Modos Gregos Estão certos assim?

Autor Mensagem
Crazy Guitar
Veterano
# set/06 · Editado por: Crazy Guitar


i ae galera, blz? bom, eu tava tocando (guitarra :P) e fiquei com umas dúvidas sobre os modos, e resolvi posta aqui, ate pq postando isso jah eh uma boa ajuda pra muitas pessoas que tem duvidas sobre os modos mas que acabam nao perguntando... intao, eu queria sabe se ta certo os modos assim como eu fiz... na escala de C! se estiver errado, me corrijam, ai eu edito aqui...
vlw ae!

C Jônio


e--------------------------------------------------------------------- -------------
B------------------------------------------------------------------10- 12-13--
G--------------------------------------------------9-10-12---------------------
D-----------------------------------9-10-12------------------------------------
A--------------------8-10-12---------------------------------------------------
E---8--10-12-------------------------------------------------------------------


C Dórico


e--------------------------------------------------------------------- -------------------
B--------------------------------------------------------------------- ----12-13-15--
G-------------------------------------------------------10-12-14------ --------------
D--------------------------------------10-12-14----------------------- --------------
A---------------------10-12-14---------------------------------------- --------------
E---10-12-13---------------------------------------------------------- --------------


C Frígio


e--------------------------------------------------------------------- ----------------
B--------------------------------------------------------------------- --13-15-17-
G------------------------------------------------------12-14-16------- -----------
D-------------------------------------12-14-15------------------------ -----------
A--------------------12-14-15----------------------------------------- ------------
E---12-13-15---------------------------------------------------------- ------------


C Lídio


e--------------------------------------------------------------------- -----------------
B--------------------------------------------------------------------- ---15-17-18-
G------------------------------------------------------14-16-17------- ------------
D---------------------------------12-14-15-17------------------------- ----------
A----------------12-14-15--------------------------------------------- ------------
E----13-15------------------------------------------------------------ --------------


C Mixolídio


e------------------------------------------------------------
B-------------------------------------------5-6-8---------
G---------------------------------4-5-7-------------------
D-----------------------3-5-7-----------------------------
A-------------3-5-7---------------------------------------
E---3-5-7-------------------------------------------------


C Eólio


e------------------------------------------------------------
B--------------------------------------------6-8-10------
G----------------------------------5-7-9------------------
D------------------------5-7-9----------------------------
A--------------5-7-8--------------------------------------
E----5-7-8------------------------------------------------


C Lócrio


e------------------------------------------------------------------
B-----------------------------------------------------8-10-12-
G-----------------------------------------7-9-11---------------
D-----------------------------7-9-10---------------------------
A-----------------7-9-10---------------------------------------
E----7-8-10----------------------------------------------------



Guilherme

JB_
Veterano
# set/06 · Editado por: JB_
· votar


Esse jeito de aprender os modos ta errado, uns 90% aprendem assim. O que caracteriza um modo é a harmonia, sobre o que vc ta tocando em cima e não o desenho decorado.

Pq vamos supor que vc esteja tocando em C maior, mta gente pensa que se vc ta tocando na região da casa 8 vc ta tocando o jônio e se tiver na 12 ta no frígio e por ai vai. Mas como que podem ser modos diferentes sendo que são as mesmas notas sobre uma mesma harmonia? Nesse caso vc poderia passar o braço inteiro da guitarra que só estaria tocando o Jônio. Pq por exemplo o frígio tem como nota caracteristica a 2m, tocando C maior vc não vai encontrar essa nota na harmonia, então vc só estaria tocando uma nota que pertence ao jônio.

Alguém ai que saiba explicar melhor deve postar ai alguma coisa ai tipo aquelas coisas gigantes pra vc ler hehehe, só não caia nessa de que se vc ta tocando tal desenho é tal modo.

JB_
Veterano
# set/06
· votar


Isso é meio complicado pra explicar assim, pq não tem como vc escutar a diferença de cada modo sobre sua harmônia. Procure a video aula do Frank Gambale sobre modos que lá ele explica tudo (ou quase).

