Encomendar Guitarra Top

Autor Mensagem
jasonbecker
Veterano
# jul/06


Oi, gostaria de algumas informações (de preferênica de luthiers e pessoas que entendam bem). Estou interessado em encomendar uma guitarra totalmente top por um Luthier que não perca em nada para as melhores Ibanez, Fenders, Jacksons, etc. Me dêem algumas sugestões: Qual o melhor tipo de madeira: Alder, Mogno, Basswood? Quais os melhores captadores da DiMarzio e da Seymour Duncan? Ponte Fixa ou Floyd Rose? Escala em Maple ou Rosewood? Escala Escalopada ou não? Me desculpem por tantas perguntas, acontece que eu tenho uma Golden Les Paul (ruim pra cacete) e estou interessado em encomendar uma guitarra top independente do preço que sair, como sou canhoto, é muito difícil achar uma boa guitarra nas lojas que seja para canhoto por tanto, gostaria de algumas informações. Última coisa, o tipo de som que eu gosto de tocar é Jason Becker, Paul Gilbert, Yngwie Malmsteen, Joe Satriani, Michael Romeo, Greg Howe, etc, mas também gostaria de uma guitarra que desse para tocar legal um Van Halen, Deep Purple, Rainbow e Led Zeppelin. Valeu.

128556
Veterano
# jul/06
· votar


jasonbecker
vc é que tem que decidir

precisa ver um bom luthier
qual madeira vc prefere, pois elas influenciam no timbre
captadores há milhares e depende do quanto de $$ que pode gastar
se gosta de ponte floyd

Van_Lorien
Veterano
# jul/06
· votar


jasonbecker
Concordo em tudo que o 128556 disse.
De onde vc é?

daniel_guitar
Veterano
# jul/06
· votar


jasonbecker
vc tem q testar pq as vezes oq e melhor pra uma pessoa não e tão boa assim pra outra, no caso da floyd roses mesmo eu particulamente gosto mas mt gente n gosta, o negocio e tu tocar com guitarras de cada tipo de madeira pra ver qual seria melhor pra seu som

jasonbecker
Veterano
# jul/06 · Editado por: jasonbecker
· votar


Eu sei que isso é muito pessoal mas eu sou canhoto e é foda achar nas lojas uma guitarra excelente para fazer testes. Você só acha Eagle, Golden e essas merdas. Eu tenho um planejamento para gastar até uns 5 mil reais, acho que dá para fazer uma guitarra boa com essa grana. Por isso, eu estava precisando de umas dicas de quem tivesse bastante conhecimento para dar uma esclarecida legal.

Van_Lorien
De onde vc é?
Eu sou de Florianópolis.

128556
Veterano
# jul/06
· votar


jasonbecker
procure se informar sobre a timbragem de cada madeira, toque em uma guitarra com floyd e em uma com ponte fixa e por ai vai

os captadores de uma procurada para ver qual o melhor para seu estilo e procure um luthier BOM !

ja tem ideia de algum ai em Florianopolis ?

128556
Veterano
# jul/06
· votar


jasonbecker
te recomendo para fazer o corpo um cara em São Francisco do Sul que faz estatuas em madeira

e o cara manja muito em esculpir as coisas

lobz
Veterano
# jul/06
· votar


jasonbecker
cara tambem concordo com o 128556 isso é uma coisa pessoal

Van_Lorien
Veterano
# jul/06
· votar


jasonbecker
Cara, não sei nenhum Luthier daí de floripa, o único que eu sei é um que eu vi em Criciuma, mas não cheguei a entrar, só vi a placa na casa...

jasonbecker
Veterano
# jul/06
· votar


Aqui em Floripa tem uns 2 luthiers que eu conheço. O Copetti que é uma porcaria os intrumentos, e um tal de Solarez que chegou há pouco tempo de São Paulo, mas ainda não vi os intrumentos dele. Eu estava pensando em encomendar com o Cherutti que dizem que é um dos melhores luthiers do Brasil. Se alguém souber outro que faça um trabalho legal pode falar. Ajudaria bastante se vocês me explicassem bem a diferença entre Alder, Mogno e Basswood. Ouvi dizendo que Mogno é a madeira que mais tem sustain, mas é pesada pra cacete, já as outras duas eu não conheço muita coisa.

