Alguém aqui vive de música? (opniões)

Autor Mensagem
worst band ever
Veterano
# mai/06


Alguém aqui vive de música?
Vale a pena investir no que se gosta?
Vale a pena fazer uma faculdade de música?

Dr Stein
Veterano
# mai/06
· votar


sim..

sim...

e sim...

LuizJu88
Veterano
# mai/06
· votar


worst band ever
Sim...mas eu infelizmente ainda nao...estou caminhando pra isso...hehe

Sim!!!

Talvez...depende do q vc quer...xD

Atum Bluesman
Veterano
# mai/06
· votar


Dr Stein
concordo.

_K1RK_
Veterano
# mai/06
· votar


worst band ever

Alguém aqui vive de música?

Eu naum

Vale a pena investir no que se gosta?

Sim, mas deve-se pensar no futuro e naum só no AGORA

Vale a pena fazer uma faculdade de música?

Se esse eh seu objetivo incontestável de vida, vale a pena sim... Mas se prepare para naum ter uma vida de luxo, músico naum ganha mt bem naum, c vc pretende ter uma vida c/ carro do ano, casa boa e etc, eu aconselharia outro ramo... pense no q vc pode trabalhar depois d sair da faculdade...

Naum se eskeça, vc está no Brasil e naum na Finlândia (La a música eh ultra valorizada, diferentemente daki)

Atum Bluesman
Veterano
# mai/06
· votar


worst band ever
mas twnta estudar outra coisa, música eh muito cruel, o negócio eh ter um emprego q te de grana e música como um emprego que te da prazer, qnd a música começar a te dar dinheiro de verdade tu larga o outro e vive só dela.

Gabriel Anjos
Veterano
# mai/06
· votar


_K1RK_
na Finlândia (La a música eh ultra valorizada, diferentemente daki)
Essa informação procede?

UGO_RJ
Veterano
# mai/06
· votar


eu n acho q valha a pena faculdade de musica n

tem muitos cursos ai mais baratos que se vc fizer 5 anos vc aprende mais.. (pois vai ser focado no que vc quer, guitarra, bateria etc)...

faculdade R$500-800
curso (bom) R$250

prefiro curso, mas tem q ser bom

MatheusMX
Veterano
# mai/06
· votar


Eu não , vou procurar me garantir financeiramente primeiro , depois penso nisso . =)

Dr Stein
Veterano
# mai/06
· votar


UGO_RJ
normalmente qm faz facul é mais pra formação erudita...

O_raffa
Veterano
# mai/06
· votar


trabalho como designer mas ganho uns por fora pra tocar e produzir

SRV5150
Veterano
# mai/06
· votar


Bem... viver de música ainda não, mas viver p/ música SIM

eeevee
Veterano
# mai/06
· votar


Dr Stein
UGO_RJ
normalmente qm faz facul é mais pra formação erudita...


Não necessariamente. Pelo menos aqui em Recife, a imensa maioria de pessoas que entram pra fazer música na universidade é dirigida ao curso de licenciatura, pra ser professor mesmo.

UGO_RJ
Veterano
# mai/06
· votar


Dr Stein
normalmente qm faz facul é mais pra formação erudita...

é pode ser, mas tem muita gente q faz achando que vai aprender Malsmteen e Satriani na faculdade =/

de qualquer modo, eu faria cursos por fora,

se tivesse condiçoes, eu iria pra california fazer a GIT que é uma das melhores q existe

MatheusMX
Veterano
# mai/06
· votar


Eu não arrisco , vou preferir antes ganhar grana de outra maneira , e depois tocar o que gosto , sem ter medo de não ganhar pela música e sem precisar ir para o lado pop pra fazer a música virar dinheiro .

Atum Bluesman
Veterano
# mai/06
· votar


Mas se eu fosse querer ser músico ñ me preocuparia com dinheiro, eu tenho uma vontade enorme de entrar pra história, deixar minha marca no mundo.

THE GUITAR MAN
Veterano
# mai/06
· votar


Cara, se realmente for isso o que vc quer da vida, mais tarde todo o seu dinheiro que vc ganhou ali dentro do terno e gravata não vai representar "nada" - frisei bem o "entre aspas" pq sem dindim vc nao faz nada da vida. Tenho vários amigos músicos que vivem disso, porém é aquelas coisas, é um caminho muito feladaputa pois aki no Brasil músico são alguns que aparecem na mídia e ganham uma grana boa, conhece Frank Solari? puta guitarrista, instrumentista fudido, tenho 2 CDs dele, mas te pergunto hoje, cadê o cara? nunca mais ouvi falar, e tampouco muitas pessoas o conhecem...

