Plugins (Alternativa gratuita ao Guitar Rig) Simuladores de Amp - Samples

Autor Mensagem
Gasoline
Veterano
# jun/06


Eu vejo que o pessoal fala muito do guitar rig aqui, e muitos tem dificuldade de usar o guitar rig.
Então, existem outras opções no mercado, como o Revalver e o GuitarFX, mas assim como o Guitarrig, estes são pagos.

Pois, bem, existem alternativas gratuitas, que produzem timbres legais, e bem usaveis. São plugins de tecnologia VST (tipo de efeito) e dependendo do programa de gravação, podem ser aplicados tanto em tempo real, como depois.

Outra coisa, o Guitar Rig, requer um pc muito bom, para poder rodar legal, o que não é o caso destes plugins, se usados em poucas quantidades (poucas guitarras simultaneas, ou ir renderizando as faixas aos poucos)

Como eu estava configurando um computador de um conhecido, para ele poder fazer umas gravaçõeszinhas caseiras, e brincar um pouco, resolvi aproveitar para gravar uns samples, desses plugins gratuitos.

Equipamento utlizado :

PC :
Pentium 2 - 400mhz
128MB RAM
20GB de HDD
Placa de Som On-Board (SIS)

Guitarra :
ESP/LTD M-100FM (Toda original)
plugada direto no line-in da placa de som.

Cabo :
Aquela 2a linha da Santo Angelo (SuperCable ou algo assim)

Programas :
Gravador Multi-Pista N-Track (já tinha instalado no pc, mas pode ser qualquer um que suporte multi-pista e VST, sei que o Cool Edit, suporta, assim como o Nuendo, Sonar, Cubase, etc, não tenho certeza sobre o audacity, vou me certificar, depois eu edito).

Plugins :
Simulnalog Guitar Suite (são os seguintes plugins) :
Marshall JCM900
Fender Twin
Tube Screamer TS-9
BOSS DS-1
BOSS SD-1
PS-1

Free Amp SE (não sei exatamente o que ele simula, pq ele esconde os nomes).

E os presets usados nas músicas foram :

(Música - Plugin - Preset)

Far Beyond The Sun - Freeamp_SE - Wenker
For Whom the Bell Tools (base) - Simulanalog JCM900 channel B
....................................(solo) - Freeamp_SE - Wahkers
Mary Had a Little Lamb (Improviso) (base) - Simulanalog Fender Twin
.....................................................(solo) - Simulanalog Fender Twin + Tube Screamer
Seek And Destroy - Freeamp_SE - Lit
Back in Black - Simulsnalog JCM900 channel a
Confortably Numb - Freeamp_SE - Clotar.
For The Love of God - Freeamp_SE - Harmon 2 (captador do braço).

Baixe os samples :
http://rapidshare.de/files/23088502/timbres-freeware.mp3.html (5.8MB)

Baixe os plugins :
http://www.simulanalog.org/guitarsuite.htm (aqui tem mais samples).

http://frettedsynth.asseca.com/ampsims.html (aqui tem outros plugins, mas esses eu não testei).

Minhas impressões foram :
O Simulsnalog é bem legal, os controles respondem bem, e quando tu mistura os plugins de pedais com os de amps, muda drasticamente o som, o que é bem legal. Os controles do Fender Twin são meio estranhos, não respondem direito, mas são mais ou menos fieis, gostei bastante deste plugin.
O Free Amp SE, tem uns sons que me lembraram o V-Amp II, gostei dele também, mas achei que em muitos momentos sobra agudos, e o controle de médios não é tão bom.

Ambos são bem versáteis, e mesmo simulando no total, menos de 10 amps, são 10 amps, o que dá para fazer uma varidade de sons. Assim como nos samples, tem rock leve, blues, base limpa, e metal, dá para variar e brincar bastante, não são produtos profissionais, mas são gratuitos, e tem uma qualidade legal. E rodam legal num pc modesto, o download total é menos de 5MB. Logo, é legal, na minha opinião.
Enfim.

