Ajuda com solos e improvissos!

    Autor Mensagem
    _Raulzito_
    Veterano
    # set/06


    tenho umas duvidas:

    Quando voce vai fazer uma jam que eh em Dm, vc soh pode usar as notas da escala de Dm (que nao sao muitas) ou pode variar?

    E quando vai fazer um solo pra uma musica que eh em tom G, vc soh usa as notas da escala de G ou usa as notas das escalas que fazem a base da musica por exemplo G A G Em?

    E quanto as caras que tem feeling como David Gilmour eles simplesmente improvissam de forma livre de ouvido ou usam alguma escala?

    Por favor alguem poderia me ajudar com minhas duvidas de iniciante?

    _Raulzito_
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Ajuda por favor!

    Petrus_L
    Veterano
    # set/06
    · votar


    _Raulzito_
    Cara, eu diria que improvisação é ilimitada, infinita.
    Mas como você iniciante procure ver Escalas relativas
    Quanto a Dm, você pode usar a escala de F (relativa de Dm), pode usar a de Dm.
    Na de G, pode usar a escala de G maior, Em (relativa de G)

    r2s2
    Veterano
    # set/06
    · votar


    O livro de harmonização e improviso do Almir Chediak é bom pra iniciantes?

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Cara, não tem essa merda de se tá em tal tom pode usar tal escala...


    Tome como base a escala de Dm mas você pode colocar outras notas, modular, etc... Não tem essa... Além disso, não há só A escala de Dm (modo eólico)...tem a menor harmônica, melódica, etc... Eu nem manjo os nomes dessas escalas, mas sei como funcionam na prática.

    Fabio Giavoni
    Veterano
    # set/06
    · votar


    _Raulzito_
    tem os modos gregos tb, e vc n precisa ficar preso às notas de determinadas escalas, vc pode usar notas q parecem q n tem nd a ver com a base mas são boas "de passagem", e lembre-se, seu ouvido em primeiro lugar, se uma determinada nota soa bem mas naum está na escala, use ela assim mesmo, não existe certo ou errado na música

    The Blue Special Guitar
    Veterano
    # set/06
    · votar


    "Faz o que tu queres, há de ser tudo da lei".

    Edu Hendrix
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Prefiro só pensar nas modulações!!

    Phantom Of Death
    Veterano
    # set/06
    · votar


    _Raulzito_

    E quanto as caras que tem feeling como David Gilmour eles simplesmente improvissam de forma livre de ouvido ou usam alguma escala?

    Gilmour usa escalas pentatonicas na maioria das vezes, mas pode-se encontrar escalas maiores e menores em seus solos

    _Raulzito_
    Veterano
    # set/06
    · votar


    r2s2
    Edu Hendrix
    Petrus_L
    The Blue Special Guitar
    Fabio Giavoni
    Phantom Of Death

    Valeu pessoal sabia que podia contar com vcs! \o/

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # set/06
    · votar


    E quando vai fazer um solo pra uma musica que eh em tom G, vc soh usa as notas da escala de G ou usa as notas das escalas que fazem a base da musica por exemplo G A G Em?

    Essa base pelo natural está no tom de D então você usa a escala de D, B menor, B menor harmônica e B menor melódica!

    O livro de harmonização e improviso do Almir Chediak é bom pra iniciantes?

    Meu professor diz que não, eu, a julgar por um amigo que hoje é o BAM BAM BAM do violão que estudou com ele, diria que sim!

    Extrapolation
    Veterano
    # set/06
    · votar


    _Raulzito_
    Quando voce vai fazer uma jam que eh em Dm, vc soh pode usar as notas da escala de Dm (que nao sao muitas) ou pode variar?
    depende de todo o resto da harmonia, da progressao...
    mas só em cima do acorde Dm, dá pra usar D menor natural, menor harmonica, menor melodica, penta menor, frígio, dórico... e ainda (mas depende do resto tb - ritmo, riff, progressoes) D mixolidio, mixo 6b/9b, mixo 6b, lidio dominante, penta maior, alterada, dom-dim, diminuta... puuuuttzzz, uma pá de coisas... e eu só citei as q tem como tom a tonica do acorde
    mas tudo isso depende tb do contexto em q o acorde está

    E quando vai fazer um solo pra uma musica que eh em tom G, vc soh usa as notas da escala de G ou usa as notas das escalas que fazem a base da musica por exemplo G A G Em?
    a mesma resposta da anterior...
    só q, tonalmente, essa progressao ae podia ser G7M A7 G7M Em7... q está dentro de Ré maior... ou ainda forçar um Mi menor melodico tb
    triades nao nos dizem muita coisa, por isso podemos dar muuuitas possibilidades para progressoes em triades.

    E quanto as caras que tem feeling como David Gilmour eles simplesmente improvissam de forma livre de ouvido ou usam alguma escala?
    qualquer um q toque guitarra pela musica se utiliza tanto das notas de uma escala q tu ta pensando junto com fraseados prontos e muitas vezes com o seu ouvido mesmo
    improvisar é uma coisa pessoal, cada um tem sua maneira de pensar para tal, crie a sua, vc saberá fazer isso quando poder entender melhor a musica em geral

    falou

    Dr Stein
    Veterano
    # set/06
    · votar


    não existe certo ou errado para improvisação, existe o mais agradável aos seus ouvidos.....
    .

    ...cara, mais importante do q decorar shapes de escalas, é decorar a SONORIDADE delas.....experiencia propria cara!


    abraço!

    t_uriel
    Veterano
    # set/06
    · votar


    _Raulzito_
    Cara dá um pulo aqui que acabei de responder algo (2o post) que também é útil pra responder a sua pergunta!! Se você quier perguntar algo é só falar!!


    r2s2
    Esse livro é mto bom. Apesar de não ser tão didático. Ele é bem organizado e tal, mas o livro já conta que vc esteja bem confortável com o vocabulário musical... as vezes assusta um pouco ehehe. Mas é bom sim! Os dois volumes são legais!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com solos e improvissos!