quanto mais pesada a corda, mais estável a afinação?

Autor Mensagem
alele
Veterano
# ago/06


isso procede?

constatei isso agora que botei 0.12 numa guitarra strato e vi que mesmo com a corda novíssima, recém colocada, a afinação não cai por nada! (pudera, mal consigo fazer um bend nessa corda de pedreiro)

então é isso?

nettoroses
Veterano
# ago/06
· votar


Eu acho que é ao contário naum?
quanto mais pesada,mais instável ela é
sei lá

rafaelbretas
Veterano
# ago/06
· votar


eu uso 0.13 e pra mim a afinação cai tanto qnto qndo eu usava 0.10.. não vejo diferença nenhuma...

DarkCreature
Veterano
# ago/06
· votar


0.12 / 0.13 Rulez !!!!! Só uso essas.....

corda de pedreiro

rsrsrsrsrss Podis crê......

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# ago/06
· votar


Quanto mais pesada mais estável a afinação. Pelo menos foi o que eu pude atestar. Claro que n se pode medir pela pegada isso, já que vc n vai atacar as cordas com uma intensidade proporcional. Só a longo prazo, tocando um bom tempo com 09 e depois com 10, por ex. Agora com relação ao uso de alavanca, nas duas guitarras que tenho e na de meu amigo, a 010 se mostrou mais estável com os abusos, e pareciam também resistir por mais tempo.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/06 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


Esquece. Isso depende muito do nut, regulagem da ponte e de como você coloca a corda.

Esses dias mesmo eu passei um site sobre isso.

Calibre de corda não influencia em nada.

128556
Veterano
# ago/06
· votar


Calibre de corda não influencia em nada.

=O

loucuraaaaa.. .

Poison Lord
Veterano
# ago/06
· votar


ela se deu bem com sua estrato hehe falar em cordaa alguem jah usou as cordas coloridas da nig?

Rodrigo Yoshida
Veterano
# ago/06 · Editado por: Rodrigo Yoshida
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Calibre de corda não influencia em nada.

Tem certeza kra? Mudei de 009 pra 010 e em termos sonoros eu percebi que da mais sustain e em tocabilidade da pra se ter mais firmeza, pelomenos comigo foi assim...

Luigi LeBeau
Veterano
# ago/06
· votar


Calibre de corda não influencia em nada.
ta bebado?
pegue um semi acustica artcore da ibanez e ponha 009, ela nem sequer afina (naum eh exagero), e sim, procede a infromação, qnto mais pesada a corda mais estavel ela eh (isso depende muito de suas tarraxas, tem algumas q nauma guentam cordas pesadas) e mais som elas tem!

Patrick GD
Veterano
# ago/06
· votar


Esquece. Isso depende muito do nut, regulagem da ponte e de como você coloca a corda.

Com certeza é tudo questão de regulagem, não tem disso qual corda segura mais a afinação.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/06 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


Rodrigo Yoshida

Sim, certeza absoluta. Não é só chegar e trocar... tem que regular a guitarra.

A minha guitarra com cordas 0.13 desafina mais que a que está com 0.10 - isso pq eu deveria ter levado para regular pois já faz mais de 6 meses que não regulo.

O nut influencia muito... o próprio Henry Ho me disse isso quando levei lá e na Guitar Player com o Zakk Wylde na capa tem um texto sobre isso na matéria de luthieria.

Se colocar a corda de qualquer jeito ou demorar muito de trocar, ela desafina também... tem jeito certo de colocar as cordas.

Esse negócio de calibre pesado é a mesma coisa que pensar: "A corda por ser mais pesada vai "acentar a afinação" - além de ser ridículo não faz sentido.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/06
· votar


Em uma guitarra devidamente regulada, quanto mais pesada a corda, mais estável é a afinação. É uma relação em que regulagem e calibre se completam.
Abç

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Sim. Concordo em gênero, número e grau.

Digao
Veterano
# ago/06
· votar


tem o fato de q tb com a 09 a forca q vc aplica na corda é muito maior (proporcionalmente) do q a forca q vc aplica numa 011 por exemplo...

por isso é mais estavel...

Mas regulagem é 80% da estabilidade

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/06 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


Digao

Discordo. Depois que passei a usar calibre mais alto eu desço o braço com muito mais força nas cordas.

Regulagem é tudo... o resto é como você enrola a corda.

Corda velha tb desafina mais fácil.

Digao
Veterano
# ago/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Depois que passei a usar calibre mais alto eu desço o braço com muito mais força nas cordas.

Mas proporcionalmente a forca é menor...

e é obvio q cordas mais grossas tem maior resistencia mecanica...

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/06
· votar


Digao

Não deveria ser maior e sim equivalente. Quando eu usava 0.9 mal eu tinha pegada... fraquinha que só.

Manticore
Veterano
# ago/06
· votar


pra quem curte sheredismo é melhor 0.9. A tocabilidade fica bem mais facilitada...vide Steve Vai e Satriani que usam 0.9 e o Malmsteen usa 0.8.

Digao
Veterano
# ago/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Pra mim 09 sempre foi "barbante" haha

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/06
· votar


Digao

0.9 é pra quem tem mão fina... hehehehehehe... tenho 0.13 na minha LP e 0.10 na Fender.

Phantom Of Death
Veterano
# ago/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

tenho boa pegada e uso 0.9 acho q vai muito da regulagem geral, n culpe o calibre das cordas

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/06
· votar


Phantom Of Death

Não estou culpando. Mas quem usa calibre 0.10 em diante consegue um timbre mais encorpado. Não que Vai e Satriani não tenham, mas com certeza eles devem tocar e no dia seguinte colocar jogo novo.

Como vou saber tb se vc tem boa pegada? Isso é o que VOCÊ acha.

Penta_Blues
Moderador
# ago/06
· votar


Boa noite!!!

alele
Na minha opinião considero a guitarra como um sistema, e como tal, tudo nela influencia no resultado final, uns mais outros menos dependendo do que se trata. Em relação à afinação, acho que tarrachas, nut e ponte tem muito mais influência do que calibre de corda (que imagino também ter sua parcela de influência...).
Valeu!!!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/06
· votar


Penta_Blues

Sim... se tiver tudo zoado... qualquer micro alavancada desafina. Mesmo que você use o calibre mais pesado de todos. Enrolou corda errado... desafina tb.

Phantom Of Death
Veterano
# ago/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

sim, quis dizer q acho minha pegada boa e uso encordamento 0.9 e nunca tive problemas, algumas vezes perco a mizinha, no inicio perdia a A direto, regulei a guitarra e nunca mais tive problemas com cordas

Phantom Of Death
Veterano
# ago/06
· votar


Enrolou corda errado... desafina tb.

verdade, tente deixala o mais firme o possivel, assim em algum tempinho tocando ela ja mantem afinação

Dogs2
Veterano
# ago/06
· votar


essa pergunta foi muito boa mesmo
parabéns

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/06
· votar


Phantom Of Death

http://www.fretnotguitarrepair.com/stringing.htm

Enrolo só assim.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/06
· votar


Nick_Oliveri_Guitar
Exatamente, esse É ojeito correto de se colocar as cordas.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a quanto mais pesada a corda, mais estável a afinação?