Dúvida sobre Modos

    Autor Mensagem
    ThiagoRangel
    Veterano
    # set/06


    Tenho uma dúvida cruel... e espero que vcs me ajudem.

    Digamos q os acordes da base de uma música sejam: C, G, Am, F
    Sempre nessa ordem e eh claro q a sequencia repete..

    Ai vai a pergunta: Como eu utilizo os modos? por ex: no caso de eu utilizar o modo frigio, eu somente uso a escala do modo ou eu preciso modificar alguma coisa na base da música?

    t_uriel
    Veterano
    # set/06
    · votar


    ThiagoRangel

    Sua base é C G Am F
    As tríades:
    C = C, E, G
    G = G, B, D
    Am = A, C, E
    F = F, A, C

    Para essa base vc pode usar duas abordagens:

    1. Utilizar uma escala que funcione com todas as notas
    Podemos procurar uma escala cujas notas não gerem conflito com as notas da base. Poderíamos escolher algumas:

    C Jônio: 1o grau de C, maior, nenhum acidente
    A Eólio: 6o grau de A, menor, nenhum acidente
    E Frígio: 3o grau de E, menor, nenhum acidente
    D Dório: 2o grau de D, menor, nenhum acidente

    Além é claro da Penta de C e Penta de Am!
    Todos esses como vc poderia notar, possuem as mesmas notas. Então, você poderia pegar essas aí e solar durante toda a base que daria certo.

    2. Utilizar uma escala específica para cada acorde da base
    Apesar de exigir mais raciocíonio, eu pessoalmente acho que esse aqui pode ficar mais bonito se vc fizer tudo certinho.

    Aqui o lance é pegar cada acorde individualmente e verificar o que casaria bem com ele.

    No caso do C (C, E, G) poderíamos improvisar com qualquer escala que respeite estas 3 notas. Falando dos modos de C, vc teria que escolher modos maiores, já que o E (terça) não é menor, sendo portando um acorde maior, certo?

    Então para o C poderíamos usar: C Jônio, C Mixolídio (esse fica legal), Penta C, D Dório (fica legal tbm), D Mixolódio, D Eólio, Penta Dm, E Frígio, Penta E e por aí vai.

    Continuando o exemplo, para o próximo acorde, G (G, E, D), você poderia usar diversas opções. O interessante seria você, por exemplo, entre o C e o G manter notas em comum (no caso, entre ambos seria o E.. vc usa ele como eixo para manter uma integridade entre os acordes, entende?).



    Se você quisesse usar o Frígio nessa base inteira não daria pelo seguinte: O C frígio possui as seguintes notas: C, Db, Eb, F, G, Ab, Bb, C (ou seja, 2a da menor natural diminuido em 1/2 tom).

    Sua base C, G, Am, F teria que mudar bastante!

    Espero que tenha ficado claro. Qquer coisa é só perguntar!
    []s

    LuizJu88
    Veterano
    # set/06
    · votar


    ThiagoRangel
    Eu ia ajudar...mas acho q nem precisa mais...o t_uriel ja disse o q tinha q ser dito...agora eh soh vc correr atras e ver quais modos encaixam na proposta que vc quer...visto q cada um vai trazer uma sonoridade diferente....

    Penta_Blues
    Moderador
    # set/06
    · votar


    Boa tarde!!!

    ThiagoRangel
    Cara, tá muito legal a explicação que o t_uriel deu. Completa e com uma linguagem simples. Acho importante acrescentar que é necessário vc iniciar sua análise harmônica identificando em que Campo Harmônico vc está.
    Na minha opinião restam duas coisas a se fazer:
    1 - Vc levar esta explicação como um exemplo, já que ela está respondendo a uma dúvida com determinada sequência de acordes, mas principalmente procurar entender a mecânica deste exemplo para que vc saiba usar o conhecimento passado pelo t_uriel em qualquer outra sequência.
    2 - Use a Busca, pois existem excelentes textos sobre os Modos, seu funcionamento e sua aplicação. Pode até não existir um exemplo contendo especificamente a sequência que vc deseja, mas tem material suficiente pra vc entender e não precisar mais ficar perguntando o que usar cada vez que trocar um acorde de uma determinada sequência.
    Valeu!!!