Van_Lorien
Veterano
# jul/06
· votar


jasonbecker
Olha um tópico que eu fiz, fala sobre as madeiras, o nome do tópico é "Raio X na Guitarra". O Cherutti é bom, ams ouvi dizer que ele é careiro. Outros Luthiers bons é o Fábio Seiji de São Paulo e o Mauricio Luiz Bertola que é do Rio de Janeiro, tem também o DiCastellis, mas esse eu não me elmbro de onde é...

Rachmaninoff
Veterano
# jul/06
· votar


jasonbecker
Uma boa maneira de começar a escolher é partir de um modelo de guitarra que você goste. Você gosta do modelo Les Paul? Então parta do formato Les Paul, daí procure saber que tipo de madeira cai bem numa Les Paul, e por aí vai.

Fabianorenno
Veterano
# jul/06
· votar


jasonbecker
tem o edmar luigi tb

jasonbecker
Veterano
# jul/06
· votar


Quando eu comecei a tocar guitarra, eu comprei essa Les Paul da Golden porque na época não podia comprar nada melhor. Hoje em dia, o modelo Les Paul não atende as minha necessidades, por isso eu estou mais interessado em uma guitarra no modelo das Ibanez, Jacksons e Kramers. Na verdade, eu só não compro uma guitarra dessas marcas por não ter modelos realmente bons para canhoto, por isso, optei por encomendar em um luthier. Pelo que eu andei lendo aqui no fórum, acho que as madeiras que mais me interessariam seria o Mogno e o Alder, mas ainda estou com umas dúvidas, o Alder perde muito em sustain para o Mogno? Em questão de timbre, quais são as grandes diferenças entre as duas madeiras? Ouvi dizendo que a madeira para ser boa tem que ser toda sólida e precisa de muitos anos de secagem, é verdade isso? Em qualquer madeira que eu quiser construir uma guitarra, eu posso utilizar qualquer tipo de captadores ou cada tipo de madeira tem um tipo de captador que se adapta melhor?

markolino
Veterano
# jul/06
· votar


Van_Lorien
DiCastellis

ele é de curitiba , creio...

Neo Anderson
Veterano
# jul/06 · Editado por: Neo Anderson
· votar


jasonbecker
Voce já viu esse tópico?

Deji PRS Signature

E aqui a construção passo a passo da guita.
Fotos da construção

Quem ta fazendo é o luthier Fabio Seiji, conversa com ele

Belloni
Veterano
# jul/06
· votar


Vc é de SC. Encomenda uma [url=www.cheruti.com.br]Cheruti[/url] aqui no RS. Tenho uma. Já toquei com 3 diferentes. Excelente. Fala com o Adriano, ele vai te dar umas dicas interessantes sobre sonoridade do mogno, e de captadores.

Abraço.

Van_Lorien
Veterano
# jul/06
· votar


Belloni
São caras essas guitarras do Cherutti (ouvi dizer que são)? É que eu sou do RS também, aí to interessado em uma guitarra feita por luthier, como é a sua guitarra e quanto pagou?

LeoFS
Veterano
# jul/06
· votar


cara depende muito de gosto . ninguem aqui pode responder pra vc se vai ter Floyd ou nao . bom ... a minah tem floyd mas hj nao vejo utilidade mais . eu pegaria uma Wilkinson ( estilo petrucci neh ) ... ninguem pode dizer se vai ser escalopada ou nao ... mas o resto eu ate entendo sua falta de chance de testar entao so dando uma olhada na net . vai no site dos captadores exemplo : www.dimarzion.com etc e olhe as caracteristics de cada um . E nestes sites geralmente tem tbm um sample com audio do cap . ai da pra ter uma ideia . Bom .. mas fala alguns timbres de guitarra q vc curte muito pra gente ter ideia do q o guitarrista usa e apartir dai te ajudar blz ??

