Diferentes Afinações empena o braço??

Autor Mensagem
megadeth2612
Veterano
# jun/06


Bem pessoal, eu utilizei a busca, porém não encontrei a resposta que estava procurando. Eu tenho um Epiphone Les Paul Custom e tenho utilizado várias afinações, como Standard E, Standard D, Dropped C..

Esse tipo de utilização pode empenar o braço da minha guitarra?

Se for empenar, teria alguma coisa que eu possa fazer para amenizar isso, algum ajuste? Ou teria que utilizar uma outra guitarra para as outras afinações?

Um abraço.

pedrobrito
Veterano
# jun/06
· votar


Afinação mais grave nao dá problema no braço não, pelo menos empenar não...

gege_correa
Veterano
# jun/06 · Editado por: gege_correa
· votar


Cara não sei se empena, mas pra mim o ideal é ter uma guita pra cada afinação que vc usa...pq imagina só, vc tem uma guita com corda 0.9, afinação em Std E, daí vc baixar a afinação dela pra Drop C... deve ficar horrível de tocar, Mizão frouxão hauah...

_Mr_Wylde_
Veterano
# jun/06
· votar


gege_correa
usa 0.13 hauhauaha

_Mr_Wylde_
Veterano
# jun/06
· votar


megadeth2612
quanto a empenar... as mais graves n...

gege_correa
Veterano
# jun/06
· votar


_Mr_Wylde_
usa 0.13 hauhauaha

hauahauah se vc for "maxo" o suficiente pra isso hauaha

O_raffa
Veterano
# jun/06
· votar


_Mr_Wylde_

oush... eu uso 0.13 (nada demais)

sou louco pra usar uma tensao maior cara... serio

megadeth2612
Veterano
# jun/06
· votar


Legal, que bom que não vai empenar o braço dela.. O calibre máximo que usei foi aquela Eanie Ball Heavy Bottom 0.10-0.52.. mas não curti muito não, achei que perde um pouco da versatilidade... Essa Les Paul minha está com 0.10, quando afino em Dó fica bem mais frouxo, mas é bem confortável para tocar e não chega a ficar aquele frouxo ridiculo... =]

Valeu mesmo pessoal, vocês me tiraram uma dúvida que estava me matando, obrigado a todos. Um abraço.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


megadeth2612
Cara, não é bem assim não.
Guitarras foram projetadas para afinação padrão, e principalmente Les Pauls (e outras Gibsons) que possuem escala 24,75pol. (mais curta que as Fenders - 25,5pol.) nessas afinações "baixas" ficam com as cordas muito frouxas, proporcionando um som sem definição, embolado.
Se vc pretende usar afinações "baixas" prefira sempre guitarras com escala tipo Fender e use encordoamentos mais pesados (0.11, no mínimo) e ação um pouco mais alta.
Não esqueça que isso também irá exigir uma regulagem específica do tensor e da entonação do instrumento, o que deve ser feito por luthier competente.
Evite ficar mudando afinação de guitarras constantemente pois isto pode conduzir a empenos (além de perder o ajuse de entonação). Use sempre uma guitarra para cada afinação.
Abç

Elvenfoot
Veterano
# jun/06
· votar


E se eu quiser tocar dick dale com um encordoamento grosseria 0.15 minha guitarra deve aguentar sem empenar? (Aria STG 004)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


Elvenfoot
Desde que regulada para tal, em princípio sim.
Abç

guilherme mussalem
Veterano
# jun/06
· votar


tava na msm duvida q vc eu ja tenho uma com micro afininacao q eu deixo em E msm e queria comprar outra sem floyd pra fik mudando pq agora entrei numa banda q tem musicas q saum em C e outras em D ou D# agora n sei o q faco pq n tenho condicoes de comprar varias guitarras

megadeth2612
Veterano
# jun/06
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Eu gosto do som que sai dela afinada alguns tons abaixo, a dúvida é se realmente esse tipo de utilização pode danificar o meu equipamento a longo prazo.

Eu gosto bastante do som cheio que ela me proporciona, eu também tenho uma Tagima 640 e afinada em Dropped C ela nem se compara à minha Epiphone Les Paul.

Eu estava pensando em regular a les paul para afinação em Standard D, pois creio que quando afinar em Dropped C (afinar o bordão um tom abaixo) não vá comprometer muito, creio que o pior é sair de uma afinação em Ré para Mi, certo? Devo usar a tagima em Mí mesmo.

Usar uma guitarra para cada afinação é o sonho de cada um, mas impossível.. acredito que essa forma citada acima venha dirimir ao máximo esse problema, o que você acha? Um abraço.

O_Melhor_O_Modesto
Veterano
# jun/06
· votar


Pela teoria, teria que regular ela pra uma afinação certa e deixar sempre nela. Pois por um longo periodo de tempo, fode a guita.

Eu acho que isso é mito pois deixo minha strato em Eb e nunca aconteceu nada. A regulagem ta a mesma de E.
Mas eu quando percebo que vou ficar um tempo sem usar ela, ponho em E, melhor não arriscar.