Espero que isso ajude alguém.
(Pelo menos a nivel de conhecimento).

Slash_Wylde
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
Otimo topico cara!!!
Eu gosto de ficar testando essas paradas !!
e esses eu não conhecia, ja estou baixando...
nao consegui ouvir o sample por causa do rapidshare...
mais mesmo assim valeuy cara ! :D

Slash_Wylde
Veterano
# jun/06
· votar


agora estou ouvindo... cara o efeito da For The Love of God ficou parecido com o v-amp :D

guitarfusion
Veterano
# jun/06
· votar


Obrigado pelo link vou baixar e testar

guitarfusion
Veterano
# jun/06
· votar


Galera o Importante é testar e o bom gosto, se o cara souber mexer bem nos plugins vai conseguir timbres otimos vai da ousadia de cada um

Minow
Veterano
# jun/06
· votar


Marshall JCM900
Fender Twin
Tube Screamer TS-9
BOSS DS-1
BOSS SD-1
PS-1



Eu tinha todos esses.... nem sei como vieram parar aqui... não tenho mais, vou baixar. valeu!!!

guitarfusion
Veterano
# jun/06
· votar


cara baixei mas quando eu abro o arquivo zipado não aparece o arquivo com nome setup para instalar aparece so os manuais etc..... o que que da dando errado o guitar suite ....o free amp todos so aparecem os manuais e arquivos não reconhecidos pq

guitarfusion
Veterano
# jun/06
· votar


esse programa não é parecido com o revalver que vc pode abrir o programa e fica testando timbres sem tar gravando

Marisco
Veterano
# jun/06
· votar


Ótimo tópico!

Facchini
Veterano
# jun/06
· votar


Desculpe a ignorancia, naum intendi como funciona direito, ainda mais pq uso o Audacity... Puxei os plugins talz, tem um monte de arkivo, dll, e uns lá, é pra coloca na pasta Plu-gins do Audacity? Como eu faço pra faze um som com isso? No Audacity pega?

o_O
Sô mei lerdo x]~~

Abraço

busterchair
Veterano
# jun/06
· votar


n tendi, explica como usar aiii
eu uso o cubase, da pra por como puglin?
valeu

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


guitarfusion
Esses arquivos, são plugins, não são programas.
Só vem os manuais e os DLLs, os Dlls devem ser jogados na pasta de plugins do teu host (programa de gravação), dependendo do teu host, dá para testar os timbres sem estar gravando. (O N-Track permite, e acho que o Cool Edit também, Sonar e Cubase com certeza).
No caso é só copiar todos os arquivos para a pasta de plugins VST do teu programa (que varia de programa para programa) e usar como efeito.

Facchini
Pro audacity, tem que ter o VST Enabler (eles são VSTs)
http://audacityteam.org/vst/
Aqui tem um plugin, tu joga ele na pasta do audacity, e ai o audacity pode carregar os outros.

Vou ver se eu baixo o audacity aqui, e faço um tutorial com as telas do audacity. Mas preciso de tempo para isso, e no momento, não tenho muito.

Slash_Wylde
Também achei parecido com o V-Amp, e de graça, para quem quiser testar.

Minow
Hehe, eu também tinha eles e não sabia daonde, depois de um tempo que eu achei novamente.

Marisco
Valeu!

Guitar_L
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
Parabés pelo tópico brow. Vou ver se testo aki e posto minha opinião tb.
Abraços

guitarfusion
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
já fiz isso joguei na pasta de plugins do Cool Edit mas não pega quando vou abrir os plugins não aparece esses que baixei so aparece os outros que eu ja tinha no caso o amplitube, mas o free amp e o guitar suite não aparecem...........no cubase consegui fazer aprecer o free amp mas não sai som nenhum não consigo gravar nada ...parece que ele so trabalha com placa asio.................o meu Cool Edit e o 1.20 me ajude gostei muito dos timbres

Gasoline
Veterano
# jun/06
· votar


guitarfusion
Não uso o Cool Edit. Mas basicamente é só mandar procurar na pasta de efeitos VST. No N-Track (que é o que uso no momento), tem que colocar os plugins na pasta de plugins VST (na raiz da pasta) e mandar procurar (update plugin list).

