auto didatismo

Autor Mensagem
Rafa
# dez/02


Sou apaixonado por guitarra e sou um pouco auto didata... mas eu nao entendo como os grnades guitarristas conseguiam tirar escalas completas e modos e etc.... Sozinhos?
tipopra im as paradas sao complexas a ponto q nem se vc imaginar ler em livro e procurar em internet etc.... vc vai entender... precisa de alguem pra explicar (as coisas mais complexas) ai nao eh mais autodidatismo..
queria saber como esses artistas e mtasoutras pessoas conseguem ser auto didatas e o q fazem pra aprender...
me respondam por favor

Tebu
# dez/02


tipo sei al... so queria botar outra uqestao aki:
uma pessoa q nao eh auto didata tem futuro na musica?
pq tuipo os melhores guitarristas do mundo sao auto didatas sabe?

Anônimo
# dez/02


Oq é ser auto didata??

tebu
# dez/02


auto didata eh vc pegar e aprender as paradas sozinho, tipo aprender a teoria sozinho e praticar... tudo soznho

tebu
# dez/02


ai serio bota mais parada q eu quero saber desse tema... cora glaera

Ps1c0
# dez/02


como um anonimo disse em outro tópico o kra vende a alma pro diabo...
falando sério, eu naum duvido q um ou outro musico naum tenha feito isso!!esse pode naum ser o motivo mas q é foda é!!nunca façam uma coisa dessa c inspirando em alguém...esses kras saum meio lokos!!

rafa
# dez/02


com certeza... mas tuacha q so tem futuro como um grnade guitarristas esses caras?

Ps1c0
# dez/02


como o jimmy page aprendeu??ja tinha um acesso taum facil a net??naum!!
só c alguém o ensinou um pouco!!naum como um professor, mas sim como um amigo q ensina uma coisa, aih o outro ensina outra coisa, aih ele vai raciocinando...
ja era!!

Ps1c0
# dez/02


pode ser puro raciocinio!!c vc sabe a escala vc ja começa a ver seu idolos tocando e começa a raciocinar como formar o acorde e talz...

Ps1c0
# dez/02


rafa
eu acho q todo mundo tem futuro!!naum tem essa!!o kra tem q saber!!sabendo ja tah bom!!naum importa como ele aprendeu sakou??

rafa
# dez/02


eu sei q nao tinha internetr mas tinha livros e seila.... eu li um livro do hendrix onde dizia apena q ele ganho uma guitarra e ficava o dia todo ouvindo musica e tocando (isso eu tb faço) mas tipo... como so ouvindo musica ele conseguiui aprender essas coisas de teoria tipo escalas, modos, acordes e etc.,...??

Ps1c0
# dez/02


tipow!!tem a mão de alguém lah!!é impossivel aprender DO NADA, sozinho!!

vc sabe c o kra q escreveu o livro tava lah com ele qdo ele ficava tirando musica do nada??
naum!!isso é o q sabem...mas e a verdade?

rafa
# dez/02


eu ahco q se tu sabe ja ta otimo... mas o principal depois disso eh a emocao... pra mim os melhores sao akeles q tocam com emocao por isso excluo da minha lista de melhores o Eric Clapton... toca bem, mas sem emocao alguma como tinha jimi hendriz, joimmy page, steve vai e outros... e tipo , coincidencia (ou nao) ele eh o unico da minha lista de guitarristas preferidos q frequentou uma escola de musica... agora fica a questao!!

Ps1c0
# dez/02


putz!sei lah!!essa pergunta é muito relativa!!precisamos de mais gente debatendo!!

Tebu
# dez/02


mudando de assunto : o cara mais auto didata q eu conheco:
Edgard Scandurra, do IRA! o cara toca com a guitarra de canhoto (como jimi hendrix) mas ele nao trocou as cordas de posicao... ou seja: a 6 corda eh a primeira dele, a corda la eh a 2 dele, a Ré eh a 3 dele e etc... esse cara praticamente inventou uma teorioa nova...!!!

Ps1c0
# dez/02


aih ja eh outra coisa!!é muito raciocinio!!

Digao
# dez/02


Tebu: Albert King ja fazia isso nos anos 60... E nao e nada de novo e so como se fosse uma afinacao diferente...