Isso é a música no Brasil, tirando Sandy e Jr, Netinho, entre outras merdas...

Blue Jazz
Veterano
# mai/06
· votar


Não sei se na Finlândia tá tão bom assim...

Apesar de não viver somente de música, ela representa quase metade da minha renda, e só não representa mais porque tenho atividades que restringem parte do meu tempo, o que às vezes me impede de ensaiar no período diurno, fazendo com que eu perca alguns trabalhos, e me impedem também de dar mais aulas.

Ganha-se pouco mas diverte-se muito: esse ano, como contrabaixista, já fui pra Fortaleza, Natal, Campo Grande, Aracajú e prum bocado de cidades do interior do meu estado, tocando com um artista que, embora tenha passado algum tempo afastado da mídia, ainda aparece na TV de vez em quando e tem muito prestígio no Nordeste.

Como guitarrista fui convidado a tocar numa série de apresentações de música instrumental através de um Projeto Cultural, estivemos no interior de Minas e em Vitória. O cachê nesse caso eu posso falar, 500 reais "livres" por show (ensaios inclusos) + alimentação, transporte etc por conta da produção.

Ou seja: DÁ PRA VIVER DE MÚSICA SIM.

Na maior parte das vezes se inserir é que é difícil, fazer bons contatos é importante, ser ultra-profissional também, o que inclui não se embebedar nem viver caindo de drogado. Um baterista amigo meu, excelente músico, já nem consegue mais emprego por causa da sua conduta "doida demais" - pensa inclusive em mudar de cidade!

Tenho planos de, a partir de setembro, viver somente de música. No começo não vai ser fácil, então estou procurando aumentar meu número de alunos desde já e sei que vou ter de tocar "barato" algumas coisas bem ruins em busca de mais contatos e insersão no meio...

Tenho 38 anos e ainda penso em fazer faculdade de música, facilita pra dar aulas e tocar em casamentos e coisas do tipo, e te mais da tal "insersão". Um amigo meu do interior, pianista e violoncelista, mexe só com isso, e ganha uma média de 5 paus por mês.

"Estrelas" não gostam de músicos que roubem seus shows ou que toquem à 500km por hora. Elas preferem quem é versátil, sabe ler, toca com bom gosto, sem preconceitos por seu trabalho e, principalmente, além de profissional tem um lado pessoal que "se encaixa" no esquema.

Desculpem se falei demais, mas foi no intuito de ajudar e estimular quem está começando ou se profissionalizando agora, ou anda cabisbaixo e desanimado com a música, coisa que sempre acontece com todos nós em determinadas fases. A diferença é que alguns param de tocar, desperdiçando seu talento, seu dom e o tempo e dinheiro gastos para a realização de seu sonho.

Gabriel Anjos
Veterano
# mai/06
· votar


Blue Jazz
Concordo em numero e grau.

UGO_RJ
Veterano
# mai/06
· votar


Blue Jazz


bom, concordo em grande parte, mas discordo em outras

da pra viver com musica sim, sozinho

mas se vc quiser montar uma familia ja complica...

o melhor exemplo disso é meu chefe, ele toca flauta em varias bandas de choro aqui no Rio, inclusive Zeca Pagodinho...

ele ganha bem com musica, mas n da pra viver só de musica, é preciso pagar as contas de casa, colégio dos filhos e etc...

tem q ter muita sorte...

tirando isso, sozinho, da pra viver sim na boa

sobrevivente
Veterano
# mai/06
· votar


Alguém aqui vive de música?
Eu não...

Vale a pena investir no que se gosta?
Bem, se é o que vc gosta, pq não?!?! :P

Vale a pena fazer uma faculdade de música?
Aí já é um ponto a se discutir... Se realmente vc tiver certeza que pode viver disso seria legal, agora, se vc trabalha num ramo que não tem nada a ver com música, se torna totalmente inviável...

Fernando Favareto
Veterano
# mai/06
· votar


Cara, viver de musica eh simplismente meu sonho...mais promeiro pretendo fazer uma outra facu, pra depois banca a de musica...

Mais meu, se vc realmente gostar mto mto demais, ai vale apena meter a cara e mandar ver, da pra viver sim...

Alan_Domingues
Veterano
# mai/06
· votar


Alguém aqui vive de música?

