Autor |
Mensagem |
silvio_rp Veterano |
# jun/06
Vejam essa apresentação de uma cara que tem até Steve Morse como fã.
Para os desavisados, nao eh rock, metal... nao eh som pesado, mas o cara tem idéias muito boas e é uma referencia internacional.
http://www.youtube.com/watch?v=dqKDzycvy20&search=allan%20holdsworth
|
silvio_rp Veterano |
# jun/06
· votar
Ah, sim, a guitarra dele parece uma ameba...
|
marcio_zav Veterano |
# jun/06
· votar
Esse eh o Holdsworth entao!?
Nunca o tinha visto
|
silvio_rp Veterano |
# jun/06
· votar
Nunca o tinha visto
Nao conhecia nada dele tb. Só de nome mesmo e resolvi procurar alguma coisa e acho que muita gente nao conhece tb mas o cara é super bem falado por músicos muito bons.
Pelo que to vendo o cara toca um Jazz nervoso hehe!!
|
UserFCC Veterano |
# jun/06
· votar
Holdsworth é um cara estranho... gostava + dele na época doSoft Machine (tenho o Bundles e um outro) lá pelos idos de 70/80. Ele usava Gibson SG e ainda procurava o tone...
Os melhores trabalhos dele são na posição de "convidado", em 2 álbuns magníficos do Bill Bruford (One Of A Kind, principalmente) e em algumas pitadas c/ Jean Luc Ponty (vide Nostalgic Lady em Enigmatic Ocean), todos do final dos 70 e início dos 80 (época das Charvels).
Timbre limpo, puta sustain, legato aos montes, acordes c/6ª, 9ª, 11ª, 13ª e o escambau, aranhas em geral... mas ainda "contidas" e aproveitáveis faziam dele o número um dos "guitarristas dos guitarristas"... tudo regado a muita cerveja (a paixão de AH e de seu pai, mestre cervejeiro).
Depois, de certo ostracismo e alguns bons albuns solos (IOU e Metal Fatigue) só passou a fazer merda.
Prá quem quer um Hodsworth + palatável, o melhor é o EP Road Games, produzido por Ted Templeman (o do Van Halen). Limitado pelo produtor e inspirado em dicas do Eddie (isso mesmo!), fez um puta som... usava Ibanez AH-10 e AH-20 c/ corpo de basswood e, por incrível q pareça, tirando a ponte e os caps era exatamente a mesmíssima guitarra Ibanez da primeira série RG 440, etc de 1986, q custavam uns parcos U$ 600/700 aqui no Brasil.
Depois, entrou na fase mala do Syntaxse(?), uma guitarra teclado horrorosa e enveredou por um fusion dissonante estéril e decadente...
Acho q tenho todos ou quase todos esses albuns (estúdio, live e piratas, inclusive) e a maioria nunca escuto...
Ahh.. e para fritadores e onanistas de plantão, ele tb gravou uma bosta de cd com o mala do Gambale... um tal de Truth In Shredding q tb é pura fritação estéril, produzido pelo aproveitador do Mike Varney da GP, q também nunca escuto.
Prá quem quer apreciar (e aprender) as coisas boas do AH, pegue os primeiros q citei...
|
Mauricio Luiz Bertola Veterano
|
# jun/06
· votar
Allan Holdsoworth é um músico completo, sua concepção de som e de técnica guitarrística está à anos-luz à frente de qualquer um, não é à toa que quase todo mundo o cita como influência, e como um dos maiores no instrumento.
Ainda não escutei esse CD com o Gambale, mas tenho o I.O.U Live e o Road Games, mais algumas faixas dele com o Soft Machine nos anos 70 que são bem legais.
Abç
|
Fritz_mkvl Veterano |
# jun/06
· votar
Cade o Deji?
Muito bom.
|
Marisco Veterano |
# jun/06
· votar
Tenho todos os Cds desse cara.
É incrivel que escuto ele há anos, mas o som dele é tão complexo, avançado e direto que mesmo estudando muito nunca consegui absorver nada da música dele.
|
Midgard Veterano |
# jun/06
· votar
impressionante a tecnica dele o.O palhetada muito precisa
|
Alex Pires Veterano |
# jun/06
· votar
impressionante a tecnica dele o.O palhetada muito precisa
Ue Midgard...O Holdsworth mal palheta. Ele é, inclusive, muito conhecido por conta do seu ligado extremamente preciso e rápido. Dizem as mas linguas que o tapping veio tentando imitar o som de algumas frases do Holdsworth. Porque o tapping? Porque a mão do Allan é ENORME bicho!
Eu tenho o livro "Just for the Curious" e a mão do cara é muito grande. Por isso que ele faz algumas coisas com intervalos na mesma corda que realmente são assustadoras. Dai veio o Van Halen e o Greg Howe com as ideias de tapping do tipo "A fake way to sound like Holdsworth".
|
Midgard Veterano |
# jun/06
· votar
Alex Pires
hauhauhuahuahah jah ouvi fala muito dos ligados dele mas no video ele nao palheta?? o.O
|
Deji Veterano |
# jun/06
· votar
Eu não consigo tirar nada do que el faz, e entendo pouco a harmonia das musicas deles, pobre de mim, ameba que sou :/
Mas sem duvidas esse é um dos guistarrista mais rapido, tecnico e com embasamento teorico do planeta!
|
Deji Veterano |
# jun/06
· votar
O mais foda dele é quando ele vai tocar com outros cars de harmonia mais modal, aí ela debulha, humilha, massacra!
|
pagode nem morto Veterano |
# jun/06
· votar
Alguém pelo amor de Deus sticka esse tópico?! Esse cara é o Deus da guitarra, tem uma técnica extraordinária e uma musicalidade absurda!
|
UserFCC Veterano |
# jun/06
· votar
E mesmo assim, esteve disposto a abandonar a carreira de músico profissional...