    ThiagoRangel
    Veterano
    # set/06
    · votar


    t_uriel
    Muito obrigado pela sua explicação, que por sinal está exelente!

    Vc me ajudou muito!
    Obrigado!

    LuizJu88
    Penta_Blues
    Muito obrigado à vcs tb!

    ThiagoRangel
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Tem mais uma coisa:
    Eu estava olhando aqui e vi que o modo frigio de C possui tais intervalos:
    T, 2m, 3m, 4j, 5j, 6m, 7m, sendo: C, Db, Eb, F, G, Ab, Bb

    E o amigo t_uriel n falou sobre isso...
    sendo que eh nesse ponto em q quero chegar.

    Seu que o modo frigio eh um modo menor. posso usar em um tom maior? como eh o caso da progressao de acordes citada acima?

    ou eu teria que usar numa progressao de tonalidade menor, dando um exemplo de Am, a escala ficaria assim: A, Bb, C, D, E, F, G ?

    Sgt_ Pimenta
    Veterano
    # set/06
    · votar


    vou imprimir isso!!
    hehehe

    Soulface
    Veterano
    # set/06
    · votar


    t_uriel
    Explicação sobre utilização de modos mais compreensível q eu já li!
    Acho q agora sim eu vou poder entender as outras milhares q existem por aí! hehehehehehehe

    t_uriel
    Veterano
    # set/06
    · votar


    ThiagoRangel
    Então... no caso do frígio, que possui essas notas que vc falou, não casaria bem com a base, pela terça. No caso, a tônica (C) e a quinta (G) casariam bem com o acorde de C da base, porém a terça (Eb) não daria certo, pois é uma terça menor. Casaria se o acorde fosse Cm (C, Eb, G). Além disso não daria certo com o resto da base, pelo Ab (a sua base tem A), Bb (o G da sua base é maior, ou seja, possui um B e não um Bb que seria menor). E por aí vai...

    O frígio seria uma escolha meio inadequada. Tanto para tocar em um dos acordes, como para tocar em todos eles. Percebe o motivo?? Você tem um conjunto de notas que não cai 100% em nenhum dos acordes.

    Claro que não existem "regras" para as quais vc deve seguir 100% do tempo... talvez se vc não utilizasse algumas notas, ou quisesse mesmo gerar algumas sonoridades diferentes, você conseguiria encaixar algumas coisas... mas assim, falando o basico, não casaria, ok?

    Vai perguntando qquer dúvida q vc tiver!!

    Soulface
    Penta_Blues
    LuizJu88
    Sgt_ Pimenta
    Que bom que vocês acharam útil a explicação!! =)
    Legal poder dar uma força! Sempre leio tanta coisa que me ajuda nesse fórum que é legal poder contribuir!

    []s!

    Soulface
    Veterano
    # set/06
    · votar


    t_uriel
    Ficou bem claro mesmo cara.
    Tem muita coisa aqui mesmo no fórum e em outros sites.
    Bastante coisa útil e tal, mas geralmente as explicações são complicadas pra leigos auto-didatas como eu.
    Aqui mesmo no fórum eu procuro os tópicos, começo a ler e acabo não entendendo nada! hauehuaheuhaeuhaeuhahea
    Só pq são modos gregos, o povo resolve explicar em grego tb! (péssima piada)

    LuizJu88
    Veterano
    # set/06
    · votar


    t_uriel
    Ficou bem bacana tua explicaçao mesmo..eh mais ou menos assim que eu aprendi tb...hehe...Acho o jeito mais facil de enxergar e poder analisar..!

