alguém consegue tirar de ouvido as músicas do Tom Jobim?eu tiro choro mas não tiro acordes jazz!

    Autor Mensagem
    pucci
    Veterano
    # ago/06


    e ai galera?eu tava prestando atenção no campo harmônico e um cara disse q 90% das músicas estão dentro do campo harmônico!mas eu fui ver o songbbok do tom jobim e os acordes são todos diferentes!!!não tem nada haver com o campo harmonico maior menor ou melódico!!todos os acordes são diferentes!!!tenho uma dificuldade tremenda em tirar acordes dissonantes!!tenho mais facilidade em tirar dilermando reis do q tirar tom jobim!!

    alele
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    existe campo harmônico melódico?

    Blackus
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    alele
    sim da escala melódica...

    Blackus
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    menor melódica

    Hocus Pocus
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    posintão... todas as escalas geram campos harmonicos... no jazz tem muito emprestimo modal, modulação, substituição de acorde, e outras infinitas tecnicas... fica dificil tirar as musicas pensando que elas tão presas em um campo harmonico e tal

    alele
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    entao cada uma dessas escalas forma um campo harmônico ligeiramente diferente?

    * escala menor primitiva
    * escala menor harmônica
    * escala menor melódica

    formam

    * campo harmonico menor primitivo
    * campo harmonico menor harmonico
    * campo harmonico menor melodico

    alguem me explica isso, plz! :-)

    to estudando escalas e campos harmonicos e to ficando confuso

    pucci
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    e ai alguém tira músicas do tom jobim!!!!!!

    Rachmaninoff
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    pucci
    Eu tiro.
    Um acorde aqui acolá eu me enrolo...
    Mas dá pra desenrolar.
    Tom Jobim é FODA.

    Deji
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    da pra tirar sim, mas alguns só com o book na mão XD

    Curly
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    pucci

    cara, as melodias são mto simples então são fáceis de tirar de ouvido, os acordes vc pega do songbook, procure os do Chediak q foram revistos pelo próprio Jobim, aliás a harmonia dele é de mto bom gosto sem ser complicada, ou seja, os acordes não tem de especial. Eu gravei uma música dele aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/122485/

    Gasoline
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Curly
    procure os do Chediak q foram revistos pelo próprio Jobim
    É sério isso ?
    Meu pai tem um songbook do Jobim desse cara.
    Tem até partitura das músicas, além de cifras, e parece que tablatura em algumas passagens.

    É bem legal. O interessante é que meu pai não toca violão e nem guitarra,ele toca piano.

    Curly
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Gasoline

    é verdade, o Chediak sempre submetia os seus Songbooks para o autor corrigir ou aprovar, no caso do Jobim me parece que são 3 songbooks, pesquise "songbooks" nas comunidades do Orkut q vc acha eles

    gsprs
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Meu pai tira..
    eu nao tiro nem a pau..
    Mas tb, é a praia dele.. hehe

    Digao
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    algumas passagens só...

    mas chega algumas horas q vc nao acha de jeito nenhum o acorde...

    PagoderoSatanico
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Eu tirei UMA música do Tom, e já fiquei feliz.

    Uma dica é tentar começar tirando os baixos, pra te dar uma orientação. Se vc sabe que o baixo é G e que o acorde que tá soando é um acorde menor, já reduz bastante o trabalho de adivinhação que vc precisa fazer. É claro não ajuda tanto no caso de baixos invertidos, mas enfim.. quer moleza, vai tirar Arctic Monkeys >:)

    pucci
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    os acordes são dissonantes!!atrapalha tudo!!!é mais facil tirar dilermando reis do q tirar tom jobim!!!!

    Noviço
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Kra... essa parada de tirar notas de ouvido..as vezes pode ser muito complicada... pra te dizer a verdade,,, niguém consegue tirar o original de ouvido... ainda mais musicas criadas em Piano e violão.. pois um simples mudar de dedo ou toque já muda a nota e da início a outra sonoridade da múscia .. principalmente em bossa nova..
    Bem quando eu tocava mais violão eu costuma tirar quase tudo oq eu ouvia de ouvido.. pois naum gostava de ficar vendo notinhas em revista e talz... Mas é como eu te falei.. o original só nas partituras... e o macete de tirar as músicas de ouvido e tirar de tudo.. E ouvir de tudo.. no começo vc vai apelando pras revistinhas mesmo.. mas as de boa qualidade .. naum aquelas q quando a nota é um C6/9 ela põe só C ...
    E outra.. sobre vc tentar tirar tudo na harmonia fica complicado.. pois as vezes eles fogem um pouco.. pelo fato de estarem sempre bem acompanhados de Grandes cantores, então quando vc vai tirar as músicas nas harmonias "certas" e não da certo, vem a dúvida de achar q não está entendendo mais nada , e talz;;;;

    Abç

    Al_Ardanuy
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Bom, o que eu faço quando quero tirar uma harmonia mais complexa é partir pro teclado, apesar de eu ser guitarrista, como estudei harmonia posso partir pra qualquer instrumento harmônico, e acho a estrutura do teclado/piano muito mais propícia a facilitar a percepção harmônica do que qualquer outro instrumento.

    Midgard
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    auehuahuaeha pra tira coisa do Jobim tem q tter o ouvido supremo =/

    Gasoline
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    Curly
    Legal isso. Meu pai tem 2 songbooks do Jobim, mas acho que só 1 é do Chediak, não preciso baixar, tem Wave, Corcovado e Garota de Ipanema, nele.. hehe.

    Al_Ardanuy
    Concordo, é muito mais fácil "enxergar" harmonia no teclado/piano que no violão/guitarra.

    Digao
    Veterano
    # ago/06
    · votar


    ouvido supremo

    nem tanto assim...

    é só ter costume de escutar esse tipo de musica...

    qq um q toque um pouco de mpb sabe reconhecer uma passagem de G7/13 G7 C7M(9) por exempo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a alguém consegue tirar de ouvido as músicas do Tom Jobim?eu tiro choro mas não tiro acordes jazz!