Alguém aqui usa tapa-ouvido no palco?

Autor Mensagem
Rachmaninoff
Veterano
# set/06


Ontem fiz um show com minha banda e, como de costume, acordei com os ouvidos "estourados". Tou meio surdo e com aquele apito no ouvido. Geralmente isso passa em 1 dia ou 2, mas é muito incômodo.

Já tentei usar um tapa-ouvido uma vez num estúdio, mas ele cortou as frequências agudas e médias, deixando as graves (ouvia o baixo e a bateria, mas a guitarra que é bom sumiu).

Alguém aqui me indica um bom tapa-ouvidos, que não suma com a guitarra?

richie
Veterano
# set/06
· votar


cara eu nunca fiz show grande, mas acredito que deve ser ruim pois tira aquela pressão sonora que da a maior empolgação!!

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# set/06
· votar


Cara... é bom usar alguma coisa pra proteger sim. As perdas auditivas nao têm restauração. Se você quiser preservar sua audição tem que usar algum tipo de abafador.

fã de mp3
Veterano
# set/06
· votar


O ruim é ser motivo de gozação dos outros músicos!

silvio_rp
Veterano
# set/06
· votar


fã de mp3
Vc prefere perder a audição a ser zoado pelos outros??

fã de mp3
Veterano
# set/06
· votar


silvio_rp
Hehehe... Eu sei, e até estava esperando esse comentário. É claro que a saúde é o principal; eu inclusive, quando tocava com minha banda, usava protetor auricular, e nunca fui ridicularizado. Só no começo os outros estranharam um pouco...
Só complementando, todo ano eu faço audiometria e segundo os exames minha audição está perfeita. Porém tenho trauma de muito barulho, pois uma vez me convidaram para ir numa casa noturna (só pra diversão) e fiquei horas escutando música altíssima (e algo de que nem gostava). Resultado: fiquei 1 semana surdo, com dor de ouvido e deprimido. Coincidentemente, no mesmo mês disso soltaram um rojão perto de minha casa e eu estava perto. Resultado: 3 dias surdo, com dor de ouvido e deprimido. Mas depois passou, fiz a audiometria e não ficou nehuma seqüela física. Mas psicológica... Agora qualquer barulho muito ALTO me deixa nervoso e portanto, adeus cinema, festas barulhentas, shows, etc. Portando isso depende de pessoa pra pessoa.

silvio_rp
Veterano
# set/06
· votar


Entendo. Eu estou até acostumado com sons altos mas com certeza minha audição ja nao passa nem perto de 5 anos atras.

Rachmaninoff
Veterano
# set/06
· votar


Mas alguém sabe onde eu possa comprar um bom tapa-ouvido pela internet?

Van_Lorien
Veterano
# set/06
· votar


Rachmaninoff
Põe bolas de algodão ;)

FBassist
Veterano
# set/06
· votar


Rachmaninoff
no 1.99 tem man...

Midgard
Veterano
# set/06
· votar


fã de mp3

putz veio q barra =/

Rifferman
Veterano
# set/06
· votar


cata aquele da 3m axo
baratinho e funciona bem até

fã de mp3
Veterano
# set/06
· votar


Rachmaninoff
Existem basicamente 3 tipos de protetores: os internos (que vão dentro do ouvido), os do tipo abafador e os do tipo haste. Dos internos existem aqueles que parecem uma "sanfoninha", com cordão verde (e não protegem contra ruído nenhum) e aqueles "lisos", sem cordão (os moldáveis, que protegem bem mais, porém são tão ruins pra colocar quanto lentes de contato!), portando não recomendo esses, até porque podem causar infecção no canal do ouvido (se não estiverem devidamente limpos) ou empurrar a cera pra dentro do ouvido, daí lavagem neles! Os do tipo abafador (externos) são os melhores mesmo.
Aqui está o link pra o site da 3M, grande fabricante de protetores:
http://solutions.3m.com/wps/portal/3M/pt_BR/SaudeOcupacional/Home/Solu coes/Ruido/?PC_7_0_2ITK_root=GSHL20G7FLgv&PC_7_0_2ITK_output=html&PC_7 _0_2ITK_gvel=RNX0QRD7K8gl&PC_7_0_2ITK_vroot=GSLMSLJF8Gge&PC_7_0_2ITK_n ode=05D3VJQRDJbe&PC_7_0_2ITK_theme=saudeocupacional_portal&PC_7_0_2ITK _command=AbcPageHandler

Espero ter ajudado.

Fritz_mkvl
Veterano
# set/06
· votar


Olha, se você descobrir me avise, porque os dois que já usei eram uma merda, cortavam muitas frequencias mesmo.

fã de mp3
Veterano
# set/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


silvio_rp
Midgard
É. Mas vejam, Beethoven compôs suas melhores obras quando já estava surdo! É claro que ninguém quer ficar surdo, ou cego, ou ter qualquer deficiência, mas se por acaso no viés da vida alguém tiver alguma, isso não é motivo pra desespero. O que se pode fazer agora (sempre) é prevenir. Qualquer barulho muito alto tem que ser evitado. (Outra coisa muito recorrente hoje é usar fone de ouvido. Cuidado! O volume tem que ser baixo o suficiente para que a pessoa escute bem e o fone precisa ter qualidade, pois fones vagabundos detonam o ouvido.) O ouvido humano não foi feito para agüentar muito barulho; claro que com o tempo todas as nossas funções (inclusive a auditiva) vão se deteriorando, isso é uma lei da vida, mas a gente pode cuidar para que isso não se apresse, não é mesmo?