R: Sim, meu único sustento no momento.

Vale a pena investir no que se gosta?

R: Não, cheguei a conclusão que não.

Vale a pena fazer uma faculdade de música?[/i]

R: Depende, se você puder investir sim. Do contrário não.

E uma coisa, se está curioso de viver de música, não entre nesta. Não é uma furada, mais você não tem mais "liberdade". Você sempre vai atrás de gig´s.

_K1RK_
Veterano
# mai/06
· votar


Gabriel Anjos

Procede sim... vi numa matéria da Veja c naum me engano (Apesar da revista ser policamente ridicula, a reportagem me pareceu séria e bem feita)

La as crianças estudam música desde pekenos, e os q naum saum bons alunos fazem bandas de metal melódico rs

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mai/06
· votar


_K1RK_
lá tem bastante apoio para vc ser professor e concertista, isso sim. Isso n quer dizer q os piores alunos se revoltem e virem metaleiros... alguns simplesmente querem tocar outros estilos ou querem ser músicos sem precisar ter aquela disciplina toda, de tocar aquelas obras e td certinho, ou compor para orquestras. Rock eh diferente, pode-se explorar várias áreas, improvisar, etc.

Mad Dock
Veterano
# mai/06
· votar


Caras tem um provérbio Chinês que diz mais ou menos assim:'' escolha um trabalho que vc goste e vc não vai ter que trabalhar um dia".......a música é um ramo meio ingrato mesmo, os retornos (principalmente financeiros) na maioria das vezes não correspondem ao seu empenho e trabalho árduo....
Eu sempre aconselho meus amigos e parceiros de bandas, não depositem todos os ovos na mesma cesta!!! viver bem ($$$) de música é para poucos.....mas viver realizado e feliz é pra qqr um q faça boas escolhas....
se vc quer ser um bom músico pq gosta, vive come e respira música, vai de cabeça na carreira....
mas se sua prioridade é $$$ sai dessa e corra atrás de uma carreira ''Convencional"......assim como pra mim e a maioria desse fórum música só da prejuízo: compra e manutenção dos equipos, gasolina e aluguel de studio,ixi.......se vc conseguir um empate já é um feito notável....eu to quase conseguindo, mas ta foda...

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# mai/06
· votar


Blue Jazz
Alan_Domingues
Os depoimentos de vcs, principalmente do blue jazz são os mais válidos. Só discordo um pouco, 1%, do Alan no caso de investir no que se gosta. Mas tb n é tão fácil, vc toma muito não na cara, trabalha e corre atrás pra kct, além do que vai como todo mundo ter q tocar muito do que vc não gosta para ter um reconhecimento para poder jogar as suas coisas em cima. Vale a pena se vc tem isso como OBJETIVO DE VIDA => ou seja, vai ter q trabalhar em dobro... as vezes o cara começa a trabalhar pegar grana e os seus projetos de coisas próprias ou de covers q o cara gosta acabam sendo largados porque o cara perde gigs ou n pode fazer pq fica sem tempo devido as mesmas. Alguns conseguem, mas é foda.

silvio_rp
Veterano
# jun/06
· votar


Todo mundo falando em bancar faculdade e tal... tem tanta pública aí, boa e de graça... e nao me venham com essa de que eh dificil pois se é o sonho nao existe esse tipo de desculpa.

guitarfusion
Veterano
# jun/06
· votar


Cara eu vivo da música ...mas confesso é muito complicado eu ganho uma boa grana, mas tenho que tocar bailes, viajar dar aulas ...se vc pensa em ficar rico é melhor procurar outra profissão a não ser que vc vire um pop star, caso o contrario vai ganhar grana que da pra viver normalmente como um cidadão qualquer......

Existem variãções por exemplo
O Mozart Mello fez um master class em minha cidade e quando perguntaram a ele sobre mercado de trabalho e cache ele respondeu tem musicos em SP que ganham de 750,00 à 2.000,00(dois mil)por show pra acompanhar um artista..logico que varia muito.......o seu nuvel tem que ser auto vc tem que ser conhecido....e ter sorte ......

te digo uma coisa vivo da música é sou feliz assim o resto é resto

Alan_Domingues
Veterano
# jun/06
· votar


guitarfusion

Bicho, é raro ver cantor (a) que paga tabela (acho que é 690 reais), e você conta no dedo quem paga mais que uma tabela. É difícil.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém aqui vive de música? (opniões)