Autor |
Mensagem |
aldo landi Veterano |
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar
Claro que meu mixo é alterado. Toco escalas bop dominantes. ... altere o mixo sempre. Manda qualquer nota que não seja a quarta. Uso no mixo duas terças, duas sétimas, as vezes duas quintas e duas sétimas, outras duas quintas e duas terças, mas, toco em salto pra não ficar cromando o tempo todo. Questão de opção... Dei o exemplo no grave, mas , não viaja... toca agudo ... Sobe a oitava... Faça a guitarra soar.
|
aldo landi Veterano |
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar
Bom... vejam tem doido aí pagando mais de 150, 200, 300, nessas escolas pra aprender o que? Tem outros que acham que pagando 20,00 vão aprender...
Essa é a diferença. A escola, sobretudo, quer o lucro, afinal é uma empresa e empresas são montadas com esse objetivo . Os mais pobrezinhos a sobrevivência . Quem é que de fato está preocupado em ensinar vcs???
Existem caras em salas com mais 20 alunos disputando um lugar ao sol... Vc é só mais um. Pode ter certeza. Não penso assim. Cada qual é um universo isolado e deve ser tratado na individualidade. Cada caso é um caso. Façam o favor de guardar uns troquinhos no porquinho e escreverem no meu mail. Largo 40 aulas pro 6s e vou ajudando on line. 40 aulas de detonar a cabeça. É isso aí... Resolvemos em parte aqui, mas, não a estrutura. PORQUÊ essa cadencia e não outra?... qual a cadência do BOP? , qual a padrão para o hard bop e fusion? como aplicá-las no Rock moderno e Música Brasileira? O que fazer para acompanhar de ouvido? Como tocar acordes em blocos sem ficar montando aqui e ali?... é .... esse é o meu trabalho galera.
Beijos
Aldo Landi
|
ateobaldo Veterano |
# abr/06
· votar
Escala menor Melódica=Modo Dórico????
|
silver_x Veterano |
# abr/06
· votar
ótimo tópico, curti mesmo...
|
Extrapolation Veterano |
# abr/06
· votar
ateobaldo
nao, podesse dizer q é o dorico com a setima maior ao inves da setima menor
|
ateobaldo Veterano |
# jul/06
· votar
Um modo muito fácil de se decorar esta escala q eu analizei:
Escala Menor Melódica é igual a Escala Jônio com uma terça menor
Compare por exemplo uma escala de A menor melódica e a de A maior e vcs verao q só muda a terça,q fica menor
|
balck7 Veterano |
# jun/08
· votar
po, entaum a melódica é um simples jonio b3??? ou entaum eolio 6/7+?
eu li o começo do tópico mas fiquei meio confuso.....
ó amigos, eu tenho uma harmonia em C que varia assim: C-G-F-G e dpois C-G-Am-F-G veja que todos acordes fazem parte do campo de C, pois é. posso aplicar a menor melódica nessa progressão???
eu irei aplicala a partir no I grau?
e no caso da menor harmonica.... nessa mesma progressão de acordes... onde posso usa-la ai?
|
balck7 Veterano |
# jun/08
· votar
ó amigos, eu tenho uma harmonia em C que varia assim: C-G-F-G e dpois C-G-Am-F-G veja que todos acordes fazem parte do campo de C, pois é. posso aplicar a menor melódica nessa progressão???
e no caso da menor harmonica.... nessa mesma progressão de acordes... onde posso usa-la ai?
|
balck7 Veterano |
# jun/08
· votar
|
Ancient_CTHULU Veterano |
# jan/14
· votar
Olá galera, peço licença para tirar uma dúvida minha. É a respeito da aplicação da escala menor melódica. Pelo que eu entendi fuçando na net, ela deve ser aplicada sobre o quinto grau (V), ou dominante de um campo harmônico maior,, X7, por exemplo. E se a tonalidade for menor? Digamos que usamos no tom de mi menor, a sua relativa maior seria o G certo? Eu aplicaria a menor melódica de mi menor sobre o D7 (quinto grau de sol maior), ou sobre o Bm7? (Quinto grau de mi menor). E o shape da menor melódica neste mi menor, eu usaria o primeiro modo no E ou no G mesmo? Tô bem confuso, alguém me dá uma assistência...
|
# jan/14
· votar
Up! Teoria musical, alguém por favor?
|
tecladogospel Veterano |
# jan/14 · Editado por: tecladogospel
· votar
Na verdade a escala de E menor melódica não vai gerar o acorde de D7 nem tampouco o acorde de Bm7, já que teremos a seguite escala Mi Fa# Sol Lá Si C# D#. Nesse caso você PODERÁ usar a escala menor melódica sobre o B7, que tem uma sonoridade muito conhecida na nossa música. Na verdade E menor que é relativa de G, rsrsrsrsrs. Quanto ao modo usado não compreendia a sua dúvida, primeiro modo no E ou no G, como assim explique melhor essa dúvida.