Soulface
Veterano
# set/06
· votar


JB_
Modos Gregos...
PQ q inventaram algo tão complicado hein?! haeuhaehauehuaheuhaeuae

Aliás, alguém sabe pq q modos gregos em inglês é chamado de "Church Scale"?
Ql é o correto? (eu sei q os dois nomes são corretos nas suas respectivas línguas. Mas são significados diferentes. E é isso q eu pergunto)

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# set/06
· votar


JB_

Sei os modos, aplico direto mas não sei explicar como as pessoas podem usar... pelo menos escrevendo vou acabar me enrolando, se fosse pessoalmente seria fácil.

darkwolf
Veterano
# set/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
"eu sei mas nao te digo! humpf"

JB_
Veterano
# set/06 · Editado por: JB_
· votar


Soulface
Nick_Oliveri_Guitar

esse lance de como aplicar os modos, de saber qual vc ta tocando é meio difícil explicar assim. A video aula do Frank Gambale que é boa, ele mostra os acordes, o porque vc esta tocando tal modo e as caracteristicas de cada um.

Tipo frígio é muito usado no flamenco por causa da 2m, Mixolidio é o modo de blues, que usam cromatismos, blue notes e afins, Eolio e Jonio são os mais simples, mais usados em Pop pq são os de assimilação mais fácil, 80% das musicas do Satriani são assim. O foda mesmo é o lócrio, que é muuito estranho qdo toca com a harmonia dele.

Aqui tem uns videos do Kiko Loureiro mostrando o som de cada um, mas é bem pequeno, postaram no fórum a um tempo atrás só como demonstração pra ver a diferença de cada um, pq tocando que nem 90% aprende na verdade estão sempre tocando a mesma coisa só que em oitavas diferentes, ou seja, um modo só. Se quiser entender mais baixem, comprem, peguem emprestado ou sei lá a video aula do Gambale, nesse sim ele improvisa sobre cada um deles e depois junta em um improviso só.

Mixolídio

Lócrio

Lídio

Lídio 2

Jônio

Frigio

Eólio

Soulface
Veterano
# set/06
· votar


JB_
Valew pelos videos!!!
Essa video aula do Frank Gambale q vc se refere é uma chamada "Modes no more mistery"?

JB_
Veterano
# set/06
· votar


Soulface

Pelo nome deve ser, não me lembro agora. É uma que ele ta usando uma ibanez S laranja, peruca e uma camiseta rosa do piu piu huauauhaha

JB_
Veterano
# set/06
· votar


Soulface

Vi aqui, é essa mesmo "Modes no more mistery".

http://www.youtube.com/watch?v=IjyqMZKeaPM

Ele usa a Ibanez laranja depois

Soulface
Veterano
# set/06
· votar


JB_
To vendo o DVD aqui...
Mas só tem importado e sai caro pra cacete! hauehauheuaheuhaea
Mas se eu não achar nada equivalente, vai ter q ser esse mesmo.

Soulface
Veterano
# set/06
· votar


Caraio...
Procurando aqui eu achei até video aula de Air Guitar! hauehauehauehauheae
Esse povo inventa cada uma...

JB_
Veterano
# set/06
· votar


Soulface

hUIAHuiHAUa Video aula de air guitar é foda, tenta a do gambale nos mula da vida, deve ter.

Saitu
Veterano
# set/06
· votar


Pq por exemplo o frígio tem como nota caracteristica a 2m, tocando C maior vc não vai encontrar essa nota na harmonia,

Mas os modos não usam as mesmas notas do tom em que se está tocando? *-)

me expliquem, caso eu tenha falado besteira...

Soulface
Veterano
# set/06
· votar


JB_
Vou tentar mesmo...
É q eu tava vendo se acho algo legendado. Meu inglês não é lá essas coisas, e meu guitarrês é pior ainda.

JB_
Veterano
# set/06
· votar


Saitu

Usam, mas por exemplo em C maior se pegarmos esse tal frígio da digitação decorada a 2m vai ser um F, e essa nota é a 4J do Jônio, ou seja, vc ta tocando jônio em outra casa, e não frígio. Pq no acorde de C maior não existe F. Pra ser frígio teria que usar um acorde com essa 2m pra caracterizar o modo. É complicado explicar assim, só escutando um improviso por exemplosobre tal modo pra perceber a diferença.

