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Luckas_Guitar Veterano |
# mar/06
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diblasco Veterano |
# abr/15
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E aí galera, dei uma lida nos comentários anteriores mas ainda não cheguei a uma conclusão. Depois de muito afrouxar e apertar o tensor, agora que ele ficou mais confortável de tocar; porém sobrou uma dúvida: ter uma leve curvatura côncava na escala é normal?
Eu fiz o seguinte: desafrouxei todas as cordas do violão e soltei o tensor (sentido anti-horário) até sentir que a chavinha ficou bem solta, sem nenhuma pressão; a madeira chega até a fazer um barulho. Como coloquei cordas 0.11 fui apertando o tensor (horário) sempre dando 1/4 de voltas e testando o peso das cordas até ficar confortável, isso com um medo danado. O friso do braço está alinhado com o corpo do violão, certinho, mas ainda tem uma leve curvatura na escala, dizem que isso é normal. Alguém confirma essa informação? Queria saber também se entre cada volta que se dá no tensor é necessário esperar um tempo?
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krixzy Veterano |
# abr/15
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diblasco Elimine sua dúvida de uma vez por todas:
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Ismah Veterano |
# abr/15
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diblasco
Devia vir perguntar e depois executar. Mas ok... Quanto a curvatura não é tão normal. Mesmo em violões ela é BEM mínima, praticamente imperceptível. Vai da altura das cordas também.
O tensor não tem relação com a maciez das cordas, ele serve unicamente para equilibrar forças, com a tensão exercida pelas cordas. Maciez é algo abstrato nesse contexto, se achar as 011 muito duras, considere 010 ou mesmo 009. Considerar a ação das cordas também tem influência.
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kiki Moderador |
# abr/15
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diblasco Queria saber também se entre cada volta que se dá no tensor é necessário esperar um tempo? nao muito, só o tempo de reafinar o instrumento e textar as cordas. é importante ir aos poucos (1/4 ou 1/2 volta por vez) e sempre reafinar. aí voce olha o alinhamento do braço (como se fosse uma espingarda) e toca um pouco pra ver se ta trastejando ou se ta alto.
mas ainda tem uma leve curvatura na escala, dizem que isso é normal. Alguém confirma essa informação? sim, é normal. a nao ser que voce queira uma ação absurdamente baixa (o que nem todos os instrumentos permitem, e que exige que voce toque muito suave), uma leve curvatura é normal (principalmente em violões de aço e baixo).
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kiki Moderador |
# abr/15
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Ismah O tensor não tem relação com a maciez das cordas indiretamente tem sim, ação de cordas muito alta deixa o instrumento mais "duro" de tocar, pois exige que voce "empurre" mais a corda pra segurar. a corda em si nao fica mais dura, mas a sensação de tocar é bem dura. um instrumento bem regulado fica muito mais macio pra tocar.
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Iversonfr Veterano |
# abr/15 · Editado por: Iversonfr
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kiki O tensor não tem relação com a maciez das cordas indiretamente tem sim, ação de cordas muito alta deixa o instrumento mais "duro" de tocar
Regulagem de tensor e ação são coisas distintas ao meu ver. Concordo que o tensor não tem a ver com maciez do instrumento. Tensor deve reagir contra a força das cordas para que o braço não fique côncavo em excesso, porém deve ficar bem pouco para fugir de trastejamentos, só isso. Ação é a altura das cordas, que deixa o instrumento mais macio (apesar de não gostar desses adjetivos abstratos) e se regula ajustando corretamente os carrinhos e nut, ou rastilho no caso de violão. Abaixar a altura das cordas pelo tensor pode fazer o braço ficar convexo, que resultará em trastejamento, então só é bom fazer se souber o que está fazendo, o que não é difícil hoje em dia com o Youtube por aí.
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Ismah Veterano |
# abr/15
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kiki olha o alinhamento do braço (como se fosse uma espingarda)
Ainda acho que é tiro no nariz...
indiretamente tem sim, ação de cordas muito alta deixa o instrumento mais "duro" de tocar
Leu que eu mencionei a ação? Se a ação está alta deve se rebaixar o nut ou o trastilho. O braço deve ficar regulado, levemente >2mm.
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krixzy Veterano |
# abr/15
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Iversonfr Ismah
O tensor não tem relação com a maciez das cordas
Tem sim, é mais ou menos como o kiki citou, se a curvatura estiver acentuada, a ação das cordas ficará mais alta na região do meio do braço, e logicamente vc terá que fazer mais força nessa região.
