Escala Menor Melodica

Autor Mensagem
aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


Gustavão um inventou o BOP e o outro o Cool. Não estavam preocupados nem com a própria saúde. Vai daí.... Só queriam criar. As coisas não são explicadas como ciclo tonal , mas, as vezes como espiral.

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


Por hora deixo aqui uma coisa pra vcs pensarem: Poucas Leis . Matemática não gera Música, explica sistemas.
O homem é a música. É o Instrumento e o executante da arte maior. Deve estar pronto para criar , remoldar, recriar, ampliar a sí e a sua música. Nós os ouvintes nos deleitamos com essas mudanças feitas pelo Homem - Músico e instrumento. Não estamos preocupados com público, mas, somos também parte dele. Temos que ouvir, com o ouvido de dentro e de fora. Aí fazer a nossa música. A guitarra é apenas + um dos grandes instrumentos criados pelo homem, vejo aqui, uma preocupação extrema com a guitarra... ela está aí com todos vcs... também aqui ao meu lado..., mas, e a música??? está com vcs?

Vejam:

QUANTO MAIS SE APERFEIÇOAM AS LEIS MAIOR O CAOS NO ESTADO E SOCIEDADE.
LAO - tSE
( MILÊNIOS ANTES DE CRISTO)

...A música nossa de cada dia nos dai hoje....
.... e perdoai aos nossos inimigos que tocam bem ou tocam mal....

...e Que a música esteja conosco, AMÉM!!!

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


Não tem trave... trave é lance bonito, quem disse que queremos acertar o gol? Se fosse assim fariamos frases sempre de 4 ou 8 compassos perfeitas esteticamente...mas, que músico de jazz quer a frase perfeita? Tocamos em estilo fugato, buscamos a frase perfeita, mas, na verdade não queremos encontrá-la, senão morre... depois eu vou com minha perfeita frase, ouvir as de Bach... Aí sim vou querer cometer suicídio, portanto, porquê tenho que me preocupar com as velhas e desgastadas frases?É como o Rock. Tem 52 anos e todo mundo acha que é novinho em folha...
O Leandrão, ví muita partida de futebol acabar em empate e foram belíssimos jogos e lances: Pelé; Ademir da Guia; Terto; Canhoteiro; Garrincha; Nilton Santos; Pepe; Coltinho; Gilmar; Rivelino.Sou paulista, paulistano e são paulino. Mas, não é necessário jogar no meu time pra que eu aprecie uma jogada belíssima.
O grande barato da frase é o lance, não o resultado ou resolução...Já pensou que a resolução pode ser hipotética? silêncio? aquele lance de deixar o material que foi tocado se chocar no ar do ambiente... Enquanto todos escutam? agora, acabar uma bela frase com aquela pentinha é dolorido... Então voltamos ao princípio : se não sabe o que tocar, valorizar o silêncio!

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


BY BY , foi um prazer gente!
Aldo Landi

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


se não sabe o que tocar, valorize também o silêncio.

É verdade! Sem ele não haveria o som, né?!

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


Também vou nessa... tô com sono!

Valeu as dicas Landi!