Soulface
Veterano
# set/06
· votar


É complicado explicar assim
Explicar nem tanto. Entender é q é foda! hauehuaheuhaeuhahuauheuhaea

Zuera aí... até agradeço sua paciência com nós leigos.

JB_
Veterano
# set/06
· votar


Soulface

Nessa video aula não tem erro, até que é fácil entender. Aparece aquelas cifras na tela.

JB_
Veterano
# set/06
· votar


Zuera aí... até agradeço sua paciência com nós leigos.

hUAhUAHHAUh não é pra tanto, só sei disso por causa dessa vídeo aula, que era completamente diferente do que eu tinha aprendido, dai eu procurei entender algo, e mesmo assim não é lá aquelas coisas.

Soulface
Veterano
# set/06
· votar


JB_
Ser auto-didata é foda pq vc não tem ninguém pra corrigir teus erros ou te explicar em detalhes.
E o pior é o auto-didata q se recusa a pegar professor! hehehehehe
Mas eu não tenho pressa.

r2s2
Veterano
# set/06
· votar


Aí, o t_uriel deu uma aula aqui ontem sobre modos, é só procurar

Soulface
Veterano
# set/06
· votar


r2s2
Eu tava olhando tb... Mas agora a dúvida é no próximo passo... a utilização dos modos na prática. é aí q eu me enrosco.

r2s2
Veterano
# set/06
· votar


Soulface
Eu tava olhando tb... Mas agora a dúvida é no próximo passo... a utilização dos modos na prática. é aí q eu me enrosco.

Ainda bem q eu nem sei o q é isso, senão ia ficar enrosacado tb

Soulface
Veterano
# set/06
· votar


r2s2
Ainda bem q eu nem sei o q é isso
"Falnando grego"
"Presente de grego"
"Modos gregos"

Sempre q tem grego no meio, a gente se fode! haeuhauehuaehuaea

r2s2
Veterano
# set/06
· votar


eu até sei falar grego e conheço vários gregos, e até sei os modos e tal, mas num entendo como eles se encaixam na harmonia.

Crazy Guitar
Veterano
# set/06 · Editado por: Crazy Guitar
· votar


JB_
bah cara, entao fui enganado por meu professor... =//
hauahuah vo fala com ele, vo manda ele me explica direitinho isso... :P hauhau
a hora que eu descobri como isso funciona direito, e tambem, descobri como explica isso, eu posto aqui! :P
flw ae galera. vlw ae pra quem respondeu!

Guilherme

Pardal
Veterano
# set/06
· votar


Cara, que confusão! Essessão modos litúrgicos! Modos gregos são "apenas" oito: Jônico, dórico, mixolídio, eólico, hipojônico, hipodórico, hipomixolídio e hipoeólico! Os modos hipo- nada mais são que os modos pós-prefixo iniciados e finalizados em quintas (primeira descendente e segunda ascendente)! Os modos que você escreveu foram os modos litúrgicos, utilizados na igreja durante a idade média! Háa maior confusão quanto a isso!

JB_
Veterano
# set/06 · Editado por: JB_
· votar


Soulface

Fiz uma tentativa frustrada de um mixolidio aqui.

http://rapidshare.de/files/34704625/mixo.gp4

A base fica só alternando entre F maior e C maior, mas no meio dela tem um A# que é a nota caracteristica do mixo nesse tom (7a. menor). O baixo em C durante toda a base é pra caracterizar ainda mais já que é a tonica do mixo. Se vc tentar tocar uma base simples de bicordes no tom de F maior e improvisar vai sair com uma intenção diferente, já que vc vai estar tocando jônio e não mixo.

REsumindo, é esse A# mostra que vc ta tocando mixolídio, pq nos acordes F e C não tem essa nota.

Soulface
Veterano
# set/06
· votar


JB_
Opa cara! Brigadão...
Vou ouvir daqui a pouco.
putz! valeu mesmo pela paciência.

BlessingMetal777
Veterano
# set/06
· votar


eh ser auto ditada as vezes eh f* o mesmo problema aki eu naum como usar isso na harmonia ¬¬

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Modos Gregos Estão certos assim?