Qual eh o problema d começa um solo com B em uma musica na escala d Em

Autor Mensagem
Josh_Home
Veterano
# abr/06
· votar


fgr

Pra que eu vou fazer isso? Tá errado. Você conhece campo harmônico???

Não é frase bonita não, é verdade. Ou você sola direito ou vai pra casa.

LOW Fl
Veterano
# abr/06
· votar


fgr
A frase eh até bonita mas esperimenta tocar um solo ou lick na tradicional penta de Em na 12 casa em cima do tom de Dm....
Tem como fazer isso. Quem sabe fazer isso como um outside fica menos agressivo a disonância.
Nossos ouvidos de musica ocidental principalmente não suportam facilmente isso com muita intensidade.

Josh_Home
Veterano
# abr/06
· votar


LOW Fl

Sim, você sola onde quiser e como quiser, mas se vai ficar bom ou não são outros quinhentos.

Eu até fiz um teste aqui antes de postar... não fica legal, mas todo mundo tem o direito de solar fora do campo harmônico, seja errado ou não, quem sou eu para dizer alguma coisa.

Pra que eu vou me desgastar fazendo um solo em um lugar que eu sei que não vai ficar legal?

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# abr/06
· votar


Olha, recomendo ouvir o Bitches Brew do Miles Davis inteiro para você ver que ficar outside nem sempre é bizarro e dá para criar um sentido nisso...

Assim como algumas coisas do pianista Chick Corea

Josh_Home
Veterano
# abr/06
· votar


ServeTheServants

Não digo que seja, concordo com você... estou dizendo que eu prefiro solar dentro do campo harmônico. Agora, cuidado para não confundir outside com outros lances... muitas vezes o cara está solando dentro do campo mas usa algumas notas fora que incrementam a música, aí sim dá pra brincar.

LOW Fl
Veterano
# abr/06
· votar


Josh_Home
mas se vc for ver o que o fgr disse é o tipo de ideia melodica que você usa em certa tonalidade.

Tocar um lick de Penta Em você tocará notas da escala de Dm, o maior problema é a intenção melodica qu etalvez não conbine co a tonalidade, mas isso é relativo

Josh_Home
Veterano
# abr/06
· votar


LOW Fl

Entendi o que você quis dizer. É um lance que eu preciso prestar mais atenção...

ryushin
Veterano
# abr/06
· votar


Aconteceu algo nesse sentido comigo hoje... Eu tava na pentablues de lá menor e era tipo assim o que eu tava fazendo:

E||---------------8-10-11-12-|-------------------------|----||
B||----------8-10------------|--------8-10-13-15-16-17-|----||
G||--5-7-8-9-----------------|--7-8-9------------------|----||
D||--------------------------|-------------------------|----||
A||--------------------------|-------------------------|----||
E||--------------------------|-------------------------|----||

Eu distraído fiz um lick que tinha um as casas 10 e 12 da corda B, e 13 da mizinha.. totalmente fora de escala mas tinha ficado legal, um outside bonito até... mas depois eu fiz algumas adaptações, coloquei uma pequena fritação, tudo na escala, alguns lugares até com um bend de 1 tom e meio pra chegar na nota certa e não sair da escala... ficou BEM melhor mesmo anteriormente não estando tão ruim...

Fabiano_GuItAr
Veterano
# abr/06
· votar


Doctor Robert

hauheuhaueeaae....logico q percebi kra....por isso q a base começa com B hehehehe

Marisco

Eh verdadi msmo kra ta m faltando teoria....por isso q eu to tirando minha duvida aki...preciso estuda mais hehehe

Fernando de almeida

Pior kra....d toka ele fika mto a deseja...tanto eh q o kra eh o base hehehe

AEWWW GALERA!!!PO SE VCS QUISEREM OUVIR MEU SOLO....OUVEM AI EU JA TERMINEI QUERIA Q VCS OPINASSEM....DEIXAM O MSN AEW Q EU MANDO A TAB EM GP4 PRA VCS Q QUISEREM OUVI BLZ?!!!QRO SABE A OPINIAO D VCS....vlwwww

Fabiano_GuItAr
Veterano
# abr/06
· votar


up

Metal_X
Veterano
# abr/06
· votar


Marisco

eu sei q a sonoridade naum eh a msm, isso eh claro

eu me referia ao modo d improviso, os tons saum sim diferentes mas possuem as msm notas

Fabiano_GuItAr
Veterano
# abr/06
· votar


Up d novoo!!!caralho alguem ai pra opina sobre esse solo porra?!

Guitar_L
Veterano
# abr/06
· votar


Fabiano_GuItAr
Velho, se soa bem, naum tem nenhum problema kralho!!! E vê se naum erra o bend como disse o amigo fgr.
Abraços

Fabiano_GuItAr
Veterano
# abr/06 · Editado por: Fabiano_GuItAr
· votar


Guitar_Luppi

Soh...isso agora eu ja sei nao tem problema...eu qria q alguem ouvisse o solo pra opina e ve oq axo..a musika ja ta pronta kra...soh pra aproveita o tópico...qm pude dexa o msn q eu mando ai

Facchini
Veterano
# abr/06 · Editado por: Facchini
· votar


Manda em Fu Simol que não tem erro.

Richard Guitar
Veterano
# abr/06
· votar


No solo nãi importa se eh Em ou G pq os 2 tem a mesma escala!!
Se vc pensa assim, então todos os seus solos vão soar igual...

A diferença não está nas notas e sim nas acentuações delas...

fgr
Veterano
# abr/06
· votar


LOW Fl
Josh_Home

Um professor disse uma vez pra mim assim:
- Fagner, musica existe a tanto tempo que tudo que toquemos hoje já foi tocado por alguém. Nada mais se pode criar, tudo já foi feito, o maximo que podemos fazer e imitar bem!

Isso tem mais de 8 anos e até hoje me lembro dessa frase, apesar de ter contradições eu acho que a essência dessa frase é verdadeira.
Apesar de existir varias escalas, modos e outsides e isso e aquilo, as "regras" musicais nos limita a fazer sempre o mesmo. Como exemplos vou citar alguns clichês:

G - D/F# - Em
A - E/G# - F#
A queda de A7/13 finalizando em A7/13b

Sem contar com as notas fixas de uma escala maior ou menor que prende muitas bandas nas mesmas melodias, e pra agravar ainda tem a maioria dos baritonos que só cantam em G por ser uma escala mais comoda pra ser cantada..

Acho que fazer musica com elementos diferentes é o grande lance agora! Afinal, como eu disse, fazer um solo na penta de Em no acorde de Dm soaria um tanto quanto estranho mas como o LOW FI, nossos ouvidos estão acostumados com essas coisas fixas das musicas cotidianas...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual eh o problema d começa um solo com B em uma musica na escala d Em