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


Uma dica pra rapaziada nova que vai seguir carreira:
Vejo o que o Allan faz na guitarra, independente de gosto... fico só sacando a dele e a falta de pressa pra entrar no solo, criando expectativa... Aí detona! Psicologia musical. Sabe muito bem deixar o público na espera,não entrega de bobeira; espera o melhor momento e faz o que tem que fazer. O cara é Inglês...Coisa de Europeu, de ciência. Nós americanos somos muito afobados. O Miles deu um jeito nisso. Freava a afobação dos músicos que tocavam com ele. No momento certo soltava as rédeas, então POWWWWWW! Solos de deixar zueira na cabeça... porque o cara ficava alí se concentrando , ouvindo a banda, se integrando... E derrepente ...Era como orgasmo. Assim é o Jazz moderno. Coisa que os músicos de fusion herdaram. Vejo por aí uns caras com calça de couro , rebolando, se esgoelando para que? Pra polir ego? O que poli meu ego é a grana que depositam na minha conta proveniente do meu trabalho honesto.Se falam bem ou mal , tanto faz... faço o melhor pelos músicos dessa cidade a 34 anos. A maioria borrava as calças quando eu já era veterano... E daí quem me fez desanimar? Ninguém. Acredito no ser humano e digo, todo mundo pode gostar do que estiver afim. Eu odeio marrom,mas, há quem goste, respeito.
Seja da idade que for. É necessário que se diga uma coisa:Minha geração não ficava por aí com esse papo de fulo é bom, fulano é ruim. Nada disso importava. Fomos Loucos certo? Tudo era e é paz e amor. Então quando garoto, na minha prateleira existia Wes, Hendrix, Miles, Sabbath, Pixinguinha... E eles não brigavam. Ficavam lá esperando sua vez para serem tocados... E cada um ouvia o outro no maior sossego,maior democracia.O que os guitarristas hoje pregam é a Demonio Cracia... parece massificação imposta pelo antigo Regime Soviético.Tão ruim como a globo e suas novelinhas alienantes. Sua avó está comprometida, sua tia, sua mãe e vc sem saber se comprometeu .O que vejo hoje é absolutismo. Música mesmo, naaaadaa! Ve lá se o Osni está preocupado com alguém... Outro dia no JÔ vi o tal Satriani falando que ouvia Coltrane.... pode ser, mas, no som dele é difícil de achar...Ele diz que sabe, mas, cadê?. Agora garanto : existe por aqui gente que toca muito mais que ele. Quero ver quem é o doido que pode dizer que o Marcinho Eiras, por exemplo, não toca nada... E ainda por cima cria muito. Compõe. Conheço por aqui umas duas dúzias que não teriam medo desse gringo. Porquê temos que encher a bola desses gringos? Já fizeram o que tinham pra fazer. agora, nem F* nem saem de cima. Eles tem que dar a vez pra outros e se aposentem na glória.Olha só que barato: Eu tenho um amigo , o Helder, bom Baixista. Lê escreve, toca bem, tem um Alembic . Um dia vai ver o McLaughlin no Palace, vai ao camarim com um guarda napo, caneta e pede um autógrafo pro cara. O canalha pega o guardanapo assoa o nariz e devolve pro Helder. Se fosse em Londres, Vc acha que se fizesse o mesmo com eles saia vivo? Na Argentina? A uns anos pintou aquele cara do Dream Theather.. Chega na tarde de autógrafo e sai perguntando: onde estão as P* brasileiras e as pizzas? Meu, faz isso em New York pra tu ver... E a bestalhada da garotada que nem fala inglês lambendo o s*ko do idiota. Não é o músico. São as pessoas. É muito degradante ver aquele m* do Sueco chegar aqui falando mal de todo mundo e humilhando a garotada que pagou pra ver o workshop... Vcs gostam de serem chamados de idiotas, FDPs, porque são assim as respostas daquele p*.Jimi Hendrix teria tirado as calças e K_gado bem no sapatinho de gay dele...Veja o Hendrix: na entrevista do Ed Sullivan ... Senhoras e senhores... o maior guitarrista da terra.... O Cara , eu não sou nem o melhor que sentou nessa cadeira... platéia delirava... O que vc tem a dizer sobre a sua versão do nosso Hino ... com aquelas bombas caindo e tudo mais? Vc acha que nós gostamos de levantar e ouvir logo cedo aquilo que vc tocou?Resposta "- Vcs levantam... Eu tento me levantar todos os dias..." Toco com pessoas. Quem quer tocar com crápula assim? A primeira vez que ouví um cara meter o pau no outro foi numa entrevista da Rollig Stone ... Era o Jeff Beck e o Blackmore... só podia ... Aí virou moda. Meter o pau em vez de estudar e tocar. Vejam bem , esses dois tem seguidores aqui e pelo mundo... vai daí... Quando eu digo hoje o cara não toca p* nenhuma, me refiro a pessoa dele, me deve... me sacaneou... o som dele nem me preocupo em ouvir. Não faz parte da minha vida.Quero que se F*. Vai sacanear a própria mãe. Quantas vezes acham que certos caras me procuravam como amigo , pediam explicações e depois publicavam minhas idéias como sendo deles? ...E estão aí, com cara de santo, esperando um alienígena os coroar como reizinhos paulista da guitarra...Tenho um amigo o Jorge Pescara que quando usa alguma coisa que ensinei pra ele , na Backstage, coloca: Isso é do meu amigo e guitarrista AMERICANO Aldo Landi... Tá certo... não somos todos americanos?Quando digo que no lugar das orelhas e