Escala da guitarra seca, dificuldade em bends, como tratar?

    Autor Mensagem
    Sareceno
    Membro Novato
    # 04/jun/23 03:09


    Fala galera, tenho uma guitarra mais antiga que era da família e estou voltando a tocar, uma RGX121D da Yamaha. Ela está em excelente estado, inclusive a escala, e trastes, super limpos e preservados. A guitarra ficou muito tempo parada. Porém, mesmo assim, estou achando que meus dedos travam bastante quando vou fazer bends, ao ponto de escutar um ruído de rangido do meu dedo fazendo atrtito na escala.

    Já fiz uma limpeza minuciosa e limpei/hidratei com óleo de limão Dunlop F65, indicado para escalas em rosewood, porém o problema persiste e sinto que o braço continua seco, travando nos bends.

    Alguma sugestão? Será que óleo de peroba ajudaria, tendo em vista que o óleo de limão Dunlop parece não ter ajudado? A guitarra no geral é fantastica, mas estou achando bem desconfortável tocar por conta desse atrito todo nos bends.

    Delson
    Veterano
    # 04/jun/23 11:48
    · votar


    Se ela ficou muito tempo parada, como você disse, é bem provável que os trastes necessitem de um polimento, bem como uma regulagem geral, para que ela volte a ter o conforto que ela pode dar. O ideal é levar ao seu luthier/guitartech de confiança para avaliação da situação.

    Você disse que já limpou a escala e já passou o produto e não resolveu. Eu nunca usei esse Dunlop para escalas, e eu uso só óleo de peroba em escalas escuras aqui na oficina, e não tenho do quê reclamar.

    ejames
    Membro Novato
    # 04/jun/23 15:21 · Editado por: ejames
    · votar


    Acho que você tá dando atenção pro detalhe errado. As cordas não devem encostar na escala, mesmo seus dedos deveriam no máximo encostar levemente, nada ao ponto de "travar" ou muito menos fazer rangido. Hidratar a escala é mais para preservar a madeira e manter o visual legal, não deve afetar a tocabilidade dessa forma.

    Revisar e polir os trastes é importante. Mas talvez você esteja pressionando as cordas com força demais. As cordas são novas?

    makumbator
    Moderador
    # 04/jun/23 16:03
    · votar


    ejames
    Delson

    Além do que vcs comentaram, sugiro ao camarada investigar se o braço/escala não estão curvados indevidamente. Esse travamento em bends pode ser também por conta de regulagem ruim do tensor (ou seja, a corda ao ser movida de posição com o bend, pode travar devido a uma curvatura ruim, mas ainda não tão problemática a ponto de trastejar ao tocar normalmente as notas).

    Sareceno
    Membro Novato
    # 05/jun/23 18:29
    · votar


    Obrigado, meus amigos!

    Se ela ficou muito tempo parada, como você disse, é bem provável que os trastes necessitem de um polimento, bem como uma regulagem geral, para que ela volte a ter o conforto que ela pode dar. O ideal é levar ao seu luthier/guitartech de confiança para avaliação da situação.

    Tirei umas fotos bem próximas, acho que o atrito é por conta de pequenas marcas que estão ao longo da escala, que é em rosewood. Isso é normal ou houve algum tipo de desgaste? Onde moro não tem luthier próximo, então eu teria que despachar a guitarra. Gostaria de ouvir a opinião de vocês que são mais experientes, antes de gastar dinheiro (que está curto rs)

    Foto 1 escala
    Foto 2 escala
    Foto 3 escala

    ejames
    Membro Novato
    # 05/jun/23 18:45
    · votar


    Sareceno
    Tirei umas fotos bem próximas, acho que o atrito é por conta de pequenas marcas que estão ao longo da escala, que é em rosewood. Isso é normal ou houve algum tipo de desgaste?

    São os poros da madeira, totalmente normal.

    Cara, você tem algum outro instrumento por aí? Me parece uma questão de problema de postura e técnica.

    Sareceno
    Membro Novato
    # 05/jun/23 19:47 · Editado por: Sareceno
    · votar


    ejames

    Tenho sim amigo, uma EG 112C das antigas, que também tem a escala em rosewood (se bobear é o "mesmo" braço, pois são bem parecidos), mas essa eu não tenho problema algum, o dedo desliza fácil nos bends. A outra é uma dificuldade, parece que o dedo engasga, muito estranho. Por isso pensei que pudesse ser algo no braço em si, talvez falta de regulagem como os amigos sugeriram. Mas, claro, não descarto erro de usuário rs Muito obrigado!

    makumbator
    Moderador
    # 05/jun/23 23:26
    · votar


    Sareceno

    Como falaram, isso aí é o normal dessa madeira.

    O instrumento trasteja quando vc toca normalmente (ou seja, sem fazer bends)?

    Sareceno
    Membro Novato
    # 06/jun/23 01:27
    · votar


    makumbator
    Como falaram, isso aí é o normal dessa madeira.
    O instrumento trasteja quando vc toca normalmente (ou seja, sem fazer bends)?


    Não, meu amigo, fora bends, está perfeito. Cordas baixas do jeito que eu gosto, sem trastejar em nenhuma posição. No "olhometro" o braço parece estar retinho também.

    HortaRates
    Membro
    # 06/jun/23 02:04
    · votar


    Sareceno
    Você tá usando cordas mais leves nessa guitarra aí que você está acostumado? Estou perguntando porque pelo que você está descrevendo, talvez você esteja fazendo muito mais força que necessário quando pressiona as cordas.

    Obviamente, as cordas não fazem contato com a escala, só com os trastes. Se os trastes não estiverem muito bem polidos, isso geralmente gera um ruído, parecendo algo arranhando ao fazer o bend. O contato dos dedos com a escala também é mínimo, não deveria ser suficiente pra você sentir nenhum atrito. Eu peguei umas guitarras minhas aqui pra prestar atenção e eu nem sinto o toque do meu dedo na escala em si, apenas na corda.

    ejames
    Membro Novato
    # 06/jun/23 02:06
    · votar


    Sareceno

    Realmente muito estranho! Pelas fotos os trastes estão ok, tem um pouquinho de zinabre mas nada de demais. As cordas também parecem legais, então não deveria causar atrito dessa forma.

    Como você explicou que luthier é longe, o que você pode fazer em casa inicialmente é o polimento dos trastes - pode fazer com qualquer palha de aço tipo Bombril mesmo. Revisar o tensor é bom também, tem vários guias no Youtube de como você pode fazer essas coisas.

    O que eu sugiro de início é trocar as cordas e no momento que retirar fazer o polimento dos trastes. Como sua escala é em rosewood nem precisa proteger ela, pode ir sem medo com a palha de aço, em movimentos circulares aplicando força moderada (não precisa suar para fazer, apenas o necessário para ver o resultado do zinabre saindo). Só bote uma fita em cima dos captadores, pois os ímãs vão grudar toda a poeira e pedaços da palha de aço que vão sair. A escala vai ficar meio opaca, mas basta hidratar novamente.

    Outra questão: quando você fez essa hidratação, apenas espalhou o óleo ou deixou ele absorver? Para uma escala que ficou parada dessa forma, o legal é você aplicar uma quantidade generosa, espalhar e esperar uns minutos até ela "chupar" o produto. Aí sim você pode remover o excesso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escala da guitarra seca, dificuldade em bends, como tratar?