Rachmaninoff
Veterano
# set/06
· votar


fã de mp3
Gostaria de um tapa-ouvido interno, esses externos são muito escandalosos.
Esse aqui é do tipo "sanfona", certo?
http://www.musiciansfriend.com/document?doc_id=92595&g=live&src=3SOSWX XA

Rezende xD
Veterano
# set/06
· votar


Cara eu vi um bem legal q da pra usar em ensaios... ele eh pra trabalhador industrial...
ele eh tipo um fone de ouvido grande... vc bota akilo eh parece tudo mto calmo eh até engraçado... eu soh naum sei o nome nem marca.

fã de mp3
Veterano
# set/06
· votar


Rachmaninoff
É, pelo que entendi vendo esses ele atenua 20 decibéis, o que já é alguma coisa. Os do tipo abafador podem atenuar até (se não me engano) 30 decibéis. De qualquer jeito, me parecem bons (principalmente por serem discretos). Lá custam US$ 13, portando são meio caros em comparação com outros.

fã de mp3
Veterano
# set/06
· votar


Rezende xD
Abafador.

Fritz_mkvl
Veterano
# set/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Beethoven compôs suas melhores obras quando já estava surdo!

Ele compôs obras, mas não sei se as melhores.

Fritz_mkvl
Veterano
# set/06
· votar


Decibéis são uma medida logaritmica, uma atenuação de 120 para 100 é muito maior do que uma de 100 para 80.

fã de mp3
Veterano
# set/06
· votar


Fritz_mkvl
Ele compôs obras, mas não sei se as melhores.
Já escutou a 9ª Sinfonia (também chamada de "A Nona")? Claro, o que Beethoven compôs antes da surdez é igualmente divino, mas divino com d minúsculo.

Decibéis são uma medida logaritmica
Claro, a eficiência do protetor depende da intensidade do ruído externo. Mas 100 decibéis já passa do limite que o ouvido pode agüentar.

Fritz_mkvl
Veterano
# set/06
· votar


fã de mp3
Já ouvi sim.

E 100db já passa o limite sim.

Fritz_mkvl
Veterano
# set/06
· votar


De acordo com a organização Mundial de Saúde (WHO, 1980), PIMENTEL-SOUZA (1992, no prelo) e BERGLUND (1995), a partir de 55 decibéis [dB(A)] o ruído inicia estresse leve, levando a urna excitação que já pode ser considerada como desconforto para quem necessita de tranquilidade. O estresse degradativo do organismo começa em cerca de 70 dB(A), produzindo desequilíbrio bioquímico, aumentando o risco de hipertensão arterial e infarto do miocárdio, derrame cerebral, infecções, osteoporose e outras patologias. Acima de 75 dB(A) de exposição em torno de oito horas diárias, inicia-se o risco de comprometimento auditivo. Provavelmente a 80 dB(A) já ocorre liberação de endorfinas circulantes, provocando sensação paradoxal de prazer momentâneo. Em torno de 100 dB(A) pode haver imediata perda da audição.

http://www.icb.ufmg.br/lpf/2-21a.html

fã de mp3
Veterano
# set/06
· votar


Fritz_mkvl
E 100db já passa o limite sim.
Exato. Por exemplo, do que adiantaria alguém usar um protetor de 50 decibéis num ambiente com 200 (insano!) decibéis?

Rodrigo Yoshida
Veterano
# set/06
· votar


Rachmaninoff

entao, no palco eu nao uso pois gosto de prestar atencao a cada detalhe e ver realmente como o som esta saindo, mas nos ensaios eh complicado, eh bom usar pois pelomenos os meus duram de 3 a 4 horas, muito mais que um show, entao isso pode te prejudicar...

tem uns tapa ouvidos especiais pra musicos, eu uso daqueles normais mesmo e nao tenho nada a reclamar, escuto tudo perfeitamente, inclusive a guitarra que fica com o som melhor e menos embolado!

fã de mp3
Veterano
# set/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


Fritz_mkvl
Muito bom você ter falado isso. É claro que esse estudo se baseia numa média. Na verdade cada organismo pode reagir de modo diferente a um estímulo externo.

Fritz_mkvl
Veterano
# set/06
· votar


Tem que usar mesmo porque senão você vai foder o seu ouvido. A resistência de cada um ao ruído vária de pessoa pra pessoa, mas eu não recomendo tentar descobrir qual é a sua.

Rodrigo Yoshida
Veterano
# set/06
· votar


Rachmaninoff

http://www.musiciansfriend.com/document?doc_id=92595&g=live&src=3SOSW X XA

o baixista da minha ex banda usava um desses! eu comprava na farmacia mesmo...

fã de mp3
Veterano
# set/06
· votar


Rodrigo Yoshida
baixista da minha ex banda usava um desses! eu comprava na farmacia mesmo...
Em que farmácia? Aqui no Brasil vende?

Fritz_mkvl
A resistência de cada um ao ruído vária de pessoa pra pessoa, mas eu não recomendo tentar descobrir qual é a sua.
Não quer arriscar? x P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém aqui usa tapa-ouvido no palco?