|
# jan/14
· votar
Sim, que a escala não gera os dois acordes eu sei. Eu posso dizer tanto que Em é a relativa menor de G, quanto que G é a relativa maior de Em, ou não posso? Em relação aos modos acho que me expressei mal, não me refiro aos modos, e sim à tonalidade. Se a base estiver em G maior, eu uso a menor melódica em G (G, A, Bb, C, D, E, F#) sobre o D7, e se for em Em, eu uso a menor melódica em mi (E, F#, G, A, B, C#, D#) sobre o B7? É essa a minha dúvida, seria sobre os tons e os acordes que eu a utilizo, tanto em tons maiores quanto menores. Desculpa pela confusão...
|
tecladogospel Veterano |
# jan/14
· votar
rsrsrsrsrs, em relação à sua dúvida sobre as bases, pode ser usada desta maneira, da uma sonoridade muito boa, bem tensa, característica de um acorde preparatório. Se entendi bem o final da sua pergunta tanto em tons maiores quanto menores, acredito que se usar uma E menor melódica sobre um Bm não vai soar muito bem não, se entendi bem a sua pergunta a minha opinião é essa, rsrsrsrs.
|
# jan/14
· votar
tecladogospel
Nuss, o B7 não existe em G maior, é Bm7, putz comi bolinha. Mas blz, obrigado cara, era só pra esclarecer mesmo. E desculpe a confusão novamente.
|
Luis A. Membro Novato |
# jan/14 · Editado por: Luis A.
· votar
O E (mi) menor melódico pode ser usado em cima de um acorde dominante....
No caso seria o quarto acorde do campo harmônico, q para E (mi) sera A7.
Resultaria no modo Lidio Dominante, ou lidio com sétima menor.....
Edit: Eu as vezes prefiro interpretar a menor melódica como "escala menor de jazz" ou "jazz minor", pela forma como eu a uso, uma escala maior com terça menor (tanto subindo como descendo)....
|
tecladogospel Veterano |
# jan/14
· votar
Exatamente isso Luis A. uma escala maior com a terça menor, nesse caso do A7 que você disse utilizando a escala do quarto grau da menor melódica e poderia ser usado com uma SubV7 do Ab, meio tom abaixo dele fica bem legal também, já que não se usa muito esse A7 na escala de E menor melódica pois, dentro do campo harmônico dessa escala ele não teria a quem preparar, mas tudo vai conforme a criatividade e o ouvido de cada um.
|
Luis A. Membro Novato |
# jan/14
· votar
Cada pessoa tmb tem a sua forma de interpretação ou de utilizar as escalas e shapes....
Outro dia eu estava vendo um video da Emely Remler onde ela comenta q nunca pensa em mixolidio, usa sempre escalas maiores e menores, imagino q em um G7 por exemplo ela deve usar C maior, aproveitando os shapes e arpeggios de C maior....
No meu caso, eu acho mais fácil pensar em Lidio com sétima menor (lidio dominante) do q pensar em menor melódica quando vou solar em um acorde de setima dominante.....
Outra coisa q eu uso para guiar meu raciocínio é a proximidade q há entre o lidio dominante e o mixolídio.... apenas a 4ª é diferente (aumentada no lidio dominate)....
Mas isso é apenas uma forma de organizar as informações na cabeça, e é algo muito pessoal.....
|
Luis A. Membro Novato |
# jan/14 · Editado por: Luis A.
· votar
tecladogospel
Pois é cara, acabei dando uma lida aqui pra entender melhor oq vc disse.... eu tenho q estudar melhor as cadencias para compreender melhor algumas coisas....
valeu!
|
tecladogospel Veterano |
# jan/14
· votar
Luis A. O SubV7 de Ab seria A7, que está meio tom acima do acorde de resolução, tire as conclusões pelo tritono presente em Eb7, dominante que resolve no Ab, e o tritono presente em A7, você vai ver que o trítono está em sol e dó sustenido.
|
Luis A. Membro Novato |
# jan/14
· votar
tecladogospel
kkkkk pois cara, eu tinha ate editado ali pq dei uma pesquisada e entendi oq vc estava dizendo.....
Subdominante com setima....
como eu te disse preciso dar uma estudada melhor nas cadencias....
Muito obrigado pela atenção, vou procurar mais coisas a respeito!
|
tecladogospel Veterano |
# jan/14
· votar
Luis A. Ta certo então cara, não sou fera nessas coisas mas sei alguma coisinha, da pra gnt compartilhar um certo conhecimento.
|