Turbinando uma Epiphone SG

Autor Mensagem
Amok
Veterano
# ago/06


Então, galera, sou meio novo por aqui nas guitarras, mas o negócio é o seguinte: Tenho uma Epiphone SG g400 gothic, até que bem legal, com os caps novos de alnico. Veio um camarada meu e falou que me consegue dois pickups DiMarzio (Um PAF Pro pro braço e um Evolution pra ponte). O kra tá dizendo que minha Epiphone vai virar uma Gibson. Aí eu pergunto: a guitarra vai melhorar muito se eu pegar essas pickups, ou é exagero do cara? Toco Metal tipo Iron e Hard Rock.

Vlw

[ ]´s

iMPeLLiTTeRi
Veterano
# ago/06
· votar


Melhorar vai sim.. mas eu não colocaria o Evolution na ponte não.

128556
Veterano
# ago/06
· votar


Amok
vai da uma boa melhorada

nao vai chega no nivel da gibson, mas vai fica mto boa

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


Amok

Trocar os caps dela vai melhora mto ela...mas nao axo q esses caps sejam os ideais nao...por qt ele te consegue os caps?

Alex D P Marques
Veterano
# ago/06
· votar


Amok

A mudança é monstruosa ( os caps da epiphone sao muito fraquinhos ).

Mas eu pegaria, ou um JB e 59 da Seymour duncan

Ou

Jb + Paf Pro da dimarzio.

Amok
Veterano
# ago/06
· votar


iMPeLLiTTeRi
diwillo

Valeu pelas respostas.
Mas por que essa combinação de caps não funciona ? Dizem que o Evolution é o que tem na Jem do Steve Vai e que o PAF é pau pra toda obra. É que o cara só tem esses caps. Numa dá pra escolher. O kra nem falou em preço, vou trocar eles por uns pratos de batera. Isso se valer a pena.
E aí, pego ou não pego ?

[ ]´s

Tiruk
Veterano
# ago/06
· votar


Amok
pega o paf pro
o evolution tem um timbre muito "indomavel" pro pessoal menos experiente

Tiruk
Veterano
# ago/06
· votar


poe o paf pro na ponte cara, o van halen usou ele um tempo, o steve vai usa em algumas jems, ele nao tem ganho pra metal mais pesado, mas até iron ele aguenta na boa
e pra hard rock ele é PERFEITO

Amok
Veterano
# ago/06
· votar


Tiruk
Ow, valeu. O PAF Pro tem esse negocio de ponte/braço ou serve pra qualquer posição ? É que o kra me disse que o Paf é pro braço. Agora fiquei confuso...

[ ]´s

Igor Martins
Veterano
# ago/06 · Editado por: Igor Martins
· votar


poe o paf pro na ponte cara
O EVH usou no passado Gibson PAF, retirado de uma ES-335 (essa foi a versão q mais li), rebobinado por ele mesmo, e mergulhado em parafina.

Sobre o PAF-Pro : É o melhor captador de braço q já toquei. Tenho ele a um bom tempo, e gosto muito.

Quando usava na ponte não gostava muito, apesar d que quando testei ele em guitarras de escala escura, ficou muito bom. Acabei instalando um JB na ponte, e passando o paf-pro para o braço.

Amok
Vai melhorar sim, acho +- o captador da ponte original das epiphone SG.

que o Paf é pro braço
não tem posição específica nos PAF-pro. Os evolutions sim, existe evo-neck e bridge

Tiruk
Veterano
# ago/06
· votar


Igor Martins
Os evo neck e bridge só muda a saida, que é maior nos bridge, ou to enganado?

Igor Martins
Veterano
# ago/06
· votar


Tiruk
O bridge tem mais médios, além de maior saída. Ele é considerado alto ganho inclusive, e o neck médio.

janick
Veterano
# ago/06
· votar


Joga uns vintage e pronto.
Jb + 59
Combinação Clássica.