O ideal como disseram, é deixar uma curvatura mínima para evitar o trastejamento, que é o mesmo raciocínio na hora de descer a ponte pra diminuir a ação, quanto mais baixa a ponte mais confortável será pra tocar, e quanto menor a curvatura no braço, mais confortável será pra tocar.
Melhor ainda é se vc souber regular o string tree, as cordas ficam com uma tocabilidade tão macia que vc praticamente não faz força na hora de apertar as cordas, pra fazer isso acho perfeito as LP's, e outros modelos com mesmo sistema de ponte.
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Ramsay Veterano |
# abr/15 · Editado por: Ramsay
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Esse tempo de espera entre cada aperto ou afrouxo é polêmico. Uns dizem que basta esperar uns poucos minutos entre cada ajuste, enquanto que outros afirmam que tem que se esperar bem mais que isso para que o braço se amolde ao novo ajuste. Afinal qual é a verdade??
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Mauricio Luiz Bertola Veterano
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# abr/15
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Ramsay Afinal qual é a verdade?? Vai depender do braço, de sua forma de construção, de sua idade, do grau de empeno, das madeiras, etc... Graças à minha experiência, sei exatamente quanto tempo; mas isso é uma questão empírica... Abç
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krixzy Veterano |
# abr/15
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Ramsay Cara, teve um tempo que eu mudava muito a afinação da minha guitarra, e com isso já regulei muito no tensor, e nessas vezes sempre regulei de uma vez, não ficava esperando tempo em tempo pra dar 1/4 de volta não, trocava as cordas, via como o tensor estava, e ia la dava as voltas necessárias pra ajustar e pronto, nos dias seguintes eu observava, e não via nenhuma diferença, sempre permaneceu do jeito que eu deixei inicialmente.
Eu acredito sim que deve haver alguma mínima alteração com o tempo, afinal estamos falando de madeira, mas pelo menos com minha experiencia aqui, não houve alteração visível a olho nu, depois do ajuste inicial.
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kiki Moderador |
# abr/15
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Iversonfr Regulagem de tensor e ação são coisas distintas ao meu ver. pra mim faz parte do mesmo pacote. o tensor ajusta a curvatura do braço em função da tensão das cordas E permite ajustar a ação. um braço com tensor desregulado nunca poderá ter a ação ajustada nos carrinhos ou no rastilho.
Ismah Leu que eu mencionei a ação? Se a ação está alta deve se rebaixar o nut ou o trastilho. li sim. mas o ultimo lugar que eu mexeria é o nut, pois é onde pode haver mais risco de trastejamento e o mais dificil de consertar se passar do ponto. o tensor e o rastilho/ponte são os principais lugares onde se deve mexer pra regular a tensão. o nut só em casos extremos.
Ramsay krixzy a variação por conta do ajuste no tensor nao precisa esperar nao, é quase imediato. o que pode dar ao longo do tempo é variação por temperatura e umidade. se passar de dias quentes pra dias muito frios; se chover muito; se entrar num ar condicionado gelado; isso pode "estragar" a sua regulagem. como disse o mestre bertola, depende muito da madeira e da construção.
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Iversonfr Veterano |
# abr/15
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kiki pra mim faz parte do mesmo pacote. o tensor ajusta a curvatura do braço em função da tensão das cordas E permite ajustar a ação.
Entendi seu raciocínio. Pelo que aprendi e sempre fiz nas minhas guitas, tensor tem posição correta, varia pouquíssimo sendo muito sutil. Não é igual altura dos carrinhos que é gosto pessoal e varia bastante. Bom, partindo desse pensamento que o tensor ficará fixo no seu lugar correto, tenho pra mim que o conforto e ação das cordas se ajusta apenas nos carrinhos e nut caso precise. Tensor apenas deve ser checado sempre pois varia bastante dependendo da temperatura do local e umidade como vc mesmo disse.
Outra coisa a se levar em consideração, é checar se o braço está alinhado verticalmente. Uma vez fiquei apanhando pra regular uma guita e desisti pois não dava de jeito nenhum. Ao levar no luthier ele viu que o ângulo do braço estava errado e colocou alguns calços por trás do braço pra erguer ele, aí ficou zerado. Hoje em dia sempre checo isso também pra confirmar se está tudo ok.
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Ismah Veterano |
# abr/15
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tensor tem posição correta, varia pouquíssimo sendo muito sutil. Não é igual altura dos carrinhos que é gosto pessoal e varia bastante. Bom, partindo desse pensamento que o tensor ficará fixo no seu lugar correto, tenho pra mim que o conforto e ação das cordas se ajusta apenas nos carrinhos e nut caso precise.
