Zoom G9, quanto do Pod XT Live. Sobre o XT, variou, porquê algumas gravações eram pessímas(apesar de que a maioria me surpreendeu).
Sobre a Zoom, já foi mais unanime, principalmente dos sons de um cara no youtube, chamado Henrique Romero eu acho.

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Mickey Mouse IV

Procura dar uma olhada num review que eu fiz há tempos quando comprei a GNX3000. Eu confesso que me decepcionei um pouco com a Zoom G9.2tt. Ok, foi só a tal da "1 hora testando na loja", mas mesmo assim, eu não gostei do trabalho que vizeram com as válvulas nela. A tecnologia de "mini-power valvulado" da Vox é bem melhor. Não comprei pedaleira da Vox porque tem muito poucos recursos, mas na hora de comprar um amp, eu fiquei com um Valvetronix e não me arrependo. (cedo para falar com certeza, porque só estou com ele há uns 3 meses)

Minow
Veterano
# jul/07
· votar


Mickey Mouse IV
Eu andei conversando com um pessoal mais velho, que me falou que amp valvulado, muitas vezes é MUITA complicação e não vale o timbre a complicação toda.

Hehe, é bem por aí.
Se eu fosse montar meu set inteiro de novo, seria isso. Um amp 1x12 ou 2x12 e um POD XTL no loop, mais nada!
É ruído 0, não tem aquela orgia de cabos e fontes, e é muito mais simples. Você tem zilhões de opções pra timbrar e montar seus presets lá, inclusive pelo pc, e quem disser que não tem qualidade é porque nunca ouviu!
Mas com o equipo que eu tenho agora isso seria andar pra trás, agora as válvulas já me seduziram, e a GAS queima forte no meu coração.

Mickey Mouse IV
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Hm....!
Sei.

O Pod XT Live, pelo menos para mim, inspira mais confiança. Eu conheço, além de uns músicos daqui, alguns caras que são famosos, que andam usando o Pod XTL.

Vou até conversar com alguns.

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Mickey Mouse IV

Não sei o que ele usava antes, mas sei que agora ele usa um Pod Pro controlado por um Mac, hehehe. A XTL ele ainda vai comprar. :P

Mickey Mouse IV
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Hm.... você já perguntou para ele as diferenças aparentes entre a versão Rack e o XTL?

O Rack, poucos falam sobre.

Iago
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
A regra básica costuma ser simples:
Se você quer um punhadinho de timbres fodões, você quer um amp fodão.
Se você quer uma porção de efeitos e timbres bons, você quer um punhado de pedais analógicos.
Se você quer um monte de efeitos e timbres, alguns legais, outros nem tanto, e muitos que quase ninguém vai distinguir de um pedal analógico, você quer uma pedaleira.


+1

se vc toca numa banda de cover por exemplo.. e tem que ir de Bob Marley a Sex Pistols em 1 segundo, compre uma pedaleira. Senão, se preocupe em ter um amp mto bom e fique com pedais analogicos.

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Mickey Mouse IV

Eu digo que, se eu tocasse metal, ficaria com um Pod. Escolhi a Digitech mais por causa dos recursos e das simulações de baixo e médio ganho. Mas acho que Digitech é mais chata de consertar no Brasil, caso dê problema. Pod é uma coisa mais disseminada, e caso você se arrependa, é bem mais fácil de passar para a frente.

Mickey Mouse IV
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Timbres mais "bluesy" e de "Médio Ganho" você acha que ele não responde tão bem?

se vc toca numa banda de cover por exemplo.. e tem que ir de Bob Marley a Sex Pistols em 1 segundo, compre uma pedaleira. Senão, se preocupe em ter um amp mto bom e fique com pedais analogicos.

É bem isso que acontece as vezes.

B.Frusciante
Veterano
# jul/07
· votar


Mickey Mouse IV
Bom, você também pode pedir para algum handmaker fazer uma boa potência valvulada para vc, da sua escolha! Iria sair bem mais barato que um amp completo, se brincar, antes dos 1000 reais uma boa potência(50w, por exemplo)..
Aí você poderia comprar a XTL, e mandar fazer uma caixa 1x12, 2x12 ou até 4x12 se a grana permitir, aí você teria um ótimo set!
Você pode comprar também, no lugar da XTL um bom rack de efeitos como o GT-pro ou até o Behringer V-amp pro, que é muito bom também! E comprar uma fcb-1010 da behringer, isso não iria sair mais caro que uma não! Behringer V-amp pro: 750 reais NOVO Behringer FCB-1010 600 reais NOVO também, total: 1350 reais! Mais barato que uma XTL usada!
Aí um ótimo power: 1000 reais, uma boa caixa 2x12: 500 reais(no máximo, considerando que os falantes mais caros custam cerca de 200 reais.. aí também tem o preço da caixa acústica e da mão de obra, caso você mande alguém fazer).. Olha aí, por cerca de 2700 reais, um equipo ótimo para a vida toda!
Quando estiver trabalhando e recebendo sua própria grana, aí vc compra um rack melhor e de última qualidade!

alfacorrea
Veterano
# jul/07
· votar


Na minha opinião, um timbre foda passa por 3 fatores que são importantes e básicos: guitarra, efeitos e amplificador. Além destes, há 2 fatores que também são influentes: técnica pessoal (pegada) e cabos.