boca tem gente que tem ânus , sei bem o que estou falando. Quem ouve *osta *osta fala não é? Seus dedos são apenas extensão da sua lingua. Música é isso: Linguagem. Doutra feita, vem ai o Ron Carter, vai no Jô, diz que conheceu aquele Brasileiro .... como é mesmo o nome????Jobim , mais nada e que a maior influência dele era o pai e a mãe dele... Pô os caras chegam aqui tirando... Baita mentiroso, pode ser um gigante do baixo, mas , como pessoa adeus. Tem mais se ele não conhece ninguém porque esta no vinil Slave Mass do Hermeto? porque Joe Henderson ganhou um grammy e chamou o Nico pra tocar? Querem mais? apareceu aí um outro que toca jazz e canta Beatles (e mal), o filho do Buck Pizzarelli que tocava muito, vem com um sonzinho de bossa nova, coisa daqui e toda galera paga 200,00 lá no Bourbon pra ver o cara TOCAR BOSSA NOVA.... é mole? Deveriam pagar 500,00 pra ver o Hélio Delmiro, porque ele manda muito. Fico com os daqui, Hélio, Alemão, Heraldo, Ademir Candido, Lula Galvão... Jazz...rock... blues....country...Não tem mais o que se aprender. Todo mundo sabe como é. Pede pra esses caras fazerem um solo num baião pra ver no que dá. Se borram todos. Porque só tem dois tempos pra raciocinar por compasso e eles não estão habituados a isso. Perguntem pro Toninho Horta. Na minha opinião os melhores (no sentido fama), são: O cara antigo do sepultura e aquele brasileiro (Heitor TP), que tocava no S. Red, porquê tocaram pelo mundo todo e venderam milhões de discos. Souberam fazer carreira e grana com ela. Como é que vcs pensam que vão se manter e sustentar seus filhos? Dando aulas de guitarra? Seus filhos um dia irão xingar vcs pra caramba. A não ser que façam como eu: Não tenho filhos pra não correr o risco. É necessário procurar Educação depois cultura. Quantos guitarristas em São Paulo acham que são formados em alguma faculdade? Agora Vejamos: BB KIng sociólogo, Mick Jagger (economia) G Gil Admistraçao , caetano (filosofia) e por aí vai.... Sacaram? Em vez de ficar dormindo como umas porcas de manhã , porque não vão para a faculdade? É esse o problema. Não é a guitarra , o governo, a música, a família ... É o próprio guitarrista que não está preparado para tocar ou para a cidadania.
Berklee.... quantos caras acham que conheço que estudaram lá? muitos uma comédia! AH! O Pat Metheny estudou lá , o Sco... mas, esses caras já chegaram com estilo. Tanto que foram contratados como monitores de sala. Chega lá com nada pra ver. Vai ser mais um numa sala de 60 alunos tocando igual. O Arthur Maya tá certo: "Porque não fui pra Berklee". O que vcs necessitam saber estão nos discos. O problema é a percepção melódica que é uma lástima na maioria dos casos. Se tú ouve e escreve tudo que problema tem para entender quem quer que seja? Mas, estudar cansa, enche, então vão pagar o próprio preço que é a carreira. Se sua banda fizer sucesso e vc for bonitinho tudo bem... Foi a banda a causa do sucesso, não a guitarra. Vamos montar uma banda veneno puro e chamar o cara do antigo R.P.M. pra fazer o baixo...Seráaaa? Agora veja a diferença : Estou gravando, necessito de um baixo, aparece o Gabriel da ULM e Jazz Sinfônica e eu digo pra ele - Vamos gravar sobre a sequencia de Giant Steps no tempo 260bpm. O cara vai de acústico e manda tudo sem necessitar passar duas vezes. Sabe o que ele fazia ? Era contador. Foi despedido e começou a tocar baixo pra ganhar uns trocos. Começou Hiper tarde. Quem vê não sabe disso. Mas estudou como um animal. Eis o resultado.O que eu acho engraçado rapaziada é endeusar uns caras que não tem carreira, os discos que fizeram são ruins, tem ouvido ruim, pouco saíram daqui, são incapazes de acompanhar de primeira em qualquer tom e..... são os caras .... É ser muito cego e surdo pra acreditar nesses caras. Tenho uns amigos que tocam aí na zona do meretrício... É só ir lá pra ver. Os cantores, os bebados, os vagabundos saem cantando e eles mandam sem dó. Sem errar nada. Será que são músicos ruins? Faz um teste com teu ouvido: Pede para sua mãe, sua irmã, sua tia , sua avó cantar e acompanha quebrando tudo, enfiando acordes , baixos proressões ... Vamos ver quantos podem chegar aqui e dizer " Eu faço e provo." um em um milhão. Que geração de músicos essas escolas estão formando? Com anelzinho no dedo? Mas, anelzinho não toca! papelzinho pindurado na parede não quer dizer que tu toca, quer dizer que frequentou um curso só isso. Os mais bem pagos professores que conhecí estavam em casa e não nas escolinhas. Eles é quem buscávamos. Agradeço meu professor , um saxofonista que já foi chamava-se Ab. Gamboa e o falecido Walfair. Eles sabiam como eram as coisas . A aula era uma porrada na orelha... Tipo vamos tocar... Está ouvindo o cara ? Está escutando o baixo e o piano? Está ouvindo a batera? agora faz seu solo em cima deles . Eles estão usando tal e tal coisa. Era assim rapaziada, na raça, nada de papelzinho, tablaturazinha nada ... Só orelha. Teoria e conhecimento é uma obrigação de cada músico. Vc não vai chegar na frente de um cara assim na maior ignorância...