abraco

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar


jasonbecker
Cara, vc me parece ter pouco conhecimento do assunto, por isso recomendo que vc estude e leia os posts deste fórum sobre lutiería e madeiras 1° e assim faça uma idéia do que vc quer. Depois converse com um bom luthier sobre suas necessidades, objetivos e orçamento disponível.
Algumas questões:
Alder não existe no Brasil, e Mogno está com o corte proibido pelo IBAMA, assim, essas madeira ou não poderão ser usadas ou sairão muito caras. Madeiras determinam o timbre? Sim, mas interessa mais uma peça única, corretamente cortada e sêca (que obviamente irá timbrar bem), do que qualquer outra coisa.
Sustentação depende de inúmeros fatores e o tipo da madeira é apenas um deles e nem é o mais importante.
Existe inúmeras opções de captadores no mercado, inclusive de fábricas nacionais de boa qualidade. Eles podem ser posteriormente trocados, e isso vai depender mais de seu orçamento que de outra coisa.
Pontes do tipo "Floyd Rose", tem que ser as de melhor marca e usinagem, senão vc terá mais problemas do que soluções. Não economize aqui. Em caso de ponte fixa ou "vintage", a diferença é bem menor.
Escalopar escala é algo pessoal, eu pessoalmente não vejo nenhuma vantagem nisso, nem desvantagem.
Simplicidade é tudo, e de nada adianta ter uma guitarra com acabamento impecável e cheia de coisas (na maioria das vezes inúteis) se ela não for feita para durar. Não gaste desnecessariamente.
A guitarra é apenas uma ferramenta, que somada a outras ferramentas irá proporcionar ao músico fazer boa música, assim, o mais importante é vc mesmo, não o instrumento (dentro das devidas proporções mínimas).
Abç

Al_Capone
Veterano
# jul/06
· votar


manda fazer uma no estilo da jackson soloist que é esquema para o que voce quer tocar

Belloni
Veterano
# jul/06
· votar


Van_Lorien
Olha... são bem carinhas mesmo. Até porque eles só trabalham com mógno... e como o Bertola disse... tá proíbido né. Então o que tem pronto pra ser usado fica caro. Mas tipo, vai lá visitar, toca nas guitarras que tiverem prontas lá! Eles são muito parceiros, deixam tu testar a vontade.

A minha guitarra eu dei ideias pro Adriano, e ele desenhou a planta da guitarra em tamanho real. Enviou pra minha casa por correio... dae eu liguei pra dar o O.k. Preta... lembra uma rhoads... mas é na verdade meio rhoads, meio thunder (modelo da cheruti). Ela é feita de 3 peças. O braço inteiriço (eles só trabalham assim tbm). Mas tambem fazem guitarras "one piece" que é mto mais cara.

Tem floyd gotoh, tarraxa gotoh, SD SH4 na ponte, um sound 8k + 4k5 no braço (eu naum pus na epoca o SH2 pq tava mto caro.. mas mes q vem to mandando la pra re pintar, fazer uns soquetes ceramicos, mudar a marcação da escala e por esse SH2). Traste jumbo... escala bem plana.. boa pra fritar.. embora naum faça isso mto bem uhehe.

É uma guitarra bonita pra caramba, assim que der vo tirar umas fotos.. é q naum tenho camera digital :( hehe.. Mas pego emprestado. Macia pra caramba, somzão.

Hehe.. naum tem mto o q falar.. é uma guitarra top sem dúvida :P

Mas se tu tiver poucos recursos monetarios atualmente, faz uma Moraes.. o cara é otimo! E consegue captadores mais barato q o normal :P Oq deixa a guitarra mais barata :P

Qualquer coisa me add no msn que eu te passo o msn do Moraes. Abraço

diwillo
Veterano
# jul/06
· votar


jasonbecker

Cara..c for encomenda no Cherutti se prepara pra gasta e pra espera! euehuhe
Dizem q ele demora pra mais de 6 meses pra entrega uma guita...vai sabe c eh verdade..mas mesmo assim...to pra encomenda uma pra mim aki na minha city e c td der certo o prazo eh de 45 dias pra mais...

Van_Lorien
Veterano
# jul/06
· votar


Belloni
Seu msn é o link sem o www.?
Qualquer coisa pega o meu: natan_mf@terra.com.br

Neo Anderson
Veterano
# jul/06
· votar


diwillo
Dizem q ele demora pra mais de 6 meses pra entrega uma guita...vai sabe c eh verdade..