    ThiagoRangel
    Como o proprio t_uriel disse novamente, o frigio nao eh mto adequado pq nao casa com nenhum dos acordes...ele nao eh aconselhavel, mas isso nao quer dizer q vc nao possa usa-lo...apenas use com precaução...e nao estacione nas notas que geram tensão(Eb, Ab e etc)...vc pode fazer uma passagem rapida por essa escala para manter apenas a ideia/sonoridade frigia da coisa...dai eh questao de analisar o caso e ver se vai ficar bom...=]

    Extrapolation
    Veterano
    # set/06
    · votar


    t_uriel
    C Jônio: 1o grau de C, maior, nenhum acidente
    A Eólio: 6o grau de A, menor, nenhum acidente
    E Frígio: 3o grau de E, menor, nenhum acidente
    D Dório: 2o grau de D, menor, nenhum acidente


    cara, só pra corrigir ae, o certo é dizer:
    C Jônio: 1o grau de C, maior, nenhum acidente
    A Eólio: 6o grau de C, menor, nenhum acidente
    E Frígio: 3o grau de C, menor, nenhum acidente
    D Dório: 2o grau de C, menor, nenhum acidente

    de resto ta muito boa a tua explicação

    ThiagoRangel
    Seu que o modo frigio eh um modo menor. posso usar em um tom maior?
    só pra resaltar, tom maior ou menor vem lá da nomenclatura da harmonia funcional, e nao vem ao caso aqui nessa explicação.
    corrigindo a tua pergunta: posso usar o modo frigio em cima de uma acorde maior?
    é... nao... nunca vi, mas dá pra usar em cima de acordes dominantes (T 3 5 7m) que funciona muito bem
    mas entenda bem essa parte de maior em cima de maior, menor em cima de menor, dominante em cima de dominante pra depois começar a misturar

    falo

    t_uriel
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Extrapolation
    Na verdade estava correto! Pq é o seguinte:

    C Jônio: 1o grau de C, maior, nenhum acidente, Notas: C, D, E, F, G, A, B
    A Eólio: 6o grau de A, menor, nenhum acidente, Notas: C, D, E, F, G, A, B
    E Frígio: 3o grau de E, menor, nenhum acidente, Notas: C, D, E, F, G, A, B
    D Dório: 2o grau de D, menor, nenhum acidente, Notas: C, D, E, F, G, A, B
    Ou seja, nesses casos específicos as notas dos modos casam de forma que possam ser utilizadas em toda a base (que possui apenas notas sem acidente).

    No caso desses modos que vc colocou:
    C Jônio: 1o grau de C, maior, nenhum acidente
    Aqui beleza...

    A Eólio: 6o grau de C, menor, nenhum acidente
    Aqui, o 6o grau de C é C Eólio mesmo, não A Eólio (que é outra coisa). O 6o grau de C (C Eólio) possui as notas C, D, Eb, F, G, Ab, Bb, C. Sendo assim não daria certo com a progressão, pois existem notas fora, além do modo ser menor. O 6o grau de um tom é o eólio, mas a nota referida é o próprio tom, e não a sua 6a (ou seja, C Eólio, não A Eólio). Resumindo, o 6o grau de C é C Eólio... possui notas fora e não rolaria com essa base. A Eólio é o 6o grau de A e casaria bem com a base.

    E Frígio: 3o grau de C, menor, nenhum acidente
    Aqui, o 3o grau de C é C Frígio mesmo, não E Frígio. E Frígio é o 3o grau de E mesmo. O C frígio possui as notas C, Db, Eb, F, G, Ab, Bb, e C, que não permitiriam que fosse usado na base. Então o correto é o E Frígio (3o grau de E, não de C)

    D Dório: 2o grau de C, menor, nenhum acidente
    Mesma coisa dos anteriores. O 2o grau de C é C Dório. D Dório é o 2o grau de D mesmo. No caso de C Dório teríamos C, D, Eb, F, G, A, Bb, C. Também não daria certo...

