Escala Menor Melodica

Autor Mensagem
aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


Claro que meu mixo é alterado. Toco escalas bop dominantes. ... altere o mixo sempre. Manda qualquer nota que não seja a quarta. Uso no mixo duas terças, duas sétimas, as vezes duas quintas e duas sétimas, outras duas quintas e duas terças, mas, toco em salto pra não ficar cromando o tempo todo. Questão de opção... Dei o exemplo no grave, mas , não viaja... toca agudo ... Sobe a oitava... Faça a guitarra soar.

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


Bom... vejam tem doido aí pagando mais de 150, 200, 300, nessas escolas pra aprender o que? Tem outros que acham que pagando 20,00 vão aprender...
Essa é a diferença. A escola, sobretudo, quer o lucro, afinal é uma empresa e empresas são montadas com esse objetivo . Os mais pobrezinhos a sobrevivência . Quem é que de fato está preocupado em ensinar vcs???
Existem caras em salas com mais 20 alunos disputando um lugar ao sol... Vc é só mais um. Pode ter certeza. Não penso assim. Cada qual é um universo isolado e deve ser tratado na individualidade. Cada caso é um caso. Façam o favor de guardar uns troquinhos no porquinho e escreverem no meu mail. Largo 40 aulas pro 6s e vou ajudando on line. 40 aulas de detonar a cabeça. É isso aí... Resolvemos em parte aqui, mas, não a estrutura. PORQUÊ essa cadencia e não outra?... qual a cadência do BOP? , qual a padrão para o hard bop e fusion? como aplicá-las no Rock moderno e Música Brasileira? O que fazer para acompanhar de ouvido? Como tocar acordes em blocos sem ficar montando aqui e ali?... é .... esse é o meu trabalho galera.
Beijos
Aldo Landi

ateobaldo
Veterano
# abr/06
· votar


Escala menor Melódica=Modo Dórico????

silver_x
Veterano
# abr/06
· votar


ótimo tópico, curti mesmo...

Extrapolation
Veterano
# abr/06
· votar


ateobaldo
nao, podesse dizer q é o dorico com a setima maior ao inves da setima menor

ateobaldo
Veterano
# jul/06
· votar


Um modo muito fácil de se decorar esta escala q eu analizei:

Escala Menor Melódica é igual a Escala Jônio com uma terça menor

Compare por exemplo uma escala de A menor melódica e a de A maior e vcs verao q só muda a terça,q fica menor

balck7
Veterano
# jun/08
· votar


po, entaum a melódica é um simples jonio b3???
ou entaum eolio 6/7+?

eu li o começo do tópico mas fiquei meio confuso.....

ó amigos, eu tenho uma harmonia em C que varia assim: C-G-F-G e dpois C-G-Am-F-G veja que todos acordes fazem parte do campo de C, pois é. posso aplicar a menor melódica nessa progressão???

eu irei aplicala a partir no I grau?



e no caso da menor harmonica....
nessa mesma progressão de acordes... onde posso usa-la ai?

balck7
Veterano
# jun/08
· votar


po, entaum a melódica é um simples jonio b3???
ou entaum eolio 6/7+?

eu li o começo do tópico mas fiquei meio confuso.....

ó amigos, eu tenho uma harmonia em C que varia assim: C-G-F-G e dpois C-G-Am-F-G veja que todos acordes fazem parte do campo de C, pois é. posso aplicar a menor melódica nessa progressão???

eu irei aplicala a partir no I grau?



e no caso da menor harmonica....
nessa mesma progressão de acordes... onde posso usa-la ai?

balck7
Veterano
# jun/08
· votar


po, entaum a melódica é um simples jonio b3???
ou entaum eolio 6/7+?

eu li o começo do tópico mas fiquei meio confuso.....

ó amigos, eu tenho uma harmonia em C que varia assim: C-G-F-G e dpois C-G-Am-F-G veja que todos acordes fazem parte do campo de C, pois é. posso aplicar a menor melódica nessa progressão???

eu irei aplicala a partir no I grau?



e no caso da menor harmonica....
nessa mesma progressão de acordes... onde posso usa-la ai?

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Olá galera, peço licença para tirar uma dúvida minha. É a respeito da aplicação da escala menor melódica. Pelo que eu entendi fuçando na net, ela deve ser aplicada sobre o quinto grau (V), ou dominante de um campo harmônico maior,, X7, por exemplo. E se a tonalidade for menor? Digamos que usamos no tom de mi menor, a sua relativa maior seria o G certo? Eu aplicaria a menor melódica de mi menor sobre o D7 (quinto grau de sol maior), ou sobre o Bm7? (Quinto grau de mi menor). E o shape da menor melódica neste mi menor, eu usaria o primeiro modo no E ou no G mesmo? Tô bem confuso, alguém me dá uma assistência...