Vc, antes de tudo, tem que fazer uma escolha que pode mudar todo o seu set up: vc deve decidir se aceita tocar em um amplificador transistorizado, híbrido ou só acredita no timbre dos valvulados.

Acho que essa é a primeira batalha que vc vai enfrentar. Há milhões de opiniões neste fórum e na rede, mas eu ainda sou favorável a um bom timbre 100% valvulado.

Certamente um amplificador 100% valvulado vai te custar mais do que qualquer outro, mas há opções de menor custo, tipo Laney LC-15, Laney LC-15R, Fender Blues Jr., Marshall JTM-30, dentre outros. É um investimento de R$1.500,00 a R$2.000,00 mas não haverá arrependimentos futuros.

Depois de ter o amplificador ideal pra vc, deve haver a escolha da guitarra que te satisfaz e deve ser feita a escolha da guitarra que casa com o tipo de som que vc quer fazer. Não adianta nada comprar uma Fender Telecaster totalmente vintage se o som que vc quer tocar é Evanescense (é só um exemplo). Tem que "casar" a guitarra com o som que vc procura.

Depois de escolhido o amplificador e a guitarra, aí é que vem a grande dificuldade: pedais ou pedaleiras, analógicos ou digitais. Caramba, essa dúvida é impossível de responder.

Minha opinião: se vc quer ter um som próprio e original, com suas características pessoais, eu optaria por pedais analógicos comprados um a um de acordo com seu gosto pessoal. Tem que ir a um monte de lojas, testar pedal por pedal junto com sua guitarra e com seu amplificador até escolher o que vai te satisfazer.

Eu já passei um dia inteiro na Teodoro Sampaio (SP) indo de loja em loja, testando equipamento por equipamento até eu encontrar o que procurava. Tem que encher o saco do vendedor mesmo. Vendedor tá na loja pra isso, se ele não quiser te ajudar, vai em outra loja. Eu pessoalmente fui muito bem atendido e muito bem tratado em todas as lojas que fui na Teodoro.

Agora, por outro lado, se a sua opção é por praticidade e por similaridade de timbres, tipo o que uma banda cover necessita, sua escolha deve ser pelas pedaleiras.

Eu testaria essas:

Vox Tonelabs - dizem que é a melhor de todas
Boss GT-8 - mais clássica
Line 6 POD XT Live - arrebenta
Zoom G9.2 tt - lançamento convidativo
Digitech GNX 3000 ou 4000 - já vi vários gostarem delas

Mas pedaleira é uma coisa meio complicada. Eu tenho amigos que já tiveram várias pedaleiras e nunca conseguiam o "timbre perfeito". Eu mesmo já fui um desses caras, pois já tive uma GT-6 e não conseguia chegar onde queria.

Conheço gente que paga "hora-aula" a seus professores de guitarra só para "timbrar" a pedaleira. Tem gente que tem um ouvido sinistro e que faz isso como ninguém. Tem um amigo meu que teve uma ME-33 e que ficou quase 1 ano até conseguir fazer o timbre que queria. Depois que chegou, não vende, não troca e não empresta a pedaleira pra ninguém.

Minha opinião: Eu tenho uma Fender Americana com captação Noiseless e DiMarzio, toco em um amplificador half-stack feito pela SOVTEK, 100% valvulado. Eu tenho um grande interesse em timbres "perfeitos". Minha opinião é a seguinte: para boost, overdrive e distorção não há nada melhor que pedais analógicos. Para efeitos de modulação e ambiência, não há nada mais prático e satisfatório que pedaleiras. No seu lugar eu optaria por uma pedaleira, destas que eu listei acima e depois modelava uma distorção e um overdrive com pedais analógicos conforme seu gosto.

Quer meu voto: Vox Tone Lab (faz-tudo) + SansAmp GT2 (Distorção de Mesa/Boogie) + Ibanez Tubescreammer TS-9 (Boost ou Overdrive fraco) + EFX Custon Direct Drive SS (Overdrive forte).

Minha sugestão de amplificador: Um Laney LC-15R (pra dar qualidade ao som) e um Peavey Rage 158 (só pra dar mais volume).

Quanto vc gasta com isso??? Uma pequena fortuna!!!

Abraço.

Alexandre

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pedais, pedaleira, amp, o que afinal de contas?