Ponte Floysd, sem chance de usar afinação diferente.

megadeth2612
Veterano
# jun/06
· votar


up!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/06
· votar


megadeth2612
Se vc só vai "descer" a afinação de uma só corda (a 1ª) não há problema, atente apenas para a altura da mesmas.
Abç

Ormuz
Veterano
# jun/06
· votar


Sei lá.... o que ouço muito luthier falar é que um braço bem feito não empena tão fácil assim não... na pior das hipóteses vocÊ vai ter que regular ponte e tensor.

megadeth2612
Veterano
# jun/06
· votar


Ahhh sim, obrigado ! Valeu mesmo pessoal, um abraço a todos!

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# jun/06
· votar


Empena sim.

Se você ficar trocando de afinação o que vai acontecer? O braço fica sendo submetido a várias tensões diferentes, ou seja, a força causada pelas cordas é muito grande, depois abaixa, depois volta... lógico que vai empenar.

Ormuz
Veterano
# jun/06
· votar


Aaaaa ta... ele ta falando de ficar trocando de afinação....
Nesse caso não é bom mesmo. Mas se for pra mudar a afinação e ficar com ela, pode mudar tranquilo.

JaoDoCaminhao
Membro
# fev/14
· votar


Eu queria saber se caso eu coloque uma afinação Drop C# ( C# G C F A d ) pode empenar o braço? No caso, eu queria pra tocar algumas musicas do Ozzy na fase do Zakk... mas não é pra deixar essa afnação pra sempre. É pra usar de vez em quando e voltar pro padrão.

E se eu dropar só a ultima corda?

É sempre bom reviver um tópico desses xD

LeandroP
Moderador
# fev/14
· votar


JaoDoCaminhao

Depende muito da forma como foi construído o instrumento. Esta afinação é mais baixa que a afinação tradicional, logo as cordas ficarão mais frouxas, exercendo menos tensão no braço.

Lelo Mig
Membro
# fev/14 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Se a guitarra é boa e bem construída não empena nada, desde que ela esteja regulada para tal.

Tenho uma guitarra que passou 10 anos (Sim, é isso mesmo que vocês leram, DEZ ANOS) sem cordas e não aconteceu nada.

O que não é recomendável é ficar tensionando e des-tensionando a mesma guita, porque este "efeito estica e solta" destrói até aço carbono.

Se usa padrão e Drop, tenha uma guitarra para cada fim.

De resto, sigam o que falou nosso amigo Mauricio Luiz Bertola.

krixzy
Veterano
# fev/14
· votar


JaoDoCaminhao
afinação Drop C# ( C# G C F A d )

O correto não seria C# - G# - C# - F# - A# - D#?

Lelo Mig
Membro
# fev/14
· votar


krixzy
JaoDoCaminhao

Afff,,,,,,,,esse negócio de "drop" é um saco!...kkkk

Eu sempre uso padrão, então a princípio, se alguém me falasse em Drop C# eu desceria tudo 1 tom e meio.

Mas, pelo que sei, o chamado drop C# é descer a Mizona 1 tom e meio e o resto meio tom: C# G# C# F# A# D#, como descreve nosso amigo krixzy.

Mas o JaoDoCaminhao já colocou outra coisa!!!

Agora fiquei confuso........

PGilbert
Veterano
# fev/14
· votar


krixzy
O correto não seria C# - G# - C# - F# - A# - D#?

Isso ai!

Lelo Mig
Mas, pelo que sei, o chamado drop C# é descer a Mizona 1 tom e meio e o resto meio tom

Exatamente!

JaoDoCaminhao
Drop C# ( C# G C F A d )

Essa afinação que você colocou é a guitiarra afinada em D com a mizona meio tom abaixo.. se você quiser drop C#, tem que afinar C# - G# - C# - F# - A# - D#.

Ou então baixa tua mizona pra C, aí fica Drop C.

Thiago Prado
Membro Novato
# fev/14
· votar


Em uma Les Paul que foi regulada recentemente por um luthier para cordas 0.11, teria problema em ficar mudando a afinação de E pra Eb e vise-versa, uma vez por semana? Sendo afinação de apenas meio tom?

PGilbert
Veterano
# fev/14
· votar


Thiago Prado
0.11
mudando a afinação de E pra Eb

Meu dedo ia cair da minha mão se eu tocasse cordas 0.11 afinadas em E! rs

Olha, eu acho que não tem muito problema.. Talvez tenha por causa da corda ser 0.11 com afinação em E.. deve tensionar demais o braço.

strinbergshredder
Veterano
# fev/14 · Editado por: strinbergshredder
· votar


PGilbert
Que isso Adamo!! Bora fazer uma musculação nesses dedos!!! kkkkkkkkkkkkkk

Tô usando Beefy Slinky agora... joguinho iraaado!

PGilbert
Veterano
# fev/14
· votar


strinbergshredder
Tá doido mano? hahahah

No máximo eu uso 0.10. E olha que toco tudo afinado em Eb. Se for tocar em E eu já prefiro usar 0.09!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Diferentes Afinações empena o braço??