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Soulface Veterano |
# out/06 · Editado por: Soulface
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iMPeLLiTTeRi
Só complementando...
Eu perguntei isso pq muita gente faz confusão entre "comprimento da escala" e "quantidade de casas". Logo, pensam q uma guitarra com 27 casa tem o braço mais longo do q uma guitarra de 21 casas.
Aí eu digo: Não necessariamente.
Existe um certo padrão para o comprimento da escala. Q é a distância da ponte até o nut.
Uma Fender Stratocaster por exemplo, tem a chamada Long Scale, q é de aproximadamente 648mm.
Essa distância não muda. Tendo 21 ou 45 casas. Se quiser aumentar o número de casas, tem q fazer isso em direção ao corpo, e não alongar o braço. PQ aí, fode as oitavas e seria necessário mudar o comprimento das casas.
Ou seja, a posição da palhetada para se tirar determinada nota, independe da quantidade de casas.
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iMPeLLiTTeRi Veterano |
# out/06
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Soulface
Sim... "aprendi" essa do comprimento da escala ao pesquisar sobre a regulagem de oitavas. (aqui no fórum inclusive)
Mas em uma guitarra com mais casas a posição do captador muda em relação à "mesma" guitarra com menos trastes... ou nao?
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Soulface Veterano |
# out/06
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iMPeLLiTTeRi
Depende... o captador da ponte não muda. E a grande maioria dos HA são feitos com o cap da ponte.
Até dá pra fazer no cap do braço, mas nem sempre é melhor.
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iMPeLLiTTeRi Veterano |
# out/06
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Soulface
O que estou querendo dizer é que não dá pra dizer onde (local) palhetar para sair o HA. Pois varia de acordo com a guitarra. Se a posição de um dos captadores muda já não vale uma regra de que o melhor lugar para sair um HA da casa 12, por exemplo, é entre o captador do braço e do meio ou do meio e da ponte já que as distancias não são fixas, dependo da qtdade de casas por exemplo.
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Soulface Veterano |
# out/06
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iMPeLLiTTeRi
QNto ao captador do braço e do meio, vc está correto.
Mas já o da ponte, não.
PQ a 12ª casa sempre vai estar no meio entre a ponte e o nut.
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iMPeLLiTTeRi Veterano |
# out/06
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Soulface
Mas onde palhetar se a única referencia é o cap da ponte? Não dá pra dizer o local, pois é preciso uma outra referência. O cap da ponte é sempre ali, mas de onde tirar uma referencia se os outros dois podem não estar sempre na mesma posição?
(mas eu to numa dificuldade pra me expressar hj!)
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Soulface Veterano |
# out/06
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iMPeLLiTTeRi
Achoq agora eu entendi o seu raciocínio! hehehehehehehehe
Mas aí voltamos ao q eu falei lá atrás.
Qndo eu tava aprendendo a fazer HA, eu perguntei pra um colega meu e ele falou pra eu simplesmente ir tentando até achar um ponto ideal onde o HA saia forte e com clareza. E foi oq eu fiz. Ou seja, não me liguei muito nessa questão de distância entre caps.
Hj em dia, já consigo fazer oq eu falei. Q é mudar o local da palhetada pra obter notas diferentes. Inclusive eu to pra gravar uma música q usa bastante HA, e eu posso fazer isso pro pessoal ver como muda a nota de acordo com o local da palhetada.
Mas a questão é essa. Procurar o local onde saia com maior facilidade, e depois ir tentando fazer isos em posições e cordas diferentes.
Eu tb não sou nenhum "Mestre" dos HAs. Pra falar a verdade, eu as vezes me enrosco com as cordas mais finas! hehehehehe
Mas um pouco da teoria eu sei.
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Soulface Veterano |
# out/06 · Editado por: Soulface
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Eita porra... deu erro aqui e a msg foi duas vezes.
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iMPeLLiTTeRi Veterano |
# out/06 · Editado por: iMPeLLiTTeRi
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Soulface
hehehehe depois de muito suor e muita luta... o resumo é só dizer que não tem como dizer ONDE palhetar ou qualquer outra regrinha. Varia de pessoa pra pessoa e instrumento pra instrumento. O negócio é caçar mesmo.
Qndo eu tava aprendendo a fazer HA, eu perguntei pra um colega meu e ele falou pra eu simplesmente ir tentando até achar um ponto ideal onde o HA saia forte e com clareza. E foi oq eu fiz. Ou seja, não me liguei muito nessa questão de distância entre caps.
Era o que eu tentava dizer desde o princípio. Mas, valeram as explicações e grato pela paciência. ehehehehe
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Soulface Veterano |
# out/06
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iMPeLLiTTeRi
Mas até q o tópico ficou com um bom conteúdo! hehehehehehe
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Michel Top Veterano |
# out/06
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slash_web
Não necessariamente.... harmonicos sao provenientes primeiramente de técnica e nao de equipamento.... dpois a 2ª coisa que mais influencia sao as frequencias que o captador produz.... e somente em 3º vem o ganho do captador.... por exemplo os HS4 que tenho na fender USA, tem 93 de saida e mesmo assim dao mto mais agudo que os evolution que tem uns 300 de saida, que tinha na minha jem (nao a amarela que está nos meus videos japonesa jem777dy) e sim a jem555wh antiga koreana...... entao isso eh mto relativo... ganho nao eh sinonimo de harmonicos mais fortes as vezes.... até as cordas e seu cabo pode influenciar mais.. abraço amigo!!!
Michel Top
www.micheltop.rg9.net
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slash_web Veterano |
# out/06
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eh , vlew aweee entendi_ vou trocar as cordas aki e se eu continuar nao curtindo eu troco o cap.
Eh , mas tmbm eh diferente dar um HA nun single coil de uma tagima doq dar no de Akelas Ibanez fudidas ^^
mas eu entendi o q vcs qrem dizer
floww
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slash_web Veterano |
# out/06
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sem a guitarra ligada no Amp , sai som nos harmonicos na E zona ...depois q ligo no amp nun quase merda nenhuma , mas vou tentar aprimorar isso!!
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Sgt_ Pimenta Veterano |
# out/06
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slash_web
os agudos saum mto boms para harmonicos
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rafaelcds Veterano |
# out/06
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slash_web
So um toque...
No começo meus harmonicos so saia usando captador da ponte, que é um Hambucker Dimarzio Paf Pro... eu pensava que so saia se fosse nele mesmo... eu tentava usando o captador do braço e meio e não saia...
Hoje... dps de 1 ano de harmonicos artificiais faço com todos os caps... mas a sustentação dele é bem maior com o hambucker...
Agora se no seu caso nem sai "direito" o harmonico... quero dizer... se vc nem considera harmonico... acho que pode ser falta de prática.
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Hugo Mariutti Veterano |
# out/06
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slash_web
treina a tecnica kra
mto melhor vc tirar no single e clean, e qnd pegar uma guita cum humbucker destruir doq mane q treina cum emg e ganho de um jcm800 no max e dps pega outro equipo e n consegue
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slash_web Veterano |
# out/06
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ahh , intuam vou treinar aki !!!!
e ainda nun vou precisar gastar $$ com o captador ^^
flow
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