Igor Martins
Veterano
# ago/06 · Editado por: Igor Martins
· votar


Amok
Não curto muito o evolution, mas teste ele, pickup é muito pessoal, confie no teu ouvido.

Procure testar o seymour duncan 59' na ponte, é um puta captador.
O pessoal costuma usar no braço, mas na ponte também fica muito bom.

O JB também fica bem legal, conheci o som dele justamente em uma epiphone SG, e gostei.

edit:
janick
postou qse o mesmo set enquanto eu digitava hehehe foi mal

Neo Anderson
Veterano
# ago/06
· votar


Amok
Melhora muito sim. Manda bala!

Amok
Veterano
# ago/06
· votar


janick
Joga uns vintage e pronto.
Jb + 59
Combinação Clássica

Obrigado pela sugestão, mas o que o kra tem pra oferecer é só esse set: Evolution Bridge e PAF pro da DiMarzio. Será que vale mais a pena eu ir atrás deste set (Jb+59) nuuma loja ou fazer o rolo com o kra ?

Igor Martins
o evolution, mas teste ele, pickup é muito pessoal, confie no teu ouvido
O problema é que pra testar, vou ter que mandar instalar, soldar, etc. O kra trouxe os caps de fora e estão lacrados na caixa. Num vai dar pra testar. É por isso que eu postei aqui, foi pra saber se alguém conhece o timbre destes caps ou , se possivel, desta associação, numa Epiphone.

Bom, vou tentar pegar só o PAF-Pro, pq parece que o Evolution não vai dar certo. E vou atrás de um JB pra ponte. Pra ver como sou inciante: JB é só S.D. ou tem DiMarzio tb ? Como sou meio chato, eu queria que os dois caps fossem pelo menos da mesma marca...

[ ]´s

Igor Martins
Veterano
# ago/06
· votar


Amok
O JB é da S.D.

Não vejo problema em misturar. Inclusive, esse set PafPro-Braço/JB-Ponte é o mesmo que o meu.

Tome cuidado na hora da compra com os espaçamentos dos pólos.
Basicamente, existem dois tipos de humbuckers, os com espaçamento ponte fixa, e para floyd-rose/fender.

No caso da seymour duncan, os humbuckers veem como Trembucker para floyd-rose,
e na dimarzio, como F-Spaced. Vem escrito na embalagem do pickup.

Outro modo de conferior, é olhando a nomenclatura, no caso dos S.D., capt. para ponte fixa vem com a sigla SH-XX, e trembucker TB-XX. Nesse caso teu JB seria o SH-4

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


Amok

Paf Pro na braço eh uma otima opção...
Mas vc nao precisa ir necessariamente atras de um jb pra por na ponte...
Pode ser um Tone Zone ou um Fred, ambos da Dimarzio..qq um vai fica bem legal!
Alias, Fred + Paf Pro eh o set "normal" do satriani..

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/06
· votar


Pq você não vende essa SG e compra uma guitarra melhor já com uns captadores bons? Mesmo usada, você terá uma guitarra superior (madeira melhor, cap. melhor e conseqüentemente um timbre melhor). Acho que você terá um resultado bacana e ficará muito mais satisfeito... a não ser que queira continuar com a SG mesmo.

Igor Martins
Veterano
# ago/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Qual guitarra? Só as tops irão vir com captação realmente boa.
Essa SG é uma ótima guitarra, ainda mais pelo preço (máximo 1500 se consegue uma).

Um pickup é +- 350, só no valor de venda (+-1200) já ia ter prejuízo. Trocar uma SG dessas, só por uma de luthier (q sai bem mais caro), ou um Gibson :)

Já tive uma SG dessas (mas não das gothic), e se tivesse condições financeiras, estaria com ela (apesar d q ainda prefiro les paul).

JoeCruzGuitar
Veterano
# ago/06
· votar


Pra uma SG eu tentaria uma dulpa de pickups da propria Gibson.

Amok
Veterano
# ago/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
compra uma guitarra melhor já com uns captadores bons

Tipo qual ? Será que a madeira (e construção em geral) da Epiphone é tão ruim assim, que não compense melhorar os caps ? Comprei ela zerada, tá novinha, e sei que vão jogar o preço lá embaixo se eu for vender (É um modelo Gothic, limitado, com pouca procura). Será que vale a pena mesmo trocar por uma usada ? Eu queria ter ou uma SG ou uma LP. Tem algo melhor que a Epiphone G-400 e que não seja uma Gibson ?

Afinal, um iniciante como eu com uma Gibson é quase uma ofensa aos bons guitarristas. E não tenho bala pra tanto...

diwillo

Tone Zone ou Fred pra ponte.
Ok, vou atrás. Mas ainda não entendi direito porque o Evo não seria uma boa. Alguém aqui usa Evo e gosta ?

[ ]´s

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/06
· votar


Amok

Até melhora cara mas não vai fazer milagres. Se puder trocar, troque... faça rolo, volte uma graninha... quem sabe? Analise antes de qualquer coisa.

Mas trocar os caps não é uma opção a ser descartada.

Amok
Veterano
# ago/06
· votar


Oops, Igor Martins, teu post saiu enquanto eu tava digitando o meu. Vlw ae pelas respostas.


JoeCruzGuitar
eu tentaria uma dulpa de pickups da propria Gibson

Eu tb. Mas os caps Gibson são realmente melhores que os DiMarzio e S.D. ou o "som de Gibson" é um resultado de toda a construção da guitarra ? Além disso é dificil encontrar só os caps.

mas vlw pelas resposta, cavalheiros. Vcs estão ajudando bastante mesmo.

[ ]´s

Amok
Veterano
# ago/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Tá bom, mas trocar pelo quê, por exemplo ?

[ ]´s

JoeCruzGuitar
Veterano
# ago/06
· votar


Amok
Mas os caps Gibson são realmente melhores que os DiMarzio e S.D. ou o "som de Gibson" é um resultado de toda a construção da guitarra ?

Eu acho que são equivalentes.

Pra uma guitarra feita com as mesmas madeiras e shape de uma Gibson original, como é a tua, acredito que os pups do fabricante funcionem extremamente bem.

Amok
Veterano
# ago/06
· votar


JoeCruzGuitar
Entendi. É porque os projetos são quase idênticos, certo ? O problema é conseguir os caps Gibson.

[ ]´s

diwillo
Veterano
# ago/06
· votar


Amok

E os Gibbo´s sao bem carinhos euheuhe mais q os s.d e dmz

silvio_rp
Veterano
# ago/06
· votar


Depende de onde vc achar pra comprar da pra achar captadores Gibson no preço de SD e Dimarzio. O ponto é que uma guitarra modelo SG inspira algo mais vintage, mesmo usando muito ganho ela remete a sons mais hard-rock, mais médio-grave e acho que combina certinho com captadores Gibson ou SDs. Se vc pretende tocar sons do Steve Vai, Joe Satriani, Paul Gilbert e outros caras que usam Dimarzio, vai fundo... se quer algo mais geral, que combine mais com o instrumento em si vai de gibson ou SD.

Snakepit
Veterano
# ago/06
· votar


JoeCruzGuitar
Pra uma SG eu tentaria uma dulpa de pickups da propria Gibson.

Concordo, e procuraria colocar caps mais caracteristicos de uma sg, penso em um dia colocar os caps Gibson Angus Young Signature na minha SG, e nao algo com som de Steve Vai e Satriani. Acho q nao combina.

Existe tambem o PAF Joe, que é o que vem no braço da Ibanez JS 1200, que é uma das top de linha (acho até q é a mais top, nao sei se existe aquela toda cromada fabricada em serie) das signatures do Satriani. Elas vem com PAF Joe no braço e FRED na ponte.

Os EVO tem quem ame e quem odeie. É o timbre do Steve Vai... se voce gosta pode pegar, mas eu acho q nao se compara ao timbre de um PAF Joe ou FRED.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Turbinando uma Epiphone SG