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


Bom já estudei o suficiente por hoje, escreví pra dedéu. Desculpem os erros , bato numa tecla e sai duas... coisa de guitarristas queremos fazer tudo muito rapidi8nho... tão vendo o 8 que apareceu junto com o i ??? 05: 14 da manhã. Em 16/01/2005
Aldo

deathmeister
Veterano
# jan/05
· votar


Foi interessante, li tudo hehe.

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


É isso aí.... enquanto ficar passando a lingua no K* desses caras vai se dar mal. Cuide bem da sua orelha e compre uma caixa de cotonetes. A minha não é penico , se a sua não é latrina, estude e cuidado com o que ouve e toca.
abração.

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


leia LATRINA!

deathmeister
Veterano
# jan/05
· votar


COncordo apesar de nao sabe o que eh latrina hehehe.

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


Privada meu!!!!

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


he he...

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


aldo landi

Eu não consigo pensar (na hora de improvisar) que escala eu posso usar sobre o acorde. Eu vejo abaixo dos meus dedos o acorde e ai fico experimentando as tensões. Se eu pensar em escala vou perder muito tempo procurando um shape e pra falar a verdade eu não tenho saco pra estudar shapes... até já tentei, mas quando vejo que vou ficar preso nele desisto na hora... sei lá... acho que é por isso que não tenho uma técnica mais limpa.... éeee.... Bom dia!