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Up! Teoria musical, alguém por favor?

tecladogospel
Veterano
# jan/14 · Editado por: tecladogospel
· votar


Na verdade a escala de E menor melódica não vai gerar o acorde de D7 nem tampouco o acorde de Bm7, já que teremos a seguite escala Mi Fa# Sol Lá Si C# D#. Nesse caso você PODERÁ usar a escala menor melódica sobre o B7, que tem uma sonoridade muito conhecida na nossa música. Na verdade E menor que é relativa de G, rsrsrsrsrs. Quanto ao modo usado não compreendia a sua dúvida, primeiro modo no E ou no G, como assim explique melhor essa dúvida.

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


Sim, que a escala não gera os dois acordes eu sei. Eu posso dizer tanto que Em é a relativa menor de G, quanto que G é a relativa maior de Em, ou não posso? Em relação aos modos acho que me expressei mal, não me refiro aos modos, e sim à tonalidade. Se a base estiver em G maior, eu uso a menor melódica em G (G, A, Bb, C, D, E, F#) sobre o D7, e se for em Em, eu uso a menor melódica em mi (E, F#, G, A, B, C#, D#) sobre o B7? É essa a minha dúvida, seria sobre os tons e os acordes que eu a utilizo, tanto em tons maiores quanto menores. Desculpa pela confusão...

tecladogospel
Veterano
# jan/14
· votar


rsrsrsrsrs, em relação à sua dúvida sobre as bases, pode ser usada desta maneira, da uma sonoridade muito boa, bem tensa, característica de um acorde preparatório. Se entendi bem o final da sua pergunta tanto em tons maiores quanto menores, acredito que se usar uma E menor melódica sobre um Bm não vai soar muito bem não, se entendi bem a sua pergunta a minha opinião é essa, rsrsrsrs.

Ancient_CTHULU
Veterano
# jan/14
· votar


tecladogospel


Nuss, o B7 não existe em G maior, é Bm7, putz comi bolinha. Mas blz, obrigado cara, era só pra esclarecer mesmo. E desculpe a confusão novamente.

Luis A.
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: Luis A.
· votar


O E (mi) menor melódico pode ser usado em cima de um acorde dominante....

No caso seria o quarto acorde do campo harmônico, q para E (mi) sera A7.

Resultaria no modo Lidio Dominante, ou lidio com sétima menor.....

Edit: Eu as vezes prefiro interpretar a menor melódica como "escala menor de jazz" ou "jazz minor", pela forma como eu a uso, uma escala maior com terça menor (tanto subindo como descendo)....

tecladogospel
Veterano
# jan/14
· votar


Exatamente isso Luis A. uma escala maior com a terça menor, nesse caso do A7 que você disse utilizando a escala do quarto grau da menor melódica e poderia ser usado com uma SubV7 do Ab, meio tom abaixo dele fica bem legal também, já que não se usa muito esse A7 na escala de E menor melódica pois, dentro do campo harmônico dessa escala ele não teria a quem preparar, mas tudo vai conforme a criatividade e o ouvido de cada um.

Luis A.
Membro Novato
# jan/14
· votar


Cada pessoa tmb tem a sua forma de interpretação ou de utilizar as escalas e shapes....

Outro dia eu estava vendo um video da Emely Remler onde ela comenta q nunca pensa em mixolidio, usa sempre escalas maiores e menores, imagino q em um G7 por exemplo ela deve usar C maior, aproveitando os shapes e arpeggios de C maior....

No meu caso, eu acho mais fácil pensar em Lidio com sétima menor (lidio dominante) do q pensar em menor melódica quando vou solar em um acorde de setima dominante.....

Outra coisa q eu uso para guiar meu raciocínio é a proximidade q há entre o lidio dominante e o mixolídio.... apenas a 4ª é diferente (aumentada no lidio dominate)....

Mas isso é apenas uma forma de organizar as informações na cabeça, e é algo muito pessoal.....

Luis A.
Membro Novato
# jan/14 · Editado por: Luis A.
· votar


tecladogospel

Pois é cara, acabei dando uma lida aqui pra entender melhor oq vc disse.... eu tenho q estudar melhor as cadencias para compreender melhor algumas coisas....

valeu!

tecladogospel
Veterano
# jan/14
· votar


Luis A.
O SubV7 de Ab seria A7, que está meio tom acima do acorde de resolução, tire as conclusões pelo tritono presente em Eb7, dominante que resolve no Ab, e o tritono presente em A7, você vai ver que o trítono está em sol e dó sustenido.

Luis A.
Membro Novato
# jan/14
· votar


tecladogospel


kkkkk pois cara, eu tinha ate editado ali pq dei uma pesquisada e entendi oq vc estava dizendo.....

Subdominante com setima....

como eu te disse preciso dar uma estudada melhor nas cadencias....

Muito obrigado pela atenção, vou procurar mais coisas a respeito!

tecladogospel
Veterano
# jan/14
· votar


Luis A.
Ta certo então cara, não sou fera nessas coisas mas sei alguma coisinha, da pra gnt compartilhar um certo conhecimento.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escala Menor Melodica