    Percebe a diferença??
    []s

    r2s2
    Veterano
    # set/06
    · votar


    t_uriel
    C Jônio: 1o grau de C, maior, nenhum acidente, Notas: C, D, E, F, G, A, B
    A Eólio: 6o grau de A, menor, nenhum acidente, Notas: C, D, E, F, G, A, B
    E Frígio: 3o grau de E, menor, nenhum acidente, Notas: C, D, E, F, G, A, B
    D Dório: 2o grau de D, menor, nenhum acidente, Notas: C, D, E, F, G, A, B


    Então é só tocar as notas da escala de dó q tô dentro dos modos?

    t_uriel
    Veterano
    # set/06
    · votar


    r2s2
    Então... nesse caso eu listei as notas em ordem, porém a maior mudança entre esses caras é fatalmente a "intenção".

    Se vc resolver tocar em C Jônio, as notas seriam C, D, E, F, G, A, B sendo que as notas de repouso seriam: T=C, 3=E, 5=G, 7=B...

    No caso do A Eólio, apesar das notas serem as mesmas, vc tem que entender que é outro caso. Os intervalos são outros: A, B, C, D, E, F, G, ou seja:
    T=A, 3=C, 5=E, 7=G

    No caso do E Frígio:
    T=E, 3=G, 5=B, 7=F

    E no caso do D Dório:
    T=D, 3=F, 5=A, 7=C

    Claro que na prática as notas seriam as mesmas. E aí vc pergunta "como eu posso dizer então que estou tocando em C Jônio ou A Eólio?". Bom... pra isso você precisa analisar a música como um todo. Vc pega a base e analisa qual o campo harmônico mais provável ela está, e escala mais provável. Será do C no caso pela progressão usada: C, G, Am F (I, V, VI, IV). ISso já uma coisa de harmonia funcional.

    Cuidado.. não é pq tem as mesmas notas que é a mesma escala. :)

    Extrapolation
    Veterano
    # set/06
    · votar


    t_uriel
    cara, eu to entendendo o q tu quer dizer, mas só q tem q mostrar a tua abordagem, tu nao explicitou-a.
    olha só, é como dois mais dois...
    o 6º grau de Dó é Lá... portanto nunca o 6º grau de alguma nota irá ser ela mesma, compreende?

    o verdadeiro é dizer, por exemplo:
    F# Frígio: é o 3o grau de D jônio... ou D maior natural
    pq: o fá sustenido é o terceiro grau de ré

    só isso
    falou

    marcelgtvcbx
    Veterano
    # set/06
    · votar


    t_uriel
    explicação magnifica :)


    Soulface

    Só pq são modos gregos, o povo resolve explicar em grego tb!!
    huhauhauahuaha eu gostei da piada hauhauhauhauah!!!

    t_uriel
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Extrapolation
    Ah desculpa cara viajei. Tá certo! :D

    marcelgtvcbx
    Obrigado!!

    Então....
    Vou fazer um post sobre a formação dos modos para facilitar a utilização deles e como montá-los!! Já postarei aqui o link. Espero que isso possa dar uma força e ajudar quem está tentando decifrar esse tema aí!! :D

    []s

    Véi Angelo
    Veterano
    # set/06
    · votar


    tente sempre ser educado e se comportar
    valeu

    eeevee
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Véi Angelo
    ahuahaahuahauhuaahuahuahahaaa

    t_uriel
    Veterano
    # set/06
    · votar


    Pronto.. fiz o tópico lá!! Espero que seja útil!
    Clica aqui!!

    Bendsup
    Veterano
    # set/06
    · votar


    achei legal as explicações, mas acho que da pra simplificar mais um pouco...

    - E frígio = D dórico = C jonico = G mixo......

    numa tríade maior vc pode usar = jonico, lídio, mixo a algumas pentas...

    tríade menor = dórico, eólio, frígio e outras pentas...

    Se vc quiser usar o modo frígio pra base toda, vc pode usar no 3o grau de dó (mi) ou no 6o grau (la), nesse caso vai soar flamenco por causa da nona menor...

    abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Modos