Se eu baixar o audacity ou o cool edit, eu faço um tutorial completo. Mas nem sei aonde tem o Cool Edit para baixar.

Mas o Free-AMP funciona sem placa ASIO, pq aonde eu gravei é on-board e não tem nenhum driver ASIO instalado.
Vou procurar a informação certinha de como fazer funcionar no Cool Edit e no Audacity depois eu posto aqui, blz ?

guitarfusion
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
Vou ficar aguardando
e obrigado pela atenção

guitarfusion
Veterano
# jun/06
· votar


não esquece de mim

toddy_dus_inferno
Veterano
# jun/06
· votar


aqui apareceu no audacity, é só jogar o dll que postaram ae e o do plugin na pasta de plugins do audacity =X

edilsonaragaojr
Veterano
# jun/06
· votar


Gasoline
Aew cara, uso o cool edit 2, por favor vê se dah certo com ele, tentei o guitar rig2 mas não rodou aki em casa, tou doido pra tirar um timbre desses e tenho certeza q não sou soh eu =] Parabéns pela iniciativa.

edilsonaragaojr
Veterano
# jun/06
· votar


toddy_dus_inferno
Eu fiz isso, mas num aconteceu nada...Joguei tudo, as dlls e vstenabler (todos os arkivos)m e agora?

edilsonaragaojr
Veterano
# jun/06
· votar


toddy_dus_inferno
Fiz isso com o audacity, mas tenho tbm o cool edit pro 2 aki e não funcionou...Como eh q "carrega" o efeito?

edilsonaragaojr
Veterano
# jun/06
· votar


up

nobre
Veterano
# jun/06 · Editado por: nobre
· votar


O Cool Edit pro 2.0 não suporta plugins VST, apenas plugins DirectX... Só no Audition que tem suporte a vst..
Mas voce pode usar este programa http://tonewise.com/DirectiXer/ segundo o site, ele transforma plugins VST em DirectX, daí é so instalar e mandar atualizar os efeitos no cool edit, vou testar pra ver se funciona legal.

nobre
Veterano
# jun/06 · Editado por: nobre
· votar


funcionou de boa! Instalem esse programinha http://tonewise.com/dxizer25.zip , abram ele e carreguem as dll's dos efeitos que o Gasoline passou, depois basta entrar no Cool Edit e mandar dar refresh nos efeitos que os carregados aparecerão no menu Effects>Directx.
PS: Fiquei de cara com esse SimulAnalog, mto bom!

sobrevivente
Veterano
# jun/06
· votar


nobre
Cara, valeu a dica aí hein! Não estava conseguindo, agora com essa dica, tá funcionando! Estou usando a simulação em tempo real no Sonar 3! Tô gostando muito!!! Muito legal!
Excelente tópico Gasoline \o/

slash_web
Veterano
# jun/06
· votar


no audacity meu nun deu certo mandar esses efeitos.....tipo , eu instalei o VST enabler e mandei para a pasta plugins do audacity , e agora q faço?


ah , e o arquivo esta em dll ainda...

slash_web
Veterano
# jun/06
· votar


como q eu faço pra usar os efeitos q tenho na pasta do plugins do AUDACITY?


flowaeeee

slash_web
Veterano
# jun/06
· votar


up

Quico
Veterano
# jun/06
· votar


nobre
blz piah, fiz td isso...soh nao to axand esse refresh no cooledit...

Quico
Veterano
# jun/06
· votar


axei o refresh. mas nao deu difereça..!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Plugins (Alternativa gratuita ao Guitar Rig) Simuladores de Amp - Samples