E sobre ser autodidata a melhor escola que existe é vc tocar com quem sabe ou ver quem sabe tocar, SRV tinha o irmao que passava as coisas pra ele, Jimmy Page antes do Led era rato de estudio, vc aprende com a vida, conversa com um, com outro e vai tirando suas conclusoes... mas o caminho mas curto e fazer aula, pq na aula vc tb tem contato com outros musicos, e o professor (qd é bom) pode ter ensinar uns "atalhos" pra chegar onde vc quer...

boka
# dez/02


falar q quem faz aula nao toka bem.. ou q as aulas nao adiantam.. eh pura mentira.. ou q soh quem aprende sozinho eh q obtem o feeling e a emocao ao tokar tb..
isso vai a pessoa.. pode te um cara q faça 40 anos de aula.. tenha uma tecnica impressionante e a teria tb.. mas sem emocao.. mas se esse mesmo cara q fez mtos anos de aula juntar a isso seu felling e emocao.. ele vai ser tao bom.. ou melhor.. (dependendo do gosto) q mta gente q esta por ai ou ja esteve..
nao sei se eu fui claro.. qq duvida soh postaaa

rafa
# dez/02


concordo

Snakepit
# dez/02


Quem faz aula tem a mesma chance de fazer sucesso q alguem q faz aula.

A diferença q é a maioria dos guitarristas q levam guitarra a seria, fazem aula. Por isso q atualmente tem poucos guitarristas famosos auto didatas.

Antes de tudo, o cara tem q ter bom gosto. Não adianta saber milhoes de teorias se ele não tem bom gosto. Agora se o cara tem bom gosto, pode fazer um riff destruidor com uma escala pentatonica q qualquer um sabe e aprende sozinho. O cara pode compor musicas maravilhosas sem saber teoria...

Agora q fazer aula ajuda, É LÓGICO Q AJUDA, se não ninguem faria... acho q quem faz aula aprende mais rapido. Pegar tecnica, isso é relativo... se o cara pratica varias horas por dia, independente de fazer aula ou não o cara vai ficar bom.

Mas eu realmente acho q quem não faz aula é um pouco mais original, e tem um poko mais de felling... mas não da pra generalisar...

Anônimo
# dez/02


Ai eu concordo plenamente com vc q quem faz aula eh melhor mas eu discordo q quem nao faz aula tem mais feeling...
pq eu faco aula ha algum tempo e tipo meu professor valoriza mto o feeling e a criatividade entao eu tenho uma parte da aula de teoria e depois eu fico um bom tempo so rteinando improviso feeling e essas coisas sabe? com base na teoria eh claro...

Anônimo
# dez/02


eh simplesmente praticar a teoria botando seus sentimentos nela...!!!
e ele me ajuda mto a fazer isso pq eu tenho potencial e ele quer q eu cresca entenderam?

FELIPE RAMON
# dez/02


O SEGREDO DE SER AUTO-DIDATA É TER BOM OUVIDO. SABER DIFERENCIAR CADA COISA NA MUSICA. SEM OUVIDO, VC NÃO VAI NUNCA TER FEELING. UMA COISA QUE HENDRIX, JIMI PAGE, EDGAR SCANDURRA TEM EM COMUM É O OUVIDO.
O CARA QUE APRENDE ESCALAS SOZINHO TEM BOM OUVIDO, E É POSSIVEL APRENDER SOZINHO. EU POR EX, APRENDI OS 5 DESENHOS DA PENTATONICA SOZINHO DE OUVIDO. DEPOIS PEGUEI A DIATONICA NO PAPEL, E APRENDI NA TEORIA, E DEPOIS COM O RACIOCINIO, VC DESCOBRE QUE AS DUAS ESCALAS ESTÃO DENTRO DE SI UMA A OUTRA. ASSIM DESCOBRI QUE A MUSICA, AS NOTAS MUSICAIS FAZER TUDO PARTE DE UMA MATEMÁTICA LÓGICA. COM A CONVIVENCIA JUNTO AO INSTRUMENTO VOCÊ PERCEBE A LÓGICA DAS ESCALAS. NÃO É MAGICA, É RACIOCINIO!

