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Mensagem |
pucci Veterano |
# out/06
o q significa isso?
MODOS PARALELOS:
Quando você está tocando uma música cifrada muitas vezes já se perguntou "Este acorde não pertence ao campo harmônico, o que eu faço?". É comum que se use acordes de outras tonalidades, senão as músicas só teriam os sete acordes do tom.
Se a música está em Dó maior, o modo paralelo é o Dó menor. Se está em Ré maior, o modo paralelo é o Ré menor e assim por diante.
Vejamos então os campos harmônicos de Dó Maior e o de Dó menor:
Dó Maior:
I - II - III - IV - V - VI - VII
C7M - Dm7 - Em7 - F7M - G7 - Am7 - Bm7(b5)
Dó Menor:
I - II - bIII - IV - V - bVI - bVII
Cm7 - Dm7(b5) - Eb7M - Fm7 - Gm7 - Ab7M - Bb7
Um exemplo muito comum é esta progressão:
|: C - C7 - F - Fm :|
Veja que o
C é o Iº grau de Dó, logo o modo Jônio.
C7 é o Vº de Fá, logo o modo mixolídio.
F é o IVº de Dó, logo o modo Lídio.
Fm é o IVº de Dó menor, logo o modo Dórico.
eu entendi q C7 é o quinto de F e F é o 4° de C,logo o modo lídio....ai q entra a dúvida!!quer dizer que nisso eu improviso usando o lídio!!!!!
mas o lídio num é usado em acordes dissonantes?não entendi?também não entendi o lance do modo dórico?
tipo,,,tem esse lance de pra cada tipo de acorde tem o seu modo caracteristico??/!!!
eu nyunca tentei e não estou com o instrumento agora pra testar!!!!!!
mas se eu tocar C F e G, e usar um modo lídio frigio ou locrio ficaria legal?ou não ficaria nessa base? eu queria saber em que tipos de acordes os modos gregos são mais indicados!!!!tipo o modo frigio eu não consigo aplica-lo de uma forma legal.eu acho muito esquisito esse modo!!!será que eu estou usando em acordes q não se deve usa-lo?ou não tem dessa o problema é comigo e eu toda progressão da pra encaixar o frigio.....e se tiver os acordes certos para aplica-los passem ai. valeu..
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darkwolf Veterano |
# out/06
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nao vou responder pq a pergunta nao foi dirigida a mim
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Extrapolation Veterano |
# out/06
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darkwolf
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
pucci
nao pude resistir
perai q eu vo tentar escrever umas respostas com palavras bonitinhas pra nao ter problema
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pucci Veterano |
# out/06
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darkwolf
Membro
vale pra vc também!!!!!!leonino.
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angus junior 2 Veterano |
# out/06
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pucci
sem querer ser chato, mais ja deu no saco vc escrevendo o nome do pessoal no topico
ateh os moderadores estao editando
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Extrapolation Veterano |
# out/06 · Editado por: Extrapolation
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pucci
Isso mesmo, modos paralelos sao isso mesmo.
Pra q tu vai usar eles? pro q tu quiser hehe na verdade é só uma nomenclatura.
ta bem, vamo pro q interessa...
Primeiro, tu entendeu como achar o tom da musica? se nao entendeu nem leia o resto.
|: C - C7 - F - Fm :|
Veja que o
C é o Iº grau de Dó, logo o modo Jônio.
C7 é o Vº de Fá, logo o modo mixolídio.
F é o IVº de Dó, logo o modo Lídio.
Fm é o IVº de Dó menor, logo o modo Dórico.