[2]
checar se o braço está alinhado verticalmente
Ou pior, horizontalmente... Braço com torção é a coisa que mais dói de dizer pro cliente...
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MMI Veterano
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# abr/15
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kiki
Você tem razão, o tensor tem tudo a ver com a ação, afinal faz parte do setup do instrumento.
Falando de forma geral, como "guitar" e não me limitando apenas a instrumentos sólidos ou elétricos. Existe um equilíbrio entre tocabilidade e entonação (afinação).
Uma guitarra nunca vai ter a entonação absolutamente perfeita, mas precisa ser a melhor possível e isso é menos sujeito a gosto pessoal, é meio que mandatório. Existem maneiras de aperfeiçoar isso, como no sistema Buzz Feiten ou mesmo o sistema Solid-Tune que nada mais é que o Antares Auto-Tune adaptado para guitarra (é legal esse negócio...). De toda forma, afinar as oitavas é fácil, mas a entonação varia com a posição dos dedos, a pressão nas casas e obviamente com a curvatura do braço. Então quanto mais reto o braço, melhor vai ser a entonação e isso depende do tensor, mas mesmo num braço reto a entonação vai sofrer variações.
Quanto à tocabilidade, que mais se aproxima do que agente chama de "ação". Muita gente vai estranhar, mas a primeira regra é que para um bom timbre e maior dinâmica, quanto mais alto, melhor. Então a altura tem que ser a mais alta possível para se tocar com conforto e prazer. É nesse ponto que entrou fatores subjetivos e bastante pessoais que tudo vai se separando, cada pessoa tem um jeito, para cada estilo, para cada tipo de "guitar"- violão, sólida, semi, archtop -, radius do braço etc.
O pessoal vive repetindo que no ajuste do tensor, o braço tem que ficar com uma concavidade. Tenho a sensação que boa parte não sabe por que, simplesmente repete a "lei". Um braço reto num violão ou archtop mata boa parte do som do instrumento - o arqueamento do braço favorece a vibração e as características da madeira. Mas um braço reto é mais fácil de tocar, dá para "colar bem as cordas nos trastes", fica interessante para fritação e especialmente tapping. Pois é, a guitarra do Marcinho Eiras e do Stanley Jordan, que basicamente tocam usando tapping exclusivamente, fica com o braço bem reto e as cordas bem coladas, o que facilita a técnica, mas é praticamente excludente para tocar normalmente, atacando as cordas com palheta (tem que tocar muito de leve, a ponto de não dar dinâmica). Mas saindo deste extremo, que toca com captadores fortíssimos, som bem comprimido e saturado, pode se dar a este luxo também.
De acordo com Dan Erlewine, da Stewart-MacDonald, um dos maiores especialistas do mundo, especifica a ação (altura na primeira casa e na última, medida na parte inferior da corda mais grave e mais aguda) e o relief (medida na oitava casa, com um capo na primeira casa e pressionando a última). Em milímetros:
Violão de aço: Ação na 1a E=.6 e=.35; Ação no 12a E= 2,3 e=1,8; relief=0,05 no 8a Violão de nylon: Ação na 1a E=.8 e=.6; Ação no 12a E= 4 e=3,2; relief=0,05 no 8a Guitarra elétrica: Ação na 1a E=.6 e=.25; Ação no 12a E=2 e=1,6; relief=0,025 no 8a Baixo: Ação na 1a E=.55 e=.5; Ação no 12a= 2,7 e=2,4; relief=0,356 na 7a
Porém... Só para exemplificar, Count Basie tocava archtop (desplugada, como um violão) na orquestra de Count Basie, muitas vezes sem um microfone. Para se fazer ouvir, descendo a mão forte, a regulagem dele era com 1 cm na 12a casa e cordas pesadas, flatwound - e tome aperto no tensor para aguentar... [url=] (olhem mais ou menos em 1:38 para ver o que é essa pegada)
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Ismah Veterano |
# abr/15
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Está em polegadas penso... Certo?
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kiki Moderador |
# abr/15
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Iversonfr Ismah tensor tem posição correta, varia pouquíssimo sendo muito sutil. Não é igual altura dos carrinhos que é gosto pessoal e varia bastante.
entendi, sim de fato o tensor é mais corretivo, enquanto a ponte é mais ajuste fino e preferencia. no baixo um pouco menos, o arqueamento do braço faz parte do pacote da ação mais que numa guitarra. no fim estamos falando a mesma coisa dando nomes e categorias diferentes, o que pouco importa.
MMI (olhem mais ou menos em 1:38 para ver o que é essa pegada) carácoles, e eu achando a ação do meu violao alta...
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