Acho que 6 meses é muito.....

diwillo
Veterano
# jul/06
· votar


Eh ueh..dizem q ele demora um tempo absurdo pra entrega as guita...

jasonbecker
Veterano
# jul/06
· votar


Eu esquematizei algumas peças para colocar na guitarra, vejam se fica legal: a ponte eu estava afim de colocar Gotoh, Lo Pro Edge ou Floyd Rose mesmo, que acho que são as melhores pelo que eu li, mas não sei qual é a melhor entre as 3. Tarrachas com trava Gotoh. Chave de posições, jack, e outras ferragens em geral Gotoh. Trastes Jumbo da Dunlop ou da Gotoh, qual é o melhor? Escala em Rosewood. Os captadores eu ainda não decidi, eu estaria interessado no SH-4 JB e no Hot Trails da Seymour Duncan. Outra opção seria Dimarzio Evolution ou PAF Pro ou Tone Zone. Eu pretendo colocar 2 Humbuckers na guitarra e um Single no meio. Acho que esses captadores daria para tocar um Van Halen, Deep Purple, Led, Raibow e Hard Rock em geral, e daria para tocar solos rápidos e fritados sem embolar a lá Jason Becker, Paul Gilbert e Malmsteen, mas também iria querer um som legal para tocar um Blues. O braço eu iria fazer em Maple. Aliás, qual a diferença entre 3pc. Maple que tem em algumas Ibanez Prestige, 1pc. Maple que tem na Ibanez Jem7bsb, 5pc. nas Jems novas e Maple inteiro como os das Fenders. A madeira do corpo eu ainda não decidi entre Alder, Mogno e Basswood. Emfim, eu iria copiar algumas especificações da Ibanez Jem7bsb e fazer uma guitarra com um desenho parecido com uma Ibanez Jem 1570 e a Jackson Soloist. O que acham da idéia, iria ficar uma guitarra foda?

JB_
Veterano
# jul/06 · Editado por: JB_
· votar


jasonbecker

Ponte é melhor pegar a gotoh, mais facil de encontrar, a mais "barata" e são do mesmo nível que a Original e a Lo pro

Com Floyd Rose vc não precisa de tarraxas com trava porque a trava é no Nut, e por causa da trava vc não vai precisar de tarraxas mto caras

De acordo com o Seiji, os trastes Van Gent são melhores que os dois que vc falou

Nem Alder e nem Maple tem no Brasil, então ai é melhor se informar de boas madeiras nacionais.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/06
· votar


jasonbecker
Pontes Floyd originais não vendem no Brasil. A opção de boa qualidade é a Gotoh.
Para que colocar tarrachas de trava se vc vai usar ponte tipo "Floyd", que possuem "top-locks"?
A chave pode ser Gotoh mesmo, mas o resto não, pode ser qualquer marca (Spalla, Condor, Walker, etc), pois essas peças não são críticas.
Qualquer um desses captadores que vc citou está muito bom, vá pelo seu gosto pessoal. O single do meio é melhor vc colocar um vertical Humbucker, para que a interação com os Hb's e os pots de 500K não resulte em som excessivamente agudo quando vc ligá-lo.
Maple não existe no Brasil, assim como Alder ou Basswood; são madeiras do Hemisfério Norte, e importá-las seria proibitivo pelo custo excessivo. Usa-se aqui o Pau-Marfim, o Cedro-Rosa, o Freijó, o Marupá, o Pau-Ferro, o Jacarandá, etc, etc, que inclusive são superiores à essas que vc citou.
"Esqueça" o som desses caras, faça o SEU som.
Sua guitarra, ao ficar pronta terá o som dela, específico, e não será cópia do som de outras, se ligue nisso.
Abç

jasonbecker
Veterano
# jul/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Dessas madeiras nacionais que você citou quais você me recomendaria para fazer o corpo e o braço da guitarra? Esses captadores que eu citei se encaixam bem na minha proposta de som? Qual a melhor combinação entre eles? Se você souber outro que se encaixe melhor pode falar. Toda Floyd Rose tem micro-afinação? Eu não preciso de tarrachas com trava, se eu colocar uma ponte Floyd? Ninguém aqui no Brasil trabalha com Alder e Basswood? Que madeiras nacionais tem as mesmas características dessas duas? Me desculpe por tantas perguntas, mas eu em questão de montagem de guitarras não entendo merda nenhuma.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Encomendar Guitarra Top