gustavo macaco
Veterano
# jan/05
· votar


do caralho, aldo

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


Laendro, vou te ensinar um truque que vai mudar a tua vida ... se liga:
no (editado)... vc deixa ..., ou qualquer outra ....
No (editado) as ...
no (editado) a...
no (editado), repita as que estão no (editado). Assim estudei para improvisar... como o piano... vai daí que quando chego em uma nota da tonalidade, seja lá onde for na guitarra, sempre tenho a solução...
Por isso não penso mais na escala. Estão prontas... decido na hora o que quero ouvir.O problema da Guitarra é a digitação, aí acabei com esse problema. Posso soar como piano, violino,sax e não mais com a estrutura que é originada no violão.
(quem estiver a fim de entender melhor acessar o e-mail aldolandijr@yahoo.com.br ou www.aldolandi.com

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


Gustavão tenta esse lance que ensinei pro Leandro. Aí me diz se funciona ou não.

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


aldo landi

putz... dá certinho he he he que barato!

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


Tchau , pro 6s , por enquanto.
www.aldolandi.com
aldolandijr@yahoo.com.br

deathmeister
Veterano
# jan/05
· votar


flw ae, muito bom seus texto...

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


Agradeço deathmeister... imagina meus métodos e minhas aulas... he he he....

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


aldo landi
Putz, cara.... show de bola o texto! Mas, acho que não saquei muito bem o truque que você passou pro Leandro... :P

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


Leandrão e Gustavão , vai mais um enigma pro 6s:

O cara toca rock e esta acostumado a soar em cima de power chord. Imagina se ele soubesse que poderia pensar no acorde dissonante sem ninguém ter tocado... Tá la só na cabeça dele... agora imagina que ele saiba ver o acorde em 6 regiões do braco... sacou... as notas dos acordes... ? Vira músico de fusion na hora... Não é? ... E não tem mudar nada na técnica... ela está lá prontinha pra ser usada .... Quer dizer tudo é a maneira com a qual vc entende o board da guitarra... a maneira que quer escutar a frase....

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


vai lá no meu e-mail que a gente se fala.
beijoca

aldo landi
Veterano
# jan/05
· votar


Mais alguém????

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


Pode deixar que vou te encher o saco por mail, sim. Obrigado, cara! Abraço!

LeandroP
Moderador
# jan/05
· votar


BlaCk LaBeL

Você pode term um shape de escala maior 3 notas por corda e um shape dominante num formato diferente (sem ser 3 notas por corda).

Se eu entendi direito, acho que é assim:



em tercinas:

e-------------------------------3----------------------
B-----------------------------5------------------------
G-------------------------4-6--------------------------
D--------------5--------5------------------------------
A--------4-5-7------4-7--------------------------------
E--3-5-7----------5------------------------------------

G (lídio) A (mixolídio)



Eu começo o o lídio com o dedo indicador e começo o mixolídio com o dedo médio.... é só um exemplo.

BlaCk LaBeL
Veterano
# jan/05
· votar


LeandroPanucci
Valeu, velhinho! Acho que o caminho deve ser por aí mesmo... Vou experimentar isso com a guita na mão... fica um pouco mais fácil! Hehehe!

aldo landi
Veterano
# jan/05 · Editado por: aldo landi
· votar


É um bom começo! mas, se livra dos modos... só servem pra finalizar frases.
toque isso no pau:



e--------------------------------------------------------

b--------------------------------------------------------

g--------------4-3---2-----------------------3-----------

d-------2-5--------6-----6-5-2--------3-4-6---6-3-4-5----

a--2-3-------------------------6--5-6-----------------6--

e--------------------------------------------------------
veja : saí com Cmaj7, Voltei para
o grave com o mixo de C#7 , emendei d dom dim
e voltei para o grave com o eb blues maior . Dei o exemplo com arpejo ,
mas, pode mandar a escala inteira. ou seja :
criei uma progressão de
Bm7(b5) ---- C#7------ Dm7(b5)----- e Eb Blues maior.
vai lá e mete um G power ou G7 na base e detona a 360bpms. Veja o efeito. Em arpejo como coloquei soa Bop , em escala invadiu o fusion.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Escala Menor Melodica