No q dependeu de mim, isso não aconteceria, pois comprei todos LPs e cds do cara, "originais de fábrica", com exceção de um piratex (Live Secrets 1992) e uma cópia VHS do tempo do IOU... Allan Holsworth é o típico caso em q vale a pena contribuir.
Até pq fui viciado em AH... Mas hoje, livre do vício, reconheço q as seqüelas são permanentes e positivas...
Quando ele saiu da banda do Bill Bruford, bateu uma tremenda curiosidade para saber quem seria o sustituto... quem tocaria aqueles temas... o escolhido foi o "unknow john clark".
Tempos depois, fui ver um show do Jean Luc Ponty em q AH constava como guitarrista da turnê, mas quem apareceu prá tocar foi o Scott Henderson.
|
silvio_rp Veterano |
# jun/06
· votar
Realmente eh dificil digerir o som dele. É muito mais complexo do que parece hehhe!! To vendo denovo!!
|
Flying CCCP Veterano |
# jun/06
· votar
Vou ver, valeu pelo link...
|
Izen Troya Veterano |
# jun/06
· votar
silvio_rp
Realmente eh dificil digerir o som dele. É muito mais complexo do que parece hehhe!! To vendo denovo!!
eh msm cara... num saco nada de teoria nem nada de musica... mas q ta dificil de entender ta... to ouvindo bastante pra tenta sacar as musicas, mas parece que mudam cada vez q eu escuto! eh meio macabro... hehe... essa luz baixa do show.. o cara meio parado...eh meio assustador ( booo ) hehe
|
paulao_jazz Veterano |
# jun/06
· votar
É difícil mesmo, mas vale o esforço.
UserFCC
alguns bons albuns solos (IOU e Metal Fatigue)
Tenho o Metal Fatigue. A música que dá nome ao disco é a mais "pop", e ainda assim é difícil.
Mas é sensacional mesmo. É um cara que faz diferente e faz a diferença.
|
edilsonaragaojr Veterano |
# jun/06
· votar
Cara se vcs q entendem muito não consegue, q dirá eu! Aew Marisco pode parecer loucura o q eu vou dizer, mas parece q ele toca tudo OUTSIDE e algumas partes soam como DIMINUTOS, tanto eh q algumas frases dele me lembraram alguns vídeos do workshop em q o Ardanuy mostrava essas duas coisas q eu falei...Mas eh claro, isso foi soh a sensação q eu tive...não entendo nada de música pra poder opinar...
|
UserFCC Veterano |
# jun/06
· votar
paulao_jazz
Tenho o Metal Fatigue. A música que dá nome ao disco é a mais "pop", e ainda assim é difícil.
Faixa mais "pop" ?
Sem esquecer de q trata-se de AH, acho q "PANIC STATION" é a + "fácil"...
P/ pegar o jeito do AH, acho interessante iniciar com os LPs/CDs mais redondos:
"Bundles" do Soft Machine e o EP solo "Road Games" (delicioso de ouvir) são dois bons exemplos.
E tentem ouvir a faixa Nostalgic Lady do LP/CD Enigmatic Ocean do Jean Luc Ponty, onde Daryl Stuermer faz o primeiro solo de gtr e AH faz o segundo... muito bom para comparar estilos... No início de sua parte, AH parece testar melodias + redondas , escolhendo a linha melódica p/ depois, detonar geral... quase q puro improviso... TUDO MUITO BONITO, sem uso de bola fora, no máximo bola no poste e GOOOL!
Vale a pena...
|
eeevee Veterano |
# jun/06
· votar
Holdsworth é o cara.
|
Curly Veterano |
# jun/06
· votar
a técnica e as concepções musicas dele são fantásticas, como artista ele até chega a apresentar trabalhos bem equilibrados e diria até mesmo acessíveis como o álbum "Secrets" (por sinal todo gravado com o sinthaxe)... Acho no entanto que falta alguma espécie de "chama interior" na música dele, aquela coisa instigante que encontramos, por exemplo, no trabalho do John McLaughlin, isso ele não tem...
|
MatheusMX Veterano |
# jun/06
· votar
Caraleo , o Mozart Mello copia essa cara ae é ?
|
Alex Pires Veterano |
# jun/06
· votar
Midgard: Claro que ele palheta! Mas a abordagem dele quanto a palhetar se limita a mudança de uma corda pra outra. Dentro da mesma corda ele liga - Ao mudar de corda ele palheta.
Mais ou menos como o Brett Garsed faz só que o Brett alem de usar a palheta usa tambem os dedos (O que é o meu caso).
Muita gente falando do Metal Fadigue ai...É o disco mais "Reto" do Holdsworth. É o que tem mais coisa digerivel...Os solos apesar de complexos são bastante bonitos e de muito bom gosto. Pra quem quiser começar a ouvir AH é bom começar por este disco.
E quem realmente quiser entender algo que ele faz é bom que compre o "Just For Curious". Lá vão entender porque que o Holdsworth harmoniza paralelamente, porque ele faz mudanças com tanta facilidade e lá fala sobre as escalas que ele mais usa com exemplos de frases e algumas músicas transcritas.
|
edilsonaragaojr Veterano |
# jun/06
· votar
EduArdanuy
Foi exatamente o q eu pensei! ahuhaehauaheuaehahaehaeuh
|
Luckas_Guitar Veterano |
# jun/06
· votar
To vendo outros, 40 min. pra esperar é foda! Esse cara detona!
|