fReD
# dez/02


TIPO, EU TOQUEI PIANO POR UNS 7 ANOS NA MINHA VIDA. NESSES SETE ANOS FIZ AULA TEORIA E PRATICA.DAI CONHECI UM CARA, ACABOU Q A GENTE FICOU AMIGO E ELE ME MOSTROU AS NOTAS MAIS COMUNS DO VIOLÃO. DAI EU COMECEI A PRATICAR TUDO SOZINHO. ACABOU Q COMECEI A TER AULA C UM CARA AI SO Q O FDP SUMIU C U MEU DINHEIRO LOGO NO 1º MES. TIVE 3 AULAS C U CARA. DAI ELE ME ENSINOU ESCALA DE DO E DE SOL. SÓ! MAS EU SOU TAUM FISSURADOS Q FUI TENTANDO TIRAR TUDO D OUVIDO. ANTES EU NAUM TINHA VELOCIDADE E AGILIDADE. AGORA, COMO EU ESCUTO MUITO O GUNS. JA ACHO AQUELES SOLOS DO SLASH MANHA... JURO Q NAUM SEI NADA DESSES TREM DE PENTATONICA E TUDO MAIS. TUDO E UMA QUESTÃO DE PRÁTICA, BOA VONTADE E PERSEVERANÇA.

========
# dez/02


Autodidatismo...
Não gosto muito de teoria pq muitos se prendem a ela e esquecem de treinar o ouvido... Quem aprende sozinho, de um modo geral, tem mais ouvido e sabe o som q cada nota faz. Por isso, muitas vezes não gosto de certas músicas como metal melódico: O cara aplica uma escala praticamente sem ouvi-la. Os solos dos autodidatas já são construídos pensando-se no som das notas...

Anônimo
# dez/02


eheehee

que abusurdo, naum li inteiro mais vi gente falar que fulano aprendeu sozinho e por isso tem futuro... haha


as pessoas falaum sabia? com certeza o Jimmy page, Jeff Back e outros naum aprenderaum "sozinho" como dizem, pois eles falaum. e como eles falaum naum seria nada impossivel ele troca uma ideia com outa pessoa e pegar algouma coisa desa pessoa e depois pegar de outra e assim vai...

tipow, Alguem jah ouvio falar de Ritchie Blackmore? o cara fez aula com o Albert Lee e naum eh pelo falo dele ter um professor que ele naum teve susseso (ele foi um dos fundadores do Deep puple e fico na banda ateh meados de 80) o Imortal riff de smoke on the water foi feito por ele. e se isso naum eh ter futuro eu naum sei o q eh entaum... hehee

Outra coisa, procura busca as influencias dos seus idolos e vaum ver que vai acabar caindo em algum bluseiro ou entaum em algum musico classico. O que quero dizer com isso eh que as pessoas tiveraum uma base, ouviraum algo pra depois comecar a "aprender sozinho"

naum eh pq na epoka do Page naum tinha internet que ele naum vai a um show de algum guitarrista e depois tenta tocar algo na mesmoa regiao e descobre que era uma pentatonica de RE:)

ebmp
# dez/02


por isso excluo da minha lista de melhores o Eric Clapton... toca bem, mas sem emocao alguma

caraio, sem emocao? vc é sem nocao cara, o clapton toca com muita emocao.. Olha o video ao vivo de layla q tem no kazaa, ele destroi no solo, muito loko e muita emocao

Anônimo
# dez/02


se liga locos musico musico e aquele q e foda em musica naum so em guitarra e pro cara ser foda em musica tem que sacar mt de teoria ou seja tem q estudar naum liga pra esse papo de so e bom quem e autodidata (esse tem sorte e mt sentimento) lembrem se steve vai foi aluno do joe satriani ele naum e autodidata e e um dos melhores kiko loureiro foi aluno do mozart melo e pra mim e um dos melhores tb

Anônimo
# dez/02


se liga locos musico musico e aquele q e foda em musica naum so em guitarra e pro cara ser foda em musica tem que sacar mt de teoria ou seja tem q estudar naum liga pra esse papo de so e bom quem e autodidata (esse tem sorte e mt sentimento) lembrem se steve vai foi aluno do joe satriani ele naum e autodidata e e um dos melhores kiko loureiro foi aluno do mozart melo e pra mim e um dos melhores tb

Unknown
# dez/02


Ae... Então é assim: Pra ser músico o cara tem que ter aula... O Jimmy Page, o Slash, o Jimi Hendrix entre outros são o que então?

Como falaram acima, o importante é aprender, não importa como... APRENDER A TOCAR E A CRIAR, não escalas e talz... Olha, eu adoro guitarra, violão, baixo e talz... mas quando eu começo a ouvir os caras falarem de "dórico, eólio, quarta aumentada, quinta justa" etc, isso quebra... Acho que a música deve vir do coração, não da cabeça...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a auto didatismo