é uma forma.
mas olha só, nao precisas te prender ao modo lidio em F só pq ele é 4ª de Dó maior...
tu tens uma modulação no meio de uma progressao q a maioria dos ouvidos classificaria como em C maior.
aqui uma analise q eu gosto mais de fazer, e tocar:
C - qualquer escala maior
C7 - qualquer escala dominante
F - qualquer escala maior
Fm - qualquer escala menor
só q o seguinte, tu deve conhecer o cliche "IV IVm" né?
poise, entao tu pode pensar que o tom ali em F Fm é Dó...
a propósito... tom e tonalidade sao coisas diferentes... tom é a nota tonica, tonalidade é se é maior ou menor, ta legal?
voltando, tu pode pensar q em C F e Fm estamos no tom Dó... e em C7 estamos e tom Fá!
ou entao, C e Fm em Dó. e C7 e F estamos em Fá!
ou ainda, C, C7 e F sendo Fá, e Fm sendo um emprestimo modal de Fá menor (ih fudeu!!! o tom principal agora nao é mais Dó, e sim Fá!)
mas por causa do cliche F Fm é mais viável pensar como tom principal o Dó mesmo e deu pra bola
mas o lídio num é usado em acordes dissonantes?
acorde dissonante é qualquer um q use notas de uma oitava acima... tipo 9ª, 13ª, 11ª.... (apesar de nós disermos q X7 é um acorde dissonante nao é, a 7ª está dentro de uma oitava, portanto um acorde consoante)
tu pode usar o lidio em acordes do tipo: X7M, X7M(11#), X7M(9)... e lá vai pedrada, só nao é usual em cima de acordes q tenham 7m pq o modo lidio nao tem 7m e sim 7M
também não entendi o lance do modo dórico?
acho q agora ja entendeu ne? hehe
tipo,,,tem esse lance de pra cada tipo de acorde tem o seu modo caracteristico??
o q se fala é q cada modo tem sua nota caracteristica
era só isso né?
entao é isso
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darkwolf Veterano |
# out/06
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angus junior 2
bah, brinca de ser chato isso..
pucci
leonino? q isso minha tigresa, vira de bunda vai..
Extrapolation
fala gaucho veio criado a bruto, Yeda no segundo turno!
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Extrapolation Veterano |
# out/06
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darkwolf
bá, nem vamo discutir politica aqui
mas q eu to sem alternativa agora eu to
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darkwolf Veterano |
# out/06
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Extrapolation
seja feita a vossa vontade.
só digo uma coisa: Fora Lula.
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Extrapolation Veterano |
# out/06 · Editado por: Extrapolation
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darkwolf
eu tb
TA DEU!!!! ACABO!!!! senao o cara é banido ou mandado pro Off Topic hehehehe
acho q perdi a correa da minha guitarra hahha
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darkwolf Veterano |
# out/06
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Extrapolation
se fudeu! Fora Lula! :X
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pucci Veterano |
# out/06
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Extrapolation
Membro
no caso é comparar os modos e analisar os intervalos e ai da pra tirar a conclusão de qual modo usar no acorde isso?tipo lídio tem sétima maior se eu usar em um acorde de sétima menor não fica legal.....huuummmm....e no caso da nona?ou eu não preciso preocupar com a nona ?pois o q vai dar a caracteristica é a 7°?
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LeandroP Moderador |
# out/06 · Editado por: LeandroP
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pucci
|: C | C7 | F | Fm :|
Pense no tom: dó maior.
O que é paralelo?
C7 é o Vº grau de Fá maior
O Fá pode ser da tonalidade de dó maior (fá lídio) ou mesmo fá maior (fá jônio).
O Fm é o IVº de Dó menor, paralelo de dó maior.
Eu encaro isso como se fossem dimensões dentro da música.
Sinta cada acorde, e note cada mudança. Experimente trocar o Fm pelo seu relativo (uma 3a menor acima - Ab). Inverta os baixos.
C C/Bb F/A Fm7/Ab
e------------------------------------------------------
B---1-----1-----1-----1--------------------------------
G---0-----0-----2-----1--------------------------------
D---2-----2-----3-----1--------------------------------
A---3-----1-----0-----3--------------------------------
E---------------------4--------------------------------
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pucci Veterano |
# out/06
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LeandroPanucci
Veterano
e no caso do modos leandro?é aquela ideia mesmo q eu falei?de comparar os intervalos pra saber os acordes q se pode aplica-los?tipo quais são os intervalos que eu não posso usar em acordes q não ficariam legais!!!!tipo o extrapolation disse q não se pode usar um lidio em um acorde de sétima menor pois o lidio tem uma sétima maior!!!então é só a 7°?tipo eu posso aplicar uma escala q tenha uma terça menor em um acorde q tenha terça maior?ou aplicar uma escala q tenha quinta menor em acorde q tenha 5° maior?
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LeandroP Moderador |
# out/06 · Editado por: LeandroP
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pucci
o extrapolation disse q não se pode usar um lidio em um acorde de sétima menor pois o lidio tem uma sétima maior!!!
Você precisa separar o que é maior do que é menor.
Mas você também pode usar modos relativos, por exemplo:
Dm7 Arpejo de Fá - Note a nota B (#4) da primeira corda
caracterizando o modo lídio.
e---1------------5-7-8---------------------------------
B---1----------6---------------------------------------
G---2--------5-----------------------------------------
D---0------7-------------------------------------------
A--------8---------------------------------------------
E------------------------------------------------------
Considere de modo prático como sendo um arpejo de Fá com #4,
mas como está sendo tocado sobre o acorde de Dm7, é sobre Dm
que vamos considerar os intervalos.
Notas do arpejo de Fá lídio: F, A, B, C
Sobre o ponto de vista do Dm7: 3b, 5, 6, 7
Dm7 dórico + 3a menor = fá lídio
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Extrapolation Veterano |
# out/06
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pucci
nao hehe
assim, tu tem um acorde, e queres tocar uma escala em cima dele, o q tu vai escolher? uma escala q possuam as notas do acorde ou uma q nao possua?
é bem mais audivel q tu use uma escala q tenha as notas do acorde, nao é mesmo?
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Extrapolation Veterano |
# out/06 · Editado por: Extrapolation
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quer testar?
toca o acorde C7M e em cima a escala de C menor! hehhe
ou pior, toca C locrio haha q merda
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pucci Veterano |
# out/06
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Extrapolation
Membro
hehehehehehheh...................
tipo em acordes menores então eu posso usar=os modos dórico,eolio,lócrio e frigio.
e nos maiores=mixolidio jonio e lidio?? isso?
é mais ou menos assim?
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pucci Veterano |
# out/06
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Extrapolation
Membro
hehehehehehheh...................
tipo em acordes menores então eu posso usar=os modos dórico,eolio,lócrio e frigio.
e nos maiores=mixolidio jonio e lidio?? isso?
é mais ou menos assim?
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Extrapolation Veterano |
# out/06
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pucci
é
mas vamos organizar melhor
tipos de acordes:
Maiores T 3 5 7
Menores T 3b 5 7b
Dominantes T 3 5 7b
Diminutos T 3b 5b 7bb
Meio-Diminutos T 3b 5b 7b
Aumentados T 3 5# 7
escalas:
Maiores: jonio, lidio e derivados
Menores: frigio, dorico, eolio, menor harmonica melodica...
Dominantes: mixolidio, mixo 6b/9b, lidio 7b (tb chamada de lidio dominante ou mixo 4#)
Diminutas: diminuta simétrica (hehe é tom / semitom), locrio...
agora sim, mais facil hehe
aplique escalas X em cima de acordes X
isso é o comum
agora, dá pra aplicar escalas X em cima de acordes Y... mas entenda primeiro o "normal" pra depois ir para o anormal
exemplo de "anormal":
*penta menor G em cima do acorde G7
*frigio em cima de acorde dominante
*hexafonica (escala dominante)em cima de acorde maior
nao dá bola pra isso agora, assimila os dois primeiros quadros primeiro, nao adianta tu querer fazer o anormal sem antes escutar muitas vezes anormalidades, como Allan Holdsworth, Scott Henderson...
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Extrapolation Veterano |
# out/06
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pra nao deixar de citar brasileiros:
Edu Ardanuy e Frank Solari, bons exemplos de anormal hehe
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