Autor |
Mensagem |
Daniel Jr Veterano |
# jul/06 · Editado por: Daniel Jr
Antes de mais nada ja usei a busca e não achei nada satisfatório.
Bom eu to querendo entender mais sobre os diferentes tipos de afinação que existem tipo:
Posso afinar em qualquer tom ou existem padrões pré estabelecidos?
Quais são os tipos de afinações mais usadas e em qual estilo são mais aplicadas?
Será que alguém podia explicar um pouco de cada uma das afinações mais usadas?
Ja ouvi falar em Ré aberto e Dó aberto o que isso quer dizer?
Valeus...
|
128556 Veterano |
# jul/06
· votar
Daniel Jr
eu nao sei mto bem
mas a afinação EADGBe é a Open E
|
Daniel Jr Veterano |
# jul/06
· votar
Serà que afinação aberta é tipo 4ª sobre 4ª???
|
Daniel Jr Veterano |
# jul/06
· votar
Cade os guitarristas de plantão?
|
Fathers of Bodom Veterano |
# jul/06
· votar
Daniel Jr
kra, q eu saiba vc tem q regular a tensão do braço pra determinada afinação (oq por sinal eu não sei fazer, logo, non sei explicar =/ )
|
Daniel Jr Veterano |
# jul/06
· votar
Fathers of Bodom
kra, q eu saiba vc tem q regular a tensão do braço pra determinada afinação (oq por sinal eu não sei fazer, logo, non sei explicar =/ )
rsrsrsrs
Valeu mesmo assim brother
|
Daniel Jr Veterano |
# jul/06
· votar
up
|
Maidenkiller Veterano |
# jul/06 · Editado por: Maidenkiller
· votar
128556
Naum, esta é a afinação padrão. A afinação Open E é aquela que soa como um acorde de Mi maior tocado com todas as cordas soltas... A Open E afina-se EBEG#Be.
O mesmo se aplica para todas as outras afinações Open...
As afinações do tipo Drop (tipo Drop D - DADGBe) são praticamente iguais ao metódo padrão de afinação, só que abaixa-se a 6ª corda 1 tom. Facilita para tocar power chords na 6ª corda onde, na afinação Drop D vc toca com 1 dedo só.
|
Daniel Jr Veterano |
# jul/06
· votar
Como se define então uma afinaçâo aberta....
|
Maidenkiller Veterano |
# jul/06
· votar
Daniel Jr
As afinações abertas são as afinações Open.... são todas as afinações onde, quando tocamos as cordas soltas, soam como um acorde... são afinações muito utilizadas para tocar slide, pois em qualquer posição que o slide estiver na escala, vai soar um acorde (pestana com um dedo só também).
|
Li Cabral 7 Veterano |
# jul/06
· votar
sim, mas e no caso das afinações Dsus4, como se define tal afinação?
Grato.[b][/b]
|
Maidenkiller Veterano |
# jul/06
· votar
Li Cabral 7
Esta também é uma afinação aberta, a famosa DADGAD, ou Open Dsus4... muito utilzada em Música Country das antigas...
|
SauloMoreira Veterano |
# jul/06
· votar
o cara explicou ai pow.... afinação aberta eh quando voce toca todas as cordas soltas e soa como um determinado agorde, explicando o exemplo que ele deu....
Open E - A formação do acorde E compreende essas notas: E, G#, B. Logo para formar a Open E soh as cordas devem estar afinadas nessas notas, de modo a soar um E (aberto por causa das cordas soltas...) E B E G# B E
O dificil nao eh isso, entender isso eh muito facil, o dificil eh saber usar essas afinaçoes alternativas... mas eh uma boa pq c consegue muitos sons novos e criativos! :D
|
Drifter Veterano |
# jul/06
· votar
Naum, esta é a afinação padrão. A afinação Open E é aquela que soa como um acorde de Mi maior tocado com todas as cordas soltas...
É isso mesmo. Já usei algumas vezes a afinação de G aberto.
Como se define então uma afinaçâo aberta....
????
Afinando o instrumento de outra forma...
|
Daniel Jr Veterano |
# jul/06
· votar
E se por exemplo eu quiser uma afinação em Dó aberto como ficaria? Existe alguma fórmula pra fazer isso?
Ou a afinação aberta varia de tom para tom?
|
# jul/06
· votar
dó aberto fica assim
das mais grossas pras mais finas
C
G
C
G
C
E
|
Daniel Jr Veterano |
# jul/06 · Editado por: Daniel Jr
· votar
Vamos lá então...
Se eu quizesse uma afinação em Ré aberto então ficaria assim:
D
A
D
A
D
F#
seria assim?
No caso o modelo seria?
T
5ª
T
5ª
T
3ª
???
Ou não existe um modelo pre estabelecido?
|
Daniel Jr Veterano |
# jul/06
· votar
Desculpem eu estar sendo meio pentelho mais é que eu quero muito aprender essa parada de afinação....
|
# jul/06
· votar
hmmmm, non
ficaria assim oh ::
D
A
D
F# (em alguns lugares vc pode encontrar como Gb, mas dá no msm)
A
D
|
# jul/06
· votar
Desculpem eu estar sendo meio pentelho mais é que eu quero muito aprender essa parada de afinação....
num tem erro não kra, tamos ae pra isso XD
|
Maidenkiller Veterano |
· votar
Ops.... respondido pelo Fathers of Bodom... heheh
|
Daniel Jr Veterano |
# jul/06
· votar
Maidenkiller
A afinação Dó Aberto que eu conheço é assim:
d
A
F#
D
A
D
Dó aberto?
|
Luigi LeBeau Veterano |
# jul/06
· votar
Daniel Jr
naum, seria, da aguda pra grave:
D, A, F#, D, A, D
um G aberto: D, B, G, D, G, D
tema famosa DAGAD (Usada em Kashimir do Led) a eh, naturalmente, DADGAD (da grave pra aguda...)
a E aberto e A aberto saum variaçoes da D e da G... em Going to California, do Led tbm, o Page fez uma qse D aberto, ele apenas transformou as duas cordas E e duas cordas D... o peter green gravou com um D#m7 aberto (pra tocar um cover de Robert Johnson), mas fora aquela muica, nunca vi alguem usar essa afinação, nada versatil, intervalos ruins de tocar (normalmente usamos essas afinações com Slide)...
bem, e por ai vai ehehehe
|
Luigi LeBeau Veterano |
# jul/06
· votar
Daniel Jr
ah! isso ai eh D aberto, naum C aberto!
|
Maidenkiller Veterano |
· votar
Daniel Jr
Ré... hehehhe...
|
Daniel Jr Veterano |
# jul/06
· votar
No caso pelo que eu vi na afinação aberta vc tem que afinar a guitarra de forma a obter um acorde soando com as cordas soltas. (atè ai tudo bem) Então eu vou ter que ter uma Tônica, uma quarta e uma quinta.
Mas o lance que eu não peguei ainda é o seguinte:
Como que eu sei as posições destas notas? Tipo a tônica sempre vai ser a 6 corda (E grossa) *Certo???* E quanto as demais cordas como eu sei quais tonalidades vão substitui - las????
Essa é a minha duvida;
|
Daniel Jr Veterano |
# jul/06
· votar
Luigi LeBeau
rsrsrsrs
|
Luigi LeBeau Veterano |
# jul/06
· votar
Tipo a tônica sempre vai ser a 6 corda (E grossa) *Certo???*
nem sempre, veja la a G aberto, a 6 corda eh um D, naum um G, o G eh a qiunta...
a terça (nauma quarta) sera ou a segunda ou a terceira corda, a primeira corda dobra a sexta corda.... a posição dessas notas estaum meio pre estabelecidas da seguinte forma: vc tem q ter a possibilidade de fazer todos os intervalos do acorde usando uma pestana apenas (de T pra 5, de T pra 3 e de 5 pra 3)...
|
Luigi LeBeau Veterano |
# jul/06
· votar
Daniel Jr
a sua duvida saum em afinações abertas ou alternativas em geral?
|
Luigi LeBeau Veterano |
# jul/06
· votar
E quanto as demais cordas como eu sei quais tonalidades vão substitui - las????
vc vai afinar a corda o minimo possivel, assim q vc sabe... ehehe vc nucna vai descaer 4 tons e meio pra chegar no som necessario, vc vai descer (ou subir) meio tom